Jujutsu Kaisen 2, devido as suas circunstâncias, acaba sendo o palco conveniente para a estreia de alguns jovens talentos em posições de destaques. O episódio #31 (S2 #07) é mais uma dessas oportunidades!
Expressividade, referências e muita criatividade!
#JujutsuKaisen
Para começo de tudo, vamos dividir o episódio em duas partes, assim como a produção optou por fazer. A primeira metade tem direção, storyboard e algumas animações do jovem talento Yooto! Considerando que ele tem uma carreira tão recentemente na indústria, isso é incrível!
Yooto é um animador com bem pouco tempo de carreira na indústria de animação. Se considerarmos que ele estava fazendo in-betweens e animação-chave secundária (e primeira também) para um projeto que saiu em 2022 (Sabikui Bisco), já ter sua estreia como diretor é algo muito rápido!
Ainda assim, ele é muito bom e é visível a razão pela qual a equipe de produção e Gosso deram essa oportunidade. Seu trabalho de animação (como nesse exemplo) é muito competente. Um artista jovem, ambicioso e de grande potencial!
O resultado é explosivo! A primeira parte do episódio é extremamente ambiciosa, sempre se movendo e criando cenas de forma exaltada. Yooto chamou ajuda de alguns amigos e trabalhou ao lado de pessoas que compactuam com ele em valores artísticos!
Um exemplo interessante dessa grandiosidade se encontra exatamente nas cenas que o próprio Yooto animou, como o clímax da luta. É visível que a direão e animação almejaram extremamente alto.
Executar cenas assim é insano. Uma sequência como essa requer um controle apurada da câmera ao seguir o fluxo da ação e a animação de cenários. Realmente espetacular... pena que o ghosting mata a visibilidade do resultado final.
Limitações de transmissão são inimigas da ambição.
E o ghosting vem sendo um problema gigantesco de toda a produção, mas ficou extremamente quebrado para esse episódio. Grande parte do melhor que poderia ter sido apresentado foi perdido por isso. O BD se tornou a única salvação, mas ele não irá para os streamings.
Ainda assim, voltando para os pontos positivos, reafirmo o quão visualmente instigante é a expressividade desse projeto, permitindo várias interações únicas para como as coisas são apresentadas em tela.
Obrigatoriamente,animação estilo Kanada aqui também! Yooto na direção e animadores como Kosuke Kato na lista não criariam algo diferente!
Também há muito esmero com o mecha em si! Em especial, destaque para Gen Asano (supervisor de mecha da franquia SSSS [Gridman/Dynazenon]) e Sakiko Uda (animadora ás da franquia Gundam) como designers de mecha do episódio!
Alguns exemplos icônicos são fáceis para o público geral, mas é realmente bom ver que o fã de animação recebe técnicas clássicas do mecha sendo referenciadas, como as "explosões Yoshinari" ou o "Itano Circus"!
Para a segunda metade, temos a estreia de Teppei Okuda, frequentemente visto em produção da J.C Staff como animador, fazendo os storyboards. A direção ficou nas mãos de Atsushi Nakagawa, que novamente assumiu uma excelente base para poder dirigir.
Para contexto, exemplo de cena animada por Okuda em DanMachi, para a J.C Staff.
Essa segunda metade do episódio é calma, mas igualmente competente em suas montagem de quadros, demonstrando que Okuda de fato tem habilidade para essa competência, mesmo em sua estreia. Nakagawa também se sai bem ao conduzir tais aplicações.
E algo um tanto subestimado por muitos, mas de grande valor, pode ser visto aqui: a animação, volume e detalhes das multidões de figurantes. Desenhos profundos e detalhados em todos esses momentos!
O posicionamento dos elementos, linhas para criar detalhes, sombras etc!
Curiosamente, algo que também elogiamos no episódio anterior de Atsushi Nakagawa, que teve storyboards do próprio Shota Goshozono.
Essa expressividade, fluidez e disponibilidade de movimento é algo que nem toda produção consegue executar. Dar tanto cuidado a esses personagens que geralmente são apagados é algo excelente e cria um impacto ainda maior para suas participações!
Ainda assim, além do ghosting, existem certas ressalvas em alguns momentos do episódio. Enquanto se move muito, algumas de suas execuções são ásperas em polidez da animação. Momentos que visivelmente não foram propositais, mesmo em uma produção pouco apegada a constância visual.
Dito tudo isso, mesmo com suas limitações, Jujutsu Kaisen #31 (S2 #07) é um episódio incrível! Há muito talento, ambição e boas execuções aqui! Os problemas existem, mas o saldo é ultra positivo!
#JujutsuKaisen
✍️@YGP__
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Essa thread é um desabafo sobre desinformação em animes, um recado aos criadores de conteúdo e meu posicionamento sobre o assunto a partir de agora.
Segue 🧶
Como deve ser da ciência de muitos que estão por dentro dos assuntos mais comentados de nosso país, a desinformação e propagação de fake news é um tópico que vem gerando muita discussão nos últimos tempos. Em especial, para nós, esse tema está mais do que nunca, importante.
Por isso, quero jogar esse contexto em nosso nicho: animes, mas especificamente, na produção dos mesmos. Sabe a razão? O conteúdo sakuga é essencialmente baseado em fatos e análises embasadas em estudos de técnicas. Dito isso, a desinformação é um grande veneno.
Bleach TYBW #19 é um show em direção e construção de cenas! Temos o maior destaque em apresentação de ideias estéticas dessa parte, igualmente, um dos mais impressionantes do anime!
Vamos a análise técnica! 🧶
O episódio foi dirigido por Dali Chen, que teve uma base bem sólida para trabalhar, considerando que os storyboards foram feitos pelo diretor de série Tomohisa Taguchi e o sólido Shinji Itadaki!
Dito isso, já era esperado um ótimo trabalho técnico em como posicionar os enquadramentos e elementos na tela. Uso de iluminação, cores e ângulos sempre se mostraram o forte das produções de Taguchi, logo, suas ideias sempre tem grande destaque.
E mesmo tendo o maior destaque do episódio, TNK não é o único. Shunpei Mochizuki, Nobutaka Masuda, Keiichirou Honjou, Satoshi Sakai etc! Uma lista de animadores de talento, que entregam de fato um episódio com boas animações!
Com a estreia do Gear 5, muitos vem comparando e criando discussões entre One Piece, Dragon Ball e Naruto... e de fato, eles tem algo em comum!
A DESINFORMAÇÃO!
Todos tem a seus exemplos de "animação bem feita, ERRONEAMENTE classificada como ruim"... 🧶
Naruto vs Pain
Naoki Tate em Dragon Ball Super
Gear 5 em One Piece
Todos apresentam, dentro de uma análise técnica, boas qualidades de animação. Porém, por terem estilos artísticos que destoantes do padrão de suas produções, são taxados como animação ruim, algo que está errado.
Sempre existiu desinformação sobre produção de animes em praticamente todo projeto. Isso acontece por várias razões e este não é o ponto principal, até porque, esses 3 exemplos são semelhantes por uma razão: estilos.
Com uma pausa de 3 semanas em Jujutsu Kaisen 2 chegando, temos o momento perfeito para falar sobre o elefante na sala: o péssimo cronograma de produção do anime.
Este, que começou como uma bola de neve, agora é uma avalanche que está, infelizmente, soterrando o projeto... 🧶
O intuito dessa thread é explicar a situação em que Jujutsu Kaisen 2 se encontra como produção. O projeto vem sendo feito de forma corrida e conturbada, e hoje, vamos entender essas afirmações.
Tudo começa quando Jujutsu Kaisen 0 é oficialmente anunciado logo após o fim da primeira temporada do anime para TV de Jujutsu Kaisen. Um motivo de comemoração para os fãs, mas de preocupação para sua staff, pois este longa-metragem seria lançado ainda em seu ano de anúncio, 2021
Um anime muito esperado pelos fãs de seu material original. Um projeto quero gerou hype por ter um estúdio de grande popularidade. Existiam grandes expectativas em Jigokuraku!
Porém, sua produção foi um CAOS...
Hoje, vamos entender o que deu ERRADO no anime de Jigokuraku 🧶
Pequeno aviso para quem chegou de paraquedas aqui: isso é uma análise técnica da produção do anime de Jigokuraru. Como ele foi animado, dirigido e o processo por trás disso. Não estou criticando a escrita em si. Dito isso, vamos lá!
Para contexto: Jigokuraku é um anime produzido pelo estúdio Mappa, contendo 13 episódios e uma continuação já confirmada. Infelizmente, sua qualidade é extremamente inconsistente, sendo na maior parte do tempo, muito mal animado e desenhado... e existem razões para tal.