Discover and read the best of Twitter Threads about #ConsciênciaNegra

Most recents (9)

Thread | #ConsciênciaNegra | Parte 2

Esse é José do Patrocínio, filho de um padre c/ uma negra escravizada e farmacêutico de profissão, se tornou um dos mais importantes abolicionistas de seu tempo.

Foi o maior jornalista abolicionista brasileiro e idealizador da Guarda Negra.
Esse é o Doutor André Pinto Rebouças, foi um importante abolicionista, engenheiro e inventor brasileiro. Um dos primeiros a defender a existência de escolas públicas em todas as cidades brasileiras.

O túnel e a avenida em São Paulo são em homenagem a ele. #ConscienciaNegra
Esse é Milton Santos, formou-se em Direito, mas se tornou o maior Geógrafo brasileiro. Trabalhou com os conceitos de espaço e globalização. Chegou a ganhar o prêmio Vautrin Lud em 1994. #ConscienciaNegra

Leia a obra: amzn.to/3435C2v📚
Read 26 tweets
Novembro, #ConsciênciaNegra , novembro negro, um assunto por dia. Hoje: feminilidade.

Façam recortes antes de sair falando “parem de agradar o patriarcado” 😉

Cinco textos rapidinhos e gostosinhos de ler para começar a entender que do lado de cá o buraco é mais embaixo.👇🏿
“Vivi tempo o bastante nesse mundo para perceber que raramente as mulheres negras têm pleno acesso à sua feminilidade."

geledes.org.br/como-uma-mulhe…
"A feminilidade está, atualmente, conectada com a beleza, delicadeza e sutileza feminina, no coração de mãe, na grande conquista que é dar vida a outro ser. Que mulher negra é considerada delicada?"

blogueirasnegras.org/o-estereotipo-…
Read 6 tweets
Essa thread conta um pouco sobre a primeira mulher romancista brasileira, que é negra, e também a primeira a escrever uma obra de cunho abolicionista, seu nome é Maria Firmina dos Reis e o título da sua obra principal é Úrsula.

Em homenagem ao dia da #ConscienciaNegra
Nascida em São Luís do Maranhão em 11 de outubro de 1825, Maria Firmina dos Reis (1825-1917) foi criada em uma época onde não tinha muitas oportunidades de estudo para mulheres, muito menos para pessoas negras e teve que estudar por conta própria
Um rápido panorama sobre a realidade do país no XIX: o Brasil ainda era um Império escravagista, muitos abolicionistas criticavam a escravidão pela perspectiva econômica e não pela humana e a literatura era predominantemente masculina, branca e preocupada com um projeto de nação
Read 12 tweets
Alberto Guerreiro Ramos: esse preto foi o maior sociólogo do Brasil!

Pioneiro da proposta da descolonização da ciência do país e incluir os limites biofísicos da Terra na produção, criticou Florestan Fernandes sobre o racismo.

(thread de resgate para o Dia da Consciência Negra) O preto velho Alberto Guerreiro Ramos, de barba branca, óculos de armação grossa, boina branca estilosa, camisa branca e bebendo um chimarrão
“Deus me tornou bárbaro.
Deus me tornou insubmisso.
E protesto contra os homens que estão mergulhados no esquecimento.
Que estão tiranizados pela ordem, pela opinião, pela civilização”.

Guerreiro Ramos nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 13 de setembro de 1915. Jovem Guerreiro Ramos em uma foto preto e branco muito antiga e debotada. ele usa uma gravata borboleta branca.
Em 1956, Pitirim A. Sorokin inclui Guerreiro Ramos entre os autores eminentes que mais contribuíram para o progresso da Sociologia no mundo na segunda metade do século XX. Pitrin Sorokin: um branco velho de óculos em frente a uma estante de livros
Read 32 tweets
“Somos todos iguais.” “Sou neto de imigrantes e meus pais trabalharam muito para chegarem onde chegaram.” - Não é raro se deparar com questionamentos como estes na tentativa de colocar em xeque políticas públicas de reparação, mas a história é outra #Tread #ConsciênciaNegra
O Brasil incentivou a vinda estrangeiros brancos por meio de políticas públicas, com o intuito cristalino de embranquecer a população (mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobras… ), já que a negritude era vista como um problema a ser enfrentado (scielo.br/scielo.php?scr…)
Ainda na Primeira República, o Decreto nº 528, de 28 de junho de 1890, sujeitava à autorização especial do Congresso a entrada de pessoas vindas da Ásia e da África. O intuito de clarear a população foi reiterado ao longo dos anos www2.camara.leg.br/legin/fed/decr…
Read 10 tweets
Thread - #ConsciênciaNegra

Esse é Luís Gama (filho de Luísa Mahin), nascido livre e feito escravo aos 17 anos, se tornou rábula (uma espécie de advogado sem faculdade de Direito) e defendeu a alforria de centenas de negros escravizados.
#ConsciênciaNegra

Thomas Sankara líder revolucionário da República do Alto Volta, a qual rebatizou de Burkina Faso, que significa "terra dos homens íntegros". Erradicou a fome no país e defendia o calote de países africanos a dívida externa. Foi assassinado a mando da França.
#ConsciênciaNegra

Essa é a Doutora Mae Jeminson, engenheira, médica e a primeira mulher negra a ir ao espaço.
Read 20 tweets
@fernandokrammer 1)todos #países tem #StrangersThings
2)nem todos podem escolher
3)qdo fazemos nossa parte c/ #Empatia ,colaboramos p/ o lugar ficar melhor
@fernandokrammer depois do silêncio adotado ao observar que NÃO foi nada inteligente apoiar o #Golpe feito na democracia #brasileira, é incoerente se acovardar diante as manobras direcionadas nos diferentes sistemas
#justiçabrasileiraPartidária 😱
#EleicaoSemLulaEFraude
👇
goo.gl/3B1oSH
Read 395 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!