Discover and read the best of Twitter Threads about #Fiocruz

Most recents (24)

A linhagem da dengue mais disseminada no mundo – chamada de genótipo cosmopolita do sorotipo 2 – foi identificada pela primeira vez no Brasil, na cidade de Aparecida de Goiânia (GO). A cepa está presente na Ásia, no Oriente Médio e na África. À esquerda lê-se: Linhagem ...
A informação foi divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), parceira institucional do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).
A identificação da linhagem foi feita pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Goiás (Lacen-GO) em fevereiro, a partir de uma amostra de um caso de dengue coletada no fim de novembro de 2021.
Read 5 tweets
Implantação da PrEP injetável (cabotegravir) começa no Brasil
#Fiocruz #Unitaid #VivaOSUS
‘A Unitaid, agência global de saúde ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS), vai financiar a implementação do projeto de implantação da Profilaxia Pré-exposição (PrEp) Injetável no Brasil, utilizando o Cabotegravir de ação prolongada.
Considerada a mais recente inovação para prevenção do HIV, a PrEP Injetável se mostrou mais eficaz que a PrEP oral diária na redução de risco de infecção pelo vírus com apenas seis injeções por ano (Estudo HPTN 083).
Read 9 tweets
Atualização #InfoGripe semana 40 de 2021. #SRAG #COVID #VSR
- BR, de modo geral, compatível com oscilação em torno de patamar estável. Porém, queda interrompida e os números ainda não são ideais, embora seja o melhor momento da epi.
- Crianças ainda alto, c presença elevada d VSR
Alguns ptos q merecem destaque (1/3):
- RJ mantém queda após pico recente em idosos (70+);
- DF apresentou a mesma situação e parece interromper o crescimento;
- ES pode estar caminhando na mesma direção
Serve de alerta para os demais estados em relação ao q pode vir por aí.
Read 11 tweets
Buenas, povo. Atualização #InfoGripe semana 31 de 2021 (até 14/08/2021).
Situação da #COVID19 se agravando novamente, infelizmente. Pra ilustrar, segue painel desta semana e o da anterior. ImageImage
Basicamente confirmando a interrupção de queda no número de novos casos semanais a nível nacional e mantendo o indicativo de possível início de retomada do crescimento. Image
O estado e capital carioca em particular mantém sinal de alerta para retomada do crescimento, não apenas interrupção de queda ImageImage
Read 11 tweets
Já estamos na Maré para o início dos trabalhos do estudo liderado pela #Fiocruz sobre o impacto da vacinação da #Covid19 na população do complexo de favelas.
A pesquisa é uma parceria #Fiocruz, @Saude_Rio e @redesdamare
📈A ideia é antecipar a vacinação de 31 mil pessoas, os mais jovens que ainda não foram contemplados pelo calendário de vacinação do município.

#VacinaMaré
Read 10 tweets
#VacinaCovid19Fiocruz: Fundação recebeu hoje (2/6) bancos de células e de vírus para produzir IFA nacional.
Presidente da #Fiocruz, Nísia Trindade: "Temos longa tradição de transferência de tecnologia que chega hoje a um marco significativo. Com a entrega dos bancos esperamos dar mais essa contribuição ao Programa Nacional de Imunizações e ao esforço global de superação da pandemia”.
Os bancos de células e de vírus são a base para a produção da vacina e concretizam a transferência de tecnologia, cujo contrato foi assinado nesta terça-feira (1/6) entre a #Fiocruz e a AstraZeneca. Agora será possível iniciar a produção de uma vacina 100% nacional.
Read 5 tweets
A #Fiocruz assinou hoje (1/6) o contrato de Transferência de Tecnologia da vacina Covid-19 com a AstraZeneca para a produção 100% nacionalizada do imunizante.

Segue o 🧶
O contrato formaliza a transferência do conhecimento que já vem sendo repassado pelo parceiro tecnológico para agilizar a produção do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nas instalações de Bio-Manguinhos.
A produção do IFA nacional se iniciará este mês, uma produção complexa que incluirá uma série de etapas, da produção inicial de dois lotes de pré-validação e três de validação, que passarão por testes de comparabilidade pela AstraZeneca, até alcançar a produção em larga escala.
Read 5 tweets
Vamos ao fio do infogripe

Com as análises baseadas nos dados inseridos no Sivep-gripe até o dia 15/03/2021.
Semana epidemiológica 10: 07/02/2021 à 13/03/2021
Definições importantes:

Analisamos casos da sídrome respiratório aguda grave (SRAG) com todos os sintomas associados exceto a febre. Além disso, utiliza-se data de primeiros sintomas e um método estatístico para corrigir o atraso de inserção dos registros no SIVEP
Vamos aos números:

Desde 2020 até a presente atualização, temos um total de 882.663 casos reportados, e estimamos que já ocorreram 944.702 casos de SRAG, podendo variar entre 923.318 e 975.155.
O total de casos sem filtro de sintomas 1.561.337 [1.527.786; 1.600.708].
Read 15 tweets
Vamos ao fio do #InfoGripe dessa semana, já que o @marfcg está de férias essa semana.
Semana de referencia 10/2021 (até 06/03).
Resumo da ópera: O trem tá feio!
BR: oscilando em torno de valor indicando ↗️
Olhando o agregado do país estamos no período de maior incidência semanal desde o começo da epidemia no país.
Em 15 (TO, CE, RN, PB, AL, SE, BA, GO, MS, MG, RJ, MS, PR, SC e RS) das 27 UFs apresentam sinal de crescimento de longo prazo na maioria de suas macros.
Enquanto apenas 3 (AC, AP, e RR) das 27 UFs não observa-se crescimento em alguma das macrorregiões de saúde.
Read 11 tweets
Os pesquisadores do Observatório Fiocruz Covid-19 atualizaram a série histórica de ocupação de leitos de UTI Covid 19 para adultos no SUS, com dados obtidos em 8 de março de 2021.

Acompanhe as informações ➡️🧶
Na última semana, o Pará passou da zona de alerta crítico para a intermediária, com queda do indicador de 82% para 75%, mas, por outro lado, houve crescimento do indicador em quase todos estados e Distrito Federal e entrada na zona crítica dos estados de São Paulo e de Sergipe.
25 das 27 capitais do país estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos em alerta crítico: Porto Velho (100%), Rio Branco (99%), Manaus (87%), Boa Vista (80%), Macapá (90%), Palmas (95%), São Luís (94%), Teresina (98%), Fortaleza (96%), Natal (96%)...
Read 8 tweets
Finalmente com tempo para o fio da atualização do #InfoGripe ref semana 08 2021 (até 27/02).
Resumo da ópera: preteou o olho da gateada.
BR: oscilando em torno de valor indicando ↗️
Mas "não tem mais bobo no futebol": curva BR é a soma do q ocorre por tudo, ñ reflete cada local +
Estados, longo prazo:
11 com sinal ↗️, apenas 4 c sinal ↘️
Qm está em estabilidade ali está "de boa na canoa"? Bah, che, parece que chegou hoje no bolicho e quer pegar a mesa da janela pra praça... Não necessariamente. Olhar a curva é fundamental. Vejam situação de Goiás, Piauí, Rondônia e Roraima, por ex: +
Read 17 tweets
Após algumas semanas gerando a atualização do #InfoGripe mas sem fazer ampla divulgação por conta da mudança brusca no atraso de digitação de casos no SIVEP-Gripe em diversos locais, hoje voltamos a produzir o resumo, com uma novidade que trata justamente desse tema
Buenas, antes de mais nada: qual o drama, che?
Final de ano *é comum* (embora indesejado) ter perda de oportunidade. Equipes reduzidas por contas do recesso e tudo o mais. Não deveria, tem que mudar, mas é sabidamente do jogo.
Ano passado ainda teve o agravante das eleições municipais, que afeta as equipes das secretarias de saúde municipais. Então foi um pega pra capar. Alertamos sobre isso na época. Qual o impacto: o dado recente que já é incompleto ficou mais ainda e demorou ainda mais para entrar
Read 14 tweets
@jorgebenjor que tal um Fio Maravilha para a campanha de vacinação com a produção da #FIOCRUZ , como já teve a paródia bunBuntantan ?
Fio Maravilha, nós contamos com você!
Fio Maravilha, vacina nós pra proteger!E
E novamente ela chegou, com dedicação
Com muito estudo, formação, entrega pra nação-oh-oh

Protegendo a galera com estudo
Desde muito tempo-u-u

Pesquisou, estudou bem maneiro
Testou pra ser certeiro
Só não entrou em canelada
Porque teve humildade oh, oh oh
Foi com eficácia
Que a vacina mostrou q vai salvar a nossa raça-ah-ah

É nossa indústria
A necessária realidade!
E a galera vai pro posto com vontade (2x)
Read 7 tweets
A eficácia para casos em geral, de 50,4% (35,3%-62,0%), já *é boa sim* p campanha de vacinação nacional.
Os dados para casos graves, embora o Dória tenha focado muito na semana passada, ainda não é adequado para análise por conta da quantidade de pessoas e tempo no estudo.+ Image
Além disso, por conta da pop de estudo ser profissionais de saúde, é possível que na pop em geral essa eficácia possa ser um pouco maior, já que a exposição dos prof de saúde é maior.+
Finalmente, outro dado muito importante é que, ao menos durante o estudo, a ocorrência de complicações foi tranquila (como também tem sido com as demais até o momento).+ ImageImage
Read 9 tweets
Boletim #InfoGripe semana 48 (22/11 - 28/11):
13 capitais com sinal↗️
22 estados com ao menos uma macro de saúde com sinal ↗️
Segue comparação entre os mapas de tendência de longo prazo para capitais e macrorregiões de saúde nas semanas 47 e 48, para referência...
Manaus voltou a apresentar crescimento, após leve queda em outubro. A estimativa de sinal moderado de queda apresentada no boletim da semana 46 já havia sido desfeita no boletim da SE 47, e agora sugere retomada d crescimento ocorrida em novembro.
Read 18 tweets
Pra quem está em dúvida se a questão da faixa etária faz sentido como lógica de priorização de uma eventual vacina de estoque limitado com abastecimento lento ao longo de 2020, separa o mate e te atina aqui neste 🧶 rapidinho.
#MAVE #FIOCRUZ #COVID19 #ABRASCO
Dia 2020-12-01 a @ABRASCO organizou um webiário (Ágora) muito bacana, e lá eu falei sobre grupos de risco no Brasil a partir dos dados de #SRAG:
bit.ly/abrasco-grupos…
Puxei aqui só os slides sobre faixa etária. Linha horizontal no gráfico de letalidade: valor para todos os casos de SRAG por #COVID19 hospitalizados no país (33,4%). Linha hor preta e dourada na incidência: valor para a população em geral para casos (1,4) e óbitos (0,5).
Read 8 tweets
Che, negócio está ficando realmente preocupante...
Boletim #InfoGripe semana 47 (15/11-21/11).
#SRAG no país com sinal de crescimento.
12 capitais c sinal de ↗️ na tendência de longo prazo
21 estados c ao menos 1 macro de saúde c/ ↗️ na tend. de longo ou curto prazo. #COVID19
Capitais.
↗️Sinal forte (prob. > 95%): BH (MG), Campo Grande (MS), Maceió (AL), e Salvador (BA).
↗️Sinal moderado (prob. > 75%): Curitiba (PR), Natal (RN), Palmas (TO), plano piloto de Brasília e arredores (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), e Vitória (ES)
Obs.: registros referente apenas aos residentes das capitais. Não inclui notificações de unidades de saúde da capital relativo a residentes de outros municípios.
Read 22 tweets
Semana fechando e, pra quem não viu o boletim do #InfoGripe segue o fio com principais destaques da semana 41 (até 10/10/2020).
Os dados de #SRAG no país apresentam sinais de nova fase de *estabilização*, ainda em valores bastante elevados. Sinal de possível interrupção da queda que vinha se mantendo há bastante tempo.
"Mas Marcelo, tu não vives dizendo que o dado Brasil ñ e um bom parâmetro?" Sim. Mas no momento que o dado do país como um todo dá sinais de interrupção de queda, em valores ~14mil novos casos por semana, merece destaque.
Read 40 tweets
Sessão 2 sobre a atualização do #InfoGripe ref. semana 40.
Um olhar para o estado de São Paulo, em função do anúncio recente das bandeiras. Lembrando que os dados de SRAG são de extrema importância mas não são e nem devem ser os *únicos* dados a serem levados em conta.
Segue o 🧶
Começando pela capital: sinal de possível estabilização, em valores relativamente altos ~8 [5 - 14] novos casos semanais por 100mil habitantes. O fato de termos duas semanas consecutivas com as tendências de longo e curto prazo indicando estabilização é relevante.
