Uma reflexão sobre o livro "Memórias do Subsolo", de Fiódor Dostoiévski. 🧵
Com este livro, Dostoiévski buscava explorar temas profundos sobre a condição humana, explorando aspectos sombrios e por vezes, desconfortáveis.
O homem do subsolo é isolado, e chama à si mesmo de "homem doente", algumas de suas características são: O isolamento social, o ressentimento, amargura, agressividade, vitimização e falta de empatia.
Parece um bom país para ancaps, o governo não te incomoda, f0d4s3 se estão 2 adultos e 2 crianças numa moto, todos sem capacete, o governo não te perturba. 🧵
E ao invés de ser mais caro para gringo, para gringo é mais barato e para paraguaio é mais caro.
Por conta da falta de ordem, as vezes pode parecer uma anarquia total, mas é o custo de se viver onde o governo não obriga você à deixar calçada para pedestre.
Não sei ao certo ainda o que achar dos preços dos produtos no mercado em comparação com o poder de compra de alguém com salário em BRL, mas com certeza quem ganha em dólar é rei lá.
Do livro "Your brain on porn" que salvo engano foi recomendado pelo Pe. Paulo Ricardo.
"Correlação entre uso de pornografia e depressão, ansiedade, estresse, ansiedade social, perda de atração à pessoas reais, disfunção sexual, insatisfação sexual, gostos sexuais alterados etc"🧵
Isso altera coisas nos receptores de dopamina do cérebro, que é justamente o mecanismo de satisfação.
Usuários de NoFap relatam benefícios que incluem:
Habilidade de adiar recompensas;
Maior propensão à tomada de risco;
Ficar mais extrovertido e menos neurótico.
E falando sobre habilidade de adiar recompensas, estamos falando justamente de preferência temporal, que também está ligado à dopamina.
Como diz o @38bitcoinheiro, a preferência temporal tem grande influência no seu sucesso.
Recentemente li um artigo científico sobre as repúblicas "separatistas" que a Rússia criou nos países vizinhos, como Donetsk, Luhansk, Transnístria, Abecásia e Ossétia do sul.
O artigo confirmou tudo o que o Peter @ancapsu vem dizendo sobre essas republiquetas.
Basicamente, os direitos de propriedade são todos abolidos, a máfia que manda na região assume o controle de toda a produção e extorque outras atividades econômicas, a economia se torna extrativista, o comércio não floresce porque nenhum outro país reconhece essas regiões.
A corrupção toma conta do lugar, uma vez que a máfia ali presente daquele estado de-facto, busca extrair o máximo para si, as custas das pessoas que vivem na região.
"Lagosta e Picanha pra mim, ração pra você"
No começo da invasão Russa da Ucrânia, eu pensei que a Rússia ganharia em poucos dias.
Em março eles estavam muito perto da capital do país, mas surpreendentemente a Ucrânia resistiu e expulsou os russos do norte, no oblast de Kyiv.
À partir do momento da retirada russa do norte de Kyiv, a guerra já estava perdida pra eles, pois isso se tornaria uma guerra longa e exaustiva.
O 2º país mais poderoso do mundo falhou, perdendo para o 15º.
Naquele momento, nenhuma ajuda militar tinha chegando, o mérito foi todo deles, com os equipamentos disponíveis.
Hoje em dia receberam equipamento ocidental, incrivelmente superior, mostrando a superioridade tecnológica do ocidente.