Discover and read the best of Twitter Threads about #aguanaoemercadoria

Most recents (6)

VITÓRIA DO POVO E DA ÁGUA PÚBLICA, POR HOJE! Image
Foi aprovado na Alerj, por 34 votos a 22, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que, na prática, suspende temporariamente o leilão de concessão da CEDAE à iniciativa privada, que estava marcado para esta sexta, 30 de abril. Aprovar o PDL era urgente para impedir o leilão!
Conseguimos, após muita mobilização e pressão dos trabalhadores da Cedae, das centrais sindicais e de parlamentares da oposição.
Read 7 tweets
Zero novidade, mas a @folha se diz "contra Bolsonaro" e taí celebrando suas políticas privatistas e GENOCIDAS. Faz matéria de editorial pra justificar o Novo Código de Saneamento aprovado por unanimidade no senado em conluio com donos de empresas extrativistas #AguaNãoÉMercadoria
Não queremos esse novo código do saneamento, porque isso é pretexto para privatizar não só a entrega de serviços que devem ser obrigação do Estado gerir e democratizar-los, mas a privatização da água!

#AguaNãoÉMercadoria
As comunidades vulnerabilizadas NÃO irão ser supridas com o serviço onde a lógica será o LUCRO, pois o objetivo será sempre agradar ao setor privado. A imprensa tradicional brasileira sempre ficou do lado do fascismo e jamais escondeu isso.

Abutres!

#AguaNãoÉMercadoria
Read 3 tweets
10 PERGUNTAS A SE FAZER PARA DIMINUIR A CONFUSÃO SOBRE O PL4162 E A PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA E SANEAMENTO

(recomendo esse fio especialmente a quem se diz de esquerda e ainda não se entendeu com o que aconteceu ontem...)

#aguanaoemercadoria #NaoAPrivatizacaoDaAgua #NaoAoPL4162
1) Vocês sabiam que TODOS os movimentos comprometidos com a luta pela água enquanto Bem Comum dos povos e da Natureza estavam TOTALMENTE contra o PL 4162?

Procurem qualquer movimento dessa pauta e perguntem o que pensam sobre esse PL (já deveriam ter feito isso antes de votar) +
2) Vocês sabiam que esse PL é desdobramento da antiga MP 844 que derrotamos em 2017 com Temer, depois da MP 868 que obstruímos e fizemos caducar já no governo @jairbolsonaro após intensa mobilização de trabalhadores das empresas de água e saneamento e muitos movimentos? +
Read 15 tweets
Quem lembra do que fizeram com o serviço de telefonia nos anos 90 não pode relativizar o q fizeram instalando "Marco Legal de águas" em plena pandemia. É abertura legal para privatização dos recursos sim. Tô vendo gente aí relativizar "pq não é privatização propriamente".

ATA.
A administração dos recursos hídricos devem estar sob gestão pública, pois isso sim garante forte participação popular e prestação de contas, pois essa história de "investimentos privados com forte controle social" é o mesmo que dizer: "relaxa, você poderá negociar com o patrão".
Quando se trata de distribuição de água e saneamento básico (direito humano) a gente não pode admitir transação com privados. O "código de águas" (1981) no Chile foi executado sobre esse vies. E pergunte-nos como estamos... não está bonito não, fera.
Read 5 tweets
É No Brasil, estão a tentar privatizar a água e o saneamento básico. A proposta é do "senador coca-cola", representante da marca no país.🥤 🧶 #aguanaoemercadoria
O gráfico acima é deste artigo que explica o teia de interesses entre a marca e a Ambev na privatização da água da torneira 🕸. A água é a matéria-prima mais cara para a produção de bebidas, mesmo as que têm pouca...🌊🧶 outraspalavras.net/ojoioeotrigo/2…
Só que, a ideia de que privatizar a rede de abastecimento e saneamento básico irá estimular a concorrência e por isso melhorar o serviço, choca com três questões: primeiro, não existe concorrência, mas a transferência do monopólio do estado (público) para o privado; 🧶
Read 9 tweets
Como é o assunto do dia, vou deixar aqui uma thread que inicialmente fiz em resposta a outra, sobre porque o Novo Marco Legal do Saneamento (PL 4162/2019) apresenta grandes riscos pro setor. Ponto de vista baseado na minha experiência em uma agência reguladora municipal. Segue:
Primeiro, importante saber que existem cidades em que a operação do sistema de saneamento é vantajosa economicamente para a prestadora (possui superávit). Em muitas outras, porém (cidades menores em geral), a arrecadação não cobre os custos (são deficitárias).
As concessionárias estatais possibilitam a operação nas cidades que tem déficit por meio do subsídio cruzado. Isso quer dizer que o "lucro" das grandes cidades sustenta a operação das cidades pequenas, que de outro modo não é viável. Além de mecanismos como as tarifas sociais.
Read 22 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!