Antonio Luiz M. C. Costa (agora só no Bluesky) Profile picture
Escreve sobre a realidade como jornalista e cria fantasia e ficção científica em contos e romances

Aug 23, 2019, 8 tweets

Professor de física diz que diz que todo ódio on-line global se origina de apenas 1.000 grupos on-line e um milhão de pessoas theguardian.com/science/2019/a…

"Se você tem leite na geladeira, um dia esse leite de repente coalha. Isso ocorre porque, microscopicamente, ocorre a agregação de objetos nas comunidades. E a matemática disso funciona perfeitamente para a agregação de pessoas em comunidades"

"A reação típica é: 'Oh, mas eu sou um indivíduo, não me comporto como molécula de leite.' Sim, mas coletivamente o fazemos, por sermos constrangidos pelos outros. Há apenas um certo número de coisas que podemos realmente fazer, e tendemos a fazê-las de novo e de novo e de novo"

"Se eu quiser parar a ebulição da água, não preciso impedir que moléculas individuais pulem no vapor, tenho que impedir que as bolhas se formem. Sabemos que as grandes bolhas se formam das menores"

"[A primeira proposta] é ir atrás das bolhas menores. Bolhas menores são mais frágeis, têm menos dinheiro, pessoas menos poderosas e crescem naquelas grandes. Assim, eliminar os pequenos - e mostramos isso matematicamente - diminui rapidamente a ecologia. Isso corta a oferta."

"O número 2 é que, em vez de banir indivíduos, mostramos que, na verdade, só é preciso remover cerca de 10% das contas para fazer uma grande diferença em termos da coesão da rede. Se você remover aleatoriamente 10% dos membros globalmente, essa coisa começará a desmoronar."

- Sua segunda proposta envolve implantar "clusters anti-ódio". Como isso poderia funcionar?

- Você engaja [os grupos de ódio] em um conflito e eles atuam como se fosse uma batalha suprema. Isso os atrasa em termos de recrutamento; os ocupa com algo não tão importante.

- Então você está dizendo que lutar com trolls online realmente vale o tempo gasto?

- Sim. Mas faça isso como um grupo, faça como uma comunidade. Não faça isso individualmente, senão isso vai te quebrar.

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling