Discover and read the best of Twitter Threads about #fio

Most recents (24)

O presidente do PL em Carolina (MA), Marcelo Campelo, foi preso por tentativa de homicídio após atirar no carro de adversários políticos. Os tiros atingiram a lataria e o banco traseiro do veículo. Outras #TragediasComArmas foram registradas no dia das eleições. Veja no #fio ⬇️
Eleitores de uma zona eleitoral em Salvador viveram momentos de pânico. Na entrada do colégio, um homem que usava uma camisa verde e amarela atirou contra apoiadores de outro partido. Na tentativa de se proteger dos disparos, uma idosa caiu e ficou ferida.
Homens armados atiraram contra 2 PMs durante a votação na zona sul de São Paulo. Um agente foi atingido na cabeça e no ombro e a outra policial foi baleada no abdômen e na mão. Os eleitores que estavam na escola viveram momentos de terror.
Read 6 tweets
“COTAS SIM, NEGROS NEM PENSAR!”
Lançamos hoje o Boletim ”Quem são os anticotas no Brasil?”. Nele, mapeamos os que querem acabar com a política que colocou milhares de negros nas universidades. Segue o #fio para entender
“É um processo de atualização do mito da democracia racial”, aponta a pesquisadora Carol Canegal, “Uma gramática da branquitude que é monocular, fragmentada e que acaba por focalizar em favor pela perpetuação de privilégios e interesses próprios.”
cartacapital.com.br/politica/novat…
De todas as proposições em curso na câmara e no senado sobre a Lei de Cotas, cerca de 40% sugerem a extinção ou mudanças estruturais na política que facilita a inclusão – sobretudo da população negra brasileira– ao Ensino Superior.
Read 8 tweets
O campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo foi morto com um tiro na cabeça durante um show em SP. Mas ele não foi o único: outras #TragédiasComArmas de fogo marcaram o fim da semana. No #fio, 7 casos de tiros em shows, brigas de trânsito, disparos acidentais e feminicídio ⬇️
O lutador Leandro Lo, 33 anos, foi baleado durante uma briga no show do Pixote. Ele teria imobilizado um homem, que se afastou em seguida. O agressor então voltou, atirou na cabeça do lutador e deu 2 chutes nele, já no chão. O atirador era PM, e estava armado dentro do clube.
Um adolescente, 17 anos, foi morto com um tiro na cabeça na porta de uma boate em Caratinga (MG). Um jovem, de 20 anos, também foi baleado. O caso aconteceu na madrugada de domingo e a motivação do crime ainda está sendo investigada. g1.globo.com/mg/vales-mg/no…
Read 8 tweets
Sabe o que a maior chacina da história de SP e o assassinato de Marielle e Anderson têm em comum? Uma munição 9mm. Não uma qualquer. Uma munição desviada da @gov_pf, que foi usada em pelo menos 19 mortes. Veja no #fio como o dinheiro público foi usado em crimes emblemáticos ⬇️
Poucos dias após a execução brutal da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, a polícia descobriu que a munição 9mm usada no crime havia sido comprada pela Polícia Federal, com recursos públicos e depois desviada.
O lote de munições usado nas mortes de Marielle e Anderson já era conhecido pela polícia por ter relação com outros crimes. Entre eles, a maior chacina de São Paulo (Osasco e Barueri, em 2015), que contou com atuação de policiais militares e guardas municipais.
Read 7 tweets
As armas de fogo mataram mais crianças e adolescentes do que os acidentes de carro em 2020, nos EUA Em um país onde é fácil adquirir armas, muitas tragédias acontecem em ambientes supostamente seguros. Hoje, Dia Mundial do Desarmamento, veja esse experimento assustador. #fio ⬇️
A TV @abcnews escondeu armas verdadeiras e descarregadas na sala de uma escola infantil com 44 crianças. As crianças eram instruídas a não encostar nas armas. O objetivo era testar se a curiosidade das crianças ia se sobrepor ao pedido de não tocá-las.
O experimento foi feito porque grupos pró-armas dizem que se as crianças tiverem contato cedo com elas, aprenderão sobre seus riscos e estarão mais protegidas. Mas o resultado é desesperador. Meninos apontam a arma para o próprio rosto, miram no colega, apontam pro alto...
Read 6 tweets
É muito ruim ser assaltado. E talvez você já tenha pensado: "se tivesse uma arma a situação poderia ter sido diferente". Sim, poderia! Mas provavelmente não do jeito que você imagina. Segue o #fio para saber porquê.
A dona Elvira Matos, 61 anos, foi vítima de um assalto a ônibus que terminou em tiroteio. Ela estava a caminho da ginástica, quando um policial à paisana reagiu ao assalto atirando dentro do ônibus LOTADO. Dona Elvira morreu e outras 3 pessoas ficaram feridas. Image
🔎 Jacqueline Sinhoreto e @RenatoSdeLima realizaram uma pesquisa analisando casos de roubos em uma época em que civis podiam andar armados. Descobriram que 7 em cada 10 pessoas armadas que reagiram a assaltos tomaram tiro. Andar armado aumentou a chance de morte da vítima em 56%.
Read 6 tweets
Um pai matou o filho de 11 anos com tiro acidental em Formosa (GO) no último sábado. No mesmo fim de semana, um menino de 11 anos foi morto no Pará durante uma brincadeira com a espingarda do pai. Por que cada vez mais crianças são vítimas de acidentes com arma de fogo? #fio ⬇️
O tiro que matou o menino de 11 anos em Goiás veio de uma das 4 armas guardadas em casa. O pai é atirador esportivo e estava fotografando uma das armas para vender quando acionou o gatilho e disparou contra o filho. Ao ver o filho morto, ele tentou tirar sua própria vida.
No Pará, Pedro Henrique, de 11 anos, estava brincando com um amigo de 9 anos quando foi atingido e morto por um disparo acidental de espingarda. O caso aconteceu em maio. A espingarda pertence à família da vítima, que a usava para caça. Elas não sabiam que a arma estava carregada
Read 6 tweets
Homens brancos do 1% mais rico têm mais renda que todas as mulheres negras do país. Quer entender onde a branquitude entra nisso? Segue o #fio:
"O pensamento da política econômica é branca e é masculina...É dever do Estado pensar em políticas que atendam todas as demandas sem discriminação de raça, classe e gênero." @waleska_miguel
O racismo é um sistema complexo de dominação que, por um lado, confere aos brancos a posição de privilégio das estruturas políticas, econômicas, sociais e jurídicas, e por outro, aos negros os lugares de menor estima social.
Read 6 tweets
Das 304 universidades públicas do Brasil, 295 têm reitores brancos. Esse é um problema causado pela branquitude. Segue o #fio para entender:
"Isso não é por acaso, é uma marca do racismo estrutural. Não podemos naturalizar isso. O fato de hoje eu estar como reitora da Uezo não pode ser colocado como “um esforço meu” no sentido de insinuar que quem não conseguiu é porque não se esforçou."
Luanda Moraes
A sobrerrepresentação, ou seja, a representação excessiva de pessoas brancas em espaços de poder exemplifica e gera desigualdades raciais. Racializar a discussão sobre poder no Brasil é um caminho importante para decifrarmos a permanência da branquitude nesses espaços.
Read 6 tweets
Ao longo das oito páginas do seu depoimento, #Melhem recorreu diversas vezes à palavra “brincadeira” para se defender das acusações que as atrizes lhe fazem. #Fio
– Recebia atrizes de “cuecas, com as calças abaixadas ou sem calças”? “Ocorreu uma vez só, pois se tratava de BRINCADEIRA e também não tinha conotação sexual.”
– Mandava mensagens de cunho sexual para Calabresa? Ambos trocavam esse tipo de mensagem, mas eram todas “em tons de BRINCADEIRA e não havia nenhum constrangimento”.
Read 7 tweets
uma coisa que a pands virou total a chavinha na minha cabeça é tomar consciência do quanto a gente vive pra consumir, comprar, etc
e o quanto eu não quero que minha vida seja isso, seja muito isso, se paute por isso
tava vendo uns tuítes de uma pessoa falando super bem de um bairro de sp e 80% das coisas que ela fala como coisas boas do bairro são espaços de consumo e compra. restaurante, bar, loja.
qdo eu tava pra sair de sp muita gente perguntava como eu ia me virar sem tudo que tem (pra comprar) em sp
Read 10 tweets
Sabia que a maioria das Polícias do país não tem controle eficaz de seu estoque de armas e munições? Esse arsenal, com armas mais potentes, de calibre restrito, tem pouco ou nenhum controle. Isso facilita desvios e depois estas armas são usadas contra a população. Siga o #fio ⬇️
Quase a totalidade (85%) das das instituições policiais não tem um bom sistema de controle de armas em seus paióis, como mostra o levantamento do @MPF_PB. Apenas 5 estados têm controle eletrônico de munição nas polícias.
oglobo.globo.com/politica/orgao…
Sem sistemas eficientes de controle fica fácil para agentes corruptos lucrarem desviando armas e munições. Em agosto, PMs e civis foram presos em PE sob a suspeita desvio de mais de 300 armas. Não havia monitoramento na sala onde elas estavam armazenadas. jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/202…
Read 6 tweets
Quem está por trás do assalto em #Araçatuba, que deixou 3 mortos e 4 feridos? Hoje é mais difícil saber, já que insumos usados nas bombas, armas e munições são mais difíceis de ser rastreadas desde a revogação de portarias de fiscalização, em 2020 #Fio do @blangeani do @isoudapaz
As bombas usadas pelos assaltantes em #Araçatuba são parecidas com as usadas por grupos terroristas. Os explosivos são conhecidos como IED - Improvised Explosive Device, em português "artefato explosivo improvisado” (+)
Em março de 2020 foi publicada nova regulamentação prevendo que vários insumos usados nos explosivos em #Araçatuba, como emulsão, espoleta e cordéis detonantes, tivessem marcação em QR Code e dispositivos que permitissem identificação (+)
Read 7 tweets
Hoxe imos a facer un fío coa lenda que os veciños de maior idade do Couto aínda recordan en boca dos seus avós, coa que lles explicaban as orixes do Couto Mixto. #Fío #CoutoMixto #Memoria #Lenda 👇🏻 Image
Hai centos e centos de anos no Val do Salas había catro aldeas, Santiago, Rubiás, Meaus e Pena. As catro aldeas vivían en paz, da agricultura e da gando. A fartura era pouca e os trafegos moitos. Os veciños vivían alleos das loitas e dos conflictos dos señores e da nobreza...👇🏻 Image
Un día, coma calquera outro as mulleres de Santiago que volvían de traballar, viron chegar polo camiño que baixa da Serra da Pena a unha mulleriña preñada, mollada e chea de frío, branca como a neve e a piques de desfalecer. Prestas correron a socorrela...👇🏻
Read 15 tweets
Gabriel Boric, vencedor das eleições primarias, principal aposta da esquerda para a eleição presidencial no Chile, ganhou com a ajuda da direita? Daniel Jadue, representante da coalizão Chile Digno, militante do PC chileno, foi prejudicado pelo anticomunismo transversal? #fio 👇
No dia 18 de julho o Chile foi às urnas mais uma vez para eleger seus candidatos à disputa presidencial que irá acontecer em novembro. Dois candidatos sairam vencedores: Gabriel Boric, por Apruebo Dignidad (esquerda antineoliberal); e Sebastián Sichel, por Chile Vamos (direita).
Na semana anterior à primaria, começou a circular uma tese de q votantes da direita iriam se mobilizar a favor da candidatura do deputado Boric, com o objetivo de impedir que Jadue fosse o candidato presidencial da esquerda radical em novembro. Que tão verdadeiro é essa teoria?👇
Read 17 tweets
Não tenho condições de escrever nada muito elaborado sobre o Chile, mas a verdade é o que estamos vivendo aqui nas #Elecciones2021CL é algo histórico e lindo 😭💜

E pra não perder alguns raciocinio, vou deixar registrado pq não posso dormir de tanta euforia. Segue o #fio 🧵
- Éxito rotundo da aliança Frente Amplio e Partido Comunista, que será importante para marcar tendência, dar a linha nas eleições presidenciais;
- Direita e Concertación (duopólio) são os grandes perdedores dessa eleição (hahaha);

👇🏼
- Direita ficou abaixo dos 2/3 que precisava pra conseguir vetar as transformações da #ConvenciónConstitucional. Isso é importante pq enterra de vez a polêmica com os "tercio que amarrava a nova constituição" q rondava o Acordo Pela Paz;
- DC só coloca 2 constituintes (hihihi)👇🏼
Read 8 tweets
Peruano segura escudo: "El poder al pueblo" durante manifestação contra o governo ilegítimo de Manuel Merino, 14/11 em Lima.

Linda foto, mas não compartilhei pra alimentar fetiche com palavras de ordem. É necessário denunciar o massacre nas ruas do Peru #Fio #PeruvianLivesMatter
Sei que o brasileiro hoje está atento às eleições, tbm estou, porém podemos igualmente dar uma atenção ao que acontece no #Perú. E ao fazer isso, gostaria de pedir para que AJUDEM A DENUNCIAR AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS pq a repressão está desatada. Há pessoas assassinadas!
A madrugada de 14/11 para 15/11 foi de dura repressão, principalmente em Lima onde os protestos são massivos. Dois jovens foram assassinados:

Jordan Inti Sotelo Camargo de 24 anos, e Jack Brian Pintado Sánchez de 22 anos, ambos assassinados pela polícia.

#PeruvianLivesMatter
Read 4 tweets
Galera, correria doida aquí. Faltam 5 dias pro plebiscito. Mas tem gente me perguntando sobre "igrejas queimadas no Chile nos protestos" pq aparentemente o meio evangélico no Br está propagando a história. Bem, de fato houve uma igreja incendiada, mas não por manifestantes 👇#fio
Dia 18 se cumpriu 1 ano que se iniciou a efervescência dos protestos no Chile, a convocatória nas ruas (apesar do covid19) foi enorme. Do nada começa um incêndio em uma igreja católica, que pertence aos Carabineros de Chile. 🧐

elmostrador.cl/noticias/multi…
Ontem mesmo já ficamos sabendo que quem iniciou o incêndio criminoso foi um funcionário da Armada chilena, ou seja, um marino:

elmostrador.cl/dia/2020/10/19…
Read 11 tweets
Ontem completou 57 anos do #MassacredeIpatinga, quando no dia 7 de outubro de 1963, a Polícia Militar abriu fogo contra trabalhadores que protestavam por melhores condições de trabalho na #Usiminas. #Fio
Ipatinga é um município com apenas 56 anos de emancipação, mas carrega em sua história um massacre impronunciável. Não é o maior massacre do país (Carandiru teve 111 mortos) entretanto, significa uma incógnita pra as e os nascidos e residentes do ex distrito de Coronel Fabriciano
Oficialmente há registro de 8 mortes, mas as distintas histórias e investigações atualizadas chegam a falar de 40 a 100 corpos. O jornalista Marcelo Freitas publicou o livro "Não foi por acaso", com o relato de um ex funcionário q afirma ter testemunhado a compra de 200 caixões +
Read 12 tweets
As campanhas políticas tomaram forma e muitas mulheres estão dando cara às campanhas para câmara de vereadores e prefeituras nessa corrida eleitoral, e sem dúvida isso é ótimo. Um avanço. Mas muito cuidado com o discurso imperativo de "vote em mulheres" sem olhar PROGRAMA. #fio
Nem todas mulheres veem com o "filtro" do feminismo posto, e também nem toda menção ao feminismo nos serve. Não é por "ser mulher" que imediatamente a pessoa se transforma em aliada, pois a categoria "mulher" por si só não indica compromisso com programa político transformador.👇🏻
Portanto, é importante prestar atenção no conjunto da obra:

1- Projeto/agenda política que tais candidaturas representam;

2- Setor econômico que defendem;
👇🏻
Read 7 tweets
¿#Sabíasque este año se cumplen 💯 años del uso reglamentado en la #aeronáutica #militar española de nuestra #escarapela? A continuación os contamos un poco más sobre este bonito símbolo, que además es la imagen de nuestras redes sociales. #DentroHilo
La primera disposición en la que se reguló la #escarapela de las #aeronaves #militares españolas, es en la regla quinta de la Circular del 9 de junio de 1920 publicada en el Diario Oficial del Ministerio de la Guerra del 10 de junio de 1920.
La #escarapela #aeronáutica es el emblema #aeronáutico #militar de nacionalidad y se utiliza en las distintas #fuerzasaéreas como distintivo para indicar nacionalidad en las #aeronaves que, debido a la velocidad que alcanzan, no pueden enarbolar banderas en su forma tradicional.
Read 20 tweets
#Fio sobre a "noche fascista" que aconteceu ontem na Auracanía, território Wallmapu no sul do Chile, onde a ultra direita organizou uma noite terrorista em 2 cidades e linchou manifestantes #mapuches que ocupavam as prefeituras para exigir liberdade para seus #presospolíticos 👇
Há 3 meses, 9 presos #mapuches estão em greve de fome para que a justiça chilena tome a resolução de permitir que eles possam cumprir pena domiciliar total até o término pandemia. Alguns deles sequer foram julgados #wallmapulibre radiojgm.uchile.cl/amnistia-inter…
Diante da completa indolência e racismo do Estado chileno, um grupo de comuneros mapuches ocuparam as prefeituras de 5 cidades no sul do país, exigindo que o governo reveja a negação dos pedidos de reclusão domiciliar para os 9 presos em greve de fome👇
biobiochile.cl/noticias/nacio…
Read 12 tweets
Segue o #fio de um #historiador sobre o curso Programação Web @metropoledigi @ufrnbr. Ideia dada por @brennovich no dia da #MarchaVirtualpelaCiencia @SBPCnet. Conversas com Brenno, @freireopaulo, @Guimme_ e outros sobre #programacao #Tecnologia #web #Historia #ensino #ti
04/05/2020: Começo da matéria Lógica de #Programação. De cara me lembrei dos livros de #HarukiMurakami que se passam nos anos 1980. Vários personagens aparecem japoneses aprendendo sobre #input e #output nos recém lançados editores de texto e computadores pessoais. #literatura
04/05/2020 Me lembrou conversa com @iberemoreno sobre editores de textos que funcionam com lógica de #programação. Aqueles em que ao invés de tentar reproduzir na tela o que você vê no papel, partem para a o que você "quis dizer" é que vai para o resultado final. 1/3
Read 71 tweets
Nesta segunda, 30, será votada no @SenadoFederal a proposta da Renda Básica Emergencial, aprovada na Câmara, semana passada. O corpo técnico do @psolnacamara preparou algumas respostas para as dúvidas que surgiram: Quem tem direito? Quanto receberão? Como e Quando? Siga o #Fio 👇
1) Qual era a proposta do governo?

A proposta do governo era de um benefício de apenas R$ 200,00 para os trabalhadores informais. Esta proposta foi derrotada. (+)
2) Qual foi a proposta da oposição?

Já a oposição propôs uma renda emergencial que chegaria até R$ 2,000,00 (dez vezes mais do que o governo propôs). Na proposta da oposição, cada família ganharia, no mínimo, R$ 1.000,00. (+)
Read 12 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!