Discover and read the best of Twitter Threads about #novasmedidas

Most recents (20)

Ontem foi dado mais um passo para o fortalecimento da luta contra a corrupção no país. No @SenadoFederal, dando continuidade ao movimento da @camaradeputados de 10/9, foram protocoladas 9 propostas do pacote das #NovasMedidas contra a Corrupção. www12.senado.leg.br/noticias/mater…
Assinado por @Sen_Alessandro (Cidadania-SE) @alvarodias_ (Podemos-PR) @Sen_Oriovisto (Podemos-PR) @EduGiraoOficial (Podemos-CE) @SorayaThronicke (PSL-MS) e @ContaratoSenado (Rede-ES), o pacote avança, por ex, sobre responsabilização civil e adm. de empresas por corrupção privada.
As #NovasMedidas são o maior pacote anticorrupção de iniciativa popular no mundo. Liderada pela TI, a coalizão @UCCorrupcao lançou as propostas em 2018. O Congresso Nacional tem agora o papel de debater e fazer avançar uma agenda duradoura de reformas anticorrupção para o país.
Read 3 tweets
Você conhece alguém que guarda dinheiro em casa ao invés de no banco? Ou que faça compras caras e pague contas altas com dinheiro, mesmo podendo usar cartão ou home-bank? Se isso hoje é tão raro na nossa vida, por que tanta notícia de políticos movimentando tanto dinheiro vivo?
Recentemente, soube-se que o enrolado Queiroz pagava em dinheiro vivo diversas contas de @FlavioBolsonaro. A filha do ex-presidente Temer tb usou dinheiro vivo para pagar reforma da casa. No caso de Lula, foram 4 anos de aluguel que ele diz que D. Marisa pagava em cash todo mês.
Além dos rolos com dinheiro vivo das famílias Bolsonaro, Temer e Lula da Silva, há inúmeros outros casos. Joias e roupas de luxo compradas em cash por Sérgio Cabral e esposa, bunker de dinheiro do operador do PSDB Paulo Preto e, claro, o apartamento caixa-forte de Geddel.
Read 4 tweets
Transação de alto valor em espécie é alerta de risco de atividade criminosa. Absolutamente anormal na vida do cidadão comum, mas parece que não na de políticos. A defesa de Lula também alegou que ele pagou 4 anos de aluguel em dinheiro vivo, por isso não tinha registro no banco.
A circulação de dinheiro vivo é um dos maiores desafios no combate à lavagem e à corrupção. O caso do bunker de Geddel chocou o Brasil, mas não é o único. Inclusão bancária da população carente e limitar transações em espécie para quem realmente precisa é essencial.
A regulação da circulação de dinheiro vivo (criando exceções pra quem realmente precisa) é o que propõe a Medida 14 das #NovasMedidas contra a Corrupção, defendida pela @UCCorrupcao e pela Transparência Internacional.
Read 3 tweets
Percebe-se mercado aquecido da nomeação ao @STF_oficial, após saída de @SF_Moro, e os incentivos perversos q cria para comportamentos nada republicanos. Brasil precisa rever seu modelo de composição do STF, q fragiliza ñ apenas a causa anticorrupção, mas a própria democracia. 👇
A Medida 29 das #NovasMedidas contra a Corrupção, defendida pela @UCCorrupcao, propõe uma quarentena que veda nomeação de quem tenha ocupado mandato eletivo federal, @MPF_PGR, @AdvocaciaGeral ou Ministro de Estado nos 4 anos anteriores, além de dar mais transparência ao processo.
Ontem, @jairbolsonaro declarou sem qualquer pudor que considera o PGR Augusto Aras para vaga no STF, a autoridade responsável por investigá-lo. Com um só gesto, enfraquece duas das instituições máximas da república: o Ministério Público Federal e o Supremo Tribunal Federal.
Read 4 tweets
Denunciar a corrupção é fundamental para combatê-la, mas também pode representar perigo a quem denuncia.

