Advocacia Criminal Profile picture
Oct 5 35 tweets 7 min read Twitter logo Read on Twitter
CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS BÁRBARAS EXECUÇÕES DE HOJE! Longo texto, destinado aos que tiverem paciência e curiosidade sobre o tema. Pela principal linha de investigação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, a EXECUÇÃO dos 3 médicos hoje, 05.10.23, bem como a TENTATIVA do quarto (+)
2. médico, teria sido perpetrada por integrantes da facção Comando Vermelho (CV). É oportuno lembrar que o Comando Vermelho, no decorrer do presente ano, se aliou à mais antiga milícia em atividade no Rio de Janeiro, então denominada, atualmente, como “Bonde do Zinho”, sendo (+)
3. o “chefe” Luís Antônio da Silva Braga, o “Zinho”. Ao citar tal milícia, é fundamental esclarecer que se trata da antiga “Liga da Justiça”, então constituída, pelo que se sabe, nos idos anos de 1995. Como assim? Simples. A “Liga da Justiça”, com origem na zona oeste (+)
4. carioca e, segundo a Polícia Civil do RJ, fora fundada por Jerônimo Guimarães Filho, o “Jerominho”, ex-vereador do Rio assassinado em 04.08.2022. “Jerominho” foi preso em 2007, quando a chefia da “Liga da Justiça” era compartilhada com outros três criminosos (+)
5. (Ricardo Teixeira Cruz, o “Batman”, preso em 2009; Toni Ângelo de Souza Aguiar, preso em 2013; e, Marcos José de Lima, o “Gão”, preso em 2014). Interessante destacar que todos eram policiais militares (PMERJ). Com a prisão dos líderes, a “Liga da Justiça” passa a se (+)
6. chamar “A Firma”, bem como tem nova liderança, agora confiada a Carlos Alexandre Braga, o “Carlinhos Três Pontes”, um ex-traficante que ganhou prestígio entre os integrantes do grupo paramilitar. Outro ponto merecedor de destaque: antes tal milícia detinha estrutura (+)
7. policial, ou seja, a cadeia de comando era exclusivamente dominada por policiais militares e, agora, não mais. Um ex-traficante fora alçado à posição de comando. E, sob a nova liderança, a antiga “Liga da Justiça”, agora “A Firma”, buscava expandir-se, tanto (+)
8. territorialmente quanto nos “negócios” explorados. Antes, o foco estava na exploração de transporte clandestino e nas intermediações de ocupações urbanas. Sob a denominação de “A Firma”, além de abandonar a concentração, também buscou intensificar a parceria com o tráfico (+)
9. de drogas. Mas, como no mundo do crime a vida não costuma ser longeva, “Carlinhos Três Pontes” foi morto em 2017 durante uma ação policial contra a milícia. Em decorrência de tal morte, porém em uma inegável “sucessão familiar”, o comando da milícia é transferido para um (+)
10. dos irmãos de “Carlinhos Três Pontes”, Wellington da Silva Braga, o “Ecko”. Com a assunção do novo “chefe”, o grupo paramilitar foi rebatizado, se tornando o “Bonde do Ecko”. Sob o comando de “Carlinhos Três Pontes” a milícia já tinha atingido nível de maior violência em (+)
11. sua atuação e se expandia, mas fora sob a “batuta” de “Ecko” que fora constatada a amplificação de sua expansão territorial. Mas, a sobrevivência no mundo do crime, uma vez mais, não fora longa. “Ecko”, da mesma forma que o irmão, morreu durante uma operação policial, (+)
12. em 2021. E, repetindo a mesma “fórmula de sucessão”, agora fora a vez de outro irmão assumir o comando da milícia. O comando continuava, assim, na família “Braga”. Agora o comando é de Luís Antônio da Silva Braga, o “Zinho”. “Zinho”, que se encontra foragido, mesmo (+)
13. enfrentando um racha, ocasionado pela disputa de territórios, principalmente com Danilo Dias Lima, o “Tandera”, então ex-braço direito de seu irmão “Ecko”, segue no comando do atual “Bonde do Zinho”. Antes de adentrar à, segundo a Polícia Civil/RJ e observações próprias, (+)
14. aliança entre o “Bonde do Zinho” e o Comando Vermelho (CV), mister destacar que a rivalidade instituída entre o primeiro e “Tandera” fez com que antiga “regra” fosse quebrada. Antes, até o ano de 2021, não era prática matar parentes de milicianos. De 2021 aos dias atuais,(+)
15. tal expediente tem sido observado, com o desaparecimento forçado e mortes também de parentes de milicianos, o que pode-se denominar como uma “prática de terrorismo”. Bem, e onde entra o Comando Vermelho? Com a morte de “Ecko”, tal como exposto acima, o racha na milícia se (+)
16. agravou. De um lado o irmão que assumiu o comando, “Zinho”, e de outro, o ex-aliado, “Tandera”. Mas, não somente “Tandera” havia se desvencilhado de “Zinho”, eis que Rodrigo Santos, o “Latrell”, antigo homem de confiança de “Zinho” (pelo que se sabe, “Latrell” (+)
17. verdadeiramente gerenciava a milícia, honrando a palavra dada a outro irmão, “Ecko”), tão logo fora preso, em março de 2022, em São Paulo, também rompeu "laços" com o "Bonde do Zinho". Após a ruptura de “Latrell”, fora a vez de Alan Ribeiro Soares, o “Nanan”, romper com (+)
18. “Zinho”. “Nanan”, antigo integrante da cúpula do “Bonde do Zinho”, não somente rompeu com “Zinho” como também se tornou seu principal inimigo (rival) nas ruas, intensificando, ainda mais, a disputa por territórios. Enfraquecido e encurralado, “Zinho” opta por firmar uma (+)
19. aliança com o Comando Vermelho (CV), dando permissão para que a facção pratique o comércio de entorpecentes nas áreas em que antes eram de domínio exclusivo da milícia. Fato que “Zinho” não tinha o mesmo controle sobre seus milicianos que seu irmão, “Ecko”, tinha. (+)
20. A aliança, em especial pela instituição do “pacto de não-agressão”, entre o CV e o “Bonde do Zinho” tem o condão de concretizar o termo “narcomilícia”, a união entre os grupos paramilitares e as facções criminosas que se dedicam, principalmente, ao tráfico de drogas. Outro(+)
21. ponto interessante a se destacar é que antes a conexão era entre os paramilitares e o Terceiro Comando Puro (TCP), uma facção rival do Comando Vermelho (CV), pois este, tradicionalmente, optava por não se aproximar de grupos paramilitares. Ao que se sabe, a tal aliança (+)
22. fora celebrada no Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, e um dos fortes redutos do Comando Vermelho, sendo entabulada diretamente por Wilton Rabello Quintanilha, conhecido como “Abelha” (apontado como a principal liderança do CV nas comunidades cariocas) e (+)
23. “Zinho”. Por óbvio, a aliança entre a milícia e o CV não é o mesmo que afirmar que teria ocorrido uma “fusão” entre os dois grupos antes opostos. Creio que o mais correto seria afirmar que houvera um “pacto de negócios”, então limitado ao fornecimento de armas para (+)
24. “fortalecer” o confronto entre rivais (“Zinho”, no momento, tem vários!), bem como a possibilidade de exploração do tráfico de drogas nas áreas dantes exclusivas da milícia e, claro, a coexistência “pacífica” no mesmo território. Em outras palavras, o Comando Vermelho (+)
25. ganha novas áreas (sob o olhar nada atento do Governo do Estado do RJ), expandindo seus domínios no Rio de Janeiro. Atingindo a zona oeste do Rio de Janeiro, o CV, pelo que as investigações demonstram, já está presente no Recreio dos Bandeirantes e na Gardênia Azul (+)
26. (territórios dantes controlados pela milícia). Com os embates acirrados, notadamente com os rivais de “Zinho”, as mortes violentas tiveram, segundo a Polícia Civil/RJ, considerável aumento nas “novas áreas” da aliança, recentemente com mais de 20 mortes ligadas às disputas(+)
27. de território. E, qual a relação com a execução de hoje? De acordo com as primeiras informações das Forças Policiais encarregadas da investigação, o verdadeiro alvo da EXECUÇÃO seria Taillon de Alcântara Pereira Barbosa (foto 1), miliciano que PODE ter sido confundido com (+) Image
28. um dos médicos executados hoje na orla da Barra da Tijuca. Como assim? Tal como se pode perceber pelas foto em anexo (nº 2), Tailon possui “traços” que, eventualmente, poderiam ter sido confundidos com os do Dr. Perseu Ribeiro Almeida. E, quem desejaria matar Tailon? (+) Image
29. Bem, Taillon é filho de Dalmir Pereira Barbosa, apontado como um dos principais chefes de uma milícia que atua em Rio das Pedras, na Muzema, Jacarepaguá e outros locais da Zona Oeste do Rio (processo nº 0201954-94.2020.8.19.0001, TJ/RJ, da 1ª Vara Criminal Especializada). (+)
30. E, a qual milícia Tailon pertencia e qual razão para lhe matar? Ao que tudo indica, Tailon pertence à famosa milícia “Escritório do Crime”, aquela que já teve como chefe o ex-capitão do BOPE Adriano Magalhães da Nóbrega (aquele mesmo que se “diz” ter alguma relação com a (+)
31. família do Inelegível, e morto em fevereiro de 2020, em operação policial na Bahia). E, pelos contornos atuais das alianças criminosas, o CV já está presente na Gardênia Azul, em Jacarepaguá e que, então, era área de atuação do miliciano Tailon (alvo da “Operação (+)
32. Intocáveis” do MP/RJ). Até mesmo pela divulgação dos nomes dos supostos autores da bárbara EXECUÇÃO de hoje, então pessoas ligadas ao CV (Juan Breno Malta Ramos Rodrigues, conhecido como “BMW”, e Philip Motta Pereira, vulgo “Lesk” ou “CR7”), bem como pelo fato de o carro (+)
33. (Fiat Pulse branco, vídeo no primeiro "post") foi conduzido após o crime até a comunidade da Cidade de Deus, então de domínio do Comando Vermelho. Mesmo com tais informações, bem como com o atual estágio das investigações conduzindo para tal caminho, penso ainda ser muito (+)
34. cedo para “dar por elucidadas” as BÁRBARAS EXECUÇÕES ocorridas na madrugada de hoje. Indícios, eventualmente, podem até existir. Lado outro, tão somente indícios, havendo que ser percorrido longo caminho para que se obtenha prova cabal de que fora um “engano”. Penso que, (+)
35. por enquanto, todas e quaisquer hipóteses devem ser consideradas e profundamente investigadas, até mesmo por estarmos diante de gravíssimo delito perpetrado por um braço ou outro do crime organizado!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Advocacia Criminal

Advocacia Criminal Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @AdvocaciaCrime

Oct 3
Hoje, durante sessão da CPMI, o empresário Argino Bedin, com suporte em um HC (o que atende aos preceitos constitucionais), optou por se demonstrar uma "frágil" pessoa, do alto de seus 72 anos. Entretanto, lembro-me de um inadmissível episódio que ocorrera em 22.11.22 (vídeo),(+)
2. na BR-163, em Sorriso/MT. Naquela oportunidade, os radicais participantes dos atos antidemocráticos realizavam um bloqueio na BR-163, quando o profissional autônomo Eder Rodrigues BoaSorte tivera uma muito necessária e justa discussão com os caminhoneiros que impediam a (+)
3. passagem na estrada. O filho de Eder, então com 9 anos, era um dos pacientes transportados por um carro da Secretaria de Saúde de Sorriso/MT e que precisava chegar à capital (Cuiabá) para realizar uma cirurgia oftalmológica. Eder, que seguia à frente do carro da Secretaria,(+)
Read 13 tweets
Sep 30
MUITO IMPORTANTE! Talvez muitos possam desconhecer, mas, no Brasil, em período que se denominou "Estado Novo", vivenciamos a aberração recentemente recriada por alguns parlamentares "da oposição". Me refiro à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 50/2023, que busca dar ao(+)
2. Congresso Nacional a possibilidade de ser "corte revisora" da R. Decisões emanadas pelo E. @STF_oficial . Não é segredo algum que, em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas revogou a Constituição de 1934, dissolveu o Congresso e outorgou ao país, sem qualquer consulta (+) Image
@STF_oficial 3. prévia, a Carta Constitucional do Estado Novo. Aqueles tempos foram marcados por contexto político inflado por ideais fascistas e autoritários, que acabaram por refletir no texto da Constituição de 1937, que recebeu o nome de “Constituição polaca”, em alusão à Constituição (+)
Read 21 tweets
Sep 28
PARA REFLETIR! Mais um longo texto, pelo qual, desde já, peço escusas. Mas, pelos mais recentes acontecimentos não me restou alternativa diversa. Assim, aos que se interessem, seguem reflexões. Nos últimos dias deparamo-nos com assombrosa sequência de atos do Congresso (+)
2. Nacional, merecedores de repúdio imediato e extremo. Por óbvio o que causa máxima espécie, e que deve ser analisado ‘com lupa’, é a manutenção – com tendência de acirramento – do embate com o E. Supremo Tribunal Federal (STF). Ainda que muitos possam, eventualmente, pensar (+)
3. ou interpretar de forma diversa, tenho que, lamentavelmente, ainda estamos convivendo com os ‘ideais golpistas’ que culminaram nos criminosos atos de 08.01.23. Bastou o interesse de alguns ser contrariado pelo E. STF para que as atitudes belicosas fossem despertadas. (+)
Read 31 tweets
Sep 27
1. IMPORTANTE! Hoje, 26.09, o dia que fora inserido no livro das mais repugnantes falas! Acaso não fossem suficientes as falas do Gen. Heleno na CPMI, ou mesmo de outros parlamentares (Moro, Abílio, etc), o Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) conseguiu uma impensável "proeza": (+)
2. comparou as prisões ocorridas nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023, após as invasões aos Três Poderes, em Brasília, ao encarceramento da população judia em câmaras de gás. As palavras proferidas por tal Senador, além de serem inquestionavelmente afrontosas e desrespeitosas, (+)
3. demonstram absoluta falta de sensibilidade e conduzem à inaceitável banalização do Holocausto. Segundo tal Senador, "As prisões das milhares de pessoas nos dias 8 e 9 foram feitas nos moldes nazistas". Ainda nas palavras do mesmo: "A gente via lá [no Museu do Holocausto] (+)
Read 11 tweets
Sep 26
Hoje, 26.09.23, o Gen. Heleno protagonizou na CPMI uma nefasta e intolerável sequência de atos dignos da mais alta reprovação, em especial, CRIMINAL. Destaco, até o presente momento, a fala que revelou sua verdadeira personalidade (que ele tentava omitir!), truculenta e (+)
2. agressiva, quando proferiu xingamentos à Sen. @elizianegama (PSD-MA). Bastou ser interpelado pela Senadora Eliziane Gama para que o Gen. Heleno perdesse a compostura e deixasse à mostra (com clareza solar!) toda sua agressividade (vídeo 1). Como se não bastasse, iniciou e,(+)
@elizianegama 3. por consequência, acabou por coordenar um ataque transfóbico contra a Deputada @DudaSalabert (PDT-MG), tal como se comprova pelo aqui anexado vídeo (nº 2). Claro que, como já era esperado, a horda bolsonarista fez coro aos ataques transfóbicos do Gen. Heleno, culminando (+)
Read 8 tweets
Sep 8
1. Importante! Lembram-se do resgate ocorrido na residência de um Desembargador do TJSC em 06 de junho último? Visando aclarar os fatos, temos que o Desembargador fora acusado de manter Sônia Maria de Jesus em situação de escravidão doméstica por quase 40 anos e, segundo o (+)
2. veiculado, com "Puxão de cabelo, quarto mofado, massagem nos pés da patroa: como vivia a mulher sob escravidão em SC", nos exatos moldes expostos, hoje, pelo @Estadao . Os fatos são apurados no bojo do Inquérito nº 1.629/DF, bem como no Pedido de Busca e Apreensão Criminal (+)
@Estadao 3. (PBAC) nº 65/DF, em trâmite no Superior Tribunal de Justiça (observância à regra prevista no art. 105, inc. I, alínea ‘a’, da Constituição Federal), havendo, em tese, a apuração do crime previsto no art. 149 do Código Penal (redução a condição análoga à de escravo), contra (+)
Read 30 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(