Discover and read the best of Twitter Threads about #BioThreadbr

Most recents (24)

Quem nunca ficou com a pessoa errada numa festa? ☝️

Com os sapos é pior ainda! Volta e meia eles se confundem e acabam amplexando com outros machos, outras espécies, predadores, girinos, humanos, frutas, animais mortos e por aí vai. Quer saber por quê? Se liga nessa #BioThreadBR
Antes de tudo, é legal explicar como funciona a reprodução deles. De maneira geral, os machos vocalizam pra atrair as fêmeas, aí depois eles fazem o amplexo, que é esse abraço, que as estimula a liberar os ovos, que são fertilizados com ele jogando o esperma por cima.
Inclusive existe bastante variação do tipo de amplexo entre as espécies, já até criaram um kama sutra pra exemplificar!
Read 17 tweets
Na última trilha q eu fiz tirei essa foto de uma bromélia e vi q tinham muitas teias de aranha, então eu fiquei pensando, "será q existe alguma relação entre as aranhas e as bromélias, sem contar o inquilinismo?"

Descobri uma coisa bem legal! Vou te mostrar nessa #BioThreadBr👇
Vamos dar uma relembrada nas relações ecológicas

Nesse esquema resumido, da pra gente ver as mais importantes. No tt de cima, eu falei sobre o inquilinismo, que nada mais é do q uma relação onde um individuo se fixa em outro sem causar danos, pode ser representado por (+/0)+
Agr q relembramos, vamos ao q interessa

Chegando em casa eu fui ver se tinha algum artigo q falava sobre a relação entre as bromélias e as aranhas e se tinha algo a mais do que a relação de inquilinismo, onde para a aranha a relação seria positiva e para a planta seria neutra+
Read 20 tweets
Pra vc, o que é amizade? É aquele cara que te consola quando vc termina com a sua namorada? Ou é aquela sua amiga que sai com você pra dar role?

Pode até ser que seja... Mas tem uma amizade muito mais legal que essas ai de cima. Vou mostrar ela nessa #BioThreadBR

Segue o fio👇
Primeiro, vamos entender um conceito mt importante na ecologia. Puxa lá da sua cabeça aquela aula do ensino médio que vc viu as interações entre as espécies. Lembra? Relações intraespecíficas e interespecíficas? Hoje vamos focar em uma em especial, o mutualismo+
O mutualismo é uma relação interespecífica harmônica, ou seja, é uma relação entre indivíduos de espécies diferentes onde essa relação é vantajosa pra ambos os lados! Sacou?

Vamos conhecer nossos camaradas super amigos um dos outros+
Read 17 tweets
Em 1986, uma explosão na usina nuclear de Chernobyl contaminou a área com vapores radioativos.
Você sabia que a área de Chernobyl é hoje um refúgio para a vida selvagem?

Descubra como vivem os animais de Chernobyl nessa #biothreadbr e como a invasão russa pode impactar a área
O Acidente Nuclear de Chernobyl, ocasionado por falhas humanas e agravado por uma ação governamental ineficaz lançou toneladas de material radioativo na atmosfera, cerca de 20 vezes mais que as bombas de Nagasaki e Hiroshima em conjunto.

⚠️Alerta de imagens fortes na thread
Nos próximos dias, milhares de pessoas foram evacuadas de uma área de 30 quilômetros em todas as direções ao redor do reator, que ficou conhecida como Zona de Exclusão. o foco principal dessa thread.
Sobraram animais no local? É verdade que existem animais mutantes na região?
Read 25 tweets
Não é segredo que a Mamba Negra é uma das cobras mais conhecidas no mundo pela sua peçonha potente
Mas sabiam que dela, está sendo estudada um analgésico sem efeitos colaterais?
Segue a mini thread 🐍
#BioThreadBR

📷Sue Green
A dor crônica é um problema que afeta cerca de 30% da população mundial, e 37% da população brasileira
Muitas vezes o único tratamento é intervenção cirúrgica, que alguns recusam por medo
Outra saída é o uso de analgésicos
Um dos grandes problemas atuais dos analgésicos potentes como morfina, são os efeitos adversos que podem levar a dependência, depressão respiratória e circulatória, anorexia, insuficiência renal e etc
Infelizmente em muitos casos, o uso é indispensável
Read 9 tweets
Você sabia que a obstrução intestinal pode matar e ajudar a economia brasileira?

Se liga nessa mini thread sobre o âmbar cinza, o vômito seco de cachalotes!

#biothreadBR
As cachalotes (Physeter macrocephalus) são os maiores predadores com dentes dos mares e já foram o segundo maior animal do planeta. Antes da era da caça às baleias, indivíduos podiam chegar aos 25 metros de comprimento, embora hoje os maiores não ultrapassem os 18 metros
Seu principal alimento são lulas, incluindo a lula-gigante e a lula-colossal, animais que podem ultrapassar os 10 metros e, em teoria, podem ser muito maiores (baseado em ferimentos encontrados em cachalotes)
Read 13 tweets
Você sabe como surgiu a #Caatinga? Sabia que ela é o único bioma endêmico do Brasil? Sabia que ela pode virar um deserto? Se liga nessa #BioThreadBR para conhecer um dos biomas com uma das histórias mais únicas do planeta!
A Caatinga (do Tupi ka’a [mata] + tinga [branca] = mata branca) é um "bioma" encontrado no nordeste do Brasil, presente nos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e ao norte do estado de Minas Gerais
Ph: Eraldo Peres
Estendendo-se por uma área de 1.037.000 km² segundo alguns autores, ocupa mais de 12% do território nacional e é lar de 12% da população brasileira e de 63% da população nordestina, o que, por si só, já demonstraria a importância do estudo desse bioma.
Read 27 tweets
Você conhece a terapia larval? Teria coragem de fazer?
Então segue o fio pra conhecer esse método um tanto... bizarro. 👇
⚠️Não vou colocar muitas imagens/vídeos na thread por ser um conteúdo forte para pessoas sensíveis, tudo bem?
Mas no google e Youtube está cheio de conteúdos sobre o assunto caso vocês queiram ver, é bem interessante! Ah, e na nossa postagem no Instagram também 💃
As larvas de Lucilia sericata, e das famílias Calliphoridae e Muscidae são as mais utilizadas na bioterapia
Read 13 tweets
Zumbis são coisas da ficção científica né? Bem, mais ou menos viu!
Hoje vamos conhecer o fungo que transforma insetos em zumbis!
Segue o fio 👇
📷: Bernard Dupont
Cordyceps é um gênero de fungos ascomicetos (filo Ascomycota) que parasitam várias ordens da classe Insecta, principalmente Hymenoptera, Hemiptera, Diptera, Lepidoptera e Coeloptera.
📷: Curto e Curioso
Uma vez que o fungo se estabelece no interior do hospedeiro, este começa a apresentar alterações comportamentais e neurofisiológicas, passando a agir como um "zumbi".
Read 14 tweets
Você sabia que o Rio Amazonas surgiu na África?
Se liga nessa #BioThreadBR sobre a geografia, geologia e paleontologia do maior rio do planeta!
#paleontologia #rioamazonas #divulgacaocientifica Na imagem, um mapa da América do Sul destacando a Bacia do
O Rio Amazonas é considerado por muitos o maior rio do planeta. Com quase 7 mil quilômetros de comprimento, uma bacia que ocupa cerca de 40% de toda a América do Sul e uma vazão de 209.000 m³/s (o equivalente à vazão combinada dos sete outros maiores rios)
Foto de Peak Water Na imagem, um trecho do Rio Amazonas serpenteia por uma flor
As origens do Rio Amazonas remontam à Gondwana, um supercontinente formado pela junção da América do Sul, África, Antártida, Austrália e do sub-continente indiano.
Imagem do artigo de Thompson et al., 2015 Imagem representando o mapa da Gondwana há 120 milhões de
Read 19 tweets
Você sabe o que é #Paleontologia?
E, principalmente, você sabe o porquê de investir em pesquisas para descobrir a vida, morfologia e filogenia de organismos que não existem mais?
Sabem em quais áreas um paleontólogo pode atuar?
Vem descobrir nessa #BioThreadBR Na foto, um fóssil extremamente bem preservado de um Boreal
Paleontologia (do grego palaiós= antigo + óntos= ser + lógos= estudo) é a ciência que estuda fósseis, ossos e evidências da vida antiga preservadas, sobretudo em rochas (mas não exclusivamente, como veremos a seguir). Fóssil de um cavalo extinto (Protorohippus) cercado por pei
Ao contrário do que muita gente pensa, a paleontologia não estuda, em um primeiro momento, vestígios e fósseis humanos, que fazem parte de uma outra ciência, denominada Arqueologia. Frequentemente, ambas se misturam quando falamos de animais extintos há poucos milhares de anos. Foto de uma pintura rupestre representando quatro pessoas no
Read 11 tweets
Os mamutes estão voltando!
Embora pareça coisa de ficção-científica, nunca estivemos tão perto de ter espécies extintas andando pelo planeta, e o mamute deve ser o primeiro!
Sege o fio
Arte por @JuliotheArtist
#paleontology #paleonto #BioThreadBR Image
A chamada desextinção consiste no processo de clonar um organismo extinto. Ao gerar um embrião viável, ele é implantado em uma espécie geneticamente próxima daquela a ser clonada, e, em teoria, isso poderia trazer uma espécie de volta.
Surpreendentemente, isso foi realizado em 2009, quando o íbex-dos-pirineus foi clonado. A espécie, extinta em 2000, foi clonada com sucesso uma única vez, mas, infelizmente, o filhote morreu apenas 10 minutos após seu nascimento. Essa é a única espécie extinta duas vezes.
Image
Image
Read 27 tweets
por que os astrobiólogos – pessoas que estudam o surgimento da vida e sua possível presença no espaço – costumam procurar por resquícios de vida microbiana e não por algo “mais complexo”?

nessa #AstroThreadBR + #BioThreadBR vou falar um pouco sobre ASTROBIOLOGIA 🦠

🧵 (1/13)
vale começar dizendo que a procura por vida microscópica não é a única que existe. tem gente buscando, no âmbito científico mesmo, sinais que poderiam ser de civilizações avançadas.

é o caso do SETI, acrônimo em inglês para "Busca por Inteligência Extraterrestre".
esse projeto busca formas de vida alienígenas, sobretudo de sociedades avançadas. o falecido radiotelescópio Arecibo (😢) fazia parte do SETI

porém, procurar por "vida inteligente" não é a regra, já que talvez nem sejamos capazes de detectar e interpretar tais sinais!
Read 16 tweets
Você já comeu insetos e nem sabia!
📷: Helen Soteriou
Grande parte dos produtos industrializados que consumimos contêm corantes em sua composição.
A coloração de produtos como: biscoitos, gelatinas, recheios de bolachas, iogurte, balas, pirulitos, sorvetes e alguns cosméticos são resultado da maceração de um inseto: a cochonilha!
Read 14 tweets
Fala galera!

A gente fala o tempo todo que árvores são necessárias para a boa manutenção das águas. Você sabe a razão disso?

Vamos lá que eu explico!

#BioThreadBR Image
As árvores são capazes de manter o solo permeável e estável ao mesmo tempo: Quando a chuva cai, as raízes permitem que a água penetre no solo e abasteça o lençol freático ao invés de escorrer superficialmente, como ocorre em solos compactados. Em estradas e áreas de pasto, p.ex.
Enquanto isso, as raízes também seguram o solo e impedem que a água o leve embora. Impede, portanto, a erosão. Sem as raízes, os grãos de areia e a matéria orgânica daquele solo estão soltos, então a água é capaz de levar o solo relevo abaixo. Image
Read 18 tweets
Você já se perguntou de onde vem a aracnofobia, ou, por que muitas pessoas tem medo de aracnídeos?
📷: Klaus Eppele
O medo de aranhas é muito comum entre humanos. Em torno de 75% das pessoas têm medo moderado ou severo desses animais. Mas por que essa condição existe?
O pavor de aranhas pode ser condicionado, causado por algum trauma vivido pelo indivíduo com esses animais, ou mesmo por influência cultural, já que muitas culturas associam esses aracnídeos ao terror, como visto em festas de Halloween.
📷: Tâmara Araújo/ TuaCasa
Read 13 tweets
Como cetáceos ouvem?

Baleias e golfinhos não têm orelhas, mas isso não quer dizer que eles não possam ouvir! Na realidade, a percepção sonora é um dos sentidos mais importantes para estes animais, que possuem excelente audição debaixo d'água.

E vamos de #CetaThread #BioThreadBR
Por que ouvidos dos cetáceos são tão diferentes dos de outros mamíferos?

Baleias e golfinhos evoluíram de mamíferos terrestres, como o Pakicetus, que possuíam um sistema auditivo adaptado à propagação do som no ar (e orelhas!).
Ao longo da evolução, esses ancestrais terrestres se tornaram cada vez mais aquáticos e hidrodinâmicos, perdendo apêndices externos como as orelhas. Debaixo d'água, onde o som se propaga mais rápido que no ar e a pressão é maior, esses animais desenvolveram novas adaptações.
Read 28 tweets
Hoje vamos falar sobre como o Pica-pau voltou da morte. Ou quase isso.
Segue o fio, e lá vamos nós +

#Biothreadbr #picapau #extinção #biologia #conservações #aves
Ele dispensa apresentações! Este desenho fez um enorme sucesso no Brasil trazendo este inconfundível personagem. Ele foi feito pelo Walter Lantz que adaptou vários animais, algum até ameaçados como pandas, leões-marinhos, ursos, pinguins...
Mas o foco aqui é no Pica-pau. Existem muitas espécies, mas parece que a do personagem Pica-pau é pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis). Está até no cânon
Read 11 tweets
A maior praia arenosa do mundo, o ser humano como sempre modificando a natureza por causa da economia e lobos-marinhos, tudo na mesma história! Quer entender? Se liga nessa #BioThreadBr Imagem de um mapa mostrando a extensão da maior praia areno
Localizada no Rio Grande do Sul, a Praia do Cassino tem o título de maior praia arenosa do mundo (ou seja, é uma praia de areia mesmo, igual a maioria, só que a maior) com uma extensão de 227 Km, indo do Rio Grande até o Chuí! Foto aéra da extensão inicial da Praia do Cassino. É poss
O final da Praia do Cassino, na parte de Rio Grande, se dá na abertura do estuário da Lagoa dos Patos (que é também a maior da América Latina, com 265Km de comprimento, mas isso é papo pra outro dia)... Imagem de satélite da Lagoa dos Patos, mostrando toda a sua
Read 21 tweets
Fungos de Chernobyl: a Thread.
Fungos são organismos que podem sobreviver em condições extremas, tão extremas que são capazes de crescer dentro do reator de Chernobyl. Mas eles não apenas suportam a radiação, eles COMEM.
Vem comigo conhecer os Fungos Negros nessa #MykoThread Foto de uma paisagem devastada na cidade de Chernobyl. Árvo
Esses fungos são tão especiais que um novo grupo foi criado para acomodá-los: eles são chamados de Fungos Negros ou Fungos Radiotróficos. Eles recebem esse nome porque possuem o pigmento melanina em sua composição celular, o que lhes confere uma cor escura.
#biothreadbr
Na imagem vocês podem ver a espécie _Cladosporium cladosporioides_. Ela é uma das 200 espécies que já foram encontradas vivendo tranquilamente na pacata cidadezinha de Chernobyl. Imagem dividida em nove imagens menores. Nas três primeiras
Read 13 tweets
No dia de hoje se completam 35 anos de um dos maiores desastres da história da humanidade: o Acidente Nuclear de Chernobyl...
Sem pessoas e com radiação, o local ganhou novos rumos e a pergunta que essa #BioThreadBr quer responder é: como está a fauna e flora lá hoje?
📸: IAEA A imagem mostra um retrato aéreo da usina de Chernobyl dest
Durante um teste de segurança no dia 26 de abril de 1986, o reator nº 4 da usina explodiu, próximo da cidade Prypyat, a 100Km de Kiev (capital da Ucrânia). É estimado que foram cerca de 100 mil mortes ligadas diretamente à catástrofe (Greenpeace, 2006)...
É dito que por 10 dias, o combustível nuclear ficou queimando, o que liberou na atmosfera elementos radioativos que contaminaram, cerca de 75% da Europa, em especial, a própria Ucrânia, além de Belarus e Rússia
📸: Ingmar Runge
Read 14 tweets
As BARATAS são IMPORTANTES para o planeta TERRA?

Por mais que sejam animais que causem medo e repulsa em muita gente, as baratas tem um grande papel em processos essenciais para a vida no planeta Terra. Na thread de hoje, iremos pontuar qual a importância destes bichinhos!
Antes de tudo, é importante pontuar que a menor parte das espécies de baratas causa danos ao ser humano. Das cerca de 4600 espécies que existem, menos de 1% pode transmitir doenças ou danificar a agricultura. As outras 99% são "limpinhas" e devem ser preservadas!
LIXEIRAS NATURAIS?

Baratas urbanas realizam decomposição de restos (incluindo cadáveres) produzidos pelo ser humano. Estes restos, que ocupam lixões e esgotos, contribuem para a poluição do ambiente. Assim, baratas e outros decompositores contribuem para um meio ambiente limpo.
Read 8 tweets
QUEM SÃO OS ORTÓPTEROS?

A ordem Orthoptera é composta por gafanhotos, grilos, esperanças e paquinhas. Com algumas exceções, estes animais são conhecidos principalmente por duas características: saltos ágeis para a fuga e locomoção e capacidade de emissão de sons.
Os membros desta ordem estão divididos em duas subordens:
> Caelifera - gafanhotos e taquarinhas
> Ensifera - grilos, esperanças e paquinhas
Uma base de dados interessante que pode ser utilizada para ter conhecimento da Taxonomia desta ordem é o Orthoptera Species File (orthoptera.speciesfile.org), que possui imagens e informações sobre sistemática, bioacústica, distribuição etc.
Read 8 tweets
COMO COLETAR INSETOS? #BioThreadBr #BiodiversidadeEmFoco

Existem diversos métodos para capturar insetos no meio ambiente. Porém, assim como eu, certamente muitos estudantes ou biólogos profissionais ficam em dúvida na hora de escolher a melhor armadilha para capturá-los. Image
De modo geral, dizemos que a coleta pode ser realizada de duas maneiras: de maneira ativa, em que se utilizam instrumentos, como redes e aspiradores, para ir atrás do inseto; e de maneira passiva, em que são empregadas armadilhas, como atrativos luminosos ou alimentares. Image
Um dos métodos mais conhecidos de coleta ativa é a famosa rede entomológica!
Esta rede pode ser de varredura, aquática ou até mesmo aérea, que é a mais utilizada. Seu tecido deve ser leve, permitindo passagem de ar, mas também resistente, para não rasgar com facilidade. Image
Read 7 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!