Você sabia que não existe um traçado ideal? Cada carro em cada condição precisa de um traçado diferente. Vamos olhar o Bico de Pato de Interlagos:
Traçado 1 - Geometricamente ideal com r=1.15
Traçado 2 e 3 - Mesmo raio mínimo de curva com r=1
A diferença entre o Traçado 1 em Azul, na qual se obtém o raio máximo da curva, e os Traçados 2 e 3 em verde e vermelho é de 15% que quando se coloca na equação Ac=v^2/r ou v= r.Ac ^1/2 , chegamos a uma diferença de 8% de velocidade máxima possível, considerando 50km/h nos traçados 2 e 3 e 54km/h teoricamente no traçado azul.
Porém, traçados geometricamente ideais não funcionam para carros com muito downforce e potência, especialmente para pneus que comportam vetores combinados de força. Nesse caso, um linha com menor velocidade mas na qual você pode frear mais dentro e acelerar antes, se torna a ideal. Essa linha tende a ser uma parábola, um pouco mais abaloada na entrada da curva do que na saída dado que você freia com 4 pneus e acelera somente com 2.
Isso é apenas um dos pontos na escolha do traçado ideal para o carro, pneu e pista. Tem muitos outros que podemos analisar.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh