Luís Fernando Tófoli Profile picture
Professor de Psiquiatria na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, pesquisador de políticas de drogas e psicodélicos. Ele/dele. Posts mostly in Portuguese.

Sep 15, 2019, 28 tweets

QUAL É A DROGA USADA EM #BACURAU?

Se você ainda não assistiu a @BacurauFilme de @KMendoncaFilho e @JDornelles, esteja ciente de que este cordel contém spoilers.

Se eu fosse você, ao invés de ler agora, ia lá assistir esse filmão e só depois voltava aqui para ler.

Se assistiu, sabe que quando Teresa (Bárbara Colen) chega em Bacurau para o enterro de sua avó Carmelita, ela é recebida por Damiano (Carlos Francisco), que pede que ela abra a sua boca e lhe deposita na língua uma semente dourada, que é prontamente engolida

Depois de alguns minutos, em pleno sepultamento da avó, Teresa está tendo uma viagem. Água e mais água brotam do caixão de Carmelita, e assim entendemos que não havia sido exatamente uma lasquinha de rapadura o que Damiano havia dado à moça

A trama se desenrola e compreendemos o perigo que corre o vilarejo. Diante do ataque estrangeiro, Bacurau convoca o/a 'herói-bandida' Lunga (Silvero Pereira) para se defender. Antes do confronto, Damiano serve a todos a mesma sementinha que oferecera a Teresa no início do filme.

Mais adiante, depois de concluído o confronto final, e tendo Bacurau vencido a batalha contra os gringos assassinos, o professor Plínio (Wilson Rabelo), avisa ao desprezível prefeito Tony (@thardelly_lima): "A gente está sob efeito de um poderoso psicotrópico e você vai morrer."

Como minha expertise acadêmica envolve substâncias psicodélicas, pessoas (algumas delas, devo dizer, com uma carinha que parecia ir além da mera curiosidade técnica) vieram me perguntar: "Mas o que foi que a galera tomou em Bacurau?"

Em algumas críticas li que Damiano teria dado uma 'pílula' aos moradores. No entanto, desde o início me pareceu de que não se tratava de um comprimido ou qualquer outra formulação de aparência farmacêutica. Digo isso por duas razões.

Primeiro, porque Bacurau sequer tinha bom acesso a fármacos. Em certa cena, a médica Domingas (Sonia Braga) joga no lixo caixas de um supositório 'inibidor de humor' tarja preta, que além de estar vencido, teria aparentemente o efeito de domar a irredutível aldeia pernambucana.

Segundo, porque Damiano é um mestre ao lidar com plantas. