Folha de S.Paulo Profile picture
Feb 21, 2019 20 tweets 11 min read Read on X
ONDE ESTEVE A FOLHA NESSE TEMPO TODO?

É recorrente nas redes sociais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PSL) acusarem a Folha de omissão na cobertura de governos anteriores.

Nesta thread, mostraremos como o jornal incomoda presidentes desde Getúlio Vargas.

Siga o fio.
A Folha questionava Getúlio insistentemente antes mesmo de ele assumir o governo, em 1930. Quando chegou ao poder, os getulistas de São Paulo festejaram empastelando o jornal, pondo fogo no mobiliário e nas máquinas de escrever.

bit.ly/2V8xz3J

Divulgação
Em 1977, a ditadura militar não gostou de uma coluna em branco para marcar a prisão do colunista Lourenço Diáferia, e o general Hugo Abreu ligou do Planalto para o publisher Octavio Frias de Oliveira: “Vamos fechar o seu jornal”, declarou.

bit.ly/2V8xz3J

📷Folhapress
Em 1987, no governo Sarney, a Folha publicou, com antecedência, quem seria o vencedor da concorrência na ferrovia Norte-Sul. A revelação da fraude causou uma verdadeira tempestade em Brasília.

bit.ly/2V6IBH2

📷 Pedro Ladeira/Folhapress
Seja como candidato, seja como presidente, Fernando Collor de Mello, primeiro governante pós-redemocratização, sempre confrontou a Folha.

bit.ly/2BEltbh

📷Jorge Araújo/Folhapress
Menos de dez dias após assumir, ele mandou a PF invadir a Folha. Os agentes foram diretamente ao nono andar do jornal e questionaram: “Onde está o Frias?”. Sem encontrá-lo, conduziram coercitivamente secretária e diretores.

bit.ly/2BEltbh

📷Jorge Araújo/Folhapress
Em 1997, a Folha obteve gravações que mostraram um esquema de compra de votos para aprovação da emenda da reeleição, no maior escândalo do governo FHC.

bit.ly/2EkTakh

📷Sérgio Lima/Folhapress
Para FHC, o tema era “mera questão de política menor”. "Esse tema já não está gasto? Tantas vezes se levantou essa questão. Vai ver o que aconteceu. A reeleição foi aprovada por maioria imensa", afirmou.

bit.ly/2Nm97cR

📷Antônio Gaudério/Folhapress
Em 1999 e 2000, respectivamente, mais dois furos da Folha sobre o governo FHC:

- FHC tomou partido de um dos grupos no leilão da Telebrás
bit.ly/2EkoIGW

- Campanha de FHC omitiu doações
bit.ly/2U52SfG

📷Alan Marques/Folhapress
Ao sair , ele reclamou da cobertura da Folha. “Nenhum presidente, talvez só Getúlio, foi alvo de tanta agressividade de setores da mídia. A Folha fez uma edição de várias páginas com argumentos para o impeachment”.

bit.ly/2V8xz3J

📷Marlene Bergamo/Folhapress
Anos depois, FHC publicaria, em seus “Diários da Presidência”, que a Folha “publica uma sacanagem atrás da outra. É uma coisa doída de dizer, um jornal no qual trabalhei por dez anos ou mais, e hoje é mesquinho, negativo”.

bit.ly/2V8xz3J

📷Bruno Santos/Folhapress
É da Folha a revelação do maior escândalo de corrupção do governo Lula: o mensalão.

bit.ly/2XcTd91

📷Evaristo Sá/AFP
Em 2005, em entrevista exclusiva ao jornal, o deputado Roberto Jefferson (PTB) revelou a Renata Lo Prete que o PT dava mesada de R$ 30 mil a parlamentares.

bit.ly/2XcTd91

📷Adriano Machado/Lula Marques/Folhapress
O caso do sítio de Atibaia também foi furo da Folha, em 2016. O jornal mostrou que a Odebrecht realizou obras na propriedade usada por Lula. Para conseguir a informação, o repórter visitou o local dezenas de vezes.

bit.ly/2V9AeKO

📷 Jorge Araújo/Folhapress
Em 2017, Lula reclamou de pesquisa do Datafolha. “A Folha pergunta se eu deveria ser preso. Se eles quiserem evitar que eu volte a ser presidente da República, não joguem rasteiro. Tenham coragem e disputem uma eleição”.

bit.ly/2V1nZQm

📷Marlene Bergamo/Folhapress
Passamos para o governo Dilma. A queda do ministro Antonio Palocci ocorreu depois de reportagem da Folha mostrar que o petista multiplicou o patrimônio por 20 em quatro anos com serviço de consultoria quando era deputado.

bit.ly/2NdXJPR

📷 Roberto Stuckert Filho/PR
4 dias após o 1º turno de 2014, a Folha trouxe uma das principais revelações do que seria o “Petrolão”: “Esquema beneficiou PT, PP, e PMDB nas eleições de 2010, diz Paulo Roberto Costa, delator e ex-diretor da Petrobras”.

bit.ly/2XdQLze

📷Wallace Martins/Futurapress
No governo Michel Temer, o ministro Romero Jucá caiu após apenas 11 dias no cargo, quando a Folha revelou diálogos dele com o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sugerindo pacto para deter avanço da Lava Jato.

bit.ly/2TXTydz

📷Pedro Ladeira/Folhapress
JUCÁ - Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria.
MACHADO - É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.
JUCÁ - Com o Supremo, com tudo.
MACHADO - Com tudo, aí parava tudo.
JUCÁ - É. Delimitava onde está, pronto.

bit.ly/2TXTydz

📷P. Ladeira
Se há governo, a Folha cobre com um jornalismo crítico, apartidário, independente e plural.

Contem conosco! 👊

📷 Roberto Stuckert Filho

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Folha de S.Paulo

Folha de S.Paulo Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @folha

Aug 22, 2024
📉 População brasileira deve começar a cair em 2042, seis anos antes do que o esperado. Previsão é do IBGE, que aponta que número de habitantes do país tende a ficar abaixo de 200 milhões em 2070 📲📰 Leia mais em mla.bs/af76d92c
a foto registra uma multidão num ambiente público, andando na rua. algumas pessoas usam máscaras faciais. Abaixo, lê-se: Censo 2022 | População brasileira deve começar a cair em 2042, seis anos antes do que o esperado
O órgão espera que o número de habitantes cresça até o pico de 220,43 milhões em 2041 e, depois, passe a encolher. O movimento de queda tende a se intensificar nas décadas seguintes, levando o contingente para menos de 200 milhões em 2070. 📲📰 mla.bs/af76d92c
Image
Queda da população brasileira deve começar em 2027 por Alagoas e Rio Grande do Sul
www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2024…
Read 8 tweets
Dec 7, 2023
MILÍCIA NO RJ | Por dois meses, a reportagem da Folha percorreu 60 áreas da zona oeste do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense perguntando a moradores e comerciantes se queriam falar sobre os milicianos. Mais de 130 entrevistas foram realizadas + Image
O resultado está na série de reportagens Milícia no RJ. As reportagens mostram como esses grupos criminosos se mantêm, com relatos de extorsões sofridas por empresários, vassoureiros e prostitutas.

www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023…
A repórter @bruna_fantti também explica como ocorreu a união da milícia com o tráfico e por que as áreas controladas por esses grupos lideram a expulsão de moradores de suas residências, entre outros temas.

www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023…
Read 12 tweets
Nov 16, 2023
Livros de autores negros e mulheres caem mais hoje no vestibular; veja a evolução. Levantamento inédito da Folha mostra histórico das leituras obrigatórias em universidades públicas; USP é a mais masculina. 📲📰 Leia mais em mla.bs/cf39a99e
a ilustração mostra um detalhe de uma mulher negra retinta escrevendo em papel com caneta azul. ela usa uma camisa de botão verde e tem um adereço amarelo sobre o peito. a chamada informa: "Livros de autores negros e mulheres caem mais hoje no vestibular; veja a evolução".
Na lista anunciada para a prova de 2026 da Fuvest, a USP exige nove livros e uma maioria de escritores negros. Mas há só uma mulher —Ruth Guimarães e seu "Água Funda", que passam ser cobrados para os ingressantes de 2025. 📲📰 mla.bs/cf39a99e
Image
Nos últimos anos, houve um crescimento notável no percentual de escritores não brancos cobrados nas universidades paulistas, taxa que vem se mantendo estável nas federais catarinense e gaúcha e decrescendo na Universidade Federal do Paraná. 📲📰 mla.bs/cf39a99e
Image
Read 5 tweets
Oct 5, 2023
Médicos são mortos a tiros em quiosque na Barra da Tijuca, no Rio. Uma das vítimas era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSol); imagens de câmera de segurança mostram que grupo desceu de carro e atacou os quatro homens. Leia: mla.bs/6c165485
Fotografia colorida mostra quiosque na Barra da Tijuca à noite. Abaixo há o texto: "Médicos são mortos a tiros na Barra  da Tijuca, no RJ; irmão da deputada Sâmia Bomfim está entre as vítimas"
Dois dos mortos são de São Paulo e o terceiro é da Bahia. As vítimas são Marcos de Andrade Corsato, 62, Diego Ralf de Souza Bomfim, 35, e Perseu Ribeiro Almeida, 33.

www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023…
Dino diz que morte de médicos foi execução e aponta hipótese de ligação com atuação de parlamentares

www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2023…
Read 21 tweets
Mar 29, 2023
A Covid ainda é uma das principais causas de mortes no Brasil. Só a doença provocou mais de 700 mil óbitos em três anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Leia em mla.bs/1a86f8b5 📝Ana Bottallo, Daniel Mariani e Diana Yukari 📸Adriano Vizoni/Folhapress Foto colorida mostra enfermeiras cuidando de criança em qua
Apesar de a mortalidade por Covid ter caído em 2022, a doença se mantém entre as cinco principais causas de morte no Brasil, segundo levantamento feito pelo DeltaFolha utilizando dados do SIM (Sistema de Informação de Mortalidade) do Ministério da Saúde www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Na semana passada, o número de mortos no Brasil por Covid chegou a 700 mil, com mudança no perfil de vítimas —com maior proporção de óbitos agora em pessoas acima de 80 anos e imunossuprimidas, por exemplo www1.folha.uol.com.br/equilibrioesau…
Read 5 tweets
Mar 29, 2023
Sem dólares e com pesos que 'queimam', hiperinflação ameaça Argentina. Ano eleitoral reduz chances de medidas contra crise, agravada por seca histórica 📰📲 Leia: mla.bs/319c7f42

📷📝 @CanzianFernando Fotografia colorida mostra ...
Abstraindo-se os apelos dos cambistas que trocam moedas estrangeiras, algumas lojas fechadas e muitos sem-teto pelas ruas da cidade, tem-se a sensação de uma Buenos Aires vibrante, com gente consumindo e se divertindo em cafés e restaurantes. mla.bs/319c7f42
Mas essa superfície efervescente oculta uma rápida deterioração econômica em curso neste ano de eleições presidenciais, o que tem levado o governo a tomar medidas heterodoxas e extremas —sem atacar problemas estruturais que amarram a economia há décadas. mla.bs/319c7f42
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(