No #BarômetroGlobaldaCorrupção (bit.ly/2nX6bKU), mostramos que 69% das pessoas acreditam que sofrerão retaliação se denunciarem um caso de corrupção.
Nós recebemos rotineiramente relatos de pessoas que, ao fazerem isso, sofrem ameaças e todo tipo de represália, como demissões, humilhações e agressões físicas. Nos casos mais extremos, denunciantes pagam com suas próprias vidas.
Quando ativistas e jornalistas são mortos por suas investigações e as pessoas temem se organizar, denunciar e se levantar contra injustiças, os que estão no poder conseguem perpetuar esquemas de corrupção e continuar suas agressões sem maiores consequências.
Read 5 tweets
Semana passada, o Congresso Nacional aprovou, em regime de urgência, um projeto de lei sobre #AbusoDeAutoridade.

Saiba mais: Image
Apesar de ter pontos importantes e que estão em linha com as demandas da sociedade, a proposta pode enfraquecer a luta contra a #corrupção no país. Isso porque, da forma como está redigida, ela abre espaço para que poderosos se vinguem de autoridades que as investiguem.
Abuso de autoridade não é tolerável e dispositivos legais que responsabilizem agentes públicos - todos, não só promotores, policiais e juízes - por excessos cometidos em seus cargos são essenciais.
Read 6 tweets
Lembramos hoje, na nossa série de comemoração do #AniversárioTIBrasil, as #NovasMedidas contra a Corrupção: o maior pacote anticorrupção já construído pela sociedade no mundo. Image
O pacote é formado por 70 medidas que visam atacar a raiz da corrupção no Brasil. Nenhum país no mundo conseguiu reduzir significativamente os índices de corrupção sem atuar de maneira sistêmica sobre o problema.
A Transparência Internacional - Brasil foi responsável por liderar todo o processo de construção das Novas Medidas, que contou, ao todo, com a participação de mais de 200 especialistas, 373 instituições e um processo de consulta pública com a participação de mais de 900 pessoas.
Read 5 tweets
Nesta semana, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) 1865/19, que criminaliza uma prática que dificulta a transparência das eleições: o #Caixa2Eleitoral glo.bo/30wyYUw
Com essa prática, partidos ou candidatos movimentam recursos sem contabilizá-los no fluxo de caixa informado ao Tribunal Superior Eleitoral. Nesses casos, há grave risco à democracia, por corromper as perspectivas políticas e desequilibrar e deslegitimar o processo eleitoral.
Inspirado na #Medida20 das #NovasMedidas contra a Corrupção, o texto faz parte do Pacote Anticrime.
Read 5 tweets
A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, @OECD) manifestou preocupação com a aprovação pelo @SenadoFederal da #LeiDeAbusoDeAutoridade: bit.ly/2LA0Y5s
O grupo se posicionou alertando para o fato de que o projeto traz ameaças ao combate à corrupção por definir os crimes de abuso de autoridade de forma ampla e subjetiva. Segundo a OCDE, isso pode afetar a capacidade de o Brasil cumprir suas obrigações parente ao órgão.
Não é aceitável existir abuso de autoridade. Mas é preciso haver critérios claros para garantir a responsabilização de agentes por seus excessos. Nesse sentido, o projeto aprovado pelo Senado e que volta para a @camaradeputados não é a resposta que a sociedade brasileira procura.
Read 4 tweets
O @SenadoFederal aprovou ontem, de forma apressada e sem debate com a sociedade, a #LeiDeAbusoDeAutoridade (PL 27/2017). Apesar de ter pontos importantes e em linha com as demandas da sociedade, como a criminalização do Caixa 2, a proposta enfraquece a luta contra a corrupção.
Abuso de autoridade não é tolerável e dispositivos legais que responsabilizem agentes por excessos são essenciais. Contudo, os limites devem ser claros para garantir que a lei não seja usada por pessoas poderosas com o propósito de ameaçar autoridades que ousem investiga-las.
O país necessita de uma medida que responsabilize agentes públicos sem interferir ou impedir suas funções. Essa é a proposta da #Medida24 das #NovasMedidas Contra a Corrupção, que foram construídas pela sociedade brasileira junto à @UCCorrupcao.
Read 5 tweets
O maior pacote anticorrupção do mundo, as #NovasMedidas contra a Corrupção, foi desenvolvido pela sociedade brasileira. O pacote possui 70 medidas que buscam atacar as causas sistêmicas deste problema social e oferecer soluções para seu enfrentamento no longo prazo.
São medidas nacionais, mas podem ser adaptadas para Estados e municípios. Foi essa a proposta das voluntárias do Observatório Social de Itabira (MG). Em parceria com a comarca do @MPMG_Oficial, elas apresentaram 10 medidas anticorrupção ao legislativo e ao executivo da cidade. Image
Se implementadas, as medidas fortalecerão a transparência nos órgãos públicos. "A iniciativa mostra a importância do ativismo e como é possível combater a corrupção com a participação da sociedade", diz Nicole Verillo, da @TI_InterBr, que esteve no lançamento em Itabira. Image
Read 3 tweets
A decisão de hoje do @STF_oficial pode implicar uma sobrecarrega à Justiça Eleitoral, que não tem condições materiais ou institucionais para investigar e processar grandes casos de corrupção, Isto pode resultar em morosidade e impunidade para casos graves.
Respeitamos o posicionamento do @STF_oficial, mas entendemos que esta decisão não pode representar um empecilho ao avanço de processos já em curso e eventuais novos casos de corrupção ligados às eleições.
Agora, é essencial que nossos legisladores se debrucem sobre o tema para resolver definitivamente a questão das competências dos tribunais brasileiros, adequando-as à vocação e à capacidade das instituições judiciais para o melhor enfrentamento da corrupção.
Read 5 tweets
O STF julga hoje se crimes como corrupção ativa e lavagem de dinheiro ligados a crimes eleitorais devem ser julgados pela Justiça Federal comum ou pela Eleitoral. Parece uma questão distante, mas esta decisão pode impactar gravemente o enfrentamento da corrupção no Brasil.
A @TI_InterBr acredita que, além do STF referendar o entendimento de que os crimes comuns deverão permanecer no âmbito da Justiça comum, é fundamental que nossos legisladores se debrucem sobre o tema e que considerem o que propõe a sociedade no pacote das #NovasMedidas.
Para entender melhor a questão e suas implicações para a luta anticorrupção no Brasil, leia o texto completo em: bit.ly/STF_JusticaEle…
Read 3 tweets
O pacote anticrime do @JusticaGovBR enviado hoje ao congresso representa um avanço importante diante da ausência de propostas e reformas para o enfrentamento da corrupção. Mas, apesar de seus méritos, o pacote deixa de fora diversas medidas fundamentais.
A criminalização do caixa 2, presente no pacote anticrime e na Medida 20 das #NovasMedidas contra a corrupção é apenas uma das propostas necessárias para o enfrentamento deste problema. Agora, o Congresso precisa ouvir e incorporar as contribuições da sociedade sobre o assunto.
Saiba mais sobre as #NovasMedidas e como elas podem ajudar o Congresso a combater a corrupção: medium.com/@unidoscontraa…
Read 3 tweets
A @TI_InterBr reforça que é falsa a ideia de que a corrupção está na cultura do brasileiro. Aliás, ela não é parte da cultura de povo algum. Mesmo os países considerados menos corruptos têm com frequência suas empresas envolvidas em corrupção.
O que realmente importa são melhores leis, instituições sólidas e um amplo consenso social sobre o valor da integridade. Nesse sentido, o Ministro tem alguma razão em dizer que a educação é fundamental.
Por isso, a proposta 11 das #NovasMedidas contra a Corrupção prevê a inclusão de conteúdos relacionados à luta anticorrupção no currículo escolar. Saiba mais sobre essa e outras propostas para atacar este problema pela raiz em: unidoscontraacorrupcao.org.br
Read 3 tweets
O @JusticaGovBR apresentou hoje um conjunto de propostas legislativas. Especificamente sobre o tema da corrupção, entendemos que o pacote representa um passo importante por trazer de volta ao debate público ações de enfrentamento estrutural ao problema. glo.bo/2HQXRWt
Por outro lado, sabemos que há espaço para a revisão e melhoria de propostas do pacote. O debate anticorrupção no Brasil caminhou bastante nos últimos anos, o que resultou em contribuições valiosas da sociedade, como as #NovasMedidas contra a Corrupção.
Este conjunto de 70 propostas representa uma agenda que enfrenta o problema por múltiplas abordagens, sobretudo a preventiva. O Congresso deve agora ouvir a sociedade brasileira e levar em conta também suas contribuições durante o processo de tramitação das medidas anticorrupção.
Read 3 tweets
O Brasil caiu 9 posições no #IPC2018 em comparação ao ano anterior, ocupando a 105ª colocação entre 180 países avaliados. A pontuação chegou a 35 pontos, o pior resultado desde 2012 quando os dados passaram a ser comparáveis, e representa a 3ª queda anual seguida. #cpi2018 Image
Esse resultado reforça um alerta que estamos fazendo há algum tempo: Os esforços do país contra a corrupção não foram suficientes para chegar à raiz do problema. A Lava Jato foi crucial para romper com o histórico de impunidade da corrupção no Brasil mas é preciso avançar mais.
A sociedade já apontou um caminho para reformas estruturais: as #NovasMedidas contra a Corrupção. Acesse: unidoscontraacorrupcao.org.br e ajude a pressionar o congresso e outros tomadores de decisão a implementarem estas mudanças fundamentais. #cpi2018 #ipc2018
Read 3 tweets
A cada quatro dias, um jornalista é assassinado, normalmente por denunciar corrupção, tráfico, desmandos políticos ou ataques contra os direitos humanos. Quanto mais corrupto é um país, menor é a segurança de jornalistas e ativistas. #TruthNeverDies
O Brasil é o 10º país do mundo com o pior índice de impunidade em crimes contra jornalistas. Em uma sociedade verdadeiramente democrática, é de fundamental importância que jornalistas possam exercer seu trabalho sem o risco de retaliações.
A proteção de jornalistas é essencial e não apenas ajuda a revelar escândalos de corrupção, como também promove um ambiente de governo e de trabalho mais aberto e transparente.
Read 4 tweets
O problema da corrupção no Brasil e as formas de combatê-la são questões centrais do atual segundo turno da corrida presidencial.
O @NexoJornal comparou planos de governo, declarações de campanha, citações em atos ilícitos e realizações passadas de ambos os candidatos que disputam o segundo turno da corrida presidencial: @Haddad_Fernando e @jairbolsonaro. nexojornal.com.br/expresso/2018/…
A @TI_InterBr defende o avanço na “discussão de um pacote muito mais amplo de propostas que busca combater a corrupção em diversas perspectivas (...), como faz o pacote das #NovasMedidas contra a Corrupção”.
Read 4 tweets
Bruno Brandão, diretor executivo da @TI_InterBr, dá início ao evento de lançamento do relatório 'Integridade e Empresas no Brasil'. "O combate a corrupção em curso dá às empresas brasileiras vantagem comparativa em relação às suas concorrentes de outras nações", comenta. Image
"O período eleitoral é a grande oportunidade de fazer uma diferença verdadeira nessa causa, que é do país. É uma luta por direitos", acrescenta Bruno Brandão, citando as #NovasMedidas contra a Corrupção e a campanha #UnidosContraaCorrupção.
Wagner de Campos Rosário, ministro da @CGUonline, comenta os avanços de governança do estado brasileiro para prevenir e detectar casos de corrupção nas relações entre os setores público e privado. “Não podemos falar em combater a corrupção sem falar em transparência”. Image
Read 21 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!