Eu já lembrei aqui e vou reforçar: um traço da falta de caráter de BoIsonaro aparece quando ele recebe o vice-presidente ele, Geraldo Alckmin, no palácio, para tratar da transição de governo, quando já sabia que assessores palacianos já tramavam o assassinato
de Alckmin.
Veja a cronologia para ficar mais evidente ainda. A visita de Alckmin foi em 3 de novembro. As provas obtidas em celulares de militares que atuavam no palácio mostram que no dia 9 de novembro algumas ações já estavam em andamento.
Alckmin é o Joca no documento do comando de militares em operação para "neutralizar" três autoridades brasileiras. Quem ainda defende essesujeito não é manipulado não. É tão bandido quanto ele.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O caso da Receita Federal X Pix é um exemplo bem acabado de como a desinformação não apenas distorce a realidade. Ela cria uma nova realidade/realidade paralela que consegue se sobrepor à anterior. Veja: primeiro, toda a medida diz respeito a uma nova configuração da e-financeira
A e-financeira é um sistema de prestação de informações ao fisco por parte de empresas (só pessoas jurídicas). Então, quem presta a informação é a empresa pela qual é feita a transação financeira e não as pessoas que transacionam. O tiozinho pipoqueiro, pessoa física, não entra.
Em 2015, dez anos atrás, a RF, por conta do contexto daquela época, decidiu que apenas informações por cartão de crédito seriam prestadas pelas empresas. Para isso colocou no e-financeira um módulo chamado Decred. Outras modalidades de pgto. não eram informadas pelo sistema.
Hoje o instituto Ipec divulgou resultados de pesquisa sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil. Em uma das questões busca-se saber qual o percentual de brasileiros que acredita que Jair Bolsonaro participou de uma tentativa de golpe. Seguem os principais resultados.
Na média geral, 43% dizem acreditar que o ex-presidente participou da tentativa de golpe de Estado. Porém, dependendo da característica do respondente, há variações. E essas diferenças em relação à média indicam qual o perfil que ainda mantém-se fiel ao bolsonarismo.
O gráfico mostra os percentuais de resposta por religião, cor da pele, renda, escolaridade, idade e sexo. As barras mostram a margem de erro para cada categoria, que varia em função do número de respondentes. Tamanho e cor do ponto indicam o número de respostas em cada categoria.
1/12 Um 🧵 para o pessoal de Curitiba, sobre a audiência no Youtube do debate de ontem, na Band TV, entre pré-candidatos a prefeito da cidade. O debate foi transmitido no Youtube, por 2h30min. a partir das 22h30 do dia 8/8/2024. Os dados aqui 👇👇👇
2/12 Coletei os comentários feitos pela audiência do Youtube durante a transmissão. Aqui segue o gráfico com o número de vezes que cada candidato é citado pelos comentadores. São dois números, pois nem todo comentário é orgânico.
3/12 Tem uma parte de comentários automatizados, que ocorrem quando um mesmo comentador repete
várias vezes o mesmo texto. Pode ser um robô, mas, também pode ser uma pessoa, apresentando comportamento automatizado/repetitivo. Nesse caso, é considerado apenas o 1º comentário dele
1/9 Outro dia postei aqui um fio sobre resultados de pesquisa de opinião pública do Ipec sobre descriminalização da maconha. Hoje vai um 🧵 a respeito de outro tema sensível do debate público: legalização do aborto no Brasil👇
2/9 É a partir de dados de pesquisa de Opinião Pública do Instituto Ipec do início de julho de 2024, com amostra nacional. O Ipec perguntou ao entrevistado se ele é "a favor ou contra a legalização do aborto?" De maneira bem genérica, assim mesmo.
3/9 Apresento os dados separados por cor da pele, nível de escolaridade e renda (em faixa de salários). O primeiro gráfico mostra os percentuais contrários. Em média, no Brasil, 70% é contra a legalização do aborto e apenas 20% favorável.
1/13 O TSE publicou o eleitorado oficial para as eleições municipais de 2024. Somos 155,9 milhões de eleitores. crescimento de 5,4% em relação às eleições de 2020, que tiveram 147,9 milhões de eleitores. Segue 🧵 com alguns dados do eleitorado por municípios no Brasil👇
2/13 Elegeremos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 municípios esse ano. E o Brasil continua sendo um oceano de pequenos municípios com algumas ilhas de grandes eleitorados. Do total de municípios, 25% têm menos de 5 mil eleitores.
3/13 Metade dos municípios tem até 10 mil eleitores. E 75% de nossos municípios chegam a, no máximo, 20 mil eleitores. Ou seja, um em cada quatro prefeitos é eleito em colégio eleitoral com menos de 5 mil eleitores e metade tem no máximo 10 mil eleitores para disputar os votos.
1/11 Como estamos às portas das convenções partidárias para as eleições de 2024, o 🧵de hoje vai para aqueles que dizem que o Brasil tem muitos partidos. Fui lá no site do TSE e puxei os dados dos diretórios partidários municipais. Segue 👇👇
2/11 Filtrei apenas os diretórios que estão com vigência válida a partir de 2024 e considerei todos os três tipos de órgãos municipais partidários: diretório permanente, comissão provisória ou comissão interventora.
3/11 São esses diretórios que farão convenções partidárias nas próximas semanas, montarão as listas de candidatos e organizarão as campanhas. Sem diretório municipal não há como o partido se organizar para uma eleição de prefeito e vereador.