Discover and read the best of Twitter Threads about #DiaInternacionalDaMulher

Most recents (9)

Neste #DiaInternacionaldaMulher gostaria de partilhar com vocês uma pequena história familiar. É sobre a minha avó, uma grande mulher chamada Natércia Casanova. Mas é também, creio, sobre *todas* as mulheres.
Mas antes de falar sobre a Natércia, obviamente é preciso falar sobre o marido da Natércia, o meu avô Gaspar Casanova. O avô Gaspar nasceu em 1928 em Rio Tinto. Desde novo se percebeu que ia ser um Homem especial.
Bonito, inteligente, trabalhador. Aos 8 anos estrangulou uma raposa com as mãos nuas. Aos 15 anos já media 1,90m de altura, batia em todos os rapazes, e comia todas as gajas de Rio Tinto.
Read 12 tweets
Às mulheres com filhos é esperado que continuem a trabalhar como se não os tivessem e que sejam mães como se essa fosse a sua ocupação a tempo inteiro.
#DiaInternacionaldaMulher
Nas entrevistas de emprego tens de omitir a existência de filhos para não correres o risco de estes serem um fator que te impeça de ficar com o trabalho. Dá também jeito não estar nos 30s, não vá o empregador temer que possas vir a querer engravidar a curto ou médio prazo.
No emprego as horas de trabalho inflexíveis não são compatíveis com horários da creche ou da escola, com atividades extracurrículares, com calendários escolares ou com a saúde das crianças pequenas que tantas vezes estão doentes.
Read 13 tweets
8 de março, dia da mulher, para nós é dia de lutas no Brasil e no mundo. Este será , esperamos 🙌🏼, o último no governo Bolsonaro, um governo misógino que trouxe muitos retrocessos para as brasileiras.
Quando enchemos as ruas com o #elenão, em 2018, denunciávamos que a eleição de Bolsonaro traria uma série de derrotas para o Brasil, para a nosso povo e para vida das mulheres. E, de fato, o presidente misógino implementou políticas que prejudicaram e muito a vida de todas nós.
A péssima gestão de Bolsonaro afetou as mulheres de muitas formas. Segundo dados do Dieese, a taxa de desemprego entre as mulheres chegou a 16,8% em 2021, sendo que, para as mulheres negras, essa taxa foi de 19,8%.
Read 10 tweets
1 O Brasil vive um período sombrio e brutal, desde a minha destituição para alçar ao governo um grupo de homens corruptos, brancos e machistas; e desde a prisão ilegal de Lula para impedi-lo de ser eleito, o que levou à ascensão de um misógino, racista e homofóbico ao poder.(...)
2 Vivemos um momento devastador para a democracia, para a soberania nacional, para os direitos do povo e, sobretudo, tenebroso para as mulheres. Hoje, no Brasil, é fator de risco ser mulher, ser mulher negra e ser mulher LBT. (...)
3 É justo que as mulheres brasileiras soltem o grito de revolta que têm atravessado na garganta. As mulheres são os maiores alvos da exclusão e da violência, as maiores vítimas da pandemia que Bolsonaro agrava ao desprezar a vida e negar vacina e renda suficiente para todos.(...)
Read 6 tweets
1 Ao destruir programas sociais como o Bolsa Família, o MCMV e a Casa da Mulher Brasileira, que nós do PT implantamos e que tinham as mulheres como titulares dos benefícios, o governo neofascista mostra seu desprezo pelas mulheres e pelos pobres. #DiaInternacionaldaMulher
2 O ministro da Economia mostrou sua visão reacionária e seu desprezo pelas mulheres que trabalham como empregadas domésticas, acusando-as de gastar dólares e desvalorizar o real, ao “viajar” para a Disney. #DiaInternacionaldaMulher
3 Uma visão de fundo escravista, de quem não respeita o trabalho dedicado, mal pago e até há pouco desprotegido. Só no meu governo as trabalhadoras dométicas tiveram seus direitos trabalhistas e previdenciário reconhecidos. #DiaInternacionaldaMulher
Read 10 tweets
Dia de jogo é uma felicidade para a maioria de nós. O que não sabemos é o quanto isso pode ser ruim e perigoso para muitas mulheres. No Brasil, o Cadastro Nacional de Violência Doméstica registra aumento no número de agressões em dias de jogos.
Na Inglaterra chega, o índice cresce 26% em dias de jogos da Seleção e chega a incríveis 38% de aumento quando os Lions perdem. Esses números ilustram como o futebol está envolvido com as piores faces da masculinidade. Derrota de time não é desculpa para descontrole e violência!
O país até criou uma campanha divulgando esses dados e tentando trabalhar para que os números diminuam. Eles incluíram outras bandeiras na ação na época da Copa do Mundo, como Suíça e França.
Read 9 tweets
1° Por que o Dia Internacional da Mulher e a luta feminina são tão importantes e extremamente fundamentais atualmente? Darei um exemplo de uma História triste e desolante, mas que PRECISAMOS conhecer:
2° Existe um documentário chamado "A Maçã de Eva" que fala sobre as mutilações femininas na África, pra ser exato na África subsariana. O documentário é muito triste, mas vale a pena ver.
3° Não sei se vocês já sabiam disso, mas nessa região da África que eu falei existe uma tradição de que quando uma menina faz 4 anos o clitóris dela é removido com uma lâmina. Essa tradição não é religiosa, mas sim cultural e pelo que eu entendi do documentário isso acontece...
Read 12 tweets
No dia 8 de março, o debate sobre direito das mulheres ganha as ruas, mas aqui no @TheInterceptBr a luta é o ano todo. Selecionamos 10 textos que merecem ser lidos novamente neste #8M2019. Segue o fio! 👇🏾
#DiaInternacionalDaMulher #DiaDeLaMujer #TrocoFloresPor #8M
1 - A extrema direita venceu. Feministas, antirracistas e LGBTs também. interc.pt/2Fh9Dau por @_pinheira
2 - Como o feminismo de mercado engana você interc.pt/2TLrdXm por @delarabru
Read 12 tweets
A desigualdade entre homens e mulheres está aumentando no Brasil. O que os impostos têm a ver com isso? #DiaInternacionalDaMulher #DiaDaMulher
No último ano, vimos a desigualdade entre homens e mulheres aumentar pela primeira vez em mais de duas décadas, como mostrou o relatório da @OxfamBrasil: goo.gl/3JPdnu
O Fórum Econômico Mundial mostrou o mesmo: no ranking de desigualdade de gênero, o Brasil caiu cinco posições, indo para o 95º lugar.
Read 14 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!