Discover and read the best of Twitter Threads about #ditaduraNUNCAmais

Most recents (24)

AÇÃO DE TORCEDORES DO FLAMENGO AMPLAMENTE DIVULGADA NA MÍDIA E NAS REDES SOCIAIS VIRA CASO DE JUSTIÇA

Torcedores do Flamengo estão sofrendo punições arbitrárias por uma ação realizada durante o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, no dia 1º abril. ImageImage
Antes de a bola rolar, uma faixa com a frase "MORTE AOS TORTURADORES DE 64" foi exibida na arquibancada, em referência aos t0rtur@d0res e @ss@ss1n0s que atuaram em nome da ditadura político-empresarial brasileira, levada a cabo pelas Forças Armadas no 1º de abril de 1964.
A faixa viralizou nas redes sociais a partir de uma foto do jornalista Léo Pinheiro, repercutindo na mídia nos dias seguintes.
Read 16 tweets
Há 59 anos, o Brasil adentrava uma das eras mais sombrias de sua história. O golpe civil-militar de 1964 deixou sequelas na construção do país e nas centenas de vítimas que foram perseguidas pelo regime. Apesar disso, a @PMESP exalta o golpe no brasão da corporação desde 1981. 🧶 O símbolo composto de um escudo com 18 estrelas prateadas r
O símbolo composto por 18 estrelas prateadas representa “marcos históricos” da Polícia Militar de São Paulo e traz a figura de um bandeirante e um soldado. Inicialmente, quando foi criado em 1958 pelo ex-governador Jânio Quadros, o brasão tinha 16 estrelas.👇🏿
Passados 23 anos, um decreto do então governador do estado Paulo Maluf incluiu outras duas estrelas em homenagem à 2ª Guerra Mundial e à “revolução de março” de 1964, termo usado pelos simpatizantes da ditadura para se referir ao golpe. 👇🏿
Read 12 tweets
Junho de 1968. Depois de semanas de protestos estudantis contra a ditadura, a PM e o DOPS decidem cercar a UFRJ. Estudantes correm pra se abrigar no Botafogo. O presidente do clube dá abrigo e proíbe as forças de repressão de entrarem no clube. Eles invadem e tomam a sede.
Muito gás, muita bomba, muita prisão e muita agressão.
à direita o porteiro, agredido e passando mal com bombas.
Read 8 tweets
🟡✊🏿 10 DE SETEMBRO COM POVO NA RUA!

Dia 10 de Setembro tomaremos as ruas novamente com uma grande manifestação em defesa das eleições, da democracia e pelo fim deste governo dos militares e do centrão.

🧶🧶🧶
Os fascistas seguem ameaçando um golpe, durante o último 7 de setembro as declarações golpistas do atual presidente da república nas quais ao citar os momentos de rompimento com a democracia o fascista diz que "a história pode se repetir".

🧶
Só há uma maneira de impedir o golpe: Como fizemos neste 7 de setembro! Com povo nas ruas, mobilizado para derrotar o fascismo. As eleições estão sob ameaça e não há cenário eleitoral que, sozinho, possa derrotar o golpismo dos fascistas, por isso vamos às ruas garantir (+)
Read 4 tweets
AMAN dos anos 70 e os ecos atuais da ditadura!!
1º de Abril de 1964 o golpe militar promovido principalmente por generais foi consolidado, algumas consequências desse golpe ainda são pouca debatidas e/ou analisadas. Uma delas é geração de militares formados na AMAN dos anos 70.👇
Aqui vou dar um exemplo pequeno, mas ao mesmo tempo bem ilustrativo, pensei que o general mais velho que será citado tinha aqui tinha por volta dos 12 anos em 64, foi uma geração formada sem vivência na democracia, tbm em sua maioria sem perspectiva de democracia.👇
Em 03/04/2018 o general Eduardo Villas Boas postou um tweet ameaçando o STF devido ao julgamento sobre Lula, ele já admitiu que o texto foi escrito juntamente com o alto comando, mas quem fez parte do alto comando em 2018? Vamos lá!!👇
Read 23 tweets
#DitaduraNuncaMais O Brasil chega aos 58 anos do golpe de 1964 com um governo com traços de censura, autoritarismo e retrocessos na política de direitos humanos. Para lembrar o que não pode ser esquecido, separamos algumas investigações que fizemos sobre a ditadura militar. 🧶
15 horas. Esse é o tempo que @marinaamaral passou entrevistando Bonchristiano, ex-delegado do DOPS durante o regime militar. Ela se deparou com resistência, informações desencontradas e até um suposto pacto de silêncio - um embate que antecipa os desafios da Comissão da Verdade.
Bonchristiano gosta de dar entrevistas, mas não de responder perguntas que lancem luz sobre os crimes cometidos pelo aparelho policial-militar da ditadura do qual participou: prisões ilegais, sequestros, torturas, lesões corporais, estupros e homicídios. 🔗agen.pub/mrdops Image
Read 10 tweets
Aproveitando a data do 31 de Março que se aproxima e a #DitaduraNuncaMais, deixo três vídeos que explicam de forma didática que:

1, foi golpe:

2, foi ditadura:

3, não foi boa pra economia:
4, um "argumento" frequente sobre o período é "meu avô me contou"

Sobre essa questão de memória individual e idealização do passado, o vídeo recomendado é este:

PS: a imagem do post inicial é uma foto tirada na Argentina, fazer post no celular tem dessas coisas e fui enganado pelo Google. Peço desculpas e substituam mentalmente por esta aqui
Read 4 tweets
Hoje é celebrado o Dia da Democracia no Brasil. Você conhece a ligação entre o #25deOutubro e o #VladimirHerzog?
Em vida, Vlado defendia a democracia em seus trabalhos como professor, cineasta e jornalista. Sua atuação, porém, foi interrompida no dia 25 de outubro de 1975, após comparecer à sede do DOI-CODI, em São Paulo, para depor.
Alvo de uma campanha contra sua gestão no jornalismo da TV Cultura, Vlado havia sido convocado no dia anterior a prestar depoimento sobre supostas ligações com o Partido Comunista Brasileiro. Ele não voltou do DOI-CODI com vida.
Read 6 tweets
Thiago deu notícias de dentro da viatura e seguem sendo presos por uma ordem ilegal.

Ao todo foram 5 pessoas presas e uma companheira do @subvertamos ferida.

Outra violação GRAVE é que a polícia impediu o acompanhamento dos companheiros pelas advogadas(os)

+

#OcupaCCBBResiste
O governador @IbaneisOficial hoje demostrou sua face covarde e ditadora comentendo incontáveis ilegalidades, ele Não pode está a frente de um cargo que lida com vidas humanas e se espera o respeito a Constituição.

#ForaIbanesGenocida
#ocupacaoccbbresiste
#DitaduraNuncaMais
Correção da informação acima

Foram *4 pessoas presas

Érica oliveira
Pedro Felipe
Caio Barbosa
Thiago Ávila
Read 4 tweets
Começando a listagem de tweets recuperados para a arroba dasilvabenedita. Sumiram desde a nossa última checagem 5 tweets.
O tweet com id 1310262576111120384 de 2020-09-27 16:58:36 que falava sobre:
RT @polydancee: #Benedita13Prefeita ✅✅✅✅✅...
Read 13 tweets
Começando a listagem de tweets recuperados para a arroba MarceloFreixo. Sumiram desde a nossa última checagem 12 tweets.
O tweet com id 1091419169986396162 de 2019-02-01 19:33:02 que falava sobre:
RT @MarcosSousaG: Quero @MarceloFreixo presidente para a luta e o combate contra as milícias ser maior, pela justiça na morte de Marielle e…...
Read 31 tweets
Outra semana movimentada na extrema-direita (e arrependidos) do YouTube Brasil.

Sikera Jr. apagando vídeos pela 3ª semana seguida, Magno Malta fazendo aquela limpeza e o canal da Fundação Alexandre de Gusmão punido por desinformação.

Mas o destaque foi o silêncio...

🧶
Youtuber de extrema-direita com maior base de assinantes no BR, Sikera Jr. apagou 13 vídeos na sexta (2), todos mostrando bastidores do programa que apresenta na emissora amazonense A Crítica.

Já são 3 semanas seguidas de limpeza promovida pelo próprio canal.
Na 4ª (31), 6 vídeos sumiram do canal do ex-senador Magno Malta.

Cinco foram escondidos por Magno e um, apagado pelo YouTube.

Nos cinco deletados por ele, críticas à vacina.

Talvez Magno, ao contrário do que diz um deles, esteja se preparando para tomar a vacina.
Read 14 tweets
#DITADURANUNCAMAIS!

Existe um senso comum que diz que a Ditadura Militar não afetou os moradores das periferias. Essa é uma percepção suuuuper equivocada! Separamos uma série de reportagens que relembram como o regime impactou a vida dos moradores das periferias.

Segue o fio!⤵️
REPRESSÃO NAS PERIFERIAS

Nas periferias de São Paulo, a repressão foi sentida. Grupos de ativistas, sindicalistas e operários, que viviam nas bordas da cidade, tiveram problemas para manter as atividades profissionais e muitos tiveram de deixar o estado.

agenciamural.org.br/como-o-ai5-afe…
1049 OSSADAS ANÔNIMAS

Para além das questões econômicas, não dá para falar sobre ditadura sem comentar as mortes políticas. Na reportagem, trabalhadores do Cemitério de Perus contam como descobriram uma vala comum com mais de mil corpos.

mural.blogfolha.uol.com.br/2014/04/01/fun…
Read 9 tweets
(thread)
🔴 Uma sequência de filmes, reportagens e documentários em links no YouTube, sobre o Golpe de 64 e suas consequências durante os 21 anos de Ditadura Militar no Brasil.
#DitaduraNuncaMais
"As Crianças e a Tortura"
(Luiz Carlos Azenha p/ o Jornal da Record em Junho/2013)

Parte 1 -

Parte 2 -

Parte 3 -

Parte 4 -

Parte 5 -
"O dia que durou 21 anos"

"Cidadão Boilesen"

"Jango"

"Dossiê Jango"

"Marighella"

"Vlado"

"Hércules 56"
Read 8 tweets
Aqui o deputado pode ver uma lista de todos os mortos pela Ditadura, inclusive com suas ocupações.
Para seu espanto, a maioria deles tinha mais tempo de carteira assinada do que o senhor ou seus irmãos juntos!

#DitaduraNuncaMais

pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_…
PS - Caro @BolsonaroSP Eu provo que alguns deles foram mortos e torturados diretamente por causa ocupação que exerciam. Se eu provar, o senhor apaga o post e reconhece que a ditadura matou pessoas por causa disso? Topa?
PS - falou aquele que aos 18 anos tinha cargo de assessor no gabinete de Roberto Jefferson, enquanto cursava faculdade no Rio de Janeiro! Quer falar de mordomia @BolsonaroSP ?
Read 4 tweets
"Há aqueles que vilipendiam esse esforço de memória. Dizem que não há que remover o passado, que não há que ter olhos na nuca, que é preciso olhar para a frente e não encarniçar-se em reabrir velhas feridas. Estão perfeitamente equivocados. As feridas ainda não estão fechadas. +
Latejam no subsolo da sociedade como um câncer sem sossego. Seu único tratamento é a verdade. E em seguida, a justiça. Só assim o verdadeiro esquecimento é possível. A memória é memória se é presente, e assim como Dom Quixote limpava suas armas, +
é preciso limpar o passado para entrar em seu passado. E eu suspeito que não são poucos, dos que defendem a destituição do passado em geral, que querem, na realidade, a destituição de seu passado em particular". Juan Gelman
Read 4 tweets
IGREJA DE JESUS NÃO COMEMORA DITADURA!
Segue o fio:
A Ditadura militar (1964-1985) significou execuções, prisões arbitrárias, tortura, estupro, censura, exílios, perseguições políticas, suspensão de direitos individuais e coletivos. Não tem, portanto, nenhuma compatibilidade com a ética do Evangelho de Jesus. (+)
Nenhuma ditadura pode ter conciliação com os ensinamentos dos Evangelhos. Jesus amou com incondicionalidade; acolheu as diferenças; não se utilizou da violência ou da vingança; (+)
Read 5 tweets
#DitaduraNuncaMais #DitaduraNaoSeComemora

A mulher da foto? Esmeraldina Carvalho Cunha
ocupação: Dona de Casa

presa, torturada e morta após a morte de sua filha. Vêm conhecer essa história
off: Essa manhã passei pela lista dos mortos e desaparecidos da ditadura no wikipedia e a história dessa mulher me chamou muita atenção e tudo que falarei aqui é de acordo com o wikipedia msm pt.wikipedia.org/wiki/Esmeraldi…
Esmeraldina se casou com Tibúrcio Alves Cunha Filho e teve 5 filhas, a mais nova delas se chamava Nilda Carvalho Cunha e fazia parte do movimento revolucionário 8 de outubro. Nilda foi presa pelo exército e essa prisão motivou Esmeraldina, que já estava divorciada, a procurar a
Read 11 tweets
Sobre #DitaduraNuncaMais, memória e Brasil:

Numa fazenda no interior de SP, tijolos antigos com suásticas foram achados, o que levou a uma pesquisa que remeteu à década de 30.

Uma família rica e próxima ao nazismo pegava crianças negras em orfanatos para trabalho escravo. Um tijolo sendo segurado por duas mãos, tendo uma suástica
A família era parte da Ação Integralista Brasileira.
Privou crianças negras do direito à vida as escravizando.

A família é Rocha Miranda, e ela dá nome ao bairro onde moro.
Esse caso é apenas mais um dos inúmeros momentos da nossa história que mostram como o Brasil não sabe lidar com o passado. Ou sabe, mas escolhe lidar da pior maneira.

Falamos do país que preserva com honra a memória de Borba Gato e os bandeirantes que exterminaram povos por aqui
Read 10 tweets
Dois meses de golpe em Myanmar, nos mostrando que:

- Existem cada vez mais regimes autoritários ao redor do mundo;

- Ditaduras sempre são cruéis e repugnantes;

#DitaduraNuncaMais
O número de pessoas assassinadas pelas forças armadas desde o golpe no país já ultrapassou a marca de 500
dw.com/pt-002/myanmar…
Além da repressão nas ruas, as forças armadas têm feito bombardeios aéreos em áreas rebeldes desde sábado, vitimando inclusive crianças
cnn.com/2021/03/31/asi…
Read 4 tweets
Pouco se fala disso no Brasil, mas o Dia Latino-Americano de Luta Contra a Violência à Mulher é uma homenagem às Irmãs Mirabal, brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960 pela ditadura de Rafael Trujillo, na República Dominicana. + Image
Patria, Minerva e Antonia, ou "As Borboletas", como são conhecidas, são símbolos de luta não apenas por liberdade, mas por justiça social. Às resistências às ditaduras sempre foram, ao fim e ao cabo, uma luta pela igualdade. Em tempos de arroubos autoritários recordemos delas. +
E tantas outras mulheres latino-americanas. Afinal, a violência de genero é fundamentalmente política. Um pouco mais dessa história pode ser lida no belíssimo romance de Julia Alvarez, No Tempo das Borboletas. Trujillo caiu 31 anos depois. Que Bolsonaro caia em pouco mais de 2.
Read 4 tweets
Um FIO com fontes e dados para não deixar dúvida que:

- O golpe de 1964 foi um GOLPE
- A ditadura que se seguiu foi uma DITADURA, sangrenta e autoritária
- O período foi de desordem, concentração de renda, desmonte da proteção social e aumento da pobreza. 👇

#DitaduraNuncaMais
Em seu discurso de posse como presidente após o golpe de 1964, o general Castello Branco prometeu “entregar, ao iniciar-se o ano de 1966, ao meu sucessor legitimamente eleito pelo povo em eleições livres, uma nação coesa”.

O Brasil só pôde votar para presidente 25 anos depois.
Esta citação está no 1º tomo de "As Ilusões Armadas", de Elio Gaspari. O jornalista demonstra como as rupturas foram regra, definindo a “anarquia militar”: uma sucessão de golpes internos e emparedamentos em busca do poder, depois que as regras democráticas foram abandonadas.
Read 15 tweets
Uma história de torturas, genocídios e execuções não se celebra, se lamenta. #DitaduraNuncaMais
Os militares querem falar de história? Então vamos falar de história, vamos falar dos pelo menos dez mil indígenas mortos por conta das ações diretas do regime?
Vamos falar das inúmeras pessoas que foram mortas no campo em nome do projeto militar? Da estrutura fundiária assassina que o regime implementou e defendeu?
Read 6 tweets
Por meio do site do Ministério da Defesa, o governo Bolsonaro publicou no dia 31/03/2020 uma nota comemorando o golpe militar iniciado no 1º de abril de 1964. Um golpe que silenciou, torturou e assassinou milhares de mulheres e homens que lutavam por democracia.

👇 Image
Em ação do mandato federal de @Nataliabonavides (PT-RN), a Justiça Federal do RN proibiu o Governo de fazer propaganda, apologia e comemorar a ditadura. Contudo, a União recorreu e haverá novo julgamento amanhã, 17 de março.

👇
Neste momento, em que milhares de vidas estão novamente sendo rifadas pela política genocida da Presidência da República, é hora de defendermos a vida, a justiça e a memória.

👇
Read 4 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!