Um pilar central da luta contra a corrupção está ameaçado. A Lista Tríplice para a PGR existe desde 2001 e é a indicação, pelos próprios procuradores, dos colegas que acreditam serem os mais preparados para estarem à frente da instituição.
painel.blogfolha.uol.com.br/2019/04/30/bol…
A lista é definida por uma votação entre membros do @MPF_PGR de todo o país. Após a apuração, os três primeiros nomes são enviados ao Presidente da República, que então faz sua escolha e a encaminha para o Senado Federal.
Todo este procedimento tem garantido um nível de independência muito maior ao Ministério Público, evitando a nomeação de “Engavetadores-Gerais da República” e garantindo espaço para operações que chegam aos mais altos níveis de poder, como a Lava-Jato.
Ao não assumir compromisso com a Lista Tríplice, Bolsonaro coloca em risco a #independência necessária ao cargo e a vontade dos próprios procuradores da República.
Presidente @jairbolsonaro, a escolha da próxima Procuradora ou Procurador-Geral da República precisa ser pautada pela independência que o cargo exige! Ouça os especialistas no assunto (inclusive seu Ministro @SF_Moro) e escolha o nome mais votado na #ListaTripliceParaPGR!
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
