Folha de S.Paulo Profile picture
Um jornal em defesa da energia limpa Newsletters: https://t.co/NVUcVDAjzm Insta: https://t.co/ktjTHtETj7 Assine: https://t.co/OJOZUvKPWW

Feb 21, 2019, 20 tweets

ONDE ESTEVE A FOLHA NESSE TEMPO TODO?

É recorrente nas redes sociais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL) acusarem a Folha de omissão na cobertura de governos anteriores.

Nesta thread, mostraremos como o jornal incomoda presidentes desde Getúlio Vargas.

Siga o fio.

A Folha questionava Getúlio insistentemente antes mesmo de ele assumir o governo, em 1930. Quando chegou ao poder, os getulistas de São Paulo festejaram empastelando o jornal, pondo fogo no mobiliário e nas máquinas de escrever.

bit.ly/2V8xz3J

Divulgação

Em 1977, a ditadura militar não gostou de uma coluna em branco para marcar a prisão do colunista Lourenço Diáferia, e o general Hugo Abreu ligou do Planalto para o publisher Octavio Frias de Oliveira: “Vamos fechar o seu jornal”, declarou.

bit.ly/2V8xz3J

📷Folhapress

Em 1987, no governo Sarney, a Folha publicou, com antecedência, quem seria o vencedor da concorrência na ferrovia Norte-Sul. A revelação da fraude causou uma verdadeira tempestade em Brasília.

bit.ly/2V6IBH2

📷 Pedro Ladeira/Folhapress

Seja como candidato, seja como presidente, Fernando Collor de Mello, primeiro governante pós-redemocratização, sempre confrontou a Folha.

bit.ly/2BEltbh

📷Jorge Araújo/Folhapress

Menos de dez dias após assumir, ele mandou a PF invadir a Folha. Os agentes foram diretamente ao nono andar do jornal e questionaram: “Onde está o Frias?”. Sem encontrá-lo, conduziram coercitivamente secretária e diretores.

bit.ly/2BEltbh

📷Jorge Araújo/Folhapress

Em 1997, a Folha obteve gravações que mostraram um esquema de compra de votos para aprovação da emenda da reeleição, no maior escândalo do governo FHC.

bit.ly/2EkTakh

📷Sérgio Lima/Folhapress

Para FHC, o tema era “mera questão de política menor”. "Esse tema já não está gasto? Tantas vezes se levantou essa questão. Vai ver o que aconteceu. A reeleição foi aprovada por maioria imensa", afirmou.

bit.ly/2Nm97cR

📷Antônio Gaudério/Folhapress

Em 1999 e 2000, respectivamente, mais dois furos da Folha sobre o governo FHC:

- FHC tomou partido de um dos grupos no leilão da Telebrás
bit.ly/2EkoIGW

- Campanha de FHC omitiu doações
bit.ly/2U52SfG

📷Alan Marques/Folhapress

Ao sair , ele reclamou da cobertura da Folha. “Nenhum presidente, talvez só Getúlio, foi alvo de tanta agressividade de setores da mídia. A Folha fez uma edição de várias páginas com argumentos para o impeachment”.

bit.ly/2V8xz3J

📷Marlene Bergamo/Folhapress

Anos depois, FHC publicaria, em seus “Diários da Presidência”, que a Folha “publica uma sacanagem atrás da outra. É uma coisa doída de dizer, um jornal no qual trabalhei por dez anos ou mais, e hoje é mesquinho, negativo”.

bit.ly/2V8xz3J

📷Bruno Santos/Folhapress

É da Folha a revelação do maior escândalo de corrupção do governo Lula: o mensalão.

bit.ly/2XcTd91

📷Evaristo Sá/AFP

Em 2005, em entrevista exclusiva ao jornal, o deputado Roberto Jefferson (PTB) revelou a Renata Lo Prete que o PT dava mesada de R$ 30 mil a parlamentares.

bit.ly/2XcTd91

📷Adriano Machado/Lula Marques/Folhapress

O caso do sítio de Atibaia também foi furo da Folha, em 2016. O jornal mostrou que a Odebrecht realizou obras na propriedade usada por Lula. Para conseguir a informação, o repórter visitou o local dezenas de vezes.

bit.ly/2V9AeKO

📷 Jorge Araújo/Folhapress

Em 2017, Lula reclamou de pesquisa do Datafolha. “A Folha pergunta se eu deveria ser preso. Se eles quiserem evitar que eu volte a ser presidente da República, não joguem rasteiro. Tenham coragem e disputem uma eleição”.

bit.ly/2V1nZQm

📷Marlene Bergamo/Folhapress

Passamos para o governo Dilma. A queda do ministro Antonio Palocci ocorreu depois de reportagem da Folha mostrar que o petista multiplicou o patrimônio por 20 em quatro anos com serviço de consultoria quando era deputado.

bit.ly/2NdXJPR

📷 Roberto Stuckert Filho/PR

4 dias após o 1º turno de 2014, a Folha trouxe uma das principais revelações do que seria o “Petrolão”: “Esquema beneficiou PT, PP, e PMDB nas eleições de 2010, diz Paulo Roberto Costa, delator e ex-diretor da Petrobras”.

bit.ly/2XdQLze

📷Wallace Martins/Futurapress

No governo Michel Temer, o ministro Romero Jucá caiu após apenas 11 dias no cargo, quando a Folha revelou diálogos dele com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sugerindo pacto para deter avanço da Lava Jato.

bit.ly/2TXTydz

📷Pedro Ladeira/Folhapress

JUCÁ - Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria.
MACHADO - É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.
JUCÁ - Com o Supremo, com tudo.
MACHADO - Com tudo, aí parava tudo.
JUCÁ - É. Delimitava onde está, pronto.

bit.ly/2TXTydz

📷P. Ladeira

Se há governo, a Folha cobre com um jornalismo crítico, apartidário, independente e plural.

Contem conosco! 👊

📷 Roberto Stuckert Filho

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling