Discover and read the best of Twitter Threads about #meioambiente

Most recents (11)

A unidade fica na BR-364 entre Sena Madureira e a cidade do Bujari, interior do Acre. Foi nesse mesmo local que o homem apontado como responsável pela contratação dos pistoleiros que mataram a missionária norte-americana Dorothy Stang, em fevereiro de 2005, (...)
(...) teria desmatado uma área de 600 hectares, além de criar gado e ameaçar moradores, segundo investigação do Ministério Público do Acre (MP-AC).
Read 4 tweets
Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul registram média de 17 µg/m³ e 14 µg/m³ de poluição e já podem oferecer risco em caso de uma exposição prolongada.
A média estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como normal é de 25 µg/m³, sendo que qualidade do ar é considerada satisfatória é entre zero e 12 µg/m³, a partir disso ainda é aceitável, mas já oferece risco quando há exposição por um período de 24 horas ou mais.
Read 5 tweets
De acordo com a pesquisadora Sonaira Silva, pesquisadora do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGama), da Universidade Federal do Acre (Ufac) Campus Floresta Cruzeiro do Sul, o motivo da redução são as chuvas.
“Mas é importante não contar vitória, o período mais crítico está iniciando, do final de agosto até outubro. Tem muito desmatamento recente para queimar. Mesmo com a friagem, muitos registros de queimadas no entorno de Rio Branco e região têm sido registradas”, afirmou.
Read 4 tweets
🚨 VEM DE TUITAÇO! 🚨

Bolsonaro quer acabar com a Amazônia de vez! O ataque final será aprovar no Senado o PL da Boiada, que acaba com o licenciamento ambiental, e o PL da Grilagem, que legaliza o roubo de terras. Não vamos permitir essa boiada! #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Mais de 616 mil mortes no Brasil, 14,8 milhões de brasileiros desempregados e 55% da população passando fome. O @SenadoFederal deveria estar priorizando o combate à crise e não aprovar o pacote da destruição de Bolsonaro #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Mesmo diante dos recordes de desmatamento na Amazônia, ruralistas e aliados de Bolsonaro pressionam para avançar com PLs terríveis ao meio ambiente e sem a devida participação da sociedade, cabe @rpsenador barrar esse retrocesso #PLdaBoiadaNão! #GrilagemNão!
Read 21 tweets
Historicamente, quando o Brasil precisa escolher entre o caminho certo e o caminho fácil, via de regra, infelizmente, nós enveredamos pelo mais fácil, da visão de curto prazo, ligado ao populismo e ao interesse eleitoral imediato.
Estamos entre os países com maior potencial no mundo. Por isso, a pergunta que não quer calar é: por que o Brasil tropeça e não consegue virar a chave para transformar essa imensa potencialidade em dias melhores para os seus filhos?!
Tendo em vista o duro cenário em que nos encontramos, compartilho aqui pontos importantes de um roteiro que, a meu ver, deveria ser considerado como um dever de casa para as lideranças do nosso país:
Read 11 tweets
@WagnerUriel1 @slpng_giants_pt @oatila Estar alerta também p/ações igualmente perigosas q passam desapercebidas e q influenciam fortemente os comportamentos de risco e #letalidade por cooptação, baseadas na oferta de #produtos e/ou #serviços ancorados) em #prazer (pacotes #viagens) ou #medo (#religião, #livros) ex.:👇🏾
@WagnerUriel1 @slpng_giants_pt @oatila Caso 1) #Pacotes de #viagens:
Como pode o pessoal de @123milhas seguir "convidando" as pessoas a escolher seu próximo roteiro de #viagem, nos seus #comerciais de TV (ex.: no canal #SpaceHD #654 na #netclaro) em pleno pico de #pandemia de #covid19, como se não houvesse amanhã, ...
@WagnerUriel1 @slpng_giants_pt @oatila @123milhas como se a vida atual fosse uma #viagem+#festa? Não é à toa que o #filme escolhido por eles @SPACE_Brasil para este domingo (21/03) é “Anjos e Demônios” com Tom Hanks. Só compreensível (mas não aceitável) se o anúncio for destinado a #negacionistas, #bolsomínions e #genocidófilos
Read 104 tweets
As conclusões da comissão de experts independentes formada em 2019 pelo então primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, para avaliar os impactos ambientais do acordo comercial UE-Mercosul não são nada favoráveis aos países do Sul. O relatório, que será entregue amanhã...👇
ao atual premier, Jean Castex, e ao qual teve acesso o jornal Le Monde, faz severas críticas e conclui, em um documento de 194 págs, que a desflorestação deverá crescer em um ritmo anual de 5% nos seis anos seguintes à aplicação do acordo. Segundo a comissão, o custo...👇
ambiental medido a partir das emissões suplementares de CO2 seria maior do que os benefícios econômicos obtidos. No campo sanitário, os experts alertam também para a questão do uso, por parte dos países do Mercosul, de pesticidas proibidos na Europa. Após 20 anos de... 👇
Read 4 tweets
CERRADO: BERÇO DAS ÁGUAS.

Você sabia que três dos mais importantes aquíferos do Brasil nascem no Cerrado? Segue o Fio para entender melhor:
A água que alimenta o São Francisco e as represas de São Paulo e Brasília vem de três grandes depósitos subterrâneos no Cerrado: os arquíferos Guarani, Urucuia e Bambuí. Esses aquiferos são reabastecidos pela chuva, mas dependem da vegetação para que a água chegue lá embaixo.
Muitas plantas do Cerrado têm só um terço da sua estrutura acima da superfície e, para sobreviver num ambiente pobre em nutrientes, desenvolveram raízes profundas e bastante ramificadas. Esse complexo sistema radicular retém água e alimenta as plantas na estação da seca.
Read 7 tweets
PEIXES DAS NUVENS
Não adianta só combater, é preciso informar. Então vamos usar essa rede pra trazer informação e, neste caso, sobre o homem e a natureza. Então hoje vamos falar dos PEIXES DAS NUVENS. Você sabe o que são?
A família Rivulidae (ordem Cyprinodontiformes) é uma das quatro mais diversificadas entre as 39 famílias de peixes de água doce do Brasil.
Ocorre nas Américas, entre o México e a Argentina, e possui mais de 320 espécies válidas. Os rivulídeos são peixes de pequeno porte, raramente chegando aos dez centímetros de comprimento total
Read 42 tweets
Não importam Emmanuel Macron nem interesses políticos ocasionais de outros países. Importa a aceleração da #degradação #ambiental na #Amazônia em um governo cuja postura tem sido hostil para com o #ambiente desde seu início. Apontarei exemplos dessa hostilidade
Defender o #ambiente é uma das missões constitucionais e legais do #MinistérioPúblico #MP, instituição a que pertenço. A Constituição define a Floresta Amazônica brasileira como patrimônio nacional (art. 225, § 4.º). Ela precisa ser defendida e nenhum governo pode dispor dela
Set/2018: #Bolsonaro, ainda candidato, diz que pode retirar Brasil do #AcordoDeParis is.gd/Imprensa0009 #ambiente
Read 20 tweets
Em 2018 iniciamos a campanha #SóAcreditoVendo, pelo fim do sigilo dos #gastostributários. Segue o fio 👇soacreditovendo.org.br
Você sabe o que são gastos tributários? Dá uma olhadinha nessa explicação. #thread
O maior problema desses gastos é a falta de #transparência. Mas quem, exatamente, recebe esses incentivos? Eles são de fato benéficos para o conjunto da sociedade? #thread inesc.org.br/campanha-soacr…
Read 14 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!