Discover and read the best of Twitter Threads about #corrupção

Most recents (18)

Além de @wilsonwitzel, estão investigados/presos 3 ex-governadores, 3 ex-presidentes da @alerj + 30 deputados, senador, ex-presidente + 4 conselheiros do Trib. Contas, 2 ex-procuradores-gerais de Justiça e desembargadores. RJ pode ilustrar verbete "corrupção sistêmica" na Wiki 👇
Um quadro de #corrupção sistêmica jamais será corrigido apenas pela via penal, mas sim por reformas legais, institucionais e um amplo consenso social sobre o valor da integridade. Parece impossível? Não é e uma grande virada de página já aconteceu em outro estado brasileiro.
Nos aos 90, o Espírito Santo sofria c/ corrupção entranhada em todas as instituições, associada a grupos criminosos violentos, similar à situação do RJ. Autoridades públicas se uniram a entidades da sociedade civil e do setor privado e conseguiram transformar aquela realidade.
Read 4 tweets
Se aprovada, a #MP910 fará um #SaldãoDaAmazônia e do Cerrado. Ela incentiva a grilagem, uma das mais antigas e conhecidas formas de corrupção no Brasil. Quem luta contra a corrupção não incentiva a grilagem 👇
Além de ser uma forma de #corrupção, a grilagem também está relacionada ao aumento do desmatamento e de conflitos violentos contra pequenos agricultores, povos indígenas e populações tradicionais.
Além disso, a MP não foi pensada para a maioria dos produtores rurais, que são pequenos, já que permite que áreas de até 2.500 hectares sejam transferidas do estado para particulares praticamente de graça.
Read 5 tweets
Em nossa #retrospectiva2019 apontamos o aumento da interferência política sobre os órgãos de combate à #corrupção no Brasil. Para cada FAV ou RT, adicionamos aqui um retrocesso no arcabouço anticorrupção que monitoramos no país no último ano.

#DesmancheNão
Em agosto de 2019, o presidente @jairbolsonaro removeu Ricardo Saadi do cargo de chefe da Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro, o que levou alguns delegados a ameaçarem pedir demissão coletiva: www1.folha.uol.com.br/colunas/monica…
O presidente @jairbolsonaro também demitiu Ricardo Pereira Feitosa, chefe da área de inteligência fiscal da RFB, responsável pela cooperação e compartilhamento de informações com outras agências de combate ao crime: g1.globo.com/economia/notic…
Read 20 tweets
Grilagem de terras é uma das mais antigas e conhecidas formas de #corrupção no Brasil. Se trata da apropriação ilegal de um bem público - as terras públicas - para fins privados. #Grilagem também está relacionada ao aumento do desmatamento e de conflitos fundiários. Segue o fio:
O @MPF_PGR investiga a grilagem no Pará e requisita mais fiscalização. Ao mesmo tempo, uma megaoperação está sendo realizada pelo #Ibama para proteger aldeias indígenas de invasores e grileiros que também estão levando covid19 para a região.
Porém, enquanto fiscais do #Ibama trabalhavam no meio da floresta contra a grilagem, o governo federal demitia o diretor responsável do órgão, Olivaldi Azevedo.
Read 9 tweets
No momento em que escrevemos esse tweet, são 190 países afetados pelo novo #coronavirus, 334.981 pessoas infectadas e 14.652 mortes. A pandemia do está provocando estados de emergência e muita desinformação. Mais do que nunca, é essencial aumentar a transparência.
Durante crises como a atual, o risco de #corrupção na saúde é acentuado pela pressão por soluções rápidas e demanda de recursos. Pode parecer inacreditável, mas mesmo nessa crise existem corruptos interessados em tirar proveito de toda essa situação para seu benefício próprio.
Precisamos de mais transparência sobre a disseminação da #COVID19 no país. Os dados devem ser abertos e disponibilizados no menor tempo possível, assim como a destinação dos recursos de emergência e sua prestação de contas.
Read 6 tweets
Na próxima quinta (23/01) terei a honra de participar de um debate sobre os efeitos do combate à corrupção na economia no evento de lançamento do Índice de Percepção da Corrupção, da Transparência Internacional, em São Paulo. #corrupção #compliance #integridade #LavaJato ImageImage
Haverá ainda um painel com trocas de experiências de órgãos de controle estaduais e uma conversa com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Image
As inscrições podem ser feitas neste link:

…ade.transparenciainternacional.org.br/r/89c6959368b6…
Read 3 tweets
⚠️Atenção⚠️

#STF julga constitucionalidade da prisão em segunda instância nesta QUINTA

Mudança no entendimento da Corte pode resultar na soltura de milhares de presos pelo país, inclusive do ex-presidente Lula”

O julgamento mais importante da década❗️
correiobraziliense.com.br/app/noticia/po…
⚠️ Dados levantados pelo CNJ apontam que um total de 1️⃣6️⃣9️⃣ MIL presos estavam encarcerados por conta da execução provisória de suas ações criminais até o final de 2018.

A depender da decisão do #STF eles podem ir para as ruas nessa sexta‼️

#PrisãoEmSegundaInstânciaSim
E nesse universo dos 1️⃣6️⃣9️⃣ mil potenciais beneficiados por uma virada no entendimento do #STF não estão “só” (como se fossem só) condenados em duas instâncias por #corrupção , mas condenados por crimes de tudo quanto é espécie.

#PrisãoEmSegundaInstânciaSim
Read 3 tweets
Está na pauta da sessão de amanhã do #Senado o projeto de lei #PL 5.029/2019, que altera a legislação #eleitoral. O PL gera retrocessos escandalosos nas leis eleitorais e estimula #corrupção, #lavagem de bens e outros #crimes com NOSSO dinheiro. Está aqui: is.gd/PL50292019
O #PL5029 altera a Lei dos #Partidos Políticos (Lei 9.096/1995). Um dos maiores problemas é a mudança dos arts. 30 e 31 da lei, para permitir que os partidos usem qualquer sistema de contabilidade do mercado para #prestaçãodecontas. Hoje precisam usar o sistema mantido pelo #TSE
Se cada #partido prestar contas em sistema próprio, será impossível à Justiça Eleitoral usar critérios homogêneos e cruzar informações. As #prestaçõesdecontas dos #partidos, que já não são controladas com eficiência, virarão de vez prestações de faz-de-contas
Read 21 tweets
A PF deflagrou, a 64ª fase da #LavaJato, com o objetivo de apurar crimes de #corrupção, organização criminosa e lavagem de capitais relacionadas a recursos contabilizados em planilha denominada “Programa Especial Italiano” gerida por grande empreiteira. bit.ly/2NlSQXg
também é objeto desta fase esclarecer a existência de corrupção envolvendo instituição financeira e estatal petrolífera na exploração do pré-sal e em projeto de desinvestimento de ativos na áfrica. Conduta que pode ter lesado os cofres públicos em pelo menos 1,5 bilhão de dólares
#PFemAção: Cerca de 80 policiais federais cumprem 12 mandados judiciais nas cidades de São Paulo/SP e Rio de Janeiro/RJ. As medidas cautelares foram autorizadas pela 13ª. Vara Federal de Curitiba/PR.
Read 3 tweets
Semana passada, o Congresso Nacional aprovou, em regime de urgência, um projeto de lei sobre #AbusoDeAutoridade.

Saiba mais: Image
Apesar de ter pontos importantes e que estão em linha com as demandas da sociedade, a proposta pode enfraquecer a luta contra a #corrupção no país. Isso porque, da forma como está redigida, ela abre espaço para que poderosos se vinguem de autoridades que as investiguem.
Abuso de autoridade não é tolerável e dispositivos legais que responsabilizem agentes públicos - todos, não só promotores, policiais e juízes - por excessos cometidos em seus cargos são essenciais.
Read 6 tweets
Hoje é um #tbt especial na série de #AniversárioTIBrasil!

Nessa thread, iremos relembrar o lançamento do último #BarômetroDaCorrupção, em 2017. Confira: Image
O Barômetro da Corrupção entrevistou mais de 20 mil pessoas, em 20 países da América Latina e do Caribe. Esta é a pesquisa de opinião mais importante do mundo sobre comportamentos relacionados à corrupção (resultados completos em anticorru.pt/qh).
No Brasil, 83% dos entrevistados acreditam que o cidadão comum pode fazer diferença contra a corrupção e 81% afirmam que, se testemunhassem um caso de corrupção, se sentiriam pessoalmente obrigados a fazer uma denúncia.
Read 5 tweets
A Comissão Mista que analisa a #MP870 votou para que o COAF seja transferido do @JusticaGovBR para o @MinEconomia.

oglobo.globo.com/brasil/comissa…
Na pasta da Justiça, o órgão dobrou o número de funcionários e aumentou sua integração com outras áreas do ministério – algo essencial para o combate a crimes ligados à #corrupção, como lavagem de dinheiro.
Na Economia, infelizmente, o #COAF pode não receber o mesmo tratamento que recebe no MJSP e enfraquecer o combate à corrupção no Brasil.
Read 5 tweets
O governo decidiu manter sob #sigilo trechos dos acordos de leniência firmados por empresas envolvidas em escândalos da Lava-Jato.

www1.folha.uol.com.br/poder/2019/05/…
Entre os trechos ocultados pela @AdvocaciaGeral e pela @CGUonline, estão as condições para que multas fossem aplicadas às empresas envolvidas em #corrupção.
O diretor da @TI_InterBr, Bruno Brandão, alertou sobre o caso: "O sigilo pode ser importante para investigações em andamento, mas é necessário que esses processos sejam transparentes para que não criem oportunidades para achaques e se transformem em focos de corrupção"
Read 3 tweets
1/6 A prisão de #temerpreso só faz nos lembrar de maneira renitente o que já sabemos: o Brasil contemporâneo foi governado uma milícia organizada, com a noção que: uma vez eleito o político pode fazer o que "qualquer um" faria, agir em interesse próprio e assaltar a nação.
2/6 Vamos lembrar que essa milícia é muito bem organizada e que além dos eleitos, temos o segundo, terceiro, quarto escalões e pessoal de carreira, cada qual mamando na mesma vaca com mais ou menos "vontade" e com mais ou menos licitude. Porém até as benesses lícitas são imorais.
3/6 Há um esquema de #corrupção que corre "por dentro", com altos salários, bônus, parcerias público/privadas espúrias etc.
Há um enorme trabalho a ser feito. Serão necessários patriotas dentro e fora do governo, homens e mulheres q realmente acreditem na liberdade e honestidade.
Read 9 tweets
Nota pública em apoio à Operação Lava Jato, em 1️⃣0️⃣ pontos.

“ANPR repudia recentes declarações do ministro Gilmar Mendes e contesta pontos do inquérito anunciado pelo ministro Dias Toffoli”

anpr.org.br/noticia/5712
1️⃣ “Ao longo dos últimos anos, Gilmar Mendes tem se utilizado de sua posição para uma prática rotineira de caluniar, difamar e injuriar os próprios colegas de toga, integrantes do Ministério Público e qualquer outra voz da sociedade que se coloque contrária aos seus interesses”
2️⃣ “Para isso, utiliza-se de palavras reprováveis sob qualquer ponto de vista, com conjecturas teratológicas e acusações irresponsáveis. Atitudes que não coadunam com o que se espera de um ministro da mais alta Corte de Justiça do país”
Read 11 tweets
@fernandokrammer 1)todos #países tem #StrangersThings
2)nem todos podem escolher
3)qdo fazemos nossa parte c/ #Empatia ,colaboramos p/ o lugar ficar melhor Image
@fernandokrammer depois do silêncio adotado ao observar que NÃO foi nada inteligente apoiar o #Golpe feito na democracia #brasileira, é incoerente se acovardar diante as manobras direcionadas nos diferentes sistemas
#justiçabrasileiraPartidária 😱
#EleicaoSemLulaEFraude
👇
goo.gl/3B1oSH ImageImageImage
Read 397 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!