Discover and read the best of Twitter Threads about #biothreadbr

Most recents (24)

"As pessoas são o vírus"

Não! E é por isso que precisamos falar sobre o ecofascismo, tema da #BioThreadBr de hoje!

Com a evolução da pandemia e queimadas observamos também uma crescente nesse tipo de discurso, uma frase de impacto, porém muito perigosa!

Segue o fio ūüĎáūüĎá
A primeira m√£o parece ser um discurso utilizado para boas inten√ß√Ķes, a revolta pelas queimadas, a polui√ß√£o e o aquecimento global.

Certamente isso nos deixa com raiva e a primeira m√£o nos faz pensar nessa possibilidade.
A história do ecofascismo é um pouco nublada, mas a sua origem vem do movimento eugenista e combina com uma forma de disfarce ecológico hediondo que tem como premissa justificar assassinatos e genocídios.

Tudo começa com a ecologia clássica. A Natureza linda vive em equilíbrio.
Read 15 tweets
Cobras s√£o surdas?
Encantadores de Serpentes encantam mesmo? Elas podem ‚Äúouvir‚ÄĚ voc√™ se aproximando enquanto caminha em uma trilha florestal? Vamos falar um pouco sobre a audi√ß√£o desses incr√≠veis r√©pteis!
#BioThreadBR #BioThread
ūüďł@AcAscenso
Pra começar: cobras não são surdas. Bom, pelo menos não completamente.

A audição é essa forma que temos de perceber o mundo através do recebimento de ondas de som através do ar. O som pode se propagar também nos meios sólido e líquido - como a água.
O ouvido dos tetr√°podes (Anf√≠bios, R√©pteis, Aves e Mam√≠feros) pode ser dividido em tr√™s partes: Ouvido interno, ouvido m√©dio e ouvido externo. Lembrando sempre que existem v√°rias exce√ß√Ķes da forma dessa estrutura, e serpente apresenta uma dessas exce√ß√Ķes.
Read 16 tweets
O bicho-piroca (Atretochoana eiselti) √© um anf√≠bio impressionante. N√£o possui pulm√Ķes, pode medir mais de 1 metro, √© cheio de dentes, vive na √°gua e raramente √© encontrado. Ser√° sobre essa esp√©cie de cec√≠lia que falarei na #BioThreadBR de hoje! Segue o fio:
A A. eiselti √© uma esp√©cie de cec√≠lia da fam√≠lia Typhlonectidae, cujos integrantes s√£o aqu√°ticos e viv√≠paros, ou seja, d√£o a luz a filhotes j√° formados. Foi descrita por Edward Taylor em 1968 e √© a √ļnica do g√™nero Atretochoana. Apesar da semelhan√ßa, n√£o s√£o cobras, e sim anf√≠bios
Pouco se sabe a respeito de sua distribui√ß√£o, mas sabe-se que ela pode ser encontrada na Amaz√īnia e em √°guas quentes. Por essa raz√£o, n√£o podemos saber se ela est√° em extin√ß√£o ou n√£o, com ela sendo marcada como dados deficientes (DD) pela IUCN. Sua alimenta√ß√£o √© desconhecida.
Read 11 tweets
Voc√™ sabia que o cupua√ßu e o a√ßa√≠ j√° foram alvo de patentes? Os donos lucrariam milhares de d√≥lares sem que nenhum centavo voltasse para c√° e para os povos que geraram esse conhecimento. Vem de #BioThreadBR descobrir que animais n√£o s√£o os √ļnicos alvos de biopirataria aqui... Ilustra√ß√£o em preto e branco representando o momento de ch
Casos de biopirataria tomaram notoriedade após a descoberta de uma naja e outros animais traficados no Distrito Federal. Muitas vezes nos deparamos com notícias revoltantes de casos de animais nativos traficados para o exterior, mas esquecemos que plantas também são alvo.
O que é biopirataria? Essa prática consiste na exploração, manipulação ou comercialização de biodiversidade, produtos advindos dela e de conhecimentos tradicionais associados por outro país de onde essas não são nativas.
Read 37 tweets
√Č incorreto dizer que dinossauros foram extintos. A aves s√£o dinossauros, por isso eles n√£o foram completamente extintos. Ali√°s, aves s√£o dinossauros com grande sucesso evolutivo, extremamente bem sucedidas em muitos nichos ecol√≥gicos.
#BiólogoHenrique #BioThreadBR
Talvez uma galinha não te passe a impressão de que ela seja um dinossauro. Mas, você já ouviu falar no Casuar? Não te lembra #JurassicPark ?
Se você ainda não acredita em mim, que tal olhar as garras desse bicho? Sim, elas podem matar um ser humano
Read 14 tweets
Quem foi o cientista que inspirou Darwin, Thomas Jefferson e a Independência das Américas? Como pescar um peixe-elétrico com cavalos? Ficou curioso? Então vem comigo nessa #BioThreadBR sobre Humboldt, o cientista que (re)inventou a natureza!
Humboldt nasceu em Berlim em 1769. Seus pais eram membros da alta nobreza e queriam que ele fizesse economia, administra√ß√£o p√ļblica ou algo assim. Mas Humboldt achava tudo isso um saco. Ele queria mesmo era conhecer o mundo.
Mesmo contrariado pela sua m√£e, Humboldt soltou um ‚Äúmeu escrit√≥rio √© na praia, eu t√ī sempre na √°rea, mas eu n√£o sou da tua laia n√£o‚ÄĚ e saiu conhecer o mundo.
Foi um dos primeiros a vir para a América do Sul para explorar a natureza, e não os índios.
Read 27 tweets
O que eu posso descobrir no meu Doutorado que nem mesmo o Raul Seixas sabia? Você está preparado para descobrir como seria parte do Brasil em um cenário semelhante ao do Mad Max? Então vem comigo nessa #BioThreadBR sobre MEU PROJETO DE DOUTORADO.
Em 2000 foram identificados os ‚Äúpontos quentes‚ÄĚ de biodiversidades mundiais (hotspots), que s√£o locais com uma biodiversidade enorme (+ de 1500 esp√©cies de plantas exclusivas daquele local) e altamente amea√ßados (que perderam mais de 70% de sua cobertura original) [1]
E claro, no Brasil foram encontrados dois hotspots de biodiversidade. Um deles é o Cerrado, com mais de 4 mil espécies de plantas endêmicas. Consegue adivinhar qual o outro hotspot de biodiversidade brasileiro?
Read 28 tweets
A Amaz√īnia √© mesmo o pulm√£o do mundo? Por que ela √© t√£o importante? Quantas √°rvores da floresta amaz√īnica seriam necess√°rias para imprimir a internet? Que hist√≥ria √© essa de girafas amaz√īnicas? Vem comigo nessa #BioThreadBR sobre A IMPORT√āNCIA DA AMAZ√ĒNIA! Image
A n√£o ser que voc√™ se chame Queiroz e esteja perdido em outra dimens√£o, voc√™ deve ter visto nos notici√°rios que as coisas est√£o pegando fogo l√° na Amaz√īnia (literalmente).
At√© mesmo os franceses, que tem como principal hobby eliminar o Brasil em Copas do Mundo e botar fogo em carros nos finais de semana, ficaram assustados com os inc√™ndios no Brasil, se referindo a Amaz√īnia como o ‚Äúpulm√£o do mundo‚ÄĚ. ImageImage
Read 23 tweets
Agrotóxicos são mesmo tóxicos? Como eles podem causar um colapso na produção mundial de alimentos? Você já viu a bundinha de uma abelha? Então vem comigo nessa #BioThreadBR sobre os efeitos dos agrotóxicos sobre as abelhas...
Se você não baixou aquele aplicativo que te deixa com a aparência de uma pessoa idosa, não se preocupe: o governo liberou um monte de agrotóxicos que podem te fazer envelhecer 50 anos em 5.
V√°rios estudos mostram que a exposi√ß√£o a agrot√≥xicos est√° relacionada ao desenvolvimento de v√°rias doen√ßas, como c√Ęncer, asma, diabetes, mal de Parkinson, leucemia, atraso mental e esterilidade [1]. AFF QUE AGRO T√ďXICO
Read 26 tweets
O que o Latino e a baleia-jubarte t√™m em comum? Golfinho √© mesmo mau-car√°ter? T√° a fim de FUMAR UM BAIACU? Que hist√≥ria √© essa de ‚ÄúDireitos Cet√°ceos para Cet√°ceos direitos‚ÄĚ? Vem comigo nessa #BioThreadBR conhecer um pouco mais sobre os Cet√°ceos (Parte 3)!
Bom, essa thread é pra fechar a trilogia sobre os Cetáceos. Se você ainda não viu, sugiro ver a parte 1 e 2 dessa bagunça aqui:
Os cetáceos (baleias e golfinhos) são animais incríveis. Tão incríveis que alguns cientistas defendem que esses animais devem ter direitos, tais como os Direitos Humanos [1]. E aí, você é a favor ou contra os "Direitos Cetáceos"?
Read 22 tweets
Por que 9 entre 10 dentistas recomendam Colgate Total 12 para golfinhos e para baleias não? Por que baleias são tão grandes? Você sabia que existe uma baleia chamada "baleia esperma"? A baleia é mesmo um animal fiel? Vem comigo nessa #BioThreadBR sobre cetáceos (Parte 2)
Na minha √ļltima thread [J√Ā FAZ 84 ANOS] () eu falei sobre a origem dos cet√°ceos e como eles conseguem passar tanto tempo debaixo d‚Äô√°gua. Mas, assim como em #GameOfThrones, muitas quest√Ķes ficaram sem resposta...
Por exemplo, como diferenciar uma baleia de um golfinho?
R: Pelo sorriso.
Read 20 tweets
Como surgiram as baleias e os golfinhos? Que ideia bizarra é essa de que baleias são vacas que decidiram ser sereias? Como esses animais passam tanto tempo debaixo d'água? Vem comigo nessa #BioThreadBR saber um pouco mais sobre os cetáceos (PARTE 1).
Baleias e golfinhos são cetáceos, um grupo de mamíferos que vivem exclusivamente debaixo d’água. Embora os cetáceos sejam o que a gente chama cientificamente de ANIMAIS FOFOS PRA CARALHO, o nome do grupo tem origem de um monstro da mitologia grega chamado Cetus.
A evolução dos cetáceos é um dos casos mais sensacionais dentro da Biologia. Evidências moleculares mostram que os parentes evolutivos vivos mais próximos das baleias e golfinhos são os hipopótamos [1]. Bom, os hipopótamos fazem parte do mesmo grupo de porcos e vacas...
Read 25 tweets
Um lugar de dif√≠cil acesso, repleto de dan√ßas sensuais, onde a paquera rola solta e ningu√©m √© de ningu√©m... Achou que eu estava falando do camarote da Anitta? Ent√£o vem comigo (e com a @Anitta) nessa #BioThreadBR sobre a Nova Guin√© e suas encantadoras AVES-DO-PARA√ćSO!
As aves-do-paraíso formam uma Família de 39 espécies de passarinhos FOFOS PRA CARALHO encontrados principalmente na Nova Guiné, mas também tem algumas espécies em algumas ilhas próximas e na Austrália.
A Nova Guin√© √© um lugar de dif√≠cil acesso, cheio de montanhas e florestas fechadas. Um lugar t√£o selvagem quanto uma turma de 6¬ļ ano ao saber que a aula de educa√ß√£o f√≠sica vai ser dentro da sala. Por isso pouco sabemos sobre os animais que vivem l√°.
Read 25 tweets
Por que as mulheres menstruam? Outros animais tamb√©m menstruam? Como os horm√īnios que regulam a menstrua√ß√£o afetam o humor? Vem comigo nessa #BioThreadBR ver algumas coisas que a ci√™ncia tem a dizer sobre a MENSTRUA√á√ÉO!
S√£o poucos os mam√≠feros que menstruam. √Č uma exclusividade de alguns outros primatas, de alguns morcegos e desse animalzinho simp√°tico chamado musaranho-elefante. Olha a carinha dela de ‚Äú√Ē GERSON VOC√ä COMPROU O ABSORVENTE ERRADO DE NOVO SEU ARROMBADO, ERA PRA PEGAR O SEM ABAS‚ÄĚ.
O ciclo menstrual tem dura√ß√£o m√©dia de 28 dias (podendo variar de 18 a 40 dias) e √© regulado basicamente por 4 horm√īnios: o FSH (Horm√īnio Fol√≠culo Estimulante) e o LH (Horm√īnio Luteinizante) que controlam a produ√ß√£o de ESTROG√äNIO e PROGESTERONA.
Read 31 tweets
"Sexo. Ci√ļmes. Brigas. Trai√ß√£o. Cad√™ o clit√≥ris?????"
Parece chamada de novela da Globo (ou os bastidores da Globo em Noronha), mas é o que você vai encontrar nessa segunda parte da #BioThreadBR sobre seleção sexual!
Na √ļltima thread eu mostrei que assim como algumas pessoas, alguns outros animais tamb√©m fazem de tudo por amor (e por sexo!), muitas vezes colocando a pr√≥pria vida em risco.
Mas algumas quest√Ķes ficaram em aberto. Por exemplo, por que as f√™meas escolhem os machos mais chamativos? Existem v√°rias teorias sobre os motivos que levam as f√™meas a escolherem os machos mais exibidinhos.
Read 27 tweets
Você faz de tudo para conquistar o crush, mas ele/ela não te dá bola? Você sabia que alguns animais também fazem de tudo para conquistar um parceiro? Então vem comigo nessa #BioThreadBR ver alguns exemplos bizarros de seleção sexual (aproveita e manda pra @ pra puxar assunto).
Darwin dizia que "ficava doente ao olhar a cauda de um pav√£o", j√° que n√£o conseguia encontrar uma explica√ß√£o de como aquela parada enorme, que dificulta o voo dos pav√Ķes, poderia ser √ļtil para sobreviv√™ncia. E s√£o v√°rios os exemplos de estruturas que parecem s√≥ atrapalhar...
Os machos de vi√ļva-de-colar-vermelho possuem uma cauda que pode chegar a 20cm, quatro vezes maior que o restante do corpo. Pesquisadores fizeram um experimento onde cortaram a cauda destas aves, deixando com 12.5cm [1].
Read 22 tweets
Você sabia que Darwin não era o naturalista oficial do navio Beagle? Que ele só foi convidado para a expedição porque era rico (e por causa de alguns suicídios)? Vem comigo nesta #BioThreadBR acompanhar esse ARQUIVO CONFIDENCIAL sobre Darwin (OLOCO MEU!)
Muitos imaginam que Darwin era o naturalista do Beagle, mas não era bem assim... O naturalista oficial do Beagle era o médico Robert McCormick, esse senhor da imagem que com certeza tinha um péssimo cabeleireiro. Mas então o que Darwin estava fazendo no navio?
As viagens navais demoravam muitos anos, e os capitães dos navios eram proibidos de manter contato com pessoas abaixo da linha de comando. Para o capitão isso significava passar anos solitário em alto mar sem poder conversar com ninguém.
Read 27 tweets
Você é daqueles que acham que se a Teoria da Evolução fosse verdadeira ela seria uma Lei representada por uma fórmula matemática? Então vem comigo nessa #BioThreadBR ver que na Teoria da Evolução também tem matemática (e ela faz todo o sentido)...
Em 1859 Darwin publicou o livro "A Origem das Espécies", que na verdade tem no título original um grande spoiler: "A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida".
O t√≠tulo do livro diz tudo. √Č como se o filme dos Vingadores se chamasse: "Vingadores: o Homem-Aranha morre no final".
Read 28 tweets
A #BioThreadBr de hoje é sobre esse animal fofinho que você pensa "Ok, você pode matar toda minha família que ainda assim eu vou te amar". Vou falar sobre o panda-gigante, mais especificamente, sobre o polegar do panda e sua alimentação.
Olhando essa imagem, quantos dedos você consegue contar? Não parece que o panda tem 6 dedos?
Na verdade, esse polegar do panda é um falso polegar. Em nós, humanos, o polegar é formado pelo 1ª metacarpo. Nos pandas, o 1ª metacarpo é um dedo comprido como os outros 4. Seu polegar na verdade é uma projeção do sesamóide radial, um osso do punho do panda.
Read 16 tweets
√Č comum ouvirmos que o aquecimento global √© perigoso, mas voc√™ sabe quais os efeitos destas altera√ß√Ķes clim√°ticas? Vem comigo nessa #BioThreadBR conhecer alguns estudos que falam sobre isso (Pode vir quente que eu estou fervendo - diria o Planeta Terra).
Flutua√ß√Ķes no clima s√£o normais. Nosso planeta j√° foi mais quente e tamb√©m mais frio do que atualmente. O problema √© a velocidade com que o clima est√° mudando. Esse tweet deste pesquisador finland√™s mostra a velocidade com que o planeta est√° esquentando:
Bom, acho que não preciso nem dizer de quem é a culpa do planeta estar esquentando em uma velocidade muito maior do que o normal...
Read 17 tweets
Você é aquele tipo de pessoa que durante a Copa do Mundo diz: "Eu não vou torcer para Seleção Brasileira, prefiro torcer para a seleção natural"? Então vem comigo nessa #BioThreadBR entender porque não faz o menor sentido torcer para seleção natural...
Muita gente imagina a Sele√ß√£o Natural como uma for√ßa natural que sai por a√≠ matando os seres vivos mais fr√°geis. √Č comum ouvirmos "fulano morreu por causa da sele√ß√£o natural". Mas n√£o √© bem assim...
A definição científica para seleção natural é "alteração na frequência gênica (ou alélica) de uma população devido ao sucesso reprodutivo diferencial". Simples, né? Não... Ok, vamos pegar um exemplo prático e bem estudado...
Read 16 tweets
Voc√™ j√° ouviu falar sobre a Grande Fome da Irlanda? Vem comigo nessa #BioThreadBr que mistura hist√≥ria e biologia para entender como o desconhecimento de conceitos b√°sicos de biologia pode levar a morte de milh√Ķes de pessoas.
Em 1801 a Irlanda, de forte influ√™ncia cat√≥lica, ficou sob dom√≠nio da Gr√£-Bretanha, de forte influ√™ncia anglicana. Como naquela √©poca a Gr√£-Bretanha mandava na porra toda, os brit√Ęnicos anglicanos proibiram os cat√≥licos irlandeses de exercer profiss√Ķes ou comprar terras :(
Sobrava para os irlandeses alugar um pedacinho de terra e plantar a pr√≥pria comida. Os brit√Ęnicos, muito ~amig√°veis~, levaram para a Irlanda um alimento nutritivo, f√°cil de plantar e que era mais produtivo que outros alimentos: A BATATA!
Read 13 tweets
ATEN√á√ÉO: A #BioThreadBR a seguir n√£o √© recomendada para menores de 18 anos! Hoje eu vou falar sobre porque n√≥s fazemos sexo... ( Õ°¬į Õú Ė Õ°¬į)
Fazer sexo para gerar descendentes meio que n√£o faz muito sentido. Al√©m de todo custo energ√©tico para encontrar um parceiro sexual, a gente ainda DESPERDI√áA METADE DO NOSSO MATERIAL GEN√ČTICO na forma√ß√£o dos gametas (√≥vulos ou espermatozoides)
Imagine uma fêmea que se reproduz assexuadamente. Ela produz somente fêmeas que se reproduzem assexuadamente, que irão gerar fêmeas que se reproduzem assexuadamente, (ad infinitum). SE O FEMINISMO FOR LEGALIZADO CENAS COMO ESTA SE TORNARÃO COMUNS!11!11!
Read 17 tweets
Hoje tudo √© "fake news". Vem comigo nessa #BioThreadBR para conhecer qual foi A MAIOR FAKE NEWS DA HIST√ďRIA DA BIOLOGIA (ok, talvez eu esteja sendo um pouquinho sensacionalista)
Em 1912, Charles Dawson, advogado e paleont√≥logo amador, apresentou fragmentos de um cr√Ęnio encontrados em Piltdown (700km de Londres). Estes fragmentos foram apresentados como restos de nossos antepassados e ficaram conhecidos como "Homem de Piltdown".
Por causa das ideias de evolução de Darwin todos estavam interessados em compreender melhor a evolução humana. A repercussão destes achados na época foi equivalente a repercussão de um novo clipe da @Anitta aqui no Twitter: só se falava disso e ninguém aguentava mais.
Read 11 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!