Discover and read the best of Twitter Threads about #cidades

Most recents (4)

É comum confundir verticalização com densidade. Como os prédios de hoje em dia são mais altos do que os de cem anos atrás, muitas pessoas pensam que as cidades estão cada vez mais densas.
Na verdade, as regiões centrais das metrópoles têm perdido densidade. Isso ocorre por vários motivos, entre eles:
Aumento da renda média. A sociedade de hoje é, em média, mais rica que a do passado. O padrão de vida das famílias melhorou, e elas passaram a demandar imóveis maiores. Ou seja, cada pessoa passou a ocupar uma quantidade maior de metros quadrados na cidade.
Read 8 tweets
Preparamos uma grande surpresa para vocês! A partir desta segunda-feira, teremos colunistas regulares no Caos Planejado.
A nova seção de Colunistas do Caos Planejado terá como objetivo trazer textos de opinião de especialistas convidados, em um formato mais curto, com frequência regular e liberdade editorial dos colunistas.
O objetivo é fomentar o debate urbanístico em escala nacional, com um quadro de especialistas diversos cobrindo diferentes ângulos da cidade. Estamos inaugurando a seção com 15 nomes fantásticos que toparam estrear este projeto, que planejamos expandir ao longo do tempo.
Read 4 tweets
Aprendendo com os fracassos de 6 projetos de transporte, segue o fio🧵:
1. Minhocão – São Paulo:
A Via Elevada Presidente João Goulart, mais conhecida como Minhocão, foi inaugurada em 1971. Além de não resolver o problema dos engarrafamentos, o viaduto isolou os bairros Campos Elísios e Santa Ifigênia, acelerando o seu processo de degradação.
Hoje há um movimento para desativar o Minhocão, demolindo-o ou transformando-o em um parque.
Read 13 tweets
A produção de moradia no Brasil foi pensada para uma classe trabalhadora formal, que em sua larga maioria, NÃO é preta.⁣

Segue o fio 👇🏿
Dessa maneira, temos o racismo como um braço direto do capitalismo. Porque faz com que tenhamos um descarte da população negra a partir dos seguintes pontos de vista: mercado de trabalho, territórios (nos grandes bolsões de pobreza), e no descarte literal do estado, (+)
que trata a população preta e pobre, como “mão de obra excedente”. ⁣

Passamos a ter uma mão de obra excedente, passível de ser exterminada literalmente: pelo adoecimento (por conta de várias doenças oriundas da pobreza no brasil e pela ação genocida do Estado. ⁣(+)
Read 5 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!