Discover and read the best of Twitter Threads about #cordel

Most recents (13)

Ainda sob o impacto de 'This is not America', do rapper porto-riquenho @Residente e da dupla franco-cubana @IbeyiOfficial, resolvi fazer um breve - e certamente incompleto - #cordel de referências nesta obra que deveria tocar profundamente qualquer latino-americano. Segue aí. 👇🏽
ALERTA: esse é um cordel com spoilers.

Se ainda não assistiu o clipe, recomendo dar uma pausa aqui na leitura e ir receber o impacto completo de ver o clipe.

Tá aqui o link.
Ah, antes de começarmos, este cordel é apenas um divertimento, não esgota a obra. Não coloquei todas as referências, apenas as que achei pessoalmente mais interessantes. Algumas eu conhecia e outras aprendi agora na internet. Se quiser trazer mais elementos, fique à vontade.
Read 23 tweets
Nove desconhecidos e uma dúzia de bobagens sobre psicodélicos.

Conforme prometido, aí vai o #cordel sobre a série 'Nine Perfect Strangers', da Hulu, que teve o último episódio recentemente exibido na Prime Video.

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS.
Só prossiga se tiver assistido.
Eu estudo o uso terapêutico de psicodélicos, um tema central dentro da série.

Nela, nove pessoas - na maioria, ricaços - vão a um retiro no spa de uma russa meio zureta (Nicole Kidman).

Como podem imaginar, fui solicitado a me manifestar sobre a trama e o que há de veracidade.
Antes de começar, uma nota importante: EU ACHEI A SÉRIE MUITO RUIM, independente da questão dos psicodélicos - mas também por causa deles. Apesar de algumas atuações muito boas, como as de Melissa McCarthy, o roteiro é muito inverossímil e raso. Dito isso, vamos lá.
Read 20 tweets
Por que "Duna" e "Sandman" rejeitaram a ideia de ter personagens sem "branco do olho"?

Fiz um #cordel apenas para estimular vocês a pensarem comigo o que fez o filme e a série mudarem um elemento extremamente característicos de alguns de seus personagens mais importantes. Image
Sonho tem, segundo as descrições da HQ, olhos que se parecem com o céu estrelado refletido em um lago. Às vezes uma estrela solitária brilha em cada olho, no lugar da pupila. Mas o teaser que acabou de sair mostra Tom Sturridge com olhos bastante... humanos. Image
O próprio Neil Gaiman - @neilhimself - postou no Twitter em 2014 que os olhos de Sonho seriam semelhantes aos dessa coruja aqui, que são parecidos com o céu estrelado.
Read 13 tweets
Computadores psicodélicos: arte com IA e alucinógenos

Todas as imagens que estão neste #cordel foram feitas por dois algoritmos de inteligência artificial (IA).

Siga aí para entender um pouco como algoritmos podem gerar efeitos subjetivos que remetem aos dos psicodélicos. Image
“Imagine-se em um barco num rio
Com árvores de tangerina e céus de marmelada”

A mágica é feita com dois algoritmos de inteligência artificial: VQGAN e CLIP. Eles foram criados independentemente e com fins diversos, mas podem ser combinados para gerar resultados notáveis. Image
“Alguém chama você, você responde lentamente
Uma garota com olhos caleidoscópicos”

A rede neural VQGAN é capaz de gerar uma imagem que é semelhante a outra imagem, adicionando ou não modificações, e partindo de uma imagem ou de um modelo - mas não a partir de um texto. Image
Read 14 tweets
O plágio de "Mulheres", de Toninho Geraes e cantado por Martinho da Vila, encontrado na música "Million Years Ago", de Adele, me fez lembrar de outro caso internacional que envolveu uma música de Luiz Gonzaga e seu parceiro, Humberto Teixeira. Conto essa história neste #cordel.
Em 1951, a já consagrada cantora de jazz estadunidense Peggy Lee lançou um single com a música "Wandering Swallow" (algo como 'andorinha errante' em português). A autoria era atribuída a Harold Stevens e Irving Taylor.
Dê um tempinho aqui e escute a música, que está no YouTube e no Deezer e veja se você consegue perceber qual foi a canção do Rei do Baião que foi 'quibada' pelos compositores americanos.
Read 16 tweets
Atenção! Diante da provável falência do bolsonarismo, os rearranjos da extrema direita paulista ameaçam criminalizar ONGs e pessoas que realizam a redução de danos para pessoas que usam drogas. Siga o #cordel para entender e compartilhe para que mais pessoas saibam disso.👇🏽🧶
Para começar, eis aqui uma notícia que circulou apenas em nichos de mídia mais restrita, e que necessita de maior visibilidade: a Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito para investigar as ações de ativistas, em especial do Coletivo @A_CracoResiste.👇🏽 cartacapital.com.br/sociedade/poli…
Além dos membros da Craco Resiste, o médico psiquiatra e ator Flavio Falcone – que personifica o 'palhaço da Cracolândia' e tem denunciado a violência policial na área – também está sendo investigado.👇🏽
ponte.org/policia-invest…
Read 13 tweets
Eis que rolou um #GregNews que abordou o potencial terapêutico dos psicodélicos. Bora conversar em um #cordel sobre o episódio 12 da temporada 2021 do programa de jornalismo e humor de @GDuvivier na @HBO_Brasil? Siga aí.
Antes de tudo, vá lá e assista ao episódio. Só faz sentido você ler o que eu vou dizer aqui se já tiver assistido ao vídeo, que tem pouco mais de 25 minutos e se chama "PARE DE SOFRER" (sim, é isso mesmo, o bordão da Universal, e isso não é por acaso).
Pra começar, considero que a equipe fez uma costura muito boa na parte científica, algo que não é muito fácil em um programa curto, não dedicado à divulgação científica e que precisa ser engraçado.
Read 11 tweets
Não é cientificamente correto dizer 'o tratamento precoce não funciona'. Do ponto de vista científico, seria mais adequado afirmar 'não há evidências que apoiem o uso do tratamento precoce'. Sendo mais purista, o ideal seria ainda acrescentar 'em humanos' e 'até agora'. #cordel
Não, esse não é um sofisma negacionista. É o reconhecimento de que a Ciência não é absoluta, e que todo seu conhecimento é sujeito a refutação. Por mais que dê desespero ver o que os adeptos do mito da Terra Plana fazem com essa ideia, ainda assim, é preciso ter isso em mente.
Assim, é possível que evidenciem a eficácia para o suposto tratamento precoce para covid-19, no futuro, com drogas novas ou conhecidas? Claro que sim. Por ora, porém, essa evidência não existe, e é por ela que temos que nos pautar. Prescrever remédios não eficazes não é ético.
Read 7 tweets
O cuidado é algo que nos define como humanos, segundo a fábula-mito de Higino.

