Discover and read the best of Twitter Threads about #NósUFMG

Most recents (18)

Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Mae Carol Jemison

#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você sabe quem foi a primeira mulher negra a ir para o espaço? O nome dela é Mae Jemison e ela trouxe essa conquista para a comunidade feminina negra a menos de 30 anos atrás.
Natural do Alabama, EUA, Mae Carol Jemison nasceu em 17 de outubro de 1956. Ainda na sua infância, mudou-se para Chicago onde concluiu o ensino básico na Morgan Park High School com excelente desempenho, garantindo uma bolsa para Stanford University.
Read 21 tweets
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Kathy Lueders
#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você já ouviu falar da Missão Ártemis, o novo programa de viagem espacial tripulado da NASA? Em junho deste ano foi decidido quem ficaria encarregado pelo maior projeto da agência e, pela primeira vez na história, uma mulher foi nomeada: Kathy Lueders.
Kathy é da área de projetos e finanças, graduou-se em Administração de Finanças na University of New Mexico e especializou-se em Engenharia Industrial na New Mexico State University.
Read 15 tweets
Uma galáxia muito distante chamou a atenção dos astrônomos: ela tem características semelhantes às da Via-Láctea, o que não era esperado para objetos tão afastados.
Hoje vamos falar mais sobre essa descoberta, segue o fio!
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
Cientistas observaram a galáxia SPT0418-47, que está distante da Terra por 12 bilhões de anos-luz, ou seja, aproximadamente 1,4 bilhões de anos após o surgimento do universo.
O ano-luz é uma medida utilizada para mensurar distâncias astronômicas. Um ano-luz é a distância que um feixe de luz percorre durante um ano, que é de aproximadamente 9,5 trilhões de quilômetros. Logo, a luz detectada pelos cientistas foi emitida há 12 bilhões de anos atrás.
Read 11 tweets
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Cecilia Payne-Gaposchkin

#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você já ouviu falar que o Sol é composto por Hidrogênio e Hélio ? Sabe quem foi responsável por essa descoberta? Cecilia Payne-Gaposchkin é uma cientista brilhante que mudou a forma como vemos o Universo quase um século atrás.
Nascida em 1900, na pequena cidade de Wendover, na Inglaterra, Cecilia Helena Payne se apaixonou por astrofísica em 1919 quando presenciou uma palestra do astrônomo Arthur Eddington sobre a Relatividade de Einstein.
Read 18 tweets
Um assunto muito discutido atualmente: as queimadas no Brasil. Mas afinal, o que a NASA diz sobre essas queimadas?
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
No sul da Amazônia a estação de seca traz consigo o aumento das queimadas. Ocorreu um notável aumento dessa prática em agosto de 2019 e um aumento gradual no desmatamento ao longo de vários anos.
Após isso, uma equipe de cientistas da NASA e da Universidade da Califórnia-Irvine começou a observar atentamente os sinais de como a temporada de 2020 pode se desenvolver. Vários sinais preocupantes surgiram.
Read 12 tweets
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Wanda Díaz-Merced
#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR Image
Já pensou em como pessoas cegas estudam astronomia? Wanda Díaz-Merced é uma astrônoma cega que desenvolveu o método da Sonificação na astronomia.
Wanda Díaz-Merced nasceu em 1982, Guarabo, Porto-Rico, e desde pequena era apaixonada com ciência. Ingressou na Universidade de Porto Rico e, bem no começo, foi surpreendida com uma doença inesperada: Retinopatia diabética, responsável pelo início da sua perda de visão.
Read 17 tweets
Um novo Rover está à caminho de Marte!

No dia 30 de julho o rover Perseverance, da missão Mars 2020, foi enviado em direção ao planeta vermelho. Quer saber mais sobre essa missão? Segue o fio.

#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
Nas últimas décadas várias missões enviaram rovers (veículo de exploração espacial) para investigar Marte. Mas, dessa vez, a missão Mars 2020 tem um objetivo mais específico: explorar a cratera Jezero, local que pode abrigar sinais de vida, que possivelmente existia no passado.
Após a análise de dados obtidos por satélites, como o Mars Express (ESA), há cerca de 3,4 bilhões de anos, Marte era semelhante à Terra, com água abundante em sua superfície e uma atmosfera úmida e quente. No relevo marciano é possível ver canais, que foram esculpidos pela água.
Read 13 tweets
Via Láctea sob o Himalaia
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG

Já pensou em olhar pro céu em um dos pontos mais altos do planeta? Image
Sob as montanhas vemos a Via Láctea e nela destaca-se Júpiter, o ponto mais brilhante. À direita, a estrela alaranjada é Antares, pertencente a constelação de Escorpião.
A astrofotografia foi tirada pouco depois do pôr do Sol, em abril de 2019, a 4.000 metros de altitude.
Créditos: Tomas Havel
Astronomy Picture of the Day - NASA - 26 de maio 2020
Read 3 tweets
JPCam: a segunda maior câmera astronômica do mundo construída pelo Brasil

#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
Na noite de 29 de junho, a JPCam realizou a sua primeira coleta e registro de luz, obtendo com sucesso as primeiras imagens do céu. Esse dispositivo foi construído majoritariamente pelo Observatório Nacional (ON, @ON_MCTI).
A JPCam foi acoplada ao telescópio do Observatório Astrofísico de Javalambre (OAJ), na Espanha. Para visualizar uma das suas imagens em escala real seriam necessários 600 monitores full HD, aproximadamente.
Read 8 tweets
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Peggy Annette Whitson

#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você sabe quem foi a primeira mulher a pilotar a International Space Station? A quem pertence o maior tempo acumulado em space walks feminina? Quem tem a maior caminhada? Quem é a mulher mais velha a ir para o espaço? O nome dela é Peggy Whitson e ela detém todos esses títulos.
A americana Peggy Annette Whitson nasceu em 1960 em Iowa e teve como um marco durante sua infância a chegada do homem à Lua.
Read 22 tweets
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Mary Jackson
#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
A história de Mary Winston Jackson ganhou popularidade nos últimos anos com o lançamento do livro e posteriormente do filme “Estrelas Além do Tempo” (Hidden Figures).
Sua carreira brilhante serve de inspiração para diversas mulheres, principalmente negras, que desejam ingressar no ramo da engenharia e astronomia.
Read 19 tweets
Um buraco negro no sistema solar?

Cientistas discutem sobre essa possibilidade! Quer saber mais sobre o assunto? Segue o fio

Crédito: ESO - M. Kornmesser

#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
Além da órbita do último planeta do sistema solar estão os objetos que são chamados de transnetunianos. Alguns anos atrás foi verificado que alguns desses objetos seguem uma órbita peculiar, causada pela presença de algum corpo desconhecido na região.
Uma hipótese que explicaria o comportamento desses objetos é o da existência de um outro planeta. Conhecido como planeta 9, seria um gigante gasoso de 5 a 10 massas terrestres. Mas existe uma outra hipótese: o objeto em questão pode ser um pequeno buraco negro!
Read 10 tweets
Mulheres na Astronomia e Astrofísica: Nancy Grace Roman
#ExtensaoRemotaUFMG #NósUFMG #AstroThreadBR
Você provavelmente já ouviu falar do telescópio Hubble, mas sabe quem está por trás do mais famoso telescópio espacial já construído pela NASA? O nome dela é Nancy Grace Roman, astrônoma e líder do Office of Space Science.
Nascida em Nashville no dia 16 de maio de 1925, Drª. Roman contou que entre 12-13 anos decidiu ser astrônoma, inspirada em sua mãe que lhe mostrava as estrelas.
Read 18 tweets
Uma colisão de buracos negros emitiu luz?

Cientistas detectaram a partir do ZTF um fenômeno que corresponde à fusão de dois buracos negros. Mas há um detalhe surpreendente: foi observada a emissão de luz.

Crédito: SXS

#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
O Zwicky Transient Facility (ZTF) é um sistema que está acoplado a um telescópio no observatório Palomar, na Califórnia. Com ele é possível analisar uma grande parte do céu em uma única imagem, possibilitando a captura de eventos transientes.
Transientes são objetos ou fenômenos astronômicos de curta duração, quando comparado ao tempo de evolução das galáxias, por exemplo. Alguns exemplos são as supernovas, eventos envolvendo buracos negros e passagens de asteróides.
Read 14 tweets
Astronomia, análise de dados e monitoramento de atividades ilegais

O vídeo abaixo (feito pelo Grupo de Astronomia da UFMG) mostra o avanço do garimpo na Terra Indígena Kayapó, no Pará.

Créditos das imagens do vídeo: Planet.

#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
O número de garimpo ilegal de ouro na Amazônia está aumentando tão rapidamente que os ativistas se voltaram para as imagens de satélite para identificá-las. Ainda assim, com milhares de novas minas por ano, o trabalho seria enorme para os cientistas da Earthrise Alliance.
Foi assim que a nona série da Weston High School, Massachusetts, começou a localizar atividades ilegais de mineração no território Yanomami protegido no Brasil.

Créditos: Earthrise Education
Read 11 tweets
Uma estrela desapareceu?

#astrothreadbr
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
Segundo uma pesquisa publicada no Monthly Notices of The Royal Astronomical Society, uma estrela massiva desapareceu. Os pesquisadores levantaram duas hipóteses para explicar esse acontecimento.
A primeira explicação é que o brilho da estrela tenha diminuído devido a existência de poeira, que ocultaria o astro. Já a outra explicação é surpreendente: a estrela colapsou em um buraco negro, mas sem gerar uma supernova.
Read 10 tweets
O que observar no céu hoje?
Siga a Thread:

#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
Hoje, a Lua estará apenas com 2% de sua face visível e se põe por volta de 18:30. Como a luz do Sol refletida por ela não ofuscará as estrelas, essa semana será boa para observações. Image
Júpiter e Saturno nascerão por volta de 19:16 e 19:45, respectivamente. Você irá vê-los próximos da constelação de Sagitário. Image
Read 4 tweets
O que é uma “Spacewalk”?
#ExtensaoRemotaUFMG
#NósUFMG
#AstroThreadBR
Nesta thread iremos contar um pouco a respeito, segue o fio
Quando um astronauta sai de um veículo enquanto está no espaço, dizemos que ele está em uma spacewalk (caminhada espacial) ou EVA (atividade extraveicular).
A primeira pessoa a sair em uma caminhada espacial foi o cosmonauta russo Alexei Leonov. Ela ocorreu em 18 de março de 1965 e durou 10 minutos.
Read 23 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!