Discover and read the best of Twitter Threads about #todospelasvacinas

Most recents (24)

💉Dados de vacinas e variantes! Resultados da Ad26.CoV2.S, vacina de 1 dose da Janssen contra variantes do SARS-CoV-2: Alfa (🇬🇧B.1.1.7), Epsilon (🇺🇸CAL.20C), Gama (🇧🇷P.1), e Beta (🇿🇦B.1.351) em uma amostra de vacinados!

Acompanha 👇 #todospelasvacinas #dianacionaldaimunizacao 💉
Relembrar é viver: dados da fase 1/2 da Janssen

Read 12 tweets
💉Dia 1 pós primeira dose da AstraZeneca: fiz bingo em todas as reações frequentes hehe tomei paracetamol quando tive febre e dormi um pouco mal, mas hoje o dia vai ser mais leve então vou poder descansar.

Vacine-se! #todospelasvacinas
Fazendo um relato: após tomar a dose a tarde, já comecei algumas horas depois a sentir o local da aplicação meio zoado hehe como se tivesse sensível. Mais para o início da noite, tava mais cansada que o normal e com uma dorzinha leve no corpo
A noite foi quando senti mais, daí: tive febre (>38ºC), dor no corpo, dor nas articulações, mialgia, calafrios e muita náusea (eu tenho esofagite de refluxo e confesso que comi tarde ontem também hehe pode ter contribuído)
Read 9 tweets
O que música e resposta imunológica tem a ver? 🤔
O @wasimvacinas trouxe um lindo fio, explicando para todos nós entendermos como a resposta imunológica acontece!

Liga o som, e acompanha conosco! 🧶
Hoje, o @daniel_bargieri me contou sobre um imunologista incrível graduado em música, que fez pós em Imunologia no ICB (surpresa pro futuro).

Decidi fazer uma alusão a orquestras e para explicar os anticorpos gerados pelas vacinas. Espero que gostem!
Imagine um conservatório de musica que está recebendo vários alunos para se apresentar em um evento chique.

Todos os alunos que se interessam por música foram selecionados e matriculados para ter aulas, mas nem todos sabem qual instrumento devem tocar.
Read 22 tweets
Enquanto não atingirmos a vacinação em massa em nosso país, precisamos cuidar da nossa rotina para evitar a circulação do vírus SARS-CoV-2.

São 3 pequenos passos na rotina para tornar isso mais efetivo!

Segue o fio! 👇

#redescontracovid #coronavirus #covid19 #todospelasvacinas Imagem de divulgação do Triângulo da saúde. No centro es
1º: O uso correto de máscaras PFF2 😷

É fundamental que usemos máscaras filtrantes, neste momento! Elas podem ser usadas várias vezes.

A cada uso, deixe ela descansando por 4 dias em local arejado e ela está pronta para uso novamente!

Confira regularmente a vedação da máscara! Imagem de divulgação do Triângulo da saúde. No centro es
2º: Distanciamento social

Nós sabemos que muitas pessoas não têm condições de seguir de home office ou, eventualmente, todos nós precisamos sair de casa para alguma coisa, não é?

Nestes casos: tente sempre manter o distanciamento de 1,5m ou mais das pessoas! Imagem semelhante à anterior. No centro está escrito "
Read 6 tweets
Preprint 🇧🇷 : cobertura vacinal em idosos +80 anos pela vacinação com CoronaVac (77,3%) e AstraZeneca (15,9%) está associada à uma redução da mortalidade por COVID-19, comparado com indivíduos mais jovens, em um local onde a P.1 é dominante!

medrxiv.org/content/10.110…
👥Proporção de todas as mortes ocorrendo nas idades de 80+ anos foi superior a 25% nas semanas 1-6 e diminuiu rapidamente para 13,1% nas semanas 13-14.

As taxas de mortalidade foram mais 13x maiores em 80+ anos x 0-79 anos até a semana 6, e diminuíram para 6,9x nas semanas 13-14
💉A cobertura vacinal (primeira dose) aumentou rapidamente entre indivíduos com mais de 80 anos, atingindo 49,1% nas semanas 5-6 e mais de 90% após a semana 9.

Vacinas funcionam sim 🎈
Read 11 tweets
Apesar do dado ser interessante, uma preocupação do próprio estudo é a questão das variantes (principalmente aquelas que apresentam escape da resposta imunológica) propiciarem o 2º contágio, que pelo que entendi, não foi avaliado (ainda).

exame.com/ciencia/covid-…
Num cenário de variantes como P.1, B.1.351, esse número pode ser ainda maior se não tivermos vacinação em massa + adoção de medidas de enfrentamento (uso de máscaras bem ajustadas ao rosto, distanciamento físico, evitar aglomerações, etc).
Ainda, dentro dessa questão da vacinação, é relevante destacar a necessidade de TOMAR A SEGUNDA DOSE. Muita gente não tem voltado para completar o regime de vacinação e a proteção completa vem SOMENTE com a aplicação do regime completo!
Read 4 tweets
💉🧶O fio dos motivos para tomar a vacina da gripe🧶💉

Dia 12/04 começa a vacinação contra a gripe. Esse ano ela acontece em paralelo à campanha da Covid-19, e não pode ser deixada de lado.

Convidamos o infectologista @Leo_Weissmann para contar essa história conosco. 👇
[1/12] É verdade que, com as medidas de isolamento e lockdowns impostos ao redor do mundo, a incidência de gripe caiu consideravelmente. Mas o influenza não deixou de circular, e no Brasil os índices de isolamento têm deixado a desejar…
[2/12] … Ou seja, não dá para prever como será a temporada da gripe aqui. E a vacina diminui muito o risco de desenvolver sintomas graves da doença, que podem ser quase tão nefastos quanto os da Covid-19.

saude.abril.com.br/medicina/gripe…
Read 13 tweets
Pfizer e AstraZeneca potencialmente irão conferir proteção contra a P.1!

Análise com B.1.1.7 (UK) e B.1.351 (Africa do Sul) revelam que o impacto nos títulos de anticorpos neutralizantes (um dos componentes da resposta imune) não é tão impactado na P.1!👇
Por que potencialmente? Porque o estudo ficou na ação neutralizante de anticorpos, que é um dos aspectos da resposta imunologica. Ainda precisa considerar a resposta de células, por exemplo.
Por isso, mesmo vendo um impacto muito maior pela B.1.351 na vacina da AstraZeneca, não podemos dizer que a vacina não é eficaz sem fazer uma análise dos outros componentes da resposta imune ou da própria eficácia, com um estudo clínico grande com um N amostral adequado
Read 6 tweets
Pfizer e AstraZeneca potencialmente irão conferir proteção contra a P.1!

Análise com B.1.1.7 (UK) e B.1.351 (Africa do Sul) revelam que o impacto nos títulos de anticorpos neutralizantes (um dos componentes da resposta imune) não é tão impactado na P.1!👇
Por que potencialmente? Porque o estudo ficou na ação neutralizante de anticorpos, que é um dos aspectos da resposta imunologica. Ainda precisa considerar a resposta de células, por exemplo.
Por isso, mesmo vendo um impacto muito maior pela B.1.351 na vacina da AstraZeneca, não podemos dizer que a vacina não é eficaz sem fazer uma análise dos outros componentes da resposta imune ou da própria eficácia, com um estudo clínico grande com um N amostral adequado
Read 6 tweets
Hoje vamos falar sobre o ar! Já falamos bastante aqui que o vírus é transmitido principalmente por ele, mas como? Todo ar é igual? Conheça o seu ar!
Esse material do @Wymelenberg traduzido por nós ajuda a entender: Tuíte original -
Os aerossóis, partículas muito pequenas, ficam em suspensão no ar.
Então para isso a qualidade do ar importa! Por isso insistimos tanto em ventilação quanto em máscaras.
Read 11 tweets
🤔 Vacinar os mais jovens não seria melhor do que vacinar os idosos primeiro?

⬇️Bem, essa dúvida sempre ressurge e aqui explico como ela se adaptou ao longo da pandemia.
🏠Afinal, por que jovens, que não morrem tanto de COVID-19, devem ficar fechados em casa, sendo que idosos morrem mais?

🤔 Não é melhor deixar todo mundo pegar o vírus e se imunizar, para impedir que idosos se infectem, já que idosos podem se isolar mais fácil em casa?
Foram esses os pontos que levaram o pessoal a discutir essa estratégia ano passado, antes das vacinas.

🔴Além do claro desastre que decorreu dessa estratégia, adotada por governos brasileiros (pref., estados, gov. fed., etc.), com dois colapsos no sistema de saúde de Manaus,
Read 18 tweets
"Ah Mell, mas a vacinação funciona MESMO no contexto da COVID-19?"

Vem cá conferir, nesse fio, um artigo publicado na @NEJM mostrando o impacto da vacinação com a vacina da Pfizer (BNT162b2) na COVID-19 em Israel!

Fio pra começar bem a noite!
Link para a publicação: nejm.org/doi/full/10.10…
Para quem quiser reconferir os dados de fase 3 da Pfizer:
Read 28 tweets
Hoje é um dia simbólico de luta, de celebração e sobretudo, de reconhecimento.

E o fio de hoje é sobre isso: O protagonismo das mulheres na ciência

Acompanhe abaixo
Esse fio começa lá na década de 20. Grunya Sukhareva exercia sua profissão em uma clínica psiquiátrica infantil, em Moscou. Nascida em Kiev, pertencente a uma família judia, Grunya saiu da sua cidade natal para trabalhar em Moscou, em 1924.
Lá, ela conheceu um menino de 12 anos de idade com uma série de comportamentos atípicos. Autodidata para a leitura aos 5 anos de idade, o menino passava os dias lendo tudo que conseguia, deixando todos os brinquedos de lado.
Read 40 tweets
Indo levar vovô pra tomar vacinaaaaaaaaaaaaaaaa

Zé Gotinha na mente, vacina no coronga no braço
***** Arte do @crisvector
E deu tudo certo! O mais novo jacaré da família mais pró-vacina do Brasil sil sil

Pra quem tá com medo de levar os idosos pra vacinar, veja este vídeo!

95 anos e orgulhosamente vacinado <3

#todospelasvacinas #vacinaja #bumbumtantan
Read 5 tweets
GENTE! Saiu uma notícia boa aqui agorinha: Johnson & Johnson's divulgou para a mídia que a sua vacina de dose única teve eficácia geral de 66% no teste de fase 3. A eficácia contra casos moderados foi de 72% e severos: 85%. Vou adicionando +info no 🧶👇🏽 edition.cnn.com/2021/01/29/hea…
A Janssen, o braço de vacinas da J&J afirma ser muito positivo o resultado pois os testes estavam sendo realizados no mesmo tempo e lugar que as novas variantes surgiam. Eficácia contra casos moderados/severos for 72% nos EUA, 66% na América Latina e 57% na África do Sul.
Obviamente estou esperando sair mais informações pra gente poder discutir melhor os dados por aqui. A Janssen afirmou que vai entrar com o pedido de autorização de uso emergencial para o FDA daqui dos EUA até a semana que vem e com isso os dados serão publicados em breve.
Read 25 tweets
Faz um tempinho que não posto um fiozinho aqui né não?
Vamos de fio informativo antes de dormir! E não poderia ser diferente de #TodosPelasVacinas

Eis as bulas da @fiocruz (@AstraZeneca /Oxford) e da CoronaVac (@butantanoficial /SinoVac)

Bora que bora!
Vamos começar com a bula da FIOCRUZ!

Bem, a vacina vem em uma suspensão injetável com 5 mL (10 doses) cada para uso INTRAMUSCULAR.
Lembrando que é uma vacina de vetor adenoviral de chimpanzé (ChAdOx1), incapaz de causar qualquer doença, que contém a instrução para as nossas células construirem a proteína S do SARS-CoV-2
Read 42 tweets
Finalmente temos um remédio para covid-19 ?
Bom saiu um estudo e uma reportagem falando que a Ivermectina reduziu 75% das mortes, será? 🤔

Segue aqui 🧶, mas já vou dando um spoiler, se você junta um monte de cascalho e pinta de dourado, infelizmente ele não vira ouro 🤷‍♂️
Já vou começar mostrando um fio fenomenal do meus amigos da @analise_covid19, feita pelo @schrarstzhaupt e @mateuslfalco. Onde analisaram o estudo e mostrando como eles chegaram neste numero, e evidenciando as suas grandes limitações ... 👇

E uma mega análise do @MBittencourtMD, mostrando exatamente isso que esse "Estudo" na realidade é um estudo dos estudo (meta analise), e nesse caso os autores só juntaram os que mostravam o que eles queriam, ou seja altamente enviesado ... 👇
Read 17 tweets
Reunimos aqui nossos fios de Perguntas e Respostas sobre as Vacinas!

Anotamos as dúvidas que vocês mandam e respondemos nesse formato. Assim, fica fácil para vocês encontrarem a resposta sobre aquele mesmo tema.

Vamos ataualizar sempre que sair um fio novo.
#TodosPelasVacinas
Rodada #01 de Perguntas e Respostas sobre:
LOGÍSTICA, PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DAS VACINAS.

Read 7 tweets
Q&A Vacinas e Gravidez/Amamentação

Grávidas podem se vacinar? Mulheres podem engravidar depois de vacinadas? E mulheres que amamentam, devem se vacinar?

Vamo que vamo para mais um Q&A para a campanha #TodosPelasVacinas
Antes de respondermos qualquer pergunta, é muito importante que grávidas e lactantes conversem com seus médicos. Alguns casos devem ser analisados de forma isolada e, por isso, é essencial que o(a) médico(a) responsável possa avaliar cada situação individualmente.
[Pergunta 1] Se estiver grávida, posso tomar a vacina?

A vacinação é contraindicada para gestantes de baixo risco. Já grávidas com gestação de alto risco, devem procurar o profissional responsável pelo pré-natal para avaliar o caso isoladamente (1/2)
Read 8 tweets
Eu, a @nathpsl e a @gisellesms fizemos uma série de cards pra campanha #todospelasvacinas, pra contar um pouquinho sobre a história de grandes cientistas que contribuíram pro desenvolvimento das vacinas! Segue o fio para ver como ficou :) @analise_covid19 @UPVacina
Começando por ele, é claro, o doido que resolveu inocular feridas de uma doença chamada varíola bovina em humanos, pra combater a Varíola humana, que matava centenas de milhares de pessoas no século XVIII. Através desses experimentos,Jenner contribuiu para os pilares da imunidade
Read 26 tweets
Q&A Tomei a vacina! E agora?? #01

Esse tipo de dúvida surgiu também, em relação a efeitos adversos, se já fica protegido assim que toma a vacina, ou se ainda pode contaminar as pessoas ao redor...

Bora falar disso! #todospelasvacinas

Próximo Q&A> Vacinas e Gravidez/Amamentação
[Pergunta 1] Por quanto tempo a vacina nos protegerá?

Os estudos atuais incluem um acompanhamento dos voluntários por 2 anos. Isso nos ajudará a saber por quanto tempo a vacina será capaz de prevenir a doença. Precisamos desses estudos para ter essa estimativa.
[Pergunta 2] Existe algum teste para medir os anticorpos após a vacina?

Não há essa necessidade. Os testes sorológicos não tem alta sensibilidade e podem errar bastante. Além disso, a resposta imune induzida pela vacina não envolve só a produção de anticorpos.
Read 9 tweets
Q&A Quem pode tomar a vacina? Alguém não pode? #01

Esse tema aqui é um dos que mais aparecem nas perguntas que vocês mandam! Tá com dúvida se pode tomar a vacina?

Então vem com a gente! #Todospelasvacinas

Próximo Q&A > Tomei a vacina! E agora?
[Pergunta1] É seguro os idosos se vacinarem? Devo incentivar?

Idosos foram incluídos como parte dos voluntários nos ensaios clínicos. Eles devem se vacinar pois tem maior risco de complicações ao pegar COVID, comparado a qlq efeito da vacina. Então, sim! Incentivem os idosos!
[Pergunta 2] Se a pessoa estiver com COVID e não souber e tomar a vacina?

Se a pessoa estiver com sintomas de gripe ou resfriado (sem precisar de assistência médica), deve ficar em casa em isolamento até pelo menos 10 dias após o início do aparecimento dos sintomas. (1/2)
Read 13 tweets
Chegou o dia do #TodosPelasVacinas ! E com ele, resolvi fazer uns cards que compartilhei no meu instagram (que também é mellziland) para compartilhar informações sobre vacinas!
Vacinas são um grande patrimônio da saúde pública. Em seu legado, temos incontáveis mortes evitadas pela vacinação, a erradicação de ag. infecciosos e o controle da circulação de agentes causadores de doenças importantes para nós.
Para sairmos da pandemia da COVID-19. Para isso, precisamos que todos que tiverem indicação se vacinem. Precisamos, mais uma vez, do engajamento da sociedade, pela própria saúde da sociedade. Te convido a participar da campanha #todospelasvacinas !
Read 4 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!