Discover and read the best of Twitter Threads about #RodaViva

Most recents (24)

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE JANEIRO DE 2020, feito pelo corpo técnico do MS, apontando a situação da COVID-19 no mundo. ANÁLISE TÉCNICA, DE FUNCIONÁRIO DE CARREIRA.
Vocês têm noção do que é isto?
Pois vejam...
portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/202…
Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública | COE-nCoV
o COE foi instituído em 2013, no Plano de Resposta à Emergências em Saúde Pública.
O intuito é, exatamente, o corpo técnico agir monitorando o que acontece no mundo e como pode responder +
portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/201…
O COE produz documentos analisando o que acontece e apresenta planos de ação para o ministério. O primeiro referente ao SARS-CoV-2 é de janeiro! Em 4 de fevereiro sai a portaria que nos coloca em situaçaõ de Emergência.
Não venha falar mal de funcionários de carreira do MS.
+
Read 5 tweets
CPI Lovers!

Estão acompanhando o #RodaViva com senador Omar Aziz, presidente da CPI da Covid?
Senador Omar Aziz está, nesse momento, criticando a ausência de barreira sanitária e de uma coordenação nacional para contenção da pandemia. #RodaViva
Omar Aziz afirma que quem está sobre investigação não é o Exército, mas a pessoa de Eduardo Pazuello. Assim como Mandetta não será chamado como médico, mas como cidadão. #RodaViva
Read 36 tweets
Começando a listagem de tweets recuperados para a arroba joseleonidas. Sumiram desde a nossa última checagem 2 tweets.
O tweet com id 1239899951892660224 de 2020-03-17 13:02:39 que falava sobre:
RT @filipe1anderson: Jornalistas do #RodaViva ontem com perguntas de 1990 para o Ciro Gomes. Com o Brasil aos frangalhos hoje e o homem t…...
Read 7 tweets
A Katia Abreu diz que agrotóxico é remedinho de planta, o mesmo papo mofado de sempre. #rodaviva

Remédio você dá com prescrição de médico, uso tópico individual. Agrotóxico no Brasil é jogado no feeling, de avião, de maneira preventiva, sem assistência técnica.
Os caras jogam na hora errada e o vento leva as gotículas, usam o bico errado no aplicador e as gotas não acertam as áreas afetadas, reaplicam sem ver o tempo de descanso, fazem misturas de químicos nunca estudadas, contrabandeiam produtos proibidos, aplicam sem EPI.
Muitos produtores e funcionários rurais são semi-analfabetos e sequer entendem a bula. Recebem orientação do vizinho e da vendinha da esquina.

É um desastre mais parecido com tratamento precoce de COVID do que com uso de remédio.
Read 17 tweets
Katia mente sobre grilagem. Não há nenhum impeditivo em demarcar e regularizar ocupações de seu Joãozinho e dona Maria anteriores a 2012.

O que a nova lei quer é exatamente legalizar invasões recentes, após esse período. Premiando os criminosos da última década.
#rodaviva
Isso traz ainda o efeito de estimular ainda mais desmatamento futuro, porque teve uma lei em 2009, outra em 2017, agora com outra em 2021 o cara já sabe que vai ser legalizado em breve.
O fato de isso não ocorrer em Terra Indígena é fato notório. A lei incide sobre terras públicas federais, terras indígenas já têm regularização fundiária. São terras indígenas, oras. Até por isso ninguém invade pra ocupar, porque sabe que não vai conseguir regularizar.
Read 7 tweets
Pela 1a vez em mais de 30 anos, o orçamento da Fapesp — que financia quase metade da ciência do PAÍS — precisará de uma assinatura do governador João Doria, quase em tom de favor aos cientistas. Editorial da Folha de hoje explica pq isso é grave +
www1.folha.uol.com.br/opiniao/2020/1…
O Orçamento do estado de SP para 2021 corta 30% dos recursos da Fapesp, que são garantidos pela Constituição de SP, mas promete, ao mesmo tempo, recompor a dotação perdida por meio de um Decreto. Ou seja: a lei diz que um Decreto vai garantir que a Constituição seja cumprida 🤔+
Do editorial: “Neste ano, por exemplo, 60% da ciência produzida pelo Butantan —o instituto à frente da produção da vacina Coronavac, aposta do governador João Doria (PSDB) na pandemia— tem verba da fundação.” Que país do mundo corta dinheiro pra ciência no meio de uma pandemia?+
Read 5 tweets
1/n O @rodaviva hoje trouxe um formato diferente, com 3 personalidades para falar da #vacina para a #COVID19
Acho que foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores programas da história do #RodaViva
Mas eu gostaria de destacar o quanto se falou de prioridades e desinformação+
2/n Estes pontos me parecem centrais em tudo o que tem sido feito com qualidade contra a Covid-19. Seja no campo da comunicação científica, seja na produção científica.
E digo isto em função de a ciência e a Divulgação científica estarem (SIM) sendo atacadas em nosso país,+
3/n Mais do que um fio vitimizando cientistas e divulgadores, a questão é o quanto isto fragiliza contratos sociais FUNDAMENTAIS neste momento e reforça ainda mais uma necropolítica absolutamente intencional.
As palavras da Margareth Dalcomo, neste sentido, são fundamentais+
Read 10 tweets
1/4 @binerighetti pergunta sobre a obrigatoriedade da vacina
@dogarrett fala sobre a necessidade de discutirmos a responsabilidade e a necessidade de comunicação por parte do governo, etb transparência e honestidade para a população entender o q está tomando #RodaViva @rodaviva +
2/4 @dogarrett vai na jugular: é preciso comunicação direta e apoio de pessoas que influenciam diretamente a população para ajudar na segurança
@veramagalhaes traz a questão da vacina CoronaVac e #DimasCovas responde sobre o quanto as vacinas tem seus insumos produzidos na China+
3/4 como TODAS as vacinas!
Reafirma o perfil de segurança.

As questões voltam-se novamente pela desinformação vinda do executivo nacional! Isso segue sendo INADMISSÍVEL!!!
É preciso mais seriedade e compromisso com a nossa população e com a CIÊNCIA, sempre!
#RodaViva
Read 4 tweets
Sobre duas perguntas ontem ao @GuilhermeBoulos no #RodaViva:

1. Um entrevistador fez parecer que existe incompatibilidade entre ORÇAMENTO PARTICIPATIVO e o processo legislativo orçamentário. Não existe!

2. Outro ignorou entendimento de tribunais de conta sobre LRF.

Segue o🧶
Elaboração da proposta de lei do orçamento público é de iniciativa do Executivo, que o encaminha ao Legislativo.
Essa primeira proposta orçamentária do Executivo pode ser construída de forma participativa - Boulos estilo (ou não - destilo Covas).
Não altera nada pro Legislativo.
Vários tribunais de contas são incisivos em afirmar que despesas com pessoal não são apenas as da administração direita, mas também as que ocorrem via OS e PPP.
Ter responsabilidade fiscal não deveria nunca ter que passar por manobras. Isso é mera estratégia de terceirização.
Read 4 tweets
O que se espera de um réu confesso após sua condenação? Ao menos publicamente, alguma demonstração de arrependimento pelos atos que causaram danos a outros. A consciência da ultrapassagem da barreira do que é aceitável para a convivência social revela-se.
Quando isso não ocorre, estamos diante de alguém que a ciência comportamental já diagnosticou como uma pessoa que dificilmente é capaz de se ajustar ao princípio basal da sociabilidade, o respeito ao outro.
Ontem, no programa #RodaViva da TV Cultura, a audiência teve a possibilidade de se colocar em contato com um destruidor de reputações.
Read 9 tweets
Muita gente perguntou por que ontem no #rodaviva eu questionei o Ministro sobre o uso de homeopatia no SUS em sua gestão como secretário de saúde em Campo Grande. Aqui alguns textos para esclarecer.
O @iqciencia tem feito, desde sua inauguração em 2018, um trabalho exaustivo para esclarecer o uso de medicina alternativa no SUS, inclusive aquelas endossadas pelo CFM, como a homeopatia.
Aqui algumas amostras do nosso trabalho, para quem quiser entender melhor o que a ciencia diz sobre essa prática, tao comum no Brasil mas que nao tem base em evidencias científicas. jornal.usp.br/artigos/brasil…
Read 12 tweets
Foi histórico do ponto de vista pessoal e também da comunidade envolvida com ciência ter um representante destes no centro do #RodaViva neste momento em que a ciência se impõe tanto como necessidade+
Muito honrada por ter estado lá. E feliz com todo carinho de vocês aqui nessa rede. Cada participação e menção de vocês colocou um sorriso real aqui que o emoji não dá conta de expressar+
Que minha retribuição seja sempre representar bem as universidades públicas e defender o investimento nelas e na pesquisa. Nem tudo são flores e a era é de muito desprezo dos nossos governos pela Ciência. Vamos seguir #juntos nessa luta!
Read 4 tweets
Vou fazer uma moqueca pra assistir o @emicida no #RodaViva hoje.
Fazendo minha moqueca e vendo emicida ✌🏽
Arrasei! Valeu @emicida pela inspiração ✌🏽😊 Image
Read 4 tweets
Pq o coronavírus se propaga tanto?

Além da inexistente política de testagem em massa, fundamental para o combate à doença, outra dificuldade que se impõe: saber o CPF, de quem possivelmente foi responsável pela contaminação, é requisito para realização do teste. Siga o fio⤵️
Ontem, tão logo @EduardoLeite_ prudentemente comunicou que seu teste para coronavírus havia dado positivo, recebi uma mensagem da apresentadora do #RodaViva, @veramagalhaes, me aconselhando a fazer o teste, apesar de todos cuidados durante o programa da última segunda.
Mesmo sem sintomas, como sou de grupo de risco (diabético e hipertenso) e para não correr o risco de contaminar outras pessoas, procurei de imediato um laboratório no Pavilhão Pereira Filho, da Santa Casa, onde pagaria R$ 300 pelo teste.
Read 8 tweets
Sobre o #RodaViva de ontem, muitas vezes nao dá tempo e nem nos ocorre comentar algumas coisas que sabemos que sao importantes. Essa aqui eu acho que fiquei devendo pra @giovanagirardi ontem.
Quando ela me perguntou onde foi que falhamos, porque tentamos tanto passar a informação correta. Eu respondi que devido à maneira como ensinamos ciencia nas escolas, e como a ciencia costuma ser divulgada, como algo pronto e acabado, e belo, a populacao nao está preparada
preparada para receber e digerir essa informacao que necessita da compreensão dos processos da ciencia, pra ser digerida e interpretada. eu falei tb do ótimo papel da mídia durante a pandemia.
Read 7 tweets
1/9 P/ qm ainda ñ assistiu o @rodaviva c/ a @TaschnerNatalia, escrevi um fio c/ alguns pontos levantados durante a entrevista, junto a comentários de minha parte. Esse fio ñ é substitutivo do #RodaViva. Corre lá e assiste assim quando tiver um tempinho ;-)
2/9 A Natalia levantou um questionamento no contexto dos preprints: Qual o equilíbrio entre comunicação científica entre cientistas e comunicação científica entre não cientistas? Se alguém acha q há uma solução fácil p/ obter esse equilirio, suponho q ñ está entendendo o problema
3/9 Eu gravei um episódio no Spin de Notícias do @PortalDeviante falando sobre pré-prints lá no começo da pandemia e abordava essa questão: Os preprints não são feitos para leigos lerem, mas leigos estão lendo. E aí? O que fazer? Não tenho resposta p/ isso deviante.com.br/podcasts/spin/…
Read 9 tweets
Vcs acreditam que eu fiquei tão mexida, revigorada, animada com o #RodaViva com @silviolual que eu não conseguia dormir? Teve uma parte que ecoou MUITO em mim, porque é um pensamento silencioso que me acompanha há muitos muitos muitos anos e que nunca compartilhei:
- todas as
vezes que peguei a ponte aérea São Paulo-Rio, e que foram muitas na minha vida, ao sobrevoar as favelas no alto dos morros a mesma coisa me vinha à mente - Quantos cientistas, quantos artistas, quantos talentos, quantos sonhos sem oportunidades estão aqui? O tanto que o Brasil
o mundo, a humanidade PERDE ao desprezar pessoas? Porque cada ser humano, cada vida que deixa sua marca na história é uma pessoa como outra, como qualquer uma, como todas. Eu nunca entendi a descriminação. Sempre usei exemplos simples como 'a mão que
Read 6 tweets
Minha pesquisa de mestrado é sobre a Frente Negra e outros coletivos negros do século XX e de como a ideia de criar uma categoria de negros 'diferenciados' - para retomar o termo usado por Paulo Cruz no #RodaViva reforçou a ideia de 'negro que não merece ser foco da militância'
A 'política de respeitabilidade' citada por Silvio Almeida é meu foco de pesquisa e quero debater sobre como ela travou ou atrasou as discussões sobre cárcere e punição, tendo deixado resquícios no fazer político negro até os dias atuais
Entendendo o momento e o contexto histórico, minha pesquisa tenta mostrar como a lógica de criar uma categoria de negros que seriam mais bem considerados por não beberem, terem ensino e carteirinha não levava em conta o fato de que o sistema estruturado pelo racismo ↓
Read 8 tweets
É preciso uma thread:

OS LIVROS QUE SILVIO ALMEIDA INDICOU NO RODA VIVA.

#RodaViva #SilvioAlmeidaNoRodaViva #BlackTwitterBr
Armadilha da Identidade - Asad Haider
Não foi citado o livro mas sim a pessoa. Pois conheçam:

Lélia Gonzalez
Read 15 tweets
Entrevista do @LRobertoBarroso traz importantes reflexões. Minha principal questão em relação as suas posições é o quanto ele minimiza os abusos legais realizados na Lava-Jato. Reconhecer o tamanho da corrupção que ela desbaratou não obriga a se relativizar seus erros. #RodaViva
Podemos avaliar a magnitude do que foi descoberto, seu pioneirismo em expor algo há tanto feito e naturalizado. E também se pode achar grave as condutas do juiz e MP. Não gostaria de ser julgado por juiz em conluio com acusação. Além disso, há efeitos políticos e econômicos dela.
A Lava-Jato chegou a atores muito protegidos, como grandes empresários, que faziam cartéis desde a ditadura. Nos depoimentos ficava evidente que eles mesmos se surpreendiam pelas razões que estavam sendo condenados, tão natural era financiar campanhas e pagar propina a agentes.
Read 8 tweets
Diria Bob Dylan: "The times, they are a-changin". Nesses tempos que vivemos, em velocidade acelerada, em todas as áreas, nos fazendo nos questionar todos os dias sobre nosso papel, nosso propósito, nossas certezas, nossos conceitos. A questão racial é uma delas. Segue fio.
Hoje me junto à corrente de pensamento dos que entendem que não basta não ser racista. A gente precisa ser ativo para banir o racismo do mundo. O jornalismo ainda é uma área em que há poucos colegas negros e negras em posições de destaque, mas isso vem mudando, também rápido.
Mudar nosso mindset às vezes não é tão simples, mesmo para quem tem uma disponibilidade grande para mudar, e acho que posso dizer que sou uma dessas pessoas. Assumi o comando do #RodaViva há menos de 5 meses. Uma das coisas que adoro é escolher as bancadas.
Read 11 tweets
@felipeneto: Em primeiro lugar, mea-culpa eu faço sem problema algum. Eu errei muito no passado, aprendi com esses erros. Preciso ter humildade de cidadão como qualquer outro. Não dá mais pra ficar calado.
#FelipeNetoNoRodaViva #RodaViva
@felipeneto: Passei os últimos três, quatro anos amadurecendo e estudando para usar a minha força e tentar afastar a opressão que vivemos hoje. Vou continuar tentando evoluir e melhorar.
#FelipeNetoNoRodaViva #RodaViva
@felipeneto: o erro que cometi quando era jovem era achar que sabia tudo. A maturidade me trouxe a noção que é bom calar a boca.
#FelipeNetoNoRodaViva #RodaViva
Read 16 tweets
Começa agora o @rodaviva com @wilsonwitzel que conta com Leandro @demori na bancada.
Leandro @demori perguntou à @wilsonwitzel qual a sua história com o Flávio Pacca, policial civil preso por corrupção na polícia. Flávio vou preso por cobrar propina para livrar flagrantes e esteve ao lado do governador durante a campanha eleitoral. Ele foi solto depois.
Segundo @wilsonwitzel, Flávio Pacca foi seu amigo de faculdade.
Read 13 tweets
O #RodaViva foi maravilhoso, o melhor que vi nos últimos anos. Por isso, chega a dar vergonha criticar o @oatila , que é brilhante e tá prestando um serviço fantástico ao país neste momento. Mas respeitosamente queria destacar um comentário equivocado sobre alterações climáticas
Apesar da diferença gritante na escala de tempo em comparação ao #covid19 , os efeitos da #CriseClimática não serão sentidos em apenas duas ou três décadas, como disse o Átila. Ainda que não sejam tão perceptíveis agora pela coletividade quanto os do #coronavirus , eles estão aí,
inclusive matando pessoas. Por ex: extremos climáticos, incluindo ondas de calor letais, como na Índia, em 2015, onde 1.100 pessoas morreram em um mês; maior incidência e intensidade de incêndios florestais, afetando condições respiratórias de milhões de pessoas e matando outras;
Read 9 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!