Laura Peccin Profile picture
Dec 14 18 tweets 4 min read Twitter logo Read on Twitter
tava assistindo a reportagem sobre o caso do cariani e é MUITO PIOR do que parece ou do que estão comentando. alguém viu?
RESUMO

Em 2019, a AstraZeneca procurou o Ministério Público pra denunciar que a Anidrol (empresa do Cariani) tava emitindo notas fiscais falsas no seu nome. A Anidrol tava fingindo que tava vendendo produtos químicos pra Astrazeneca, que foi lá dizer que não tinha comprado nada.
Depois dessa denúncia, a Cloroquímica também foi pro MP dizer que em 2017 a Anidrol também emitiu nota no nome deles, sem que eles tenham comprado nada. Em 2020, a LBS Laborasa fez a mesma denúncia, só que dessa vez também denunciou a Quimietest, empresa da Tati Cariani.
O Ministério Público encaminhou pra Polícia Federal, que começou a investigar essas notas fiscais aí. Descobriram emails entre o Renato Cariani e o Augusto Guerra, que se passava por funcionário da Astrazeneca, supostamente FORJANDO uma compra ou negociação. Image
Aí a PF descobriu que esse Augusto Guerra já morreu, e que na verdade o amigo do Cariani, Fábio Spinola Mota, registrou esse e-mail em nome do falecido Augusto Guerra, como se o Augusto fosse representante da Astrazeneca Image
Ainda em 2018, o Cariani manda um email pro "Augusto" falando que recebeu uma notificação da Receita Federal sobre a relação dele com a Astrazeneca, pedindo um contado do Departamento Fiscal da Astrazeneca. A Polícia diz que esse diálogo foi forjado pra parecer que o Renato +
achava que tava falando mesmo com a Astrazeneca.

Acontece que, esse ano, a Polícia descobriu que o Renato e tal do Spinola vendiam os tais do produtos químicos pra laranjas e fábricas de crack. Pq são os produtos que usa-se pra transformar cocaína em crack.
“Foram identificadas 60 transações dissimuladas, totalizando 12 toneladas de produtos químicos (fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila), correspondendo a mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo”
Esse ano, o Spinola foi preso da operação Down Fall, da Polícia Federal, por tráfico de drogas estimado em 2 milhões de reais. Foi solto. Essa terça (12/12) foi preso novamente.
Esse ano, o Spinola foi preso da operação Down Fall, da Polícia Federal, por tráfico de drogas estimado em 2 milhões de reais. Foi solto. Essa terça (12/12) foi preso novamente. A PF indica que o Renato vendia os produtos pro Fábio, e o Fábio mandava pro tráfico de drogas.
E a PF ainda diz que os sócios SABIAM de tudo e PARTICIPAVAM de tudo
"Há diversas informações bem robustecidas nas investigações que determinam a participação de todos eles de maneira consciente, não há essa cegueira deliberada em relação a outros funcionários, eles tinham conhecimento em relação ao que estava acontecendo dentro da empresa".
A PF descobriu também, que o Cariani SABIA da investigação, pq viu uma mensagem dele pra sócia dele falando "poderemos trabalhar no feriado para arrumar de vez a casa e fugir da polícia".
O cálculo é de 19 toneladas de crack e cocaína que podem ter sido fabricadas a partir dos produtos da fábrica do Cariani.
A PF diz que “as pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro”.
As penas combinadas podem ultrapassar 35 anos de prisão.
O Ministério Público pediu a prisão do Renato mas a Justiça negou. O Spiniola tá preso desde terça, quando a Polícia fez busca e apreensão na casa dele e encontrou 100 mil reais em dinheiro (o salário do Ceos)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Laura Peccin

Laura Peccin Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(