Discover and read the best of Twitter Threads about #VazaJato

Most recents (24)

#VAZAJATO EXCLUSIVO E INÉDITO:

ILEGAL E IMORAL 1: Cotada por Aras tramou com advogado contra membro do STF

reinaldoazevedo.blogosfera.uol.com.br/2019/09/16/ile…
ILEGAL E IMORAL 2: Envolvidos não comentam “material de origem criminosa”

reinaldoazevedo.blogosfera.uol.com.br/2019/09/16/ile…
ILEGAL E IMORAL 3: Escritório de advogado atua para acionistas da Petrobras

reinaldoazevedo.blogosfera.uol.com.br/2019/09/16/ile…
Read 4 tweets
Pera, deixa eu ver se entendi os sensíveis militantes petistas. Não é pra criticar o oportunismo eleitoreiro do Arrivista Egomes? O inimigo é outro? Mas pera, o maior inimigo da democracia não é esse antipetismo injustificável eleitoreiro e oportunista? Ou eu estou enganada?
Não é esse uso abusivo até do antipetismo a cada eleição que está afundando nosso país mais e mais no obscurantismo?
Por que sempre evitamos combater esse antipetismo e mostrar o oportunismo abjeto de quem o usa?
Serra quase foi eleito usando esse antipetismo, Aécio também.
O Trump Bananeiro foi eleito e aí, vamos então deixar mais e mais políticos INESCRUPULOSOS usarem desse antipetismo pra se darem bem já que não são capazes de conquistarem votos por méritos próprios e só surfam nesse ÓDIO DE CLASSE travestido de ódio ao PT? É isso mesmo?
Read 11 tweets
Escuta, num país onde general chantageia o STF acovardado pelo Twitter p manter preso político encarcerado, um bando d fascistas neopentecostais implanta censura, milícias políticas metralham pobres d helicóptero e banqueiros saqueiam tudo, tá se discutindo 2022?

Q eleição?
A esquerda, os democratas moderados, a direita q ainda pensa acha mesmo q o país caminha p eleições livres e limpas em 2022 c a máquina de fakenews de WhatsApp financiada por Dória, Luciano Hang, Edir Maiscedo e investidores continuar destruindo o cérebro do povo? Sério?
Ou acham q a ação heróica do jornalismo da #Vazajato vai resolver todos os problemas e a corrupção do judiciário brasileiro num passe de mágica? A superestrutura do golpe d estado de 2016 continua sólida, a destruição do patrimônio, o fim dos direitos, a escravização continua
Read 7 tweets
As notícias sobre o $ movimentado pelo dep. David Miranda são um caso emblemático a respeito do papel social do jornalismo. A fonte do Globo e da Folha é anônima. Por quê? Porque a fonte, que evidentemente é um funcionário público, comete um crime ao divulgar o documento
De posse da informação, o jornal precisa tomar uma decisão. Precisa pesar o interesse público (que não é o interesse do público) e o potencial dano à pessoa alvo do crime. Não entra no raciocínio a ilegalidade do material, porque quem cometeu o crime não foi o jornalista
Sendo David Miranda um deputado federal, um político com algum grau de poder, responsável por fazer e votar leis que todos devemos cumprir, pago com dinheiro do contribuinte, me parece que há interesse público em conhecer as movimentações financeiras dele
Read 11 tweets
LAVA JATO AMEAÇOU CRIANÇA DE SETE ANOS

"três agentes da Polícia Federal portando metralhadora ingressaram na residência da paciente de forma truculenta, exigindo, aos berros, que ela revelasse o atual paradeiro do seu genitor, sob ameaça de ‘evitar dor de cabeça para seu filho’"
O filho de Nathalie Schmidt tinha SETE ANOS de idade quando essa ação na sua casa foi feita - e na verdade foi uma ação explícita de coação, já que mesmo Sérgio Moro tinha dúvidas se havia justificativa suficiente para isso, como mostram os diálogos da #VazaJato revelados hoje.
Tais métodos são típicos de quem não respeita a Constituição e o Código Penal, de gente que é guiada pelos mesmos princípios dos torturadores de ditaduras militares.

A #LavaJato atua não só à margem da lei, mas também ignora os códigos morais que distinguem a humanidade.
Read 4 tweets
A #VazaJato publicada na Folha de São Paulo, hoje, talvez seja a prova mais contundente (apesar de tantas!) da prática escancarada do Lawfare e da intencionalidade obsessiva do Sérgio Moro e seus associados (liderados por Deltan Dallagnol) para prenderem o Lula.
Os Procuradores da Lava Jato chegaram a cogitar uma "renúncia coletiva" caso os abusos cometidos por Moro (eles sempre tiveram ciência disso!) explodissem contra ele.

Tudo se encaixa! Convocação das manifestações, protestos, divulgação no Jornal Nacional horas depois do grampo
+ Dezenas de conversas grampeadas do Lula foram registradas! Até mesmo quando o grampo já não poderia mais estar acontecendo.

Como o objetivo era único, selecionaram aquele trecho dele com a Dilma. Ali, com a devida dramaticidade do William Bonner no JN, obteve-se o pretexto. +
Read 11 tweets
Para as pessoas que dizem que o público está perdendo interesse nas revelações #VazaJato e material sobre a corrupção de Moro e Deltan após quase 3 meses da reportagens:
Além disso, a discussão na @RodaViva sobre #VazaJato ocupou 2 dos 5 Trending Topics *em todo o mundo *. O público tem grande interesse em aprender o que políticos poderosos fazem nas sombras - especialmente quando exerceram o poder por anos com pouca ou nenhuma transparência:
@rodaviva O @theinterceptbr é independente e conta com a ajuda de mais de 11 mil leitores e não depende de anunciantes. Não recebemos lucro. Se vc acha o que fazemos importante e quer defender a liberdade de imprensa, quero te pedir que considere apoiar o TIB: catarse.me/intercept
Read 3 tweets
Ninguém vai ler, mas vou falar do "terremoto" que @TheInterceptBr provocou no meio jornalístico brasileiro. 😉 Aliás, muito interessante a fase reflexiva (Giddens) do jornalismo no Brasil. Minha dissertação do mestrado é sobre o mercado do jornalismo digital. Amo esse debate.
Portanto, além das questões jurídicas e políticas, acho que a #VazaJato serviu pelo menos a colocar os jornalistas brasileiros diante do espelho. Perguntas como "o que é o jornalismo?", "o que é o jornalismo investigativo", "até onde vai o sugilo da fonte?",
"em quais circunstâncias jornalistas podem ser presos?", "O que diz a Constituição sobre o direito à informação?", todas essas perguntas estão sendo respondidas e viraram até temas do debate público. O que não ocorre em qualquer sociedade.
Read 14 tweets
Apesar de muito se falar sobre a #vazajato (VJ) na Internet, esse conteúdo não chega a boa parte da população e é ótimo que esteja na TV aberta (@rodaviva: ). Porém o tempo de @ggreenwald e dos espectadores poderia ter sido melhor aproveitado, segue o fio:
Diversas perguntas (intencionalmente ou não) preparam o terreno para que o espectador acredite num cenário falacioso (isso vai ser mais efetivo em quem não acompanhou a VJ de perto desde o começo), criando pré-indisposição com o trabalho de @ggreenwald (independente da resposta).
Da mesma forma q existem péssimos títulos de notícias tb existem péssimas perguntas, q influenciam tendenciando o entendimento. E qto + visibilidade o trabalho tem, maior o impacto dessas mentiras. Em época de #fakenews #posttruth #deepfakes, jornalistas deveriam evitar isso.
Read 17 tweets
Muito boa a entrevista do @ricksenra com o procurador @deltanmd, publicada na BBC. Faço, nos tweets a seguir, alguns reparos a mentiras que o procurador segue a contar desde que o @TheInterceptBr começou a publicsr as reportagens da #VazaJato bbc.com/portuguese/bra…
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr 1. "A gente tem aí cinco anos de intensas mensagens, se você muda uma palavra, muda completamente o significado de um texto." O @TheInterceptBr e seus veículos parceiros jamais editaram os diálogos. Essa afirmação de @deltanmd é mentirosa, sem meias palavras
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr 2. O suposto hacker de Araraquara, que o ministro @SF_Moro se apressou em chamar de fonte do Intercept (nós nunca falamos sobre a nossa fonte), disse, em depoimento à Polícia Federal e à @folha, que não há possibilidade de adulteração dos diálogos www1.folha.uol.com.br/poder/2019/08/…
Read 11 tweets
Vale a pena ler esta entrevista de 2017 que Deltan deu à @bbcbrasil - depois de um de seus discursos- em que ele negou veementemente que LJ usou vazamentos à mídia como parte de sua estratégia investigativa. Vale a pena lembrar o que Deltan afirmou aqui... bbc.com/portuguese/bra…
@bbcbrasil NOVO #VazaJato: Deltan Dallagnol mentiu: Lava Jato vazou sim informações das investigações para a imprensa — às vezes para intimidar suspeitos e manipular delações theintercept.com/2019/08/29/lav…
@bbcbrasil Muitos suspeitavam que os promotores da Lava Jato estavam usando vazamentos impróprios para manipular o público e os suspeitos. Deltan negou veementemente, inclusive em uma entrevista à @bbcbrasil em 2017, realizada após um discurso em Harvard. Ele mentiu. Decida por si mesmo:
Read 6 tweets
Quem é quem entre os Procuradores da Lava Jato que ironizam a morte de Marisa Letícia e luto de Lula, segundo as últimas revelações da #VazaJato:
(seguem fotos e nomes)
Jerusa Viecilli
Laura Tessler
Read 17 tweets
Virou a chavinha (mas segue com 30% de apoio firme)
Bora lá para a threadzinha comparando com a pesquisa anterior de fevereiro (e com a Datafolha, q foi mais recente, de julho).
Avaliação do regime Bolsonarco (fev/ago)

Ótimo/bom 38,9%📉 29,4% (-9,5)
Regular 29%📈29,1% (-0,1)
Ruim/péssimo 19%📈39,1% (+10,1)

(Datafolha de julho: 33%, 31%, 33%, respectivamente)
Read 30 tweets
Desde 9 de junho, os chats secretos da Lava Jato revelam ilegalidades cometidas pelos "heróis anticorrupção" do Brasil. Veja nessa thread tudo que foi publicado na #vazajato sobre as mensagens trocadas entre @SF_Moro, @deltanmd e procuradores da força-tarefa. 👇🏾
As mensagens da Lava Jato mostram transgressões que o Brasil e o mundo merecem conhecer. O @theinterceptbr lidera a cobertura que já conta com a parceria de: @reinaldoazevedo, @Folha, @Veja, @UOLNoticias, @BuzzFeedNewsBR e @elpais_brasil.
Na estreia da #VazaJato, mostramos que os procuradores tramaram para evitar que @LulaOficial fosse entrevistado antes das eleições para evitar uma suposta vitória de @Haddad_Fernando. interc.pt/2K7uu2O
Read 57 tweets
1/ It cannot be exaggerated what a threat to the planet Jair Bolsonaro is. From the @washingtonpost: “Huge tracts of the Amazon, which serves as the lungs of the planet by taking in carbon dioxide, storing it in soils and producing oxygen, are ablaze.” washingtonpost.com/weather/2019/0…
@washingtonpost 2/ The cause is not in doubt: “INPE tracks deforestation in Brazil, and its data has shown a huge increase in the Amazon this year. In early August, INPE found 1,330 square miles of rainforest had been lost since January alone, which is a rate 40 percent higher than in 2018.”
@washingtonpost 3/ Shown by the European Union’s Copernicus Climate Change Service, "the fires have led to a clear spike in carbon monoxide emissions as well as planet-warming carbon dioxide emissions, posing a threat to human health and aggravating global warming."
Read 21 tweets
Já em 2016, Deltan idealizou monumento à Lava Jato, uma lindíssima escultura que simbolizasse o trabalho deles: "O pilar de pé simbolizando as instituições da justiça. Os dois derrubados simbolizando sistema político e sistema de justiça..." #VazaJato www1.folha.uol.com.br/poder/2019/08/…
Infelizmente para Deltan, o chefe de força-tarefa, Sergio Moro (não exatamente reconhecido por sua humildade), rejeitou a proposta como prematura. "Melhor deixar para depois", disse o chefe a Deltan. Moro disse que homenagens "devem vir de terceiros".
O que quer que você pense sobre as fantasias de Deltan sobre a construção de um monumento público para seu próprio trabalho, o novo #VazaJato na @Folha mostra - mais uma vez - uma peça fundamental da corrupção central em LJ:
Read 3 tweets
Alexandre Frota é, obviamente, uma figura controversa (para ser generoso), mas ninguém pode negar que ele conhece bem o movimento Bolsonaro pq fazia parte dele. Por causa disso, vale pena ouvir sua entrevista na @RodaViva ontem. Primeiro: sobre o comportamento do Sergio Moro:
@rodaviva Próximo: Dep. Frota (PSDB, ex-PSL) explica por que as revelações da #VazaJato mostram transgressões e impropriedades graves por Moro, Deltan e Lava Jato:
@rodaviva Aqui, Dep. Frota descreve as características do que ele chama de "ditadura Bolsonarista" e como o @OfficialPSL é um partido que não acredita nos princípios básicos da democracia.
Read 7 tweets
"Grave" e "ruim" - Dep. Alexandre Frota (ex-PSL, agora PSDB), na @rodaviva agora, sobre o comportamento do @SF_Moro com @deltanmd, revelado pelo @TheInterceptBr e nossos parceiros na #VazaJato. Ele tb disse que ministro Moro, cada dia, se torna "mais fraco."
@rodaviva @SF_Moro @deltanmd @TheInterceptBr "Sim, OK, agora estou no partido de Aécio. Mas antes, eu estava no partido de Queiroz" - Frota, questionado sobre corrupção no PSDB.
@rodaviva @SF_Moro @deltanmd @TheInterceptBr Quando perguntado quem é seu principal inimigo - o governo de Bolsonaro ou PT - Frota respondeu: nenhum dos dois. São os fanáticos online à direita que espalham Fake News e ataques sujos. Ele reconheceu que a campanha de Bolsonaro usou isso durante a eleição quando ele a apoiou.
Read 3 tweets
A mim, o mais importante das revelações da #VazaJato de hoje é o fato de que Dallagnol, outros procuradores, funcionário da Receita e provavelmente Moro, empreenderam uma devassa criminosa em dados fiscais de um monte de gente ligada à Lula. O que acharam? Absolutamente...
...nada. A paranóia persecutória e politicamente motivada de Dallagnol e sua turma os levavam a praticar crimes do tipo com base em “achismos” convenientes, com base no apetite por encontrar algo que pudesse incriminar Lula. Devassaram dados fiscais de Marisa Letícia...
...caseiro do sítio de Atibaia, antigos proprietários do sítio, nora de Lula e até de 11 seguranças do ex-presidente. Queriam encontrar um laranja e não acharam nada, ao contrário das pencas da família Bolsonaro, que continua em paz, muito bem, obrigado.
Read 6 tweets
NOVO #VazaJato, este com @folha, é grave: Lava Jato driblou lei para ter acesso a dados da Receita, mostram mensagens. Contaram com a cooperação do Roberto Leonel, que assumiu a presidência do Coaf no governo Bolsonaro www1.folha.uol.com.br/poder/2019/08/…
@folha Leonel, presidente atual do Coaf, procurou Deltan após ser questionado por seu superior e pediu Deltan: "Ele quis saber pq fiz etc e se tinha passado está inf a vcs ... Disse q NUNCA passei pois não tem origem ilícita suspeita !!! Por favor delete este assunto por enquanto."
@folha Aqui está o relatório do @TheInterceptBr sobre isso, por @pbbianchi e @Demori: Lava Jato usava chats para pedir dados fiscais sigilosos sem autorização judicial ao atual chefe do Coaf – ou seja, sem nenhum controle da Justiça. theintercept.com/2019/08/18/lav…
Read 7 tweets
Pense nisso racionalmente: se Sergio Moro não tiver a integridade e coragem para se opor a Bolsonaro quando o Presidente esta interferindo de maneira corrupta na Polícia Federal para proteger sua própria família da investigação, quando Moro descobrirá essa integridade e coragem?
Lembram-se de duas reportagens altamente relevantes que fizemos sobre este episódio do #VazaJato: primeiro, até @deltanmd - o defensor mais leal do Moro -, sugeriu que Moro protegeria Flávio para não desagradar ao presidente e não perder indicação ao STF theintercept.com/2019/07/21/del…
@deltanmd E segundo: Moro sempre priorizou seus próprios interesses de carreira e poder acima da justiça: sempre. Até procuradores do MPF admitiram isso. Sinto muito que este "herói nacional" - o seu Super-Homem - não é o que alguns achava, mas a culpa é dele: theintercept.com/2019/06/29/cha…
Read 3 tweets
Vou contar as repercussões da #VazaJato na sessão do CNMP de hoje, a 1a do semestre. Um procedimento contra Deltan Dallagnol, motivado pelas mensagens reveladas pelo @TheInterceptBr, foi desarquivado. Ele havia sido engavetado por decisão monocrática do corregedor.
Na sessão de hoje, dois conselheiros pediram para o caso voltar a tramitar e ser discutido em plenário. Um novo relator será nomeado. Ainda não há data para haver decisão sobre o tema.
Na abertura, Raquel Dodge ressaltou que a Justiça se baseia em “imparcialidade e independência dos magistrados” e que procuradores têm que “fazer o que é certo, no momento certo, do modo certo”. Ouvintes acharam que se referia às conversas entre Moro e a força-tarefa no Telegram.
Read 5 tweets
NOVO #VazaJato: Deltan e Lava Jato usaram Vem Pra Rua e instituto Mude como lobistas para pressionar STF e governo. Para fazer política sem aparecer, @deltanmd
e a Lava Jato se esconderam atrás de movimentos theintercept.com/2019/08/11/del…
@deltanmd "Os chats mostram que DD começou a se movimentar para influenciar a escolha do novo relator da LJ no STF apenas um dia após a morte do ministro Teori Zavascki, antigo responsável pelos processos da operação no Supremo" - @rafaelmmartins, com @contaneves theintercept.com/2019/08/11/del…
@deltanmd @rafaelmmartins @contaneves Depois que Deltan usou o VemPraRua com clandestinidade para pressionar do STF e alcançar fins políticos, esse grupo agora está exigindo que Bolsonaro escolha Deltan como PGR. Lava Jato era, e ainda é, uma operação principalmente política, não legal.
Read 5 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!