Discover and read the best of Twitter Threads about #escravidão

Most recents (5)

A data homenageia os três auditores-fiscais do #Trabalho e o motorista assassinados durante inspeção para apurar denúncias de #TrabalhoEscravo Contemporâneo em fazendas de Unaí (MG), episódio que ficou conhecido como Chacina de Unaí.
Segue o fio!
O #trabalho em condições análogas à #escravidão é uma grave violação de #DireitosHumanos. Ele precisa ser denunciado e erradicado.
No Brasil, o #TrabalhoEscravoContemporâneo é caracterizado quando ocorre uma dessas situações: #TrabalhoForçado, #ServidãoPorDívida, #CondiçõesDegradantes e #JornadasExaustivas. Esses elementos podem vir juntos ou isoladamente.
Read 5 tweets
A Lei do Ventre Livre foi promulgada há 150 anos, em 28 de setembro de 1871. (continua) #leidoventrelivre #abolicao #escravidao #dompedroII #princesaisabel #nmdiacomohoje #onthisday
Ela não apenas libertava as crianças nascidas em cativeiro a partir dessa data, mas criava um fundo emancipatório para a compra de alforrias por parte do governo imperial e libertava os escravos pertencentes à nação e à coroa.
Em 1866, d. Pedro II recebeu uma carta da Junta de+
Emancipação Francesa pedindo que ele libertasse os escravos. Alguns veem os atos de combate à escravidão praticados por ele como fruto dessa pressão europeia, mas o interesse de d. Pedro a respeito do tema era anterior a essa carta.
Em 1864, nos seus “Apontamentos” para o então+
Read 9 tweets
Se D. Pedro I impôs uma constituição ao Brasil por que não acabou com a escravidão?
Analisando a Constituição de 1823 e a de 1824 outorgada por D. Pedro I, vemos que a segunda era mais liberal em diversos pontos. Por exemplo #abolicao #monarquia #historia #Brasil #escravidao
qualquer comunidade não católica tinha direito de ter seu local de culto. Quanto ao quesito de direitos invioláveis das pessoas e propriedades, a Constituição de 1824 listava 34 pontos a respeito, enquanto que a de 1823 mencionava somente 6.
Um ponto deixado de fora e que
chama a atenção foi a questão da escravidão no Brasil, contra a qual D. Pedro I já havia se pronunciado. Com a oportunidade nas mãos de fazer algo, ele não apresentou nenhum artigo a respeito do assunto. D. Pedro teria sufocado os seus fortes sentimentos a respeito pois
Read 17 tweets
D. Pedro II e a escravidão.
Em meio as visitas de praxe, questões envolvendo a abolição e o tratamento dado aos escravos em São Paulo em 1886, chamaram a atenção do imperador durante sua passagem pelas cidades da província. #DomPedroII #escravidao #abolicionismo
Além de contribuir financeiramente para comprar alforrias e assinar os Livros de Ouro com os quais comitês abolicionistas o saldavam nas estações ferroviárias, aumentando ainda mais as dívidas da deficitária Casa Imperial, o imperador exerceu uma espécie de fiscalização.
D. Pedro II passou a conferir de perto como a polícia era usada pelos senhores de escravos. O jornalista Múcio Teixeira o acompanhou e deixou registrado em artigos enviados para jornais no Rio algumas cenas que presenciou.
Na cadeia de Taubaté o imperador viu um alçapão:
Read 18 tweets
Inacreditável... Essa modinha de cancelamentos não vai parar nunca? Esqueceram que esse filme deu um Oscar a Hattie McDaniel, a primeira atriz negra ganhar um! Isso levou milhares de mulheres negras a sonharem que poderiam ser estrelas de Hollywood!

g1.globo.com/google/amp/pop…
Qualquer um sabe que o que o filme retrata é história. Além de "cancelarem" filmes tb vão cancelar a história? Por que era errado então não se fala a respeito? A recente minisérie sobre Hollywood explica tudo isso que vc disse. Explica todo o sofrimento dela.
O que só mostra a grandiosidade dela, ainda mais. Uma coisa não anula a outra. O fato do filme ter sido feiro em cima de um romance histórico não o anula como obra de arte. Censura não leva a discussão e ao exclarecimento. É como cancelar toda a obra do Monteiro Lobato
Read 8 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!