Vamos combinar então o seguinte: vocês assistem ao episódio do @GregNewsHBO em que @gduvivier fala sobre o cuidado que eu conto essa história num #cordel aqui pra vocês.

A versão da fábula-mito sobre o Cuidado que eu vou contar aqui pra vocês é a tradução do @LeonardoBoff, e está no livro 'Saber cuidar: Ética do humano - compaixão pela terra', da Editora Vozes. Na minha edição, de 1999, está na página 46. O livro segue, mais do que nunca, atual. Image
"Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma ideia inspirada. Tomou um pouco do barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter. [...]
Read 12 tweets
Essa é a apresentação do atual Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli da Silva, no Currículo Lattes.

Caso as informações declaradas pelo Ministro sejam falsas, ele está sujeito a penalidades. O Ministro deve esclarecimentos.

Siga o #cordel aí pra entender melhor. Image
A Plataforma Lattes é a forma oficial de um acadêmico informar seu currículo para o @CNPq_Oficial. Também é a forma mais utilizada para se conhecer o que um acadêmico já fez.

Decotelli afirma que é doutor em Administração, fato desmentido pelo reitor da instituição informada. Image
Se sequer tem o grau de doutor, fica difícil entender como é que o Ministro Decotelli poderia ter realizado um 'Pós-Doutorado na Bergische Universität Wuppertal, na Alemanha'.

🤔🤔🤔
Read 8 tweets
Está na hora de prestarmos atenção no que está acontecendo na Bélgica. Até agora, não tem havido muita discussão no Brasil sobre a situação da epidemia de covid-19 por lá.

Siga o #cordel e vamos entender porque os belgas estão em uma situação gravíssima.
Se nós olharmos o número total de mortes, os primeiros colocados não mudam muito: EUA disparado na frente, seguido por Itália e Espanha. Embora com um número grave (acabou de ultrapassar o número de óbitos da China), a Bélgica aparece bem depois da França e do Reino Unido.
Os epidemiologistas, porém, estão acostumados sempre a olhar os dados em relação ao número de habitantes de cada região que está sendo analisada.

Esse não é um hábito do público em geral, a não ser ao se falar de renda per capita (PIB por habitante), mas a lógica é a mesma.
Read 22 tweets
A mais nova pseudo-polêmica “que a Globo não mostra” é a influencer de direita mandando as pessoas beberem água tônica, que contém quinino e, segundo ela, “é a base da cloroquina”. É isso mesmo?

NÃO. Aí vai um pequeno #cordel 👇🏾
Quinino é quinino, cloroquina é cloroquina. A cloroquina foi desenvolvida a partir do quinino, mas são moléculas bem diferentes. Seria o mesmo que dizer que a cocaína e a lidocaína sejam a mesma coisa.

Vejam como são diferentes as duas moléculas.
E não, não há qualquer estudo em laboratório, em animais ou em humanos que sugira que quinino – e muito menos água tônica – tenha qualquer efeito terapêutico em SARS, coronaviroses ou covid-19, mostre a Globo isso ou não.
Read 7 tweets
Tomem aí um pouco de #torturaporpoesia.

Além das referências óbvias - e datadas, eu sei - quero dedicar o texto ao @muhammadpuncha e à conversa que tivemos sobre o jihad aqui nesta rede social.

Tá no link do @mediumbrasil e no #cordel abaixo.

medium.com/poesias-do-tof… Image
JIHAD

Por onde eu marcho,
se as portas devem ser cerradas
e os estampidos da batalha
são trocados pelo silêncio
que contempla o quanto
somos desabrigados?
Onde hei de vibrar
o brado feroz de guerra,
se minha garganta se cerra
pelo medo surdo da dor
que pode trazer os dados cruéis
jogados pelo ceifador?
Read 7 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!