Discover and read the best of Twitter Threads about #SemanaOswaldoJardim

Most recents (7)

É com a belíssima ilustração de Jorge Silveira que encerramos a #SemanaOswaldoJardim. Ao longo dos dias, passeamos por seu estilo, personalidade e obras inesquecíveis, nas quais, sem exceção, imprimiu sua característica da melhor forma em cada uma das agremiações que trabalhou. Image
Para o desenvolvimento dessa semana comemorativa foi de suma importância a participação de grandes artistas que por meio de seus traços deram vida à memória de Oswaldo Jardim e mostraram que a influência criativa do carnavalesco ainda pulsa pela folia.
O Carnavalize agradece as contribuições de Thiago Avis, Guilherme Estevão, Rodrigo Cardoso, Jorge Silveira, Lucas Abelha e Osmar Igbode. Os registros fotográficos de Wigder Frota e a contribuição documental da Vila Cultural foram fundamentais para a homenagem.
Read 6 tweets
"Mangueira o santuário da esperança
O olimpo é verde e rosa
É o esporte na cultura da criança"

Em 97, a morada dos deuses gregos se pintou de verde e rosa nas tintas mágicas de Oswaldo Jardim. Um desfile com a forte garra mangueirense!

Fotos: Wigder Frota ImageImage
Ao contar a história dos jogos olímpicos e preparar o terreno para o lançamento do RJ como sede das competições, o artista soube combinar com brilhantismo as cores do pavilhão mangueirense com tons terrosos e fortes para evocar a Grécia.

Fotos: O Globo ImageImage
O visual proposto pelo artista e o samba-enredo animado da agremiação garantiram um honroso terceiro lugar naquele ano.

Fotos: Wigder Frota Image
Read 4 tweets
"Os tambores da mangueira
Na terra da encantaria
Encantaram o touro negro"

Encerrando o carnaval de 96, a Estação Primeira foi a nona escola a desfilar na segunda-feira de carnaval daquele ano. O enredo passeou pelas lendas e belezas do estado do Maranhão.

Fotos: Wigder Frota ImageImage
Oswaldo Jardim fazia sua estreia na agremiação, mostrando que sabia aliar bem a clássica combinação verde e rosa com sua assinatura tropical e multicolorida. Image
O desfile teve belas imagens alegóricas, passeando por sapos, polvos, estrelas do mar, serpentes, além das lendas e assombrações famosas do estado do Maranhão. Uma assinatura impecável e bem marcante do Rei da Espuma, em alegorias originais e exuberantes.

Fotos: Wigder Frota. ImageImage
Read 5 tweets
No quarto dia da #SemanaOswaldoJardim, partimos juntamente com o carnavalesco para a escola de Noel. Em 1993, Oswaldo Jardim chega na Vila Isabel para desenvolver “Gbalá, viagem ao templo da criação”.

📸: Vila Cultural (Departamento Cultural da Vila Isabel) Image
Dentre os carnavais de Oswaldo, "Gbala" talvez seja um dos mais marcantes. O enredo contou com alegorias e momentos até hoje inesquecíveis. O samba-enredo de Martinho da Vila também contribuiu para a boa apresentação da escola, ganhando o Estandarte de Ouro da categoria.
A nosso pedido, o talentoso designer @rodriguerrimo reimaginou a logo da apresentação da azul e branca de Noel. O visual lembra a alegoria mais famosa daquela apresentação, que falava da criação do mundo segundo a religião iorubá. Image
Read 6 tweets
ESTÁ NO AR! Dando sequência a semana dedicada ao grande carnavalesco Oswaldo Jardim, o quadro #Panorâmica mergulhou no jardim espumado do artista e procurou desvendar as minúcias por trás de seus célebres carnavais. Confiram!!
A #SemanaOswaldoJardim está comemorando os 60 anos desse artista fundamental pra folia carioca. Fiquem ligados em nossos canais e redes sociais: traremos muitos conteúdos pra homenagear a trajetória desse carnavalesco pouco lembrado e muito original!
Na quinta-feira, dia 03/09, realizaremos a mesa virtual "O jardim tropical de Oswaldo: o legado de um artista", com Guilherme Estevão, Edu Gonçalves, Jack Vasconcelos e Thiago Avis, para versar sobre a trajetória do artista homenageado. O evento será transmitido pelo nosso canal.
Read 3 tweets
"Axé Brasil, pai Amado, saravá!"

Em 1989, Oswaldo Jardim desembarcou no Império Serrano. O enredo foi uma grande investigação sobre a obra de Jorge Amado. A pedido do Carnavalize, o artista visual Thiago Avis, carnavalesco da Acadêmicos do Peixe, reinterpretou a logo do desfile. Image
"É doce morrer no mar
Nos braços de Yemanjá"

Para a criação do enredo "Jorge Amado, Axé Brasil", Oswaldo mergulhou no imaginário baiano tão bem representado na obra do escritor, inclusive na religiosidade baiana. No detalhe, o croqui da alegoria de Iemanjá e sua realização. ImageImage
Os croquis das alegorias que representavam os orixás Iemanjá e Oxalá foram dados de presente para o homenageado, fazendo parte do seu acervo pessoal até ser revelado ao público recentemente. São duas raridades se tratando de croquis do carnaval. ImageImage
Read 8 tweets
"Construindo seu castelo
Vem surgindo Grande Otelo
O rei da ilusão"

Em 1986, a Estácio de Sá homenageou um dos maiores atores da história brasileira: Grande Otelo! O enredo batizado de "Prata da Noite" foi a estreia do jovem Oswaldo Jardim como carnavalesco. Image
Com um samba-enredo animado composto por Dominguinhos do Estácio, a escola fez uma apresentação modesta, mas divertida, terminando na 10º posição daquele ano.

Fotos: Jornal O Globo. Image
Em entrevista no dia da apuração, Oswaldo comentou a expectativa pro resultado. Elogiando o desfile da União da Ilha feito por Arlindo Rodrigues, com quem Oswaldo havia trabalho na Rede Manchete como cenógrafo.
Read 4 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!