Discover and read the best of Twitter Threads about #vacina

Most recents (24)

⚠️Sobre nova onda no Espírito Santo

Farei uma breve sequência de dados importantes sobre o comportamento nova expansão da #COVID19 consolidando os dados de ABRIL/MAIO de 2022.

Leia o fio, veja os slides e entenda a importância da #vacina em uma #pandemia que não acabou. 🧶⬇️
A nova onda da #COVID19 encontrou população capixaba de 4.1 milhões/hab. com os seguintes percentuais de cobertura vacinal por faixa etária:

🟢Idosos com D3/D4 - 90%/54%
🟢Adultos com D2/D3 - 90%/45%
🟢Adolescentes com D1/D2 - 90%/72%
🟡Criancas 5-11 anos com D1/D2 - 54%/30%
Comportamento dos casos e internações totais por faixa etária.

População adulta de 18-59 é a mais afetada.
Read 12 tweets
O RNA mensageiro (mRNA) é uma molécula de RNA de fita simples que é complementar a uma das fitas de DNA de um gene. O mRNA é uma versão de RNA do gene que deixa o núcleo da célula e se move para o citoplasma onde as proteínas são produzidas.
Durante a síntese de proteínas, uma organela chamada ribossomo se move ao longo do mRNA, lê sua sequência de bases e usa o código genético para traduzir cada trio de 3 bases, ou códon, em seu aminoácido correspondente.
Os RNAs mensageiros (mRNA), são um dos tipos de RNA celular.
Este em particular, como a maioria dos RNAs, é feito no núcleo e depois exportado para o citoplasma onde a maquinaria de tradução, a maquinaria que realmente produz proteínas, se liga a essas moléculas de mRNA e lê o código no mRNA para fazer uma proteína específica.
Read 17 tweets
💉 Nesta terça-feira, o Ministério da #Saúde anunciou que todos os adultos com mais de 18 anos poderão receber a dose adicional da vacina contra a #covid19 💉

Contamos nessa thread como vai funcionar ⬇️

br.noticias.yahoo.com/entenda-como-v…
Segundo o ministério, o único requisito é esperar o intervalo de cinco meses após a segunda dose da #vacina A preferência é que seja usada a dose da #Pfizer como dose adicional. No entanto, a aplicação poderá ser diferente para quem tomou tipos distintos tipos de #imunizantes Foto: Ernesto Carriço/NurPhoto via Getty Images
Há cinco situações diferentes:

1. Vacinados com duas doses da #CoronaVac

2. Vacinados com duas doses da #AstraZeneca

3. Vacinados com uma dose da AstraZeneca e uma da #Pfizer

4. Vacinados com duas doses da Pfizer

5. Vacinados com uma dose da #Janssen Foto: EVARISTO SA / AFP
Read 10 tweets
Você, jacaré, já pensou que você pode nos ajudar a acabar com a pandemia? Não?

Segue o fio que a gente te conta 🧶
Atualmente, observamos o seguinte cenário:
- Apenas 25% da população mundial está vacinada;
- As vacinas disponíveis não tem eficácia de 100%;
- A variante Delta é mais infecciosa que a cepa original, está em grande circulação no mundo e as vacinas são menos eficazes contra ela.
Essa combinação de fatores aumenta a probabilidade de pessoas vacinadas se infectarem e, consequentemente, de o vírus continuar se reproduzindo, mutando e evoluindo.
Read 6 tweets
A variante Delta é uma das quatro variantes de preocupação listadas pela OMS. Ela foi identificada pela primeira vez em março de 2021 na Índia e atualmente se encontra em 142 países, causando surtos significativos em pelo menos 65 deles.
Em primeiro lugar, é importante saber que essa variante é 2x mais infecciosa que o vírus original, causando sintomas mais graves em pessoas não vacinadas e até em uma parcela dos vacinados, além de estar relacionada com o dobro do número de hospitalizações que as outras variantes
Isso provavelmente se deve ao fato de que esta mutação do vírus se reproduz mais rápido e, assim, pessoas infectadas apresentam 10x mais carga viral em seus narizes, independente da vacinação.
Read 7 tweets
Sim, as evidencias apontam que é bem possível que tomaremos uma terceira dose da vacina contra Covid-10 (apesar de que irá depender da disponibilidade das vacinas).

Segue o nosso fio para mais informações! 🧶 Image
Estudos mostram que uma 3ª dose da vacina Oxford/AstraZeneca gera um forte reforço imunológico. Publicado no The Lancet, demonstrou que uma nova dose após meio ano, aumentaria 6x os anticorpos contra a Covid, além de se mostrar mais eficaz contra as variantes Alfa, Beta e Delta.
7 países já aprovaram a terceira dose (Uruguai, Rússia, Israel, França, Emirados Árabes Unidos, Bahrain, República Dominicana), portanto em breve poderemos avaliar o resultado nesses locais.
Read 4 tweets
A @prefeiturabh divulgou nesta terça (17) calendário da vacinação contra a Covid-19 para residentes de BH com idades entre 27 e 18 anos 💉 A meta é que toda população adulta esteja vacinada com a primeira dose até 4 de setembro. Siga o fio e confira o cronograma 🧶

#BH #vacina
⏰ 17/08 - Terça
💉 Primeira dose para pessoas de 28 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte

⏰18/08 - Quarta
💉Segunda dose trabalhadores da Educação Infantil 59 a 18 anos
⏰ 19/08 - Quinta
💉 1ª dose para pessoas de 27 anos residentes de BH, repescagem de 2º dose para pessoas com deficiência permanente sem BPC

⏰20/08 - Sexta
💉 2ª dose para pessoas de 38 anos, vacinadas com a CoronaVac, com intervalo entre a aplicação de 14 a 28 dias
Read 15 tweets
Senadores dos EUA “revelam” que o coronavírus surgiu em laboratório chinês?

❌ Não.

As declarações expressam opiniões pessoais dos senadores republicanos @MarshaBlackburn @RogerMarshallMD @SenatorBraun @RonJohnsonWI @RogerWicker e não representam todo o Senado ⬇️ #AFP
@MarshaBlackburn @RogerMarshallMD @SenatorBraun @RonJohnsonWI @RogerWicker ➕ No vídeo, eles acusam as redes sociais de encobrirem a origem do coronavírus, mas não questionam a sua existência.

Durante a pandemia, 4 desses 5 senadores chegaram a defender publicamente medidas de proteção como a #vacina #AFP
@MarshaBlackburn @RogerMarshallMD @SenatorBraun @RonJohnsonWI @RogerWicker ➕ A origem do SARS-CoV-2 tem sido debatida desde o início da pandemia de #COVID19.

Algumas hipóteses indicam que o vírus poderia ter sido produzido em um laboratório em Wuhan, China, onde foi detectado pela 1ª vez em dezembro de 2019. Mas não há consenso sobre o assunto #AFP
Read 4 tweets
Estudo do governo britânico aponta que duas doses da vacina de Oxford e da Pfizer fornecem forte proteção contra infecção sintomática da variante do coronavírus identificada pela primeira vez na Índia.
As informações são do jornal Financial Times.
A variante já chegou ao Brasil. O Maranhão registrou os primeiros casos da cepa chamada de B.1.617 em seis pessoas que chegaram ao estado a bordo do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do estado.
De acordo com reportagem do Financial Times, duas doses de vacina forneceram 81% de proteção contra a variante B.1.617 encontrada na Índia.

No entanto, apenas uma dose apresenta proteção de apenas 33% contra infecção sintomática da cepa B.1.617.
Read 4 tweets
Começando a listagem de tweets recuperados para a arroba walteralvesrn. Sumiram desde a nossa última checagem 2 tweets.
O tweet com id 1375523288873627651 de 2021-03-26 19:01:22 que falava sobre:
Recursos para saúde! 🏥

Aprovamos ontem, no Congresso Nacional, o Orçamento 2021. Este ano, priorizamos a saúde pública com envio de emendas para os municípios, e remanejamento de recursos para a comp...
Read 6 tweets
Começando a listagem de tweets recuperados para a arroba RodrigoCastro45. Sumiram desde a nossa última checagem 3 tweets.
O tweet com id 1375517979983585281 de 2021-03-26 18:40:16 que falava sobre:
ASSAMOS DE 300 MIL MORTES. PRECISAMOS VIRAR ESSE JOGO!

#covid #vacina #saúde #camaradosdeputados #deputadofederalrodrigodecastro #psdb

@psdb @psdbnacamara @psdbmg https:/ /t.co/mQ2lhA88J4...
Read 8 tweets
🇧🇷 800 DIAS DE GOVERNO 🇧🇷

Este Governo começou em fins da pior década para a economia em 120 anos, com recordes de violência e rotina de escândalos de corrupção.

Tudo isso mudou nestes 800 Dias de Governo.
São 800 Dias


- de retomada da confiança e superação de enormes e sucessivos desafios;


- sem corrupção, com guerra ao crime;


- de geração de empregos, captação de investimentos e crescimento;


- de trabalho por todos os brasileiros.
➡️ Graças a esse trabalho, à retomada da confiança em 2019, o Brasil pôde reagir de modo exemplar à crise da Covid em 2020, investindo mais até que a média dos países ricos na preservação da vida e na manutenção do emprego e da dignidade dos brasileiros.

E fazendo muito mais. +
Read 8 tweets
🇧🇷 800 DIAS DE GOVERNO 🇧🇷

Este Governo começou em fins da pior década para a economia em 120 anos, com recordes de violência e rotina de escândalos de corrupção.

Tudo isso mudou nestes 800 Dias de Governo.
São 800 Dias

- de retomada da confiança e superação de enormes e sucessivos desafios;

- sem corrupção, com guerra ao crime;

- de geração de empregos, captação de investimentos e crescimento;

- de trabalho por todos os brasileiros.
➡️ Graças a esse trabalho, à retomada da confiança em 2019, o Brasil pôde reagir de modo exemplar à crise da Covid em 2020, investindo mais até que a média dos países ricos na preservação da vida e na manutenção do emprego e da dignidade dos brasileiros.

E fazendo muito mais. +
Read 8 tweets
O Presidente Jair Bolsonaro sancionou, nesta quarta-feira (10), o projeto de lei que define medidas excepcionais para facilitar a aquisição de vacinas e de insumos voltados à vacinação contra a Covid-19 e sobre o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Na imagem, profissional da área de saúde de óculos, luvas
“Fomos e somos incansáveis desde o primeiro momento na luta contra a pandemia. Confiemos no nosso Governo, no nosso Ministério da Saúde, acreditemos na nossa Anvisa. A seriedade e a responsabilidade fazem parte do nosso Governo”, afirmou o Presidente.
De acordo com a lei, a aplicação de vacinas contra a Covid-19 deve seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Além disso, a Anvisa poderá emitir autorização excepcional e temporária para importação, distribuição e uso de vacinas após análise de sete dias.
Read 5 tweets
O presidente @Jairbolsonaro já comentou sobre 12 das 19 medidas de combate à segunda onda de #coronavírus propostas por @fiocruz e @Conassoficial. Mas, nas que avaliou, discordou de mais da metade. Só topou 2. Contamos no @Uol. Segue o fio...

noticias.uol.com.br/politica/ultim…
A situação no Brasil tá feia, viu? As mortes por covid subiram 11% aqui enquanto caíram 6% no mundo. A média de diária mortes passou de 319 em novembro mais de 1.200 agora

