Tiago Veloso dos Santos Profile picture
Geógrafo, Professor, Pesquisador. Escrevo sobre pesquisas urbanas e regionais na Amazônia. Atuo no @ifpaoficial, @UFPA_Oficial e @UEAmazonas

Aug 15, 2019, 8 tweets

Dentre as tendências recentes na metropolização em Belém está a disseminação de um tipo particular de produção imobiliária com a difusão de um modo de vida urbano a ela associado: o produto condominial. Segue o Fio: #Belém #metropoles

Esta é uma tendência relativamente recente, pois a expansão imobiliária das décadas 70/80 foi caracterizada pela produção vertical para as classes médias altas e as elites, os conjuntos habitacionais para as classes médias e os assentamentos precários para as classes populares.

Ainda que experiências de condomínios de classes médias e altas fossem estimuladas desde os anos 1980 (caso "Greenville"), não foram bem sucedidas. Seja pela preferência pelo Centro ou pela baixa oferta de serviços e infraestrutura na área de expansão da Av. Augusto Montenegro

Na década de 1990 isso muda, mesmo em período de relativa estagnação ou baixo crescimento da construção civil, há um deslocamento da preferência. Os condomínios passam a ser associados não apenas a um tipo específico de produto, mas a uma "nova forma de morar".

Nos anos 2000 essa tendência se radicaliza. Dentre os fatores explicativos estão o aumento das densidades construídas, especialmente no padrão condominial vertical e a incorporação de sofisticados equipamentos de lazer, destacados no marketing comercial.

Mas há um outro fator, ligado ao simbólico, posto que essa preferência não é resultante apenas de aprimoramentos tecnológicos. Estratégias imobiliárias com amplo uso do novo modo de morar como símbolo de status adquirido. Daí o espraiamento desse produto para classes médias.

Um indicativo são as denominações dadas pelas promotoras ao produto imobiliário, uma sutil estratégia de venda: "Chácaras", "Torres", "Fazenda Real". Ou o destaque dado as proximidades de amenidades naturais como o Rio ou a Floresta. Uma nova forma de morar na metrópole expansão.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling