Discover and read the best of Twitter Threads about #biothreadbr

Most recents (11)

Agrotóxicos são mesmo tóxicos? Como eles podem causar um colapso na produção mundial de alimentos? Você já viu a bundinha de uma abelha? Então vem comigo nessa #BioThreadBR sobre os efeitos dos agrotóxicos sobre as abelhas...
Se você não baixou aquele aplicativo que te deixa com a aparência de uma pessoa idosa, não se preocupe: o governo liberou um monte de agrotóxicos que podem te fazer envelhecer 50 anos em 5.
Vários estudos mostram que a exposição a agrotóxicos está relacionada ao desenvolvimento de várias doenças, como câncer, asma, diabetes, mal de Parkinson, leucemia, atraso mental e esterilidade [1]. AFF QUE AGRO TÓXICO
Read 26 tweets
Por que 9 entre 10 dentistas recomendam Colgate Total 12 para golfinhos e para baleias não? Por que baleias são tão grandes? Você sabia que existe uma baleia chamada "baleia esperma"? A baleia é mesmo um animal fiel? Vem comigo nessa #BioThreadBR sobre cetáceos (Parte 2)
Na minha última thread [JÁ FAZ 84 ANOS] () eu falei sobre a origem dos cetáceos e como eles conseguem passar tanto tempo debaixo d’água. Mas, assim como em #GameOfThrones, muitas questões ficaram sem resposta...
Por exemplo, como diferenciar uma baleia de um golfinho?
R: Pelo sorriso.
Read 20 tweets
Como surgiram as baleias e os golfinhos? Que ideia bizarra é essa de que baleias são vacas que decidiram ser sereias? Como esses animais passam tanto tempo debaixo d'água? Vem comigo nessa #BioThreadBR saber um pouco mais sobre os cetáceos (PARTE 1).
Baleias e golfinhos são cetáceos, um grupo de mamíferos que vivem exclusivamente debaixo d’água. Embora os cetáceos sejam o que a gente chama cientificamente de ANIMAIS FOFOS PRA CARALHO, o nome do grupo tem origem de um monstro da mitologia grega chamado Cetus.
A evolução dos cetáceos é um dos casos mais sensacionais dentro da Biologia. Evidências moleculares mostram que os parentes evolutivos vivos mais próximos das baleias e golfinhos são os hipopótamos [1]. Bom, os hipopótamos fazem parte do mesmo grupo de porcos e vacas...
Read 25 tweets
Por que as mulheres menstruam? Outros animais também menstruam? Como os hormônios que regulam a menstruação afetam o humor? Vem comigo nessa #BioThreadBR ver algumas coisas que a ciência tem a dizer sobre a MENSTRUAÇÃO!
São poucos os mamíferos que menstruam. É uma exclusividade de alguns outros primatas, de alguns morcegos e desse animalzinho simpático chamado musaranho-elefante. Olha a carinha dela de “Ô GERSON VOCÊ COMPROU O ABSORVENTE ERRADO DE NOVO SEU ARROMBADO, ERA PRA PEGAR O SEM ABAS”.
O ciclo menstrual tem duração média de 28 dias (podendo variar de 18 a 40 dias) e é regulado basicamente por 4 hormônios: o FSH (Hormônio Folículo Estimulante) e o LH (Hormônio Luteinizante) que controlam a produção de ESTROGÊNIO e PROGESTERONA.
Read 31 tweets
"Sexo. Ciúmes. Brigas. Traição. Cadê o clitóris?????"
Parece chamada de novela da Globo (ou os bastidores da Globo em Noronha), mas é o que você vai encontrar nessa segunda parte da #BioThreadBR sobre seleção sexual!
Na última thread eu mostrei que assim como algumas pessoas, alguns outros animais também fazem de tudo por amor (e por sexo!), muitas vezes colocando a própria vida em risco.
Mas algumas questões ficaram em aberto. Por exemplo, por que as fêmeas escolhem os machos mais chamativos? Existem várias teorias sobre os motivos que levam as fêmeas a escolherem os machos mais exibidinhos.
Read 27 tweets
Você faz de tudo para conquistar o crush, mas ele/ela não te dá bola? Você sabia que alguns animais também fazem de tudo para conquistar um parceiro? Então vem comigo nessa #BioThreadBR ver alguns exemplos bizarros de seleção sexual (aproveita e manda pra @ pra puxar assunto).
Darwin dizia que "ficava doente ao olhar a cauda de um pavão", já que não conseguia encontrar uma explicação de como aquela parada enorme, que dificulta o voo dos pavões, poderia ser útil para sobrevivência. E são vários os exemplos de estruturas que parecem só atrapalhar...
Os machos de viúva-de-colar-vermelho possuem uma cauda que pode chegar a 20cm, quatro vezes maior que o restante do corpo. Pesquisadores fizeram um experimento onde cortaram a cauda destas aves, deixando com 12.5cm [1].
Read 22 tweets
Você sabia que Darwin não era o naturalista oficial do navio Beagle? Que ele só foi convidado para a expedição porque era rico (e por causa de alguns suicídios)? Vem comigo nesta #BioThreadBR acompanhar esse ARQUIVO CONFIDENCIAL sobre Darwin (OLOCO MEU!)
Muitos imaginam que Darwin era o naturalista do Beagle, mas não era bem assim... O naturalista oficial do Beagle era o médico Robert McCormick, esse senhor da imagem que com certeza tinha um péssimo cabeleireiro. Mas então o que Darwin estava fazendo no navio?
As viagens navais demoravam muitos anos, e os capitães dos navios eram proibidos de manter contato com pessoas abaixo da linha de comando. Para o capitão isso significava passar anos solitário em alto mar sem poder conversar com ninguém.
Read 27 tweets
Você é daqueles que acham que se a Teoria da Evolução fosse verdadeira ela seria uma Lei representada por uma fórmula matemática? Então vem comigo nessa #BioThreadBR ver que na Teoria da Evolução também tem matemática (e ela faz todo o sentido)...
Em 1859 Darwin publicou o livro "A Origem das Espécies", que na verdade tem no título original um grande spoiler: "A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida".
O título do livro diz tudo. É como se o filme dos Vingadores se chamasse: "Vingadores: o Homem-Aranha morre no final".
Read 28 tweets
A #BioThreadBr de hoje é sobre esse animal fofinho que você pensa "Ok, você pode matar toda minha família que ainda assim eu vou te amar". Vou falar sobre o panda-gigante, mais especificamente, sobre o polegar do panda e sua alimentação.
Olhando essa imagem, quantos dedos você consegue contar? Não parece que o panda tem 6 dedos?
Na verdade, esse polegar do panda é um falso polegar. Em nós, humanos, o polegar é formado pelo 1ª metacarpo. Nos pandas, o 1ª metacarpo é um dedo comprido como os outros 4. Seu polegar na verdade é uma projeção do sesamóide radial, um osso do punho do panda.
Read 16 tweets
É comum ouvirmos que o aquecimento global é perigoso, mas você sabe quais os efeitos destas alterações climáticas? Vem comigo nessa #BioThreadBR conhecer alguns estudos que falam sobre isso (Pode vir quente que eu estou fervendo - diria o Planeta Terra).
Flutuações no clima são normais. Nosso planeta já foi mais quente e também mais frio do que atualmente. O problema é a velocidade com que o clima está mudando. Esse tweet deste pesquisador finlandês mostra a velocidade com que o planeta está esquentando:
Bom, acho que não preciso nem dizer de quem é a culpa do planeta estar esquentando em uma velocidade muito maior do que o normal...
Read 17 tweets
Você é aquele tipo de pessoa que durante a Copa do Mundo diz: "Eu não vou torcer para Seleção Brasileira, prefiro torcer para a seleção natural"? Então vem comigo nessa #BioThreadBR entender porque não faz o menor sentido torcer para seleção natural...
Muita gente imagina a Seleção Natural como uma força natural que sai por aí matando os seres vivos mais frágeis. É comum ouvirmos "fulano morreu por causa da seleção natural". Mas não é bem assim...
A definição científica para seleção natural é "alteração na frequência gênica (ou alélica) de uma população devido ao sucesso reprodutivo diferencial". Simples, né? Não... Ok, vamos pegar um exemplo prático e bem estudado...
Read 16 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!