Carlos Góes Profile picture
PhDC @UCSDEcon. Econ Columnist @JornalOGlobo. fmr @IMFNews, @planalto, @wto, @worldbank. Macro+Trade+Inequality. Bad ⚽️ tweets.

Aug 22, 2019, 9 tweets

À pedidos estou fazendo um fio trazendo os dados do desmatamento na Amazônia. A maior parte dos gráficos são só @NexoJornal, IMHO o melhor veículo de mídia do país (assinem!). Outros eu fiz com dados do INPE. Segue o pequeno fio! 🧵 👇🏽

Um pouco de contexto: o desmatamento da Amazônia ocorre pelas bordas. Meu Maranhão e o Tocantins tem menor % de preservação das suas Amazônias legais. A nova fronteira agrícola no Brasil é conhecida como MA-TO-PI-BA (siglas dos estados).

Mais contexto: sempre lembrando que correlação não é causalidade, não deixa de ser impressionante a justaposição entre a mudança estrutural no nível anual de desmatamento e @MarinaSilva como MMA.

Queda ocorreu em todos os estados - torna mais provável ser resultado de política nacional - não Estadual.

A polêmica atual vem por causa de um crescimento extraordinário do desmatamento em Jul/19. Embora seja cedo demais pra saber se isso é uma tendência, a variação é tão grande que se explica a consternação (ver abaixo, dados do INPE para alertas de desmatamento).

A outra sinalização que vai no mesmo sentido é o aumento no número de queimadas. O acumulado até agosto para o país inteiro (não só Amazônia) é, em 2019, o maior em 7 anos. Abaixo dados do INPE.

Todas as partes — inclusive o governo — parecem reconhecer que o sinal de alerta está ligado. Essa é a realidade. Não adianta fingir que o problema não existe ou apontar para 2003-2008 para minimiza-lo.

Isso tudo é responsabilidade do governo Bolsonaro? Eu não sei. Eu não sou especialista na área e não posso dizer qual é a solução para isso. A opinião de quem estuda o assunto deve ter mais peso do que a de quem não o conhece.

Meio ambiente, como previdência, é uma questão de justiça intergeracional. Deve integrar a formulação de políticas púb. Estou feliz que @rdahis, economista ambiental d’@OMercadoPopular, está trabalhando numa nota sobre um imposto sobre o carbono, fiscalmente neutro, pro Brasil.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling