Discover and read the best of Twitter Threads about #SaneamentoÉBásico

Most recents (8)

O QUE ACONTECE QUANDO NÃO TEMOS SANEAMENTO BÁSICO?

Os problemas da falta de saneamento básico vão muito além do social e do econômico. Confira:
1. Doenças: para cada R$1 gasto com saneamento, a prefeitura economiza R$4 em saúde pública evitando o tratamento de doenças primárias como diarreira aguda, parasitárias, bacterianas e virais;
2. Mosquitos: os mosquitos da malária febre amarela, dengue, zika e chikungunya prolifera em áreas sem saneamento básico, onde o esgoto e o lixo não coletado acumulam água parada;
Read 8 tweets
A falta de saneamento afeta a saúde e o bem estar de milhões de brasileiros. Para piorar, polui o meio-ambiente, inviabiliza o consumo de água e prejudica o turismo. #SaneamentoÉBásico

A aprovação do Marco do Saneamento no @SenadoFederal é urgente e fundamental. Image

Mais de 6 meses depois da aprovação com protagonismo do @novonacamara, o Senado deve votar HOJE o Marco do Saneamento, que facilita a participação de empresas do setor privado, através de licitações, concorrência e metas de universalização.
Com o Estado quebrado, não podemos tratar a iniciativa privada como um tabu.

Já passou da hora de resolver de uma vez por todas este grave problema, que deveria ter ficado no século passado.
Read 3 tweets
#SaneamentoÉBásico e prioridade máxima para o desenvolvimento do país. Pauta histórica que pouco avançou em 30 anos e que se tornou mais urgente com a crise do covid. Pobres e informais são quem mais sofrem, moram onde não há água tratada, levando a alta mortalidade infantil. 👇
O saneamento básico está entre as áreas onde o investimento tem maior retorno para a sociedade:

1. Há redução de mortes evitáveis por doenças diarreicas. #SaneamentoÉBásico
ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/P…
2. Redução de mortes evitáveis por mosquitos e parasitas. #SaneamentoÉBásico
ehp.niehs.nih.gov/doi/full/10.12…
Read 8 tweets
O Brasil tem níveis de cobertura de água e esgoto bem piores que países como Iraque, Jordânia e Peru. Enquanto isso, das 27 companhias estaduais de saneamento, 14 têm insuficiência de caixa. Atrair o investimento privado e gerar competitividade: vamos mudar essa realidade! Image
- 57 milhões de residências sem acesso à rede de esgoto

- 24 milhões de residências sem acesso à água tratada

- 65 internações a cada 100 mil habitantes por doenças ligadas à falta de saneamento básico

#100MilhõesSemEsgoto
#SaneamentoÉBásico
E o assunto também é ambiental: o Brasil lança diariamente no solo, córregos, em rios, mar e demais cursos d’água aproximadamente 5.622 piscinas olímpicas de esgoto não tratado. É uma agenda do século XIX e superá-la é urgente. No Senado, temos a chance de fazer algo a respeito!
Read 3 tweets
Como é o assunto do dia, vou deixar aqui uma thread que inicialmente fiz em resposta a outra, sobre porque o Novo Marco Legal do Saneamento (PL 4162/2019) apresenta grandes riscos pro setor. Ponto de vista baseado na minha experiência em uma agência reguladora municipal. Segue:
Primeiro, importante saber que existem cidades em que a operação do sistema de saneamento é vantajosa economicamente para a prestadora (possui superávit). Em muitas outras, porém (cidades menores em geral), a arrecadação não cobre os custos (são deficitárias).
As concessionárias estatais possibilitam a operação nas cidades que tem déficit por meio do subsídio cruzado. Isso quer dizer que o "lucro" das grandes cidades sustenta a operação das cidades pequenas, que de outro modo não é viável. Além de mecanismos como as tarifas sociais.
Read 22 tweets
Vivemos num país onde 100 milhões de pessoas moram em locais sem coleta de esgoto. Em algumas regiões, a maioria absoluta da população não tem acesso a esgoto.

#SaneamentoÉBásico e questão de saúde pública. Nosso atraso custa vidas.

Votação do Marco HOJE no @SenadoFederal Image
⠀⠀⠀⠀
Essa triste realidade pode começar a ser mudada com a aprovação do Marco do Saneamento, que aguarda votação no Senado. Há mais de 6 meses, foi aprovado com protagonismo do @novonacamara. A aprovação é urgente e fundamental.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O NOVO defende que seja permitida uma maior participação da iniciativa privada, através de licitações para a prestação dos serviços. Atrair investimentos para o setor ajudará o Brasil a universalizar o saneamento e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Read 3 tweets
Aproximadamente, 10% das doenças no mundo e 18% das mortes infantis seriam evitadas com mais investimentos em saneamento básico. Não podemos adiar mais a solução deste problema, que deveria ter ficado no século passado. #SaneamentoÉBásico
Image
Atualmente, 94% das empresas que atuam no setor são estatais, mas 20% do investimento total é proveniente da iniciativa privada, que atende apenas 6% dos municípios brasileiros.
⠀⠀
A bancada do @novonacamara foi protagonista na aprovação do Marco do Saneamento, que facilita a entrada de empresas privadas no setor. Mais de 6 meses depois, o Senado deve votar HOJE o Marco.

Saneamento Básico é uma prioridade. Vamos pressionar por essa importante aprovação!
Read 3 tweets
A atualização do marco do saneamento básico (PL 3261/19) deve ser discutida na Câmara nos próximos dias. O projeto é MUITO IMPORTANTE, e vamos explicar por que. Segue o fio: #SaneamentoÉBásico
Quão grave é o problema do saneamento no Brasil? Aproximadamente 100 milhões de pessoas não têm acesso à coleta de esgoto. Por volta de 35% dos brasileiro não têm água potável! Até o Iraque tem cobertura proporcionalmente maior do que a nossa.
exame.abril.com.br/brasil/cobertu…
As principais alterações positivas do projeto são facilitar a abertura para investimentos da iniciativa privada, e acabar com a renovação automática dos contratos com empresas públicas que não entregam o serviço necessário. #SaneamentoÉBásico
Read 12 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!