Não há indício significativo de retomada do crescimento, mas há forte indício de interrupção da tendência de queda, e possivelmente mantendo um patamar elevado. "Ah, mas no pico era muito mais."
Que bom, né? Mas isso não significa que agora seja pouca coisa.
Read 7 tweets
Boletim InfoGripe semana 40 (27/09 - 03/10).
Florianópolis, Aracajú, Fortaleza, Macapá e Manaus mantiveram o sinal de crescimento na tendência de longo prazo.
Belém e Brasília apresentam 1a semana com sinal cresc no longo prazo.
Recife e Rio mantiveram interrupção do crescimento.
Manaus mantém cenário bastante preocupante, tendo inclusive perdido o sinal de provável queda no curto prazo. Isso reforça a importância da interpretação adequada do indicador de curto prazo, que é mais suscetível às oscilações e ruídos do dado.
Floripa, embora esteja com 2a semana consecutiva com sinal de crecimento na tendência de longo prazo, a série sugere q pode ser uma estabilização em valor acima da mínima da semana 35. Ou seja, pode não ser uma retomada do cresc, mas está bem sugetiva a interrupção da queda.
Read 11 tweets
Infelizmente tivemos alguns contratempos que atrasaram a publicação da atualização do InfoGripe referente à semana 39 (20/09 - 26/09). Segue o 🧶
Os dados do país como um todo continuam caindo, porém localmente ainda temos muitos regiões em situações preocupantes.
5 capitais com sinal de crescimento na tendência de longo prazo, e mais 2 com estabilidade após 5 semanas consecutivas com sinal de crescimento. Image
Por ordem alfabética:
Aracaju (SE): sinal de crescimento na tendência de longo prazo presente nas últimas 3 semanas Image
Read 24 tweets
#InfoGripe semana 35:
Segue fio com alguns detalhes sobre a situação nas capitais e macrorregiões de saúde de cada estado para os dados de #SRAG, q serve como parâmetro para #COVID19 no BR.
Resumo do boletim: bit.ly/mave-infogripe…
Boletim completo: bit.ly/mave-infogripe…
Tendências de curto (últimas 3 semanas) e longo (últimas 6 semanas) prazo para as capitais
Belém (PA), Macapá (AP), Palmas (TO), Maceió
(AL), Recife (PE), São Luís (MA), e Rio de Janeiro (RJ) já ñ apresentam queda há várias semanas, algumas tendo registrado inclusive crescimento. Nenhuma dessas capitais voltou a cair de maneira clara desde então.
Read 18 tweets
Segue um 🧶sobre análise de tendência com base em dados reais. Serve para #COVID19 #dengue #SRAG ...
Um pouquinho sobre os dramas e coisas simples (e ainda assim úteis) que podem ser feitas para uso prático, e exemplo de uso para enfrentamento da COVID-19 com dados de SRAG.
Dados reais de casos de qualquer doença não são curvas de um sistema determinista. O q isso significa na prática? Q ela vai ter altos e baixos mesmo durante período com tendência de crescimento/queda.
Aquela cara "serrilhada", típica de processos conhecidos como estocásticos.
E?
E q, mesmo c/ dados sendo notificados/digitados em tempo real (ñ são), o último ponto ñ necessariamente representa a tendência.
I.e, o número da semana T ser menor/maior do que o valor na semana anterior (T-1) ñ significa que a partir dali começou processo de queda/crescimento
Read 21 tweets
Sessão 2 da comparação entre dado disponível, dado consolidado, e #nowcast / #bakcfill do #InfoGripe para os dados de #SRAG no Brasil.
O foco agora é a tendência em si, já que na 1a olhamos impacto na intensidade.
#COVID19 #FIOCRUZ #MAVE
Sessão 1, aqui:
O foco aki é TENDÊNCIA. I.e., como o atraso afeta a capacidade de avaliar se a curva de novos casos está subindo/estabilizando/caindo?
Notem q, além de observarmos sempre um número muito < de casos, o atraso tbm faz c q, em geral, indique queda mesmo qnd ainda está em ascensão.
Notem tbm q a "estimativa pontual" (mediana da estimativa, linha tracejada) para a própria semana nem sempre acerta "na mosca". Mas o intervalo de confiança (IC), em geral, captura bem e, + importante, a média móvel de 3 semanas da estimativa pontual em geral acerta a tendência.
Read 5 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!