#saúde

noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
Pensando nisso, a Fiocruz (os caras da #vacina, sabe?) fez um boletim com causas do problema. Listou uma pá de soluções e incorporou medidas pedidas pelo Conass: isolamento físico, menos circulação, lavar mãos, máscara, +vacinas, +leitos etc. #ciência

agencia.fiocruz.br/sites/agencia.…
Read 9 tweets
Imagine que você tivesse que escolher entre uma mutação de um vírus que fosse mais letal ou outra que fosse mais contagiosa? O que você escolheria? Imagino que a maioria optaria pelo vírus mais contagioso. Image
A questão é que a melhor escolha depende de que níveis iniciais de letalidade e contágio/transmissibilidade estamos falando.
Considerando o coronavírus, um aumento de transmissibilidade de 50% do vírus acabaria resultando, ao longo do tempo, em um aumento muito mais substancial do número de mortes do que um aumento de 50% da letalidade do vírus.
Read 6 tweets
Por que já tem #vacina contra #COVID e não contra HIV?Vacinas que foram feitas em tempo recorde são confiáveis?
O que contribuiu para toda essa agilidade?
Explicamos isso em 5 pontos!
Se liga no 🧶
1- As pesquisas p/ acelerar o desenvolvimento de vacinas foram iniciadas há anos, não surgiram em 2020
Foram criadas plataformas de vacinas do tipo plug&play, incluindo a de mRNA: tem um esqueleto padrão e troca o material genético
É igual ter um bolo básico e só trocar o recheio
2- Já sabíamos q o ponto fraco dos coronavírus é a proteína Spike, graças às pesquisas com os vírus da SARS e MERS
Por isso, já sabíamos q essa proteína tinha q ser o foco das vacinas
Se fosse um vírus de uma família q não conhecemos teríamos q primeiro descobrir onde atacar
Read 9 tweets
Quais foram as principais notícias relacionadas às vacinas na última semana?

A gente te conta! Acompanha o fio e se atualize sobre tudo o que aconteceu!

#vacina #scicomm #ciencia
Nessa semana, alguns países aprovaram o uso de diferentes vacinas:

Índia (Oxford/Covaxin)
México (Oxford)
Egito (Sinopharm)
Israel (Moderna)
Indonésia (CoronaVac)
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) - equivalente à Anvisa no Brasil - aprovou o uso emergencial da vacina da empresa Moderna na União Europeia
Read 7 tweets
CORONAVAC
Taxa de imunização e taxa de eficácia são diferentes. Devido as duvidas e equívocos em algumas postagens sobre a eficácia da Coronavac, vou tentar explicar neste fio a diferença entre as duas taxas. Segue: 🧵
#vemvacina #vacina #VacinaDoButantan
Taxa de eficácia:
Significa a redução proporcional X no risco de infecção entre pessoas que foram vacinadas EM RELAÇÃO às pessoas que não foram. No caso, que foi divulgado, a Coronavac diminui 78% os riscos de infecção das pessoas vacinadas em relação àquelas não vacinadas.
+
Taxa de imunização:
Significa que de X pessoas que tomam a vacina estão imunizadas e não desenvolverão a doença ou não desenvolverão os agravamentos da doença, e Y podem pegar a doença ou os seus agravamentos.
+
Read 6 tweets
Autoridade de saúde Americana adia sinal verde de aprovação da #vacina contra #COVID19 da @AstraZeneca e exigem mais dados sobre a eficácia dos estudos sobretudo para a população de #idosos. A grande dúvida é: seria apenas um problema regulatório ?
Conforme brilhantemente descrito pela @dogarrett é preciso esclarecer os fatos sobre a 1a dose ideal /tempo até a 2a dose, IC, eficácia em idosos, etc. Mas imagino q estas questões regulatórias eram previstas e p/ experiência da empresa, já há respostas e/ou devem estar a caminho
Porém, há outra questão além das análises científicas que é a "#geopolítica da #vacina”, cuja estratégia passa muito distante de exigências regulatórias e/ou da simples comercialização e exportação pelos países desenvolvedores de vacinas (🇬🇧 🇸🇪🇨🇳🇺🇸) e pelos interesses da UE 🇪🇺!
Read 5 tweets
1/n O @rodaviva hoje trouxe um formato diferente, com 3 personalidades para falar da #vacina para a #COVID19
Acho que foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores programas da história do #RodaViva
Mas eu gostaria de destacar o quanto se falou de prioridades e desinformação+
2/n Estes pontos me parecem centrais em tudo o que tem sido feito com qualidade contra a Covid-19. Seja no campo da comunicação científica, seja na produção científica.
E digo isto em função de a ciência e a Divulgação científica estarem (SIM) sendo atacadas em nosso país,+
3/n Mais do que um fio vitimizando cientistas e divulgadores, a questão é o quanto isto fragiliza contratos sociais FUNDAMENTAIS neste momento e reforça ainda mais uma necropolítica absolutamente intencional.
As palavras da Margareth Dalcomo, neste sentido, são fundamentais+
Read 10 tweets
@RodrigoMaia @ptbrasil @psol50 @PSD_55 @MDB_Nacional @PSDBoficial @PSBNacional40
Esperamos que seja um bom candidato, de bom senso e com chances reais de ganhar a eleição. O pior quadro que poderia ocorrer para o #Brasil seria a vitória do candidato #bolsonarista.
@RodrigoMaia @ptbrasil @psol50 @PSD_55 @MDB_Nacional @PSDBoficial @PSBNacional40 Esses 2 anos de mandato deixaram claro que #Bolsonaro é #INCOMPETENTE e só se preocupa em atender aos seus interesses, dos seus filhos e de seus cupinchas #MILICIANOS.
O #Congresso tem o dever de se manter #independente e #vigilante para barrar as pautas presidenciais
@RodrigoMaia @ptbrasil @psol50 @PSD_55 @MDB_Nacional @PSDBoficial @PSBNacional40 danosas ao país, como são as pautas #armamentista, de #costumes e #antiambiental, e ainda para se contrapor ao #negacionismo de #Bolsonaro quanto ao #coronavirus, que vem nitidamente prejudicando o seu combate, e agora ameaça o acesso dos #brasileiros à tão aguardada #vacina.
Read 7 tweets
Os últimos dias foram agitados no mundo das vacinas com a Pfizer e a Moderna divulgando seus resultados *preliminares* de eficácia
Tem gente que até começou a sonhar com o carnaval (e eu ainda pensando nas festas juninas), então reuni aqui as informações e o que elas significam!
As duas empresas usam uma tecnologia inovadora baseada em RNA mensageiro (mRNA)
Eu expliquei isso em detalhes neste vídeo:
Elas têm uma grande vantagem que é a rapidez de fabricação, mas a desvantagem de terem que ser transportadas/armazenadas em freezer
Isso é uma desvantagem porque envolve o que a gente chama de ‘cadeia de frio’ no transporte, que precisa ser rápido e envolver gelo seco e caixas térmicas especiais, além de ter um freezer adequado no local de vacinação pra armazenamento - tudo isso é caro!
Read 14 tweets
Saiu a notícia que a vacina da Moderna tem eficácia de 95%, mas o que isso significa e quanta confiança podemos ter nesse número? Vou explicar de forma simples, usando alguns conceitos básicos de estatística.
A Moderna divulgou que num estudo com 30000 pessoas, em que metade recebeu a vacina e metade recebeu placebo, houve 90 infecções no grupo sem vacina e 5 no grupo com. Isso representa uma taxa de infecção de 0.6% sem vacina e 0.03% com, uma redução de 95%. (0.03 é 5% de 0.6)
Mas todo estudo é baseado em aleatoriedade, e a frequência observada nem sempre representa a probabilidade real. Por exemplo, a chance de uma moeda cair cara ou coroa é 50%, mas mesmo assim é muito comum jogar uma moeda duas vezes e cair igual, certo?
Read 10 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!