Discover and read the best of Twitter Threads about #soseducação

Most recents (7)

A QUEM INTERESSAR POSSA:
A briga pelo aperfeiçoamento da educação brasileira não se limita mais a meia dúzia de abnegados. Hoje, há o generalizado convencimento de que é preciso mudar – e para melhor.
@AbrahamWeint @jairbolsonaro @ProfZi @profeborto #SOSEducação
Educação? Uma tragédia! Uma tragédia total. Basta a gente ver os resultados internacionais. 48% dos alunos que deixam as universidades brasileiras, e isso foi pesquisa séria e ninguém repete isso, são analfabetos funcionais. Não sabem ler um texto e não sabem a matemática básica.
Então, como que você vai avaliar? Se não dizendo a verdade, que é uma tragédia. E mudam leis, e mudam leis e não adianta nada. Mudança de leis não resolve um problema endêmico. Aliás, é um problema que tem que começar por um diagnóstico muito sério: por que erramos tanto?
Read 20 tweets
O capítulo V, artigo 58, da Lei das Diretrizes e Bases Nacionais, LDBEN,
O artigo 58, da LDBEN, classifica educação especial “como modalidade de educação escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educando portadores de necessidades especiais”.
No § 1º, do artigo 58, diz: “haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial”.
Read 32 tweets
Senhor Presidente @jairbolsonaro Boa tarde.

Tudo muito bonito!

Vivemos num país com enormes desigualdades sociais (desigualmente desiguais), com altos índices de desemprego e não se espere que não tenhamos um preço a pagar por isso.
A educação é o caminho, antes que o país afunde de vez na ignorância, miséria e violência.
É um esforço que precisa ser feito e sob as vistas complacentes das autoridades e até mesmo de muita gente fina da nossa melhor sociedade, que acha tudo isso natural numa democracia.

#SOSEducação
Read 27 tweets
@AbrahamWeint @jairbolsonaro @CarlosBolsonaro @ProfZi @WallaceDoc

O Estado somos todos nós.
O Estado é, apenas, o construtor e o supervisor da fortuna coletiva.
A nossa renda nacional resulta, e só, daquilo que produzimos, consumimos e exportamos.
#Educação
Somente dessa renda podemos participar, somente ela é suscetível de partilha.
Se, como cardume de piranhas, precipitarmo-nos sobre ela, cada qual abocanhando o quinhão do seu apetite, nada sobrará para os investimentos indispensáveis ao progresso e, dentro de pouco tempo, seríamos compelidos a implorar à caridade internacional.
Read 12 tweets
Desde os primórdios da humanidade, buscam-se explicações para o processo do conhecimento humano.
Muito cedo, pensadores da antiguidade formularam hipóteses e geraram teorias que definiam a expressão humana como um processo representativo de suas formas de ver o mundo.
Assim descobriram o signo, conceituaram-no e o decompuseram na intenção de, desta forma, compreender o conhecimento humano.

Concluíram então que, independentemente do instrumental usado, o homem manifesta suas ideias por meio de estruturações sígnicas em forma de linguagens.
Read 31 tweets
A alfabetização de crianças é algo bastante desafiador e que envolve muita responsabilidade e comprometimento por parte dos docentes, mas além de tudo julga-se crucial o conhecimento acerca do funcionamento desse processo.
@profeborto #SOSEducação @alexandregarcia
Conhecimento este, que vai além de métodos de alfabetização, e identificação de fases da escrita; ...
... com certeza tais saberes agregam muito à prática educativa do profissional docente alfabetizador, mas o processo de ensino e aprendizagem da leitura envolve ainda questões neuropsicológicas, numa dimensão cognitiva bastante complexa.
Read 23 tweets
@profeborto @AbrahamWeint #SOSEducação
O ENEM representa uma verdadeira contradição. É feito para servir de filtro aos concluintes do ensino médio.
@profeborto @AbrahamWeint Se esses alunos não conseguem êxito no concurso de habilitação, com os conhecimentos amealhados nas escolas, é a prova concreta de que o ensino que lhes foi ministrado era de baixo nível.
@profeborto @AbrahamWeint Ou, como preferem outros, a prova de que o ENEM propõe questões que nada têm a ver com o nível do que é ministrado nas escolas regulares, daí a necessidade dos abomináveis "cursinhos".
Read 8 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!