Paola Mello Donice Profile picture
Analista de ações, sócia da GTI.

Aug 15, 2019, 6 tweets

1/6 É interessante observar o valuation atual das incorporadoras brasileiras. #EVEN3 que era o última das empresas com boa gestão ainda atrativa no início deste ano, já negocia acima do valor patrimonial. O macro melhorou, e as taxas de juros estão em outro patamar, maaas...

2/6 Este é um business cíclico. A empresa que faz um bom trabalho, escolhe bem seus terrenos, e executa seus projetos com diligencia, sempre chega ao final de um ciclo com caixa. Neste momento ela decide se se reinveste o lucro ou se retorna o capital aos seus acionistas.

3/6 Portanto, não há necessidade de capital adicional a menos que (1) a empresa queria elevar seus lançamentos a um novo patamar, ou (2) a empresa tenha feito más decisões de investimento no ciclo anterior e precise tapar buraco (vide #GFSA3 e #TCSA3 capitalizadas recentemente).

4/6 Mas muito cuidado com o primeiro caso. A história já nos mostrou que neste setor não há economias de escala. Ao crescer de maneira acelerada as empresas acabam perdendo o controle das obras, e os orçamentos estouram impactando as margens.

5/6 A pressão por rentabilizar um custo fixo mais elevado gera vendas ruins uma vez que as análises de crédito dos clientes acabam sendo negligenciadas em favor do volume. Quem viu o ciclo 2005/2014 sabe o que estou falando.

6/6 Então eu pergunto, será que a #TRIS realmente precisa de mais capital? Ou Será que o valuation está tão incrivelmente errado que os sócios estão vendo uma oportunidade única de levantar capital à um custo extremamente atrativo? Já vimos este filme antes...

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling