Discover and read the best of Twitter Threads about #vazajato

Most recents (24)

THREAD
Vou fazer aqui um longo fio sobre a atuação do FBI no Brasil, toda baseada em fatos. AQUI NÃO TEM NENHUMA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO. Há quase uma década nos da @agenciapublica acompanhamos o tema de perto, porque ele é muito importante para a soberania nacional.
1) Começando pelo começo: Nos anos 90, a atuação do FBI no Brasil incluía pagar diretamente operações e delegados da PF e era tão descarada que o ex-chefe do FBI no Brasil Carlos Costa denunciou a situação em longas entrevistas ao jornalista @Bob_Fernandes
2) Depois, deu depoimentos ao Congresso e a MPF. Disse que Policiais Federais do Brasil "sentem-se inferiorizados e desmoralizados devido à dependência de verbas" do governo dos Estados Unidos. conjur.com.br/2004-abr-13/mi…
Read 25 tweets
Nesse momento em que vão tentar santificar e dar um verniz de decência ao @SF_Moro, é essencial lembrar que Moro é o cidadão que:
- aceitou ser Ministro da Justiça de um político que há décadas defende a tortura, a ditadura militar e zomba da morte de desaparecidos políticos
- decidiu continuar no cargo mesmo depois de saber que o @PSL_Nacional, partido pelo qual @jairbolsonaro foi eleito, efetuou DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO através de candidaturas laranjas em diversos estados brasileiro
- da mesma forma, continuou no cargo depois de saber do esquema
... institucionalizado de corrupção existente nos gabinetes de Bolsonaro e de seus filhos, através da adoção da popular rachadinha em que Fabrício Queiroz era apenas um intermediário
- propôs inserir na legislação brasileira o "excludente de ilicitude" para policiais, também
Read 6 tweets
A mídia está rezando para que Moro saia para que eles possam fingir que ele não ficou ao lado de Bolsonaro por 16 meses, protegendo sua corrupção e criminalidade. Eles estão morrendo de vontade de voltar a adorar e glorificar Moro. Este é o momento deles.
INSTAGRAM LIVE:

Com Moro nas notícias de hoje, vou fazer um Instagram Live amanhã, 20h, onde responderei a todas as perguntas: sobre Moro, #VazaJato, Bolsonaro, Covid-19, Trump x Biden, liberdade na Internet, e o que você quiser perguntar:

instagram.com/glenn.11.green…
Para esclarecer, meu Instagram Live será amanhã, 24/4, às 20h, aqui:

instagram.com/glenn.11.green…
Read 3 tweets
Uma reflexão sobre a saída de Mandetta. O principal motivo para Bolsonaro organizar campanha tão intensa e sórdida contra o agora ex-ministro foi a possibilidade de Mandetta se tornar um risco eleitoral. Ameaças dentro da direita são tidas, desde as eleições, como as piores
Em 9 de agosto de 2018, no dia do primeiro debate eleitoral, o @joaoamoedonovo fez uma mobilização de sucesso nas redes sociais para reivindicar sua participação nos debates futuros. Foi o que bastou para a militância bolsonarista mirar Amoedo, como "comunista" e esquerdista"
Ali ficou claro que o bolsonarismo não aceitaria ninguém ainda mais à direita. Amoedo, portanto, precisaria ser caracterizado como de esquerda. Depois, veio o atentado de Adélio, e a popularidade ganha tornou desnecessário que essa campanha precisasse ser tão intensa
Read 11 tweets
Thread com as novas revelações da #VazaJato 👇
Em 2015, Deltan Dallagnol recebeu em Curitiba uma delegação dos EUA composta por 17 pessoas, entre procuradores americanos e agentes do FBI. Na prática, o chefe da Lava Jato driblou o governo federal e o STF para não emitir documentos oficiais sobre a visita. #VazaJato
Na visita, os procuradores do Departamento de Justiça americano (DOJ) foram apresentados para advogados de delatores da Petrobras e começaram a negociar acordos para investigar a petrolífera nos EUA.
Read 10 tweets
A reportagem da #VazaJato é resultado de uma pesquisa que tenho feito há um ano sobre a colaboração entre a Lava-Jato e o governo dos EUA, que levou diversas empresas brasileiras a pagar multas milionárias ao tesouro americano por atos de corrupção ocorridos aqui no Brasil. (+)
A apuração incluiu conversas com dezenas de advogados e especialistas brasileiros e americanos, participação e monitoramento de eventos, leitura de leis, relatórios e documentos e acompanhamento de sites especializados. (+)
E claro, as revelações só foram possíveis graças aos diálogos vazados ao @TheInterceptBr e pela parceria estabelecida com a @agenciapublica E à apuração conjunta com os grandes repórteres @AndrewDFish e @MaryamSaleh do @theintercept #VazaJato. (+)
Read 14 tweets
Vocês têm noção da gravidade e do absurdo disso?

Januário Paludo, procurador da #LavaJato suspeito de ter recebido propina testemunhou em defesa de Dario Messer

noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Desde 2017 venho denunciando, junto com @wadih_damous e outros deputados, a máfia das delações no interior da #LavaJato

Esse esquema envolveu Carlos Zucolotto, compadre do então juiz da operação, Sérgio Moro, e o procurador que dava nome ao principal grupo de whatsapp da mesma
E foi através do grupo "Filhos de Januário" que o Brasil e o mundo se escandalizaram com as revelações da #VazaJato que demonstraram cabalmente não apenas o conluio criminoso dos procuradores da autodenominada "maior operação de combate à corrupção da história", mas também...
Read 9 tweets
This is a clear attack on the freedom of the press in Brazil and a massive injustice that must be condemned and immediately reversed by the relevant authorities. nytimes.com/2020/01/21/wor… #VazaJato
The claim by prosecutors is that one line of conversation in which Glenn allegedly says to the alleged hackers "we have already saved everything...I think there's no reason, no motive for you to save anything, understand?" is proof that he is a criminal collaborator. Wrong.
The Federal Police reviewed the same evidence — the same quote — & determined in their indictment in December that "it is not possible to identify moral or material participation by journalist @ggreenwald in the crimes investigated." metropoles.com/brasil/justica…
Read 13 tweets
NOVO #VazaJato: Lava Jato usou site @o_antagonista para interferir na escolha do presidente do Banco do Brasil — e a parceira entre os dois não começou ai theintercept.com/2020/01/20/lav…
@o_antagonista “Procuradores da LJ agiram politicamente – usando o site O Antagonista como porta-voz...A leitura das conversas deixa claro que a LJ e O Antagonista se veem como parceiros. O site abre mão da função primordial do jornalismo...e recebe em troca informações em primeira mão.”
@o_antagonista E antes que os hipócritas da Antagonista se queixem de que publicamos suas conversas impróprias com Deltan e LJ — que não tinham nada a ver com jornalismo — lembre-se de que sempre publicavam conversas vazadas ilegalmente que eu tive com nossa fonte. oantagonista.com/brasil/crusoe-…
Read 4 tweets
Primeiro chamado de 2020 para o grupo geral no Telegram com uma thread bem explicativa. Muita gente da "resistência" (incluindo parlamentares eleitos) ainda insistem no uso amador de tecnologias como o WhatsApp.

Vamos explicar o porquê é importante ñ usar WhatsApp. Segue o fio:
O mundo parece estar chocado com a notícia de que o WhatsApp transformou qualquer telefone em spyware. Tudo no seu telefone – incluindo fotos, e-mails e textos – pode ser acessado via ataques de hackers só porque você instalou o WhatsApp.
businessinsider.com/whatsapp-hacke…
Em 2018, o WhatsApp teve que admitir que tinha um problema muito parecido – uma única chamada de vídeo via WhatsApp era suficiente para um hacker obter acesso a todos os dados do seu telefone.
securitytoday.com/articles/2018/…
Read 18 tweets
Ontem, foram publicados 2 artigos cruciais sobre a corrupção de Lava Jato e Moro - primeiro, uma entrevista da @Folha com o juiz Nino Oliveira Toldo, ex-fervoroso defensor de Moro, sobre como a #VazaJato revelou impropriedades graves por Moro e LJ: www1.folha.uol.com.br/poder/2020/01/…
@folha Segundo: uma coluna no @Estadao, como a mídia falhou em seu dever, publicando sem verificar quaisquer acusações que LJ vazou, no processo de destruir as reputações e transformar Moro em um herói. Tb mostra que a #VazaJato foi uma reportagem vital.

opiniao.estadao.com.br/noticias/espac…
@folha @Estadao E para quem está perguntando: não, #VazaJato não acabou ainda. Temos publicado sem parar e vamos publicar novas matérias quando o jornalismo estiver pronto vazajato.me
Read 3 tweets
Sobre a Lava Jato de hoje: @deltanmd parecem ter perdido qualquer escrúpulo de parecerem isentos, técnicos e apartidários, como ele gosta de dizer. Mirar o filho de Lula na primeira fase da operação após a soltura do petista tem cheiro, cor e gosto de retaliação (segue)
Note que é uma operação sem mandados de prisão, mas só de busca e apreensão, para “aprofundamento das investigações sobre repasses financeiros suspeitos” (palavras do @MPF_PGR). Quer dizer, a investigação ainda era incipiente (segue)
Nesse caso, é mandatório que os procuradores expliquem porque tirar essa, dentre dezenas de investigações a aprofundar, da gaveta neste momento (segue)
Read 7 tweets
Mais corrupção grave na coração da Lava Jato:

“O doleiro Dario Messer afirmou em mensagens trocadas com sua namorada, Myra Athayde, que pagou propinas mensais ao procurador da República @januario_paludo, integrante da força-tarefa da Lava Jato do Paraná.” noticias.uol.com.br/politica/ultim…
@januario_paludo Januário foi um dos principais promotores de LJ desde o início da operação. Foi no centro de nossas reportagens #VazaJato. Ele merece ser julgado em um processo justo, não por vazamentos, mas isso é grave: “A força-tarefa de Curitiba afirma que Paludo preferiu não se manifestar.”
@januario_paludo Será interessante ver se @RedeGlobo e @GloboNews contam à audiência sobre essas acusações de corrupção grave no centro de seus parceiros, a força-tarefa de Lava Jato. noticias.uol.com.br/politica/ultim…
Read 3 tweets
Julho #VazaJato na @VEJA: "Um novo pacote de conversas obtidas pelo Intercept e analisadas em parceria com VEJA traz fortes indícios de que os diálogos impróprios dos procuradores nos chats tb ocorreram com um dos membros do TRF4."

veja.abril.com.br/politica/novos…
@VEJA A @VEJA chamou essa #VazaJato "indícios de conversas impróprias entre Deltan e Gebran" do TRF4.
@VEJA O TRF-4 violou conscientemente a lei - precedente estabelecido por um tribunal superior (STF) - para fins puramente políticos: forçar o STF a anular sua decisão.

Os juízes que violaram a lei estão abusando de seu poder. É corrupção judicial. Moro é culpado disso e o TRF-4 tb.
Read 3 tweets
A decisão do TRF-4 sobre a #SentencaCopiaeCola contra Lula

No julgamento de hoje, o tribunal manteve a sentença, claramente copiada, ignorando alguns fatos e com diversas contradições.

#LulaInocenteSDV #ChegaDeFarsaTRF4
Para o relator, a defesa não comprovou a #SentencaCopiaeCola , e "dizer que a sentença foi escrita por Moro é especulação". No entanto, ele ignora o parecer pericial apresentado pela defesa, feito por Celso Mauro Ribeiro Del Picchia, que comprova o fato.
bit.ly/35ED937
#ChegaDeFarsaTRF4 As mensagens da #Vazajato também foram ignoradas, alegando que a prova poderia ser ilícita. No entanto tais mensagens são públicas e notórias, não precisando de provas e comprovações, como rege o CPC, art. 374-I.
Read 9 tweets
NOVO #VazaJato: Moro mentiu ao público quando disse que apenas seguira o padrão estabelecido pela LJ quando mandou retirar o sigilo das investigações sobre o Lula.

A divulgação das gravações de Lula contrariou padrão da LJ: Moro fez isso só neste caso:

www1.folha.uol.com.br/poder/2019/11/…
A divulgação de Moro das gravações de Lula foi um dos atos mais impactantes na democracia brasileira nesta década. Foi um fator enorme que causou o impeachment de Dilma.

Moro mentiu sobre a justificativa. Até os promotores do MPF estavam preocupados por não poderem defendê-lo.
Todos agora sabem que Moro é um extremista de direita com a ideologia de Bolsonaro. O tempo todo como juiz, ele abusava de seu poder judicial por seus objetivos políticos. A divulgação das conversas privadas de Lula e as mentiras de Moro sobre o que fez é corrupção muito grave.
Read 5 tweets
"MARCADO PARA MORRER": @deltanmd - na @VEJA
@deltanmd @VEJA "HISTÓRIA SEM FIM": #VazaJato - tb na @VEJA
@deltanmd @VEJA Fux deve liberar processo disciplinar contra Dallagnol para ser julgado ainda neste mês - @JornalOGlobo #InFuxWeTrust oglobo.globo.com/brasil/fux-dev…
Read 3 tweets
É claro que torcia pela libertação de @LulaOficial , tanto pelo fato de saber que a supressão de sua liberdade esteve (e está) tão baseada em um processo repleto de ilegalidades quanto no racismo de classe que caracteriza o Brasil (1)
Mas devo dizer que as falas pós libertação acenderam um alerta amarelo para mim. Lula repetiu, tanto no ato na vigília, em Curitiba, quanto em São Bernardo, boa parte daquilo o que ele já vinha trazendo nas entrevistas realizadas quando ele ainda estava preso (2)
Globo, Mouro, (in)Justiça, PF, MP. é absolutamente normal que alguém preso durante 580 dias e perseguido toda vida esteja com sangue no olho quando tem oportunidade de falar com sua base de apoio? É. por outro lado, nosso país não conversa faz tempo com a palavra normalidade (3)
Read 11 tweets
NOVO #VazaJato, com @folha: Lava Jato esconderam informações da ministra Rosa Weber do STF ao pedir apoio a investigação sobre Lula www1.folha.uol.com.br/poder/2019/11/…
@folha As mensagens também mostram que eles queiram ocultar as mesmas informações do gabinete do PGR. Como o artigo diz: "As mensagens obtidas pelo Intercept sugerem que a força-tarefa temia que Rosa aceitasse os argumentos da defesa do ex-presidente."
@folha Como sempre: LJ e Moro acreditavam que eles próprios eram a lei, ou seja, estavam acima da lei, incluindo os tribunais acima deles. Foi isso que tornou esse processo tão corrompido.
Read 4 tweets
At the end of this video on the new, stunning evidence linking Bolsonaro's family to Marielle's assassination, I noted that Bolsonaro ordered his Justice Minister, @SF_Moro, to intervene in the investigation to re-question the key witness. Moro, as he always does, has now obeyed:
@SF_Moro A maior ameaça à democracia brasileira não é Jair Bolsonaro. Ele é muito inepto e desleixado para ser isso. A maior ameaça à democracia brasileira é Sergio Moro, que apresenta os mesmos perigos, mas sem as distrações do palhaço.
Sempre devemos lembrar, como #VazaJato revelou, que mesmo os promotores do MPF e LJ disseram que Moro vai proteger a família Bolsonaro para avançar seus interesses de carreira (STF e além) theintercept.com/2019/07/21/del…
Read 4 tweets
NOVO #VazaJato, com @Folha: LJ, com apoio do Moro, levou ministro do STF a manter empreiteiros presos para fechar delação. Usaram prisão preventiva por anos para coagir delações premiadas: um abuso absoluto da prisão e seu poder, e um precedente perigoso: www1.folha.uol.com.br/poder/2019/10/…
@folha Vale muito a pena ler as mensagens do Telegram entre Deltan, Moro e LJ - publicadas pela @Folha no final de nosso artigo - para ver como elas são enganosas, manipuladoras e antiéticas com tudo: com o STF, com seus poderes de prisão, com o *dever* de Moro de permanecer "neutro" 👆
@folha Esse continua sendo o melhor e mais abrangente time-line da #VazaJato, documentando os quase cinco meses de revelações e reportagens de @TheInterceptBr e nossos parceiros sobre os atos antiéticos e corruptos de Moro, Deltan e Lava Jato. vazajato.me
Read 3 tweets
1/ Lembra quando @SF_Moro, no início do #VazaJato, citava constantemente as opiniões de Matthew Stephenson de Harvard (sem mencionar que ele é amigo de Deltan, nunca morou no Brasil, e não fala português)? Hj Stephenson disse coisas bem interessantes em uma entrevista à @folha:
@SF_Moro @folha 2 / Até o professor de Harvard favorito de Moro diz que acha "problemático" e "preocupante" que, como revelado por #VazaJato, um juiz que precisa ser neutro trabalhe tão de perto com os promotores. www1.folha.uol.com.br/poder/2019/10/…
@SF_Moro @folha 3/ O especialista escolhido por Moro também diz que o presidente Bolsonaro - o chefe de Moro que ele sempre elogia - não é apenas corrupto, mas também está manipulando as instituições que Moro controla para proteger a si e sua família das investigações.
Read 5 tweets
NOVO #VAZAJATO: Sergio Moro também direcionava ações da Polícia Federal na Lava Jato – delegados, sabendo que era errado, esconderam orientação do juiz theintercept.com/2019/10/19/ser…
A conduta imprópria de Moro foi tão severa - incluindo ordenando de *buscas por PF contra os acusados* que ele deveria julgar com objetividade mesmo *sem pedir do MPF* - que os delegados da PF ficaram chocados, riram, e concordaram em ficar "quietos" sobre Moro e "ajeitar" isso:
Esses diálogos revelam pela primeira vez é que o Moro mandava no planejamento das operações, tendo inclusive direcionado quais materiais deveriam ser apreendidos — uma violação do sistema acusatório. 4 Mar 2016: a busca e apreensão e de condução coercitiva do Lula:
Read 17 tweets
A última rodada da Pesquisa XP Ipespe tem muitos dados interessantes sobre Vaza Jato e Lava Jato, começando com o fato de que quase 80% do público conhece sobre #VazaJato, apenas 20% não:
Sobre Lava Jato e seus integrantes: uma maioria - 54% - acredita que a LJ cometeu excessos. Só 14% acredita que "o resultado valeu a pena". E cada mês desde começamos #VazaJato, a opinião publica piorou sobre LJ:
Apenas 10% do público disse que #VazaJato "alterou para melhor" a opinião das pessoas em relação à LJ"; 33% disse que ela "alterou para pior." De novo, isso piorou pra LJ cada mês que denunciamos material sobre LJ e Moro.
Read 4 tweets

Related hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!