Discover and read the best of Twitter Threads about #astrominibr

Most recents (4)

Hoje a cosmologia é um ramo da física e utiliza o método científico para analisar racionalmente o universo.
Mas podemos (romanticamente) dizer que os primeiros cosmólogos foram aqueles que olharam para o céu e perguntaram a si mesmos "Qual a origem de tudo?" #astrominiBR
Mitos de criação de diversas culturas são indícios de como a humanidade sempre esteve, e continuará por muito tempo, buscando entender suas origens e o universo ao redor em grande escala. #astrominibr
Na antiga Mesopotâmia, berço da Astronomia (vejam as constelações deles e comparem com as atuais), o modelo de criação de Universo é o mito Enûma Eliš que nos conta que a criação do mundo foi uma grande batalha entre deuses, com papel especial para Marduk e Tiamat. #astrominibr
Read 19 tweets
Há alguns anos, essa imagem foi compartilhada como sendo Nibiru, o planeta hipotético que está vindo colidir com a Terra. Mas, na verdade, essa é uma erupção da estrela V838 Monocerotis.

Mas quais são os reais perigos que pode atingir o nosso planeta?
Segue a #AstroThreadBR
Pela grande variação de aparência uma escala de poucos meses, muitos usuários de chapeuzinhos de alumínio assumiram que esse era o Planeta X que estava se aproximando de nós. Porém, hoje sabemos que é fruto de uma erupção (com origem ainda desconhecida) dessa estrela variável.
Nibiru é um puta de um fura rolê. Já foi anunciada sua chegada nos anos 90, 2000, 2003… O pânico principal foi em 2012 e com certeza ele vai aparecer mais algumas vezes daqui uns anos. Mas ele nunca aparece, principalmente pq não temos nenhuma evidência que ele existe.
Read 46 tweets
Já ouviram falar de buracos negros supermassivos? Sabia que temos um vizinho assim e que ele é muito legal? No coração da Via Láctea mora um desses. Galera vamos sair do quarto para dar oi e conhecer um pouco mais sobre esse nosso grande vizinho em mais uma #AstroThreadBR
O nosso vizinho ostenta o Nome de Sagittarius A*, SgrA* para os íntimos. Ele mora no centro da Via Láctea, o CEP dele é algo entre as constelações do Sagitário e do Escorpião, ele está numa região super habitada do céu.
Buracos negros supermassivos são famosos por terem milhões de vezes a massa do Sol, nesse caso o perfil do tinder de SgrA* seria:

Massa: 4 milhões de massas do Sol
Distância: 8kpc ou 2.5 * 10^17km (são 17 zeros!)

Se o alcance do seu tinder chegar lá, saiba que é um bom partido.
Read 23 tweets
Apresentando mais uma obra-prima do espaço-tempo, vindo diretamente dos maiores cataclismas do cosmos a convidada de hoje é uma novata silenciosa que atende pelo nome de ONDA GRAVITACIONAL. Vamos relembrar um pouquinho do nosso primeiro encontro com ela em outra #AstroThreadBR
Uma onda gravitacional é uma ondulação no tecido do espaço-tempo. “Ok, mas o que é esse tal espaço-tempo?” Espaço e tempo parecem coisas separadas no cotidiano, não há uma conexão intuitiva entre régua e relógio. Mas quando começamos a estudar vemos que são coisas conectadas.
O espaço-tempo são o palco para a matéria, radiação e outros atuarem. No entanto ele não é algo fixo, ele é um palco daqueles dinâmicos, em que os atores vão modificando conforme a peça ocorre. Há um diálogo entre palco e atores, esse é o sentido das equações de Einstein.
Read 20 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!