Discover and read the best of Twitter Threads about #pl191não

Most recents (7)

Vem de fio! 🧵 Investigações procuram confirmar uma denúncia de estupro e assassinato de uma criança e verificar as motivações da queima das casas da comunidade Aracaçá, uma das mais impactadas pelo garimpo na TI Yanomami. A Hutukara Associação Yanomami (HAY) acompanha o caso.
Mas não é de hoje que a Terra Yanomami está sendo violentada pelo garimpo ilegal! Imagens aéreas, novos dados e relatos de violência mostram que as ações do Estado têm sido insuficientes para conter a ofensiva do garimpo ilegal contra os indígenas.

isa.to/YanomamiSobAta…
A Terra Yanomami sofre a pior onda de invasão garimpeira em 30 anos. Segundo o @mapbiomas, de 2016 a 2020 a área de floresta destruída pelo garimpo cresceu 3.350%. De acordo com mapeamento da Hutukara, o desmatamento causado pela atividade aumentou 46% em 2021, em relação a 2020.
Read 13 tweets
Caraca veiii recebi um RT mestre @caetanoveloso, c loco massa de mais.

Aliás pessoal hj em Brasília terá o #AtoPelaTerra contra o Pacote de Destruição.
Eles estão aprovando leis antiambientais a toque de caixa, e quem vai pagar a conta somos nós ...

Pressão pessoal ✊🌿 Image
Read 6 tweets
In Brasilien wollen sie das tatsächlich im Eilverfahren durchziehen: ein neues Gesetz, dass Indianerschutzgebiete für die (durchaus zwangsweise) Ausbeutung durch Bergbaubetriebe öffnet. Begründung: Krieg in der Ukraine. Man müsse ...
... mehr Rohstoffe fördern, Kalium für Düngemittel zum Beispiel, weil aus Russland weniger zu erwarten sind. (Die Begründung ist nach Ansicht etlicher Experten riesiger Unsinn, weil es schon genug Kalium- und andere Rohstoffvorkommen anderswo in Brasilien gibt.)
Hashtag zu diesem Thema ist übrigens #PL191nao, meiste Tweets auf Portugiesisch, aber das Auto-Translate funktioniert ganz gut.
Read 3 tweets
A quem interessa a mineração e o garimpo em terras indígenas? Quem será favorecido com esse PL que Lira quer votar com urgência na Câmara?

Vamos lembrar de algumas matérias importantes, e motivos para dizer #PL191Não 🧶
O governo Bolsonaro mal tinha começado, e Bento Albuquerque já colocava 117 MILHÕES de hectares de terras indígenas nos classificados de grande evento do setor mineral. O @obsmineracao mostrou. Relembre #PL191Não
observatoriodamineracao.com.br/apos-se-reunir…
Entendem, então, por que aumentou o interesse das mineradoras na exploração predatória de terras indígenas? E o que vimos em 2019 reflete a situação grave de hoje. #PL191Não
Vejam matéria sobre dados recém publicados pela @ApibOficial e @amazonwatch
dw.com/pt-br/interess…
Read 7 tweets
Mineração em terras indígenas pode ser votada HOJE na Câmara, sem qualquer discussão e mesmo com 86% da população já ter se declarado contra.

O atropelo é por conta de uma mentira que Bolsonaro e aliados estão repetindo - mas a ciência refuta.

Explico e digo o que fazer:
Lira vai falar com líderes HOJE, pra tentar levar o PL 191, que libera mineração hidrelétricas, trangênicos etc. em terras indígenas pro plenário. Significa que vão votar sem discutir e sem ouvir os indígenas.
Entenda o PL e por que dizemos #PL191Não:
Read 6 tweets
🚨🐺🚨 ESPALHE A VERDADE! (1/2)

Dois terços das minas de potássio do Brasil estão FORA DA AMAZÔNIA (mapa 1)

Do 1/3 restante, praticamente todas as áreas na Amazônia NÃO SÃO em terras indígenas (mapa 2)

BOLSONARO ESTÁ MENTINDO PARA DESTRUIR OS ÍNDIOS COM O PL 191
@tesoureiros @desmentindobozo @ClimaInfoNews @andretrig @GreenpeaceBR @MarinaSilva @socioambiental @ApibOficial @MidiaNINJA @caetanoveloso Vale comprou minas de potássio na Argentina e Canadá, mas vendeu depois com apoio do governo federal!

Petrobrás tem minas de potássio fora de áreas indígenas E NÃO EXPLORA.

politica.estadao.com.br/noticias/geral…
+ Os pesquisadores mostraram ainda que esse potássio pode ser garantido sem que se mexa na Amazônia Legal. Essas reservas que garantiriam a autossuficiência de potássio até 2100 estão nos Estados de Minas Gerais, Sergipe e São Paulo.

valor.globo.com/politica/colun…
Read 6 tweets
Desde que Arthur Lira assumiu a presidência, houve 5 projetos aprovados na Câmara com gravíssimos retrocessos aos direitos socioambientais. Em todos os casos, atropelou-se o processo legislativo com regimes de urgência e votações realizadas sem debate, baseadas em MENTIRAS.🧶
No PL que acaba com o #LicenciamentoAmbientalFica, o argumento foi que a aprovação geraria “mais de R$ 300 bilhões” em investimentos com o destravamento de obras.
A VERDADE É: segundo o TCU, menos de 1% das obras paralisadas no Brasil assim estão por problemas ambientais.
No #PLdaGrilagemNão, falaram que viabilizaria a fiscalização ambiental, pois seria possível identificar infratores.
A VERDADE É: já existe lei para a regularização fundiária. O PL beneficia ladrões de terra pública, inclusive para o futuro, e inviabiliza a regularidade ambiental.
Read 8 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!