Discover and read the best of Twitter Threads about #Petrobrásfica

Most recents (3)

Hoje o STF julga a possibilidade de a Petrobrás vender algumas das suas refinarias sem passar pelo aval do Congresso Nacional. A alienação do controle estatal sobre as Refinarias em questão atenta contra a soberania nacional e tem impactos econômico. Segue o fio (1/14)
1. Em primeiro lugar a medida é uma afronta a democracia. A Petrobrás foi criada - em 1953 - como desejo da maior manifestação popular da nossa história que teve como marca a pauta da soberania. A privatização das refinarias - portanto - deveria passar no crivo do debate (2/14)
2. Isso vai na contramão do que tem feito o resto do mundo. As grandes petrolíferas procuram, cada vez, mais serem empresa integradas, verticalizadas. Precisam controlar desde a atividade de Exploração e Produção (E&P) até o refino. Do poço ao posto ou do poço ao poste (3/14)
Read 14 tweets
Sei q debater treta com o Felipe Neto ou debate dos EUA tá bem legal, mas queria chamar atenção para um assunto que entra na pauta hoje q é crucial para o país. Basicamente, o supremo vai decidir o grau de influência da população brasileira sobre a venda do nosso patrimônio.
Trata-se da Reclamação 42.576 na qual congresso e senado acusam o governo Bolsonaro de liberar "subterfúgios que possibilitam encolher o tamanho das empresas-matrizes ilimitadamente, sem o aval do Poder Legislativo". Fachin, relator do processo, já se manifestou contra o governo.
Por exemplo, se o legislativo sair derrotado a Petrobrás poderá vender suas refinarias sem o mínimo de debate sobre o tema. Isso é bem perigoso e pode acarretar no desabastecimento do país ou numa crise de combustíveis pior do q a de 2018 que culminou na greve do caminhoneiros.
Read 6 tweets
Comparação entre produção, arrecadação de Royalties e geração de emprego entre Petrobrás e empresas privadas no RN. Segue o fio.
1. No Teaser do anúncio da venda dos pólos de Riacho de Forquilha e Macau a Petrobrás produzia, respectivamente, 10.836 boe/d e 7126 boe/d. As atuais empresas privadas produzem, respectivamente, 5.339 boe/d e 4.698 boe/d.
2. A privatização dos campos da Petrobrás resultou numa queda de produção de 51% em Riacho da Forquilha e 34% em Macau, o que representa uma perda de produção de R$ 1.923.630,49 por dia ou R$ 700 milhões por ano.
Read 8 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!