Depois de muito refletir, decidi deixar a minha contribuição para vocês aqui.
O que um usuário deve fazer (e o que os infratores farão) para poder usar o Twitter sem ser punido mesmo com sua proibição por parte da Justiça; segue a thread 🧶
Primeiro, destaco que estão aqui apenas informações, fatos e hipóteses acerca da decisão do Alexandre de Moraes. Portanto, não estou incentivando ninguém a nada — só estou notificando o que um infrator fará caso queira usar o Twitter normalmente (😉).
Ademais, esta thread se dividirá em duas partes: uma primeira parte visando contextualizar a situação para todos; e uma segunda parte explanatória, visando indicar o que um usuário terá que fazer e o que os infratores farão para continuar usando o Twitter.
Enfim, vamos à thread.
Primeiro, deve-se entender que as empresas que disponibilizam internet no Brasil impedirão o acesso ao site e a Justiça promete, na voz do Alexandre de Moraes, multar quem for pego usando VPN especificamente para usar o Twitter.
Nessa situação, há um forte ponto a ser explorado.
O ponto a ser explorado é a questão do VPN.
Como poderia a Justiça punir quem usa VPN para mexer no Twitter se não é possível essa identificação?
Entendam: as empresas de telecomunicações conseguem descobrir que o usuário A (exemplo) está usando uma VPN. Porém, não é possível saber para que ele está usando e qual é a sua atividade na internet, ou seja, não é possível captar o histórico de navegação dos internautas com VPN.
Portanto, torna-se inviável tentar punir quem usa VPN para mexer no Twitter, pois, apesar de ser possível saber que o usuário A está usando uma VPN, é impossível para a operadora de internet saber qual é o seu histórico de navegação, e, portanto, se ele está usando o Twitter.
Como a primeira parte que concerne a questão das VPNs foi explicada, vamos agora para a segunda parte da thread: o que um usuário deve fazer (e o que os infratores farão) para continuarem usando o Twitter sem serem punidos.
Levando em conta que VPNs camuflam o histórico de navegação, muitos continuarão usando o Twitter enquanto mantêm ativo um VPN como o ProtonVPN, que tem outros projetos envolvendo anonimato e está disponível tanto para celulares quanto para computadores.
Contudo, um infrator mais cauteloso perceberá duas coisa: não dá para usar uma conta que tem o seu rosto e nome públicos; e também não é completamente seguro usar a mesma conta.
Sobre o primeiro pensamento, é algo meio óbvio: se a Justiça ver que a conta do João Pereira (exemplo) está publicando tweets mesmo após a proibição, ficará claro que ele está usando o Twitter de maneira ilícita, tornando-o assim sujeito a multas e punições.
Nesse caso, o infrator, para evitar sanção, criará outra conta — desta vez anônima — usando VPN e assim saíra ileso.
Ou, para não trocar de conta, simplesmente tornará a conta privada, pois assim não será possível os não-seguidores saberem se a conta está sendo utilizada ou não.
Sobre o segundo pensamento ("usar a mesma conta de antes dá problemas?", o infrator que for cauteloso provavelmente tentará driblar a situação de uma forma simples: criando uma nova conta usando VPN, pois assim ela será totalmente anônima e será muito difícil saber quem é o dono.
Enfim, para resumir, quem for usar o Twitter mesmo com sua proibição provavelmente irá recorrer a duas táticas:
- tornar a conta privada para continuar usando ela com VPN;
- ou criar uma nova conta (com outro email e outra senha) usando VPN para fazer ela ser totalmente anônima.
Com essas estratégias, será praticamente impossível punir quem usar o Twitter e a rede poderá continuar sendo utilizada normalmente.
Por curiosidade, as únicas maneiras de descobrir isso seriam se o próprio Twitter expusesse os dados pessoais de todos — o que é ridiculamente improvável —, ou se a Justiça passasse a emitir mandados de busca e apreensão para todos os brasileiros, o que é inimaginável no momento.
Concluindo, ressalto que esta é uma thread meramente informativa, expondo apenas o que quem for driblar a decisão do Alexandre de Moraes fará. Então, fica à critério de vocês, leitores, decidirem como vão usar essas informações.
Sigam o perfil para mais threads assim e até logo!
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Explicando por que a luta do Elon Musk contra o Alexandre de Moraes e o STF não é algo que pode mudar só o Brasil, mas sim que pode mudar o mundo inteiro; segue a thread 🧶
Aqui vou tentar explicar de maneira rápida e simples a questão política que está envolvida nesse conflito e como ele pode desencadear reações no mundo todo.
Apertem os cintos e vamos lá!
Primeiro, deve-se compreender o que está acontecendo com as redes sociais no resto do planeta.
Na Europa, por exemplo, a União Europeia está tentando há anos regular a internet e ganhar o direito de limitar o conteúdo. g1.globo.com/tecnologia/not…
Como estava sendo aguardado, aqui vai: TUDO sobre a Mynd8 e sua influência nas páginas de fofoca à la Choquei e internet, segue a thread 🧶
Primeiro, devo ressaltar que falarei apenas informações, fatos e indagações sobre a agência. Portanto, não tomem como ilações acerca da empresa, e sim como uma justa apresentação de como ela é e qual é o tipo de trabalho dela (isso sim que importa).
Enfim, vamos à thread.
Mynd8, de acordo com o próprio site, é um grupo "especializado em música, entretenimento e cultural digital". Abaixo está a equipe responsável pelo grupo. Destaque para a Preta Gil, que é sócia-diretora do grupo.