Discover and read the best of Twitter Threads about #RetratoNarrado

Most recents (3)

Gente, tô comovida com tantas mensagens que recebi elogiando minha "paciência" e "coragem" nas entrevistas com o Olavo que descrevo no episódio bônus da série #RetratoNarrado (❤️). Vou compartilhar algumas dicas e técnicas me ajudaram neste trabalho. Segue a thread:
1) Preparação: é essencial conhecer bem o seu entrevistado antes de qualquer entrevista, ainda mais quando o entrevistado é conhecido por atacar jornalistas. Eu tinha lido vários livros do Olavo e também assistido a inúmeros vídeos do seu canal. Então já sabia o que me esperava +
2) Escuta ativa: na primeira entrevista com Olavo, usei uma técnica de entrevista emprestada da História Oral que consiste em deixar o entrevistado falar o máximo possível, com mínima intervenção. Quanto mais ele falasse, mais material eu teria para analisar depois +
Read 14 tweets
Logo hoje, com Flávio Bolsonaro denunciado pelo MP e uma ex-assessora admitindo pela primeira vez o esquema de rachadinha, saiu o 6° e último episódio de #RetratoNarrado - podcast do @Spotify e @revistapiaui produzido pela @radionovelo 🎧 🧶🐧 open.spotify.com/episode/2SI4DT…
Minha ideia com essa série era entender o Bolsonaro para explicar o Bolsonaro. Enquanto eu montava os roteiros, tinha dúvidas sobre o último episódio porque nunca quis ficar a reboque do noticiário, mas não podia deixar de falar do governo em ação.
Mas logo ficou claro que o governo era sobre os filhos, que não passam de tentáculos do pai. O episódio, então, é sobre eles: Flávio, Carlos e Eduardo Bolsonaro. Ouçam e depois me contem. 🎧📻🐧
Read 8 tweets
1- Há muitas virtudes no quarto episódio do #retratonarrado da @pirescarol , seja na pesquisa ou na narrativa. Muitos já falaram delas. Mas vejo dois problemas claros, já presentes antes no tom de boa parte da imprensa e da @revistapiaui :
2- a) o primeiro é a ideia de uma hegemonia plena do petismo, que a observação atenta mostra não existir. As aprovações por pesquisas de opinião pública são um dado importante, mas as resistências institucionais de mídia, judiciário, forças armadas e establishment religioso+
3- sempre foram fortes e constantes. A ideia de uma direita completamente isolada e minoritária é parte da auto-imagem da própria ultradireita, ou seja, parte do jogo político que eles entendem como jogo narrativo. O que nos leva ao segundo problema, na minha perspectiva.
Read 6 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!