O COAF (agora UIF) é fundamental para o combate à corrupção. Recentes interferências políticas, porém, causaram instabilidade no órgão e fizeram com que sua atuação contrarie os padrões internacionais de luta contra a corrupção e a lavagem de dinheiro.
Decisões como a de paralisar investigações que usem dados obtidos pelo COAF, tomada pelo presidente do STF, Dias Toffoli, em julho deste ano, podem ter graves consequências para o país, alerta Maíra Martini, Senior Policy Advisor da @anticorruption.
“Os relatórios de inteligência financeira do COAF têm sido críticos em investigações conduzidas pela Operação Lava Jato e em outros casos de corrupção, mas também em investigações relacionadas ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, salienta Martini.
“Limitar a capacidade do COAF de analisar, produzir e compartilhar relatórios de qualidade de maneira oportuna certamente prejudicará a capacidade das autoridades brasileiras de investigar e punir a corrupção e outros crimes no país”.
📰 Leia a íntegra do artigo e entenda mais sobre o funcionamento do órgão e como sua capacidade de combater a corrupção está ameaçada: link.medium.com/xkIlmzYflZ
#DesmancheNão
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
