Discover and read the best of Twitter Threads about #emergenciaindigena

Most recents (11)

Representantes das organizações indígenas e indigenistas da Amazônia peruana e brasileira estarão reunidos na cidade de Lima, entre os dias 8 e 9 de dezembro, para consolidarem uma aliança para a proteção do Corredor Territorial de povos indígenas isolados Yavarí-Tapiche.
Aliança liderada pela @OrpioA. O Corredor é uma extensa área de aproximadamente 16 milhões de hectares composta por territórios contínuos de povos indígenas na fronteira peruano-brasileira.
Entre os departamentos de Loreto e Ucayali, no Peru, e os estados do Amazonas e Acre, no Brasil. Essa área possivelmente concentra o maior número de povos indígenas isolados do mundo.
Read 6 tweets
Via @tvcultura: Duas das mais importantes lideranças indígenas atuais, Almir Suruí e Txai Suruí foram os entrevistados do Roda Viva ontem (29/11).
#EmergênciaIndígena
Txai expôs a difícil situação dos povos indígenas no Brasil e denunciou que pessoas e órgãos que deveriam protegê-los, incentivam a violência.
“Nós, os povos indígenas, sabemos muito bem que o que está acontecendo no Brasil é um genocídio. Os povos indígenas estão sofrendo um genocídio. Isso são em todas as terras indígenas. O que está acontecendo com os Yanomami é um ataque aos direitos humanos”, afirma Txai.
Read 6 tweets
Via @JornalOGlobo: A Apib entrou com um pedido no STF para que a Corte determine ao Governo medidas de proteção dos índios Piripkura, que vivem isolados em Mato Grosso.
#EmergênciaIndígena
#IndígenasIsolados Image
A organização quer a adoção de providências urgentes para "evitar danos irreparáveis" à vida dessa população indígena.
Os documentos foram anexados na ação que cobra ações concretas da União no combate ao coronavírus nas aldeias indígenas.
Read 5 tweets
Preocupadas com os potenciais impactos sociais e ambientais, organizações indígenas e indigenistas peruanas e brasileiras denunciam a obra da estrada ilegal Jenaro Herrera- Colonia Angamos, em Loreto.
#IndígenasIsolados
#EmergênciaIndígena
As organizações destacam que as licenças necessárias não foram obtidas e pedem a paralisação de todas as obras. Os impactos potenciais incluem o rápido aumento do desmatamento ao longo da estrada, incentivando a migração, a colonização e a expansão da fronteira agrícola.
Além disso, há a preocupação de que a estrada possa aumentar a vulnerabilidade dos direitos dos povos indígenas, especialmente, os povos indígenas em "isolamento" e os ecossistemas na região.
Read 6 tweets
Via @Metropoles: Organizações da sociedade civil denunciarão ontem na ONU, as políticas que estão sendo propostas no Brasil contra povos indígenas e de desmonte ambiental.
#EmergênciaIndígena
As entidades pretendem alertar a comunidade internacional sobre projetos de lei que tramitam no Congresso e que enfraquecem os mecanismos de proteção à natureza e aos povos.
Entre os projetos estão o PL da Grilagem, que dificulta a demarcação de terras indígenas, e o projeto de flexibilização do licenciamento ambiental. Ambos estão esperando serem pautados para votação no Senado.
Read 5 tweets
As principais entidades dos povos Marubo, Kulina, Kanamari, Matsés/Mayoruna e Matis, organizações de base da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
#EmergênciaIndígena ImageImageImage
Divulgaram uma nota conjunta de desagravo denunciando que a Funai vem impedindo ações das organizações indígenas em seus próprios territórios.
“Uma equipe de nossa instituição foi impedida de ingressar na terra indígena sem qualquer justificativa formal. Informalmente alegou-se que havia pessoas não indígenas entre os membros de nossa equipe. +
Read 6 tweets
Via @UOLNoticias: Uma semana depois de tentar em Nova Iorque convencer o mundo de que a situação dos povos indígenas no Brasil era ideal, o presidente Jair Bolsonaro é denunciado e colocado sobre pressão nas Nações Unidas.
#EmergênciaIndígena Image
Sete governos europeus usaram a reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU para alertar sobre a situação de povos indígenas no Brasil, em especial o do povo Yanomami.
O governo dinamarquês indicou que falava em nome de sete países europeus, entre eles Noruega, Estônia e Suécia.
Read 5 tweets
Na segunda-feira (27/9), a APOINME entrou com representação no MPF devido às agressões e possivelmente estelionatos praticados contra o povo Maxakali, no município de Santa Helena em Minas Gerais.
#ResistênciaMaxakali
#EmergênciaIndígena
#VídasIndígenasImportam Image
Os indígenas Maxakali estão sendo extorquidos por falsos comerciantes, que tomam os cartões do programa social ‘Bolsa Família’ e os obrigam a comprar em seu comércio.
Os Indígenas que tentam denunciar essas práticas são ameaçados ou sofrem violência física, como aconteceu no último dia 22 de setembro, quando dois indígenas foram brutalmente espancados em praça pública em Santa Helena de Minas.
Read 6 tweets
Via @Estadao: Dez anos depois de ter sido leiloado pelo governo federal, o linhão de transmissão de energia previsto para ligar Manaus (AM) a Boa Vista (RR) obteve autorização para ter suas obras iniciada.
#EmergênciaIndígena Image
O projeto teve sinal verde do Ibama e da Funai. Com a decisão, a concessionária Transnorte Energia, formada pela estatal Eletronorte e a empresa Alupar, poderá dar início imediato à construção.
Que tem prazo total de 36 meses para ser concluída e início de operação no primeiro semestre de 2024.
Read 7 tweets
(Almost) all you need to know on:
- The case in the Brazilian Supreme Court that will decide the fate of the land Ibirama-Laklãnõ
- The "Time Frame" thesis
- How struggle of the Xokleng-Laklãnõ for the right to exist can impact indigenous peoples throughout the country 🧵👇 Image
Before start, we recommend you register for the international event we supported together with various organizations, tonight 6 pm EST: with indigenous leaderships from Brazil and the USA @GuajajaraSonia @luizeloyterena @nickwestes and @leo_crippa +

So, The merits of the trial are based on the “thesis” of Marco Temporal (time limit), an idea led by the ruralist caucus that defends that indigenous peoples can only claim lands where they were settled on October 5, 1988, the date of the promulgation of Brazil's Constitution +
Read 26 tweets
QUEM É QUEM nos ataques aos Munduruku:

Desde março, a ofensiva de garimpeiros ilegais contra os indígenas cresceu de maneira alarmante. Em maio, casas de lideranças foram queimadas. PF, MPF, STF já foram acionados. Para entender melhor o tamanho do problema, siga o 🧶
(1/6) imagem de três indígenas desenhados - uma mulher e dois ho
(2/6) A maioria dos Muduruku é CONTRA a exploração mineral predatória em terras indígenas. Mas o lobby da mineração quer convencer todo mundo do contrário.

Na nota técnica que lançamos em abril (link abaixo) está claro: há mais de 30 anos esse povo luta CONTRA a mineração. Card com cabeçalho "quem é quem nos ataques aos Mundu
(3/6) O garimpo feito ilegalmente nas terras Munduruku não é mais aquela atividade artesanal, de bateia etc. O perfil atual é de atividade EMPRESARIAL, com maquinário pesado e grande impacto socioambiental - como mostra o nosso estudo "O cerco do ouro" (link abaixo). Card com cabeçalho "quem é quem nos ataques aos Mundu
Read 6 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!