Discover and read the best of Twitter Threads about #vazajato

Most recents (24)

1/ No @RodaViva ontem, @gilmarmendes - independente do que você pensa dele - levantou pontos cruciais sobre os abusos da LJ, corrupção no Ministério Público, o papel da mídia (Globo) e como o #VazaJato expôs fatos vitais que mudaram o debate. Vale a pena ouvir os trechos chaves:
@rodaviva @gilmarmendes 2/ Aqui Gilmar explica o princípio do jornalismo que certos jornalistas ainda não entendem: tem que separar a forma que o material foi obtido por uma fonte do conteúdo, que jornalistas tem que relatar e os tribunais analisar, sobretudo quando mostra corrupção como #VazaJato faz:
@rodaviva @gilmarmendes 3/ Talvez este seja o ponto mais importante que Gilmar enfatizou: MPF, PF e LJ estão se afogando em corrupção e crime, especificamente vazamentos ilegais e selectivas de investigações sigilos para destruir reputações, que nunca são investigadas. Quem reside acima da lei são eles:
Read 16 tweets
27/09/2019 - #Dia270 do Bolsonarismo no Brasil

🔽 Siga a thread
Procuradores da Lava Jato pedem que Lula cumpra pena no regime semiaberto
Link: bit.ly/2nizNlA
Read 37 tweets
Edward @Snowden, em entrevista ao @VEJA, comenta a importância do #VazaJato, e mostra que ele entende o papel e a função do jornalismo melhor do que alguns jornalistas
@Snowden @VEJA In an interview with Brazil's largest news magazine, @VEJA, Edward @Snowden explains the importance of the exposés we've been publishing about Bolsonaro's Justice Minister Sergio Moro & his "anti-corruption" prosecutors who repeatedly broke the law veja.abril.com.br/mundo/intervie…
@Snowden @VEJA Well-deserved and great to see:
Read 3 tweets
O tamaninho de Sergio Moro - apenas nesta semana:

* STF concluiu que ele violou repetidamente os direitos dos réus
* Aras é confirmado como PGR após denunciar os "excessos" de LJ
* O pacote anti-crime do Moro sofreu sua 10ª derrota no Congresso
* E agora: www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/…
Um dos líderes do impeachment de Dilma, Aloysio Nunes, agora diz que - depois da #VazaJato - é inegável que 1) LJ manipulou eventos para forçar impeachment e 2) aspectos fundamentais das ações de Moro e LJ eram ilegítimos e ilegais www1.folha.uol.com.br/poder/2019/09/…
#VazaJato: "LJ utilizou sistematicamente contatos informais com autoridades da Suíça e Mônaco para obter provas ilícitas com o objetivo de prender alvos considerados prioritários -- encarcerados preventivamente, muitos deles vieram a se tornar delatores." noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Read 3 tweets
O @MarceloTas disse ontem que @TheInterceptBr faz "marketing" e "ativismo" em vez de jornalismo. Talvez ele não acompanhe nosso trabalho. Mostro um pouco do jornalismo investigativo de impacto que fazemos aqui. Segue o fio: TOP 10 (🤓) do nosso "ativismo pelo bom jornalismo".
Em 2016, a @Cecillia contou a história de uma fazenda no RJ que vestia pessoas de escravos para impressionar turistas. A dona da fazenda ficava fantasiada de sinhá e dizia coisas como "Geralmente eu tenho uma mucama, mas ela fugiu": theintercept.com/2016/12/06/tur…
Essa matéria chamou atenção do Ministério Público, que acabou com as visitas e ainda determinou que se colocasse uma placa na fazendo informando que o local "foi palco do que hoje é considerado crime contra a humanidade: a escravização de africanos".
Read 14 tweets
25/09/2019 - #Dia268 do Bolsonarismo no Brasil
A história se lembrará de quem foi Raoni e quem foi Bolsonaro
Read 22 tweets
23/09/2019 - #Dia266 do Bolsonarismo no Brasil
Prometeram que não ia ter CPMF na campanha. Disseram que era roubo. Tentaram emplacar, foram criticados por todo mundo, e agora fica esse choro aí.
Read 29 tweets
15/09/2019 - #Dia258 do Bolsonarismo no Brasil
Projeto de lei quer redesenhar Lençóis Maranhenses e abrir áreas para obras. Proposta permite empreendimentos turísticos e a retirada de povoados onde há décadas vivem 2.000 pessoas www1.folha.uol.com.br/ambiente/2019/…
Read 12 tweets
#VAZAJATO EXCLUSIVO E INÉDITO:

ILEGAL E IMORAL 1: Cotada por Aras tramou com advogado contra membro do STF

reinaldoazevedo.blogosfera.uol.com.br/2019/09/16/ile…
ILEGAL E IMORAL 2: Envolvidos não comentam “material de origem criminosa”

reinaldoazevedo.blogosfera.uol.com.br/2019/09/16/ile…
ILEGAL E IMORAL 3: Escritório de advogado atua para acionistas da Petrobras

reinaldoazevedo.blogosfera.uol.com.br/2019/09/16/ile…
Read 4 tweets
Pera, deixa eu ver se entendi os sensíveis militantes petistas. Não é pra criticar o oportunismo eleitoreiro do Arrivista Egomes? O inimigo é outro? Mas pera, o maior inimigo da democracia não é esse antipetismo injustificável eleitoreiro e oportunista? Ou eu estou enganada?
Não é esse uso abusivo até do antipetismo a cada eleição que está afundando nosso país mais e mais no obscurantismo?
Por que sempre evitamos combater esse antipetismo e mostrar o oportunismo abjeto de quem o usa?
Serra quase foi eleito usando esse antipetismo, Aécio também.
O Trump Bananeiro foi eleito e aí, vamos então deixar mais e mais políticos INESCRUPULOSOS usarem desse antipetismo pra se darem bem já que não são capazes de conquistarem votos por méritos próprios e só surfam nesse ÓDIO DE CLASSE travestido de ódio ao PT? É isso mesmo?
Read 11 tweets
Escuta, num país onde general chantageia o STF acovardado pelo Twitter p manter preso político encarcerado, um bando d fascistas neopentecostais implanta censura, milícias políticas metralham pobres d helicóptero e banqueiros saqueiam tudo, tá se discutindo 2022?

Q eleição?
A esquerda, os democratas moderados, a direita q ainda pensa acha mesmo q o país caminha p eleições livres e limpas em 2022 c a máquina de fakenews de WhatsApp financiada por Dória, Luciano Hang, Edir Maiscedo e investidores continuar destruindo o cérebro do povo? Sério?
Ou acham q a ação heróica do jornalismo da #Vazajato vai resolver todos os problemas e a corrupção do judiciário brasileiro num passe de mágica? A superestrutura do golpe d estado de 2016 continua sólida, a destruição do patrimônio, o fim dos direitos, a escravização continua
Read 7 tweets
As notícias sobre o $ movimentado pelo dep. David Miranda são um caso emblemático a respeito do papel social do jornalismo. A fonte do Globo e da Folha é anônima. Por quê? Porque a fonte, que evidentemente é um funcionário público, comete um crime ao divulgar o documento
De posse da informação, o jornal precisa tomar uma decisão. Precisa pesar o interesse público (que não é o interesse do público) e o potencial dano à pessoa alvo do crime. Não entra no raciocínio a ilegalidade do material, porque quem cometeu o crime não foi o jornalista
Sendo David Miranda um deputado federal, um político com algum grau de poder, responsável por fazer e votar leis que todos devemos cumprir, pago com dinheiro do contribuinte, me parece que há interesse público em conhecer as movimentações financeiras dele
Read 11 tweets
LAVA JATO AMEAÇOU CRIANÇA DE SETE ANOS

"três agentes da Polícia Federal portando metralhadora ingressaram na residência da paciente de forma truculenta, exigindo, aos berros, que ela revelasse o atual paradeiro do seu genitor, sob ameaça de ‘evitar dor de cabeça para seu filho’"
O filho de Nathalie Schmidt tinha SETE ANOS de idade quando essa ação na sua casa foi feita - e na verdade foi uma ação explícita de coação, já que mesmo Sérgio Moro tinha dúvidas se havia justificativa suficiente para isso, como mostram os diálogos da #VazaJato revelados hoje.
Tais métodos são típicos de quem não respeita a Constituição e o Código Penal, de gente que é guiada pelos mesmos princípios dos torturadores de ditaduras militares.

A #LavaJato atua não só à margem da lei, mas também ignora os códigos morais que distinguem a humanidade.
Read 4 tweets
10/09/2019 - #Dia253 do Bolsonarismo no Brasil
Eduardo Bolsonaro compara Carlos a Winston Churchill por fala sobre democracia: "Não falou nada de mais".
Read 23 tweets
A #VazaJato publicada na Folha de São Paulo, hoje, talvez seja a prova mais contundente (apesar de tantas!) da prática escancarada do Lawfare e da intencionalidade obsessiva do Sérgio Moro e seus associados (liderados por Deltan Dallagnol) para prenderem o Lula.
Os Procuradores da Lava Jato chegaram a cogitar uma "renúncia coletiva" caso os abusos cometidos por Moro (eles sempre tiveram ciência disso!) explodissem contra ele.

Tudo se encaixa! Convocação das manifestações, protestos, divulgação no Jornal Nacional horas depois do grampo
+ Dezenas de conversas grampeadas do Lula foram registradas! Até mesmo quando o grampo já não poderia mais estar acontecendo.

Como o objetivo era único, selecionaram aquele trecho dele com a Dilma. Ali, com a devida dramaticidade do William Bonner no JN, obteve-se o pretexto. +
Read 11 tweets
Para as pessoas que dizem que o público está perdendo interesse nas revelações #VazaJato e material sobre a corrupção de Moro e Deltan após quase 3 meses da reportagens:
Além disso, a discussão na @RodaViva sobre #VazaJato ocupou 2 dos 5 Trending Topics *em todo o mundo *. O público tem grande interesse em aprender o que políticos poderosos fazem nas sombras - especialmente quando exerceram o poder por anos com pouca ou nenhuma transparência:
@rodaviva O @theinterceptbr é independente e conta com a ajuda de mais de 11 mil leitores e não depende de anunciantes. Não recebemos lucro. Se vc acha o que fazemos importante e quer defender a liberdade de imprensa, quero te pedir que considere apoiar o TIB: catarse.me/intercept
Read 3 tweets
Ninguém vai ler, mas vou falar do "terremoto" que @TheInterceptBr provocou no meio jornalístico brasileiro. 😉 Aliás, muito interessante a fase reflexiva (Giddens) do jornalismo no Brasil. Minha dissertação do mestrado é sobre o mercado do jornalismo digital. Amo esse debate.
Portanto, além das questões jurídicas e políticas, acho que a #VazaJato serviu pelo menos a colocar os jornalistas brasileiros diante do espelho. Perguntas como "o que é o jornalismo?", "o que é o jornalismo investigativo", "até onde vai o sugilo da fonte?",
"em quais circunstâncias jornalistas podem ser presos?", "O que diz a Constituição sobre o direito à informação?", todas essas perguntas estão sendo respondidas e viraram até temas do debate público. O que não ocorre em qualquer sociedade.
Read 14 tweets
Apesar de muito se falar sobre a #vazajato (VJ) na Internet, esse conteúdo não chega a boa parte da população e é ótimo que esteja na TV aberta (@rodaviva: ). Porém o tempo de @ggreenwald e dos espectadores poderia ter sido melhor aproveitado, segue o fio:
Diversas perguntas (intencionalmente ou não) preparam o terreno para que o espectador acredite num cenário falacioso (isso vai ser mais efetivo em quem não acompanhou a VJ de perto desde o começo), criando pré-indisposição com o trabalho de @ggreenwald (independente da resposta).
Da mesma forma q existem péssimos títulos de notícias tb existem péssimas perguntas, q influenciam tendenciando o entendimento. E qto + visibilidade o trabalho tem, maior o impacto dessas mentiras. Em época de #fakenews #posttruth #deepfakes, jornalistas deveriam evitar isso.
Read 17 tweets
Muito boa a entrevista do @ricksenra com o procurador @deltanmd, publicada na BBC. Faço, nos tweets a seguir, alguns reparos a mentiras que o procurador segue a contar desde que o @TheInterceptBr começou a publicsr as reportagens da #VazaJato bbc.com/portuguese/bra…
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr 1. "A gente tem aí cinco anos de intensas mensagens, se você muda uma palavra, muda completamente o significado de um texto." O @TheInterceptBr e seus veículos parceiros jamais editaram os diálogos. Essa afirmação de @deltanmd é mentirosa, sem meias palavras
@ricksenra @deltanmd @TheInterceptBr 2. O suposto hacker de Araraquara, que o ministro @SF_Moro se apressou em chamar de fonte do Intercept (nós nunca falamos sobre a nossa fonte), disse, em depoimento à Polícia Federal e à @folha, que não há possibilidade de adulteração dos diálogos www1.folha.uol.com.br/poder/2019/08/…
Read 11 tweets
Vale a pena ler esta entrevista de 2017 que Deltan deu à @bbcbrasil - depois de um de seus discursos- em que ele negou veementemente que LJ usou vazamentos à mídia como parte de sua estratégia investigativa. Vale a pena lembrar o que Deltan afirmou aqui... bbc.com/portuguese/bra…
@bbcbrasil NOVO #VazaJato: Deltan Dallagnol mentiu: Lava Jato vazou sim informações das investigações para a imprensa — às vezes para intimidar suspeitos e manipular delações theintercept.com/2019/08/29/lav…
@bbcbrasil Muitos suspeitavam que os promotores da Lava Jato estavam usando vazamentos impróprios para manipular o público e os suspeitos. Deltan negou veementemente, inclusive em uma entrevista à @bbcbrasil em 2017, realizada após um discurso em Harvard. Ele mentiu. Decida por si mesmo:
Read 6 tweets
Quem é quem entre os Procuradores da Lava Jato que ironizam a morte de Marisa Letícia e luto de Lula, segundo as últimas revelações da #VazaJato:
(seguem fotos e nomes)
Jerusa Viecilli
Laura Tessler
Read 17 tweets
Virou a chavinha (mas segue com 30% de apoio firme)
Bora lá para a threadzinha comparando com a pesquisa anterior de fevereiro (e com a Datafolha, q foi mais recente, de julho).
Avaliação do regime Bolsonarco (fev/ago)

Ótimo/bom 38,9%📉 29,4% (-9,5)
Regular 29%📈29,1% (-0,1)
Ruim/péssimo 19%📈39,1% (+10,1)

(Datafolha de julho: 33%, 31%, 33%, respectivamente)
Read 30 tweets
Desde 9 de junho, os chats secretos da Lava Jato revelam ilegalidades cometidas pelos "heróis anticorrupção" do Brasil. Veja nessa thread tudo que foi publicado na #vazajato sobre as mensagens trocadas entre @SF_Moro, @deltanmd e procuradores da força-tarefa. 👇🏾
As mensagens da Lava Jato mostram transgressões que o Brasil e o mundo merecem conhecer. O @theinterceptbr lidera a cobertura que já conta com a parceria de: @reinaldoazevedo, @Folha, @Veja, @UOLNoticias, @BuzzFeedNewsBR e @elpais_brasil.
Na estreia da #VazaJato, mostramos que os procuradores tramaram para evitar que @LulaOficial fosse entrevistado antes das eleições para evitar uma suposta vitória de @Haddad_Fernando. interc.pt/2K7uu2O
Read 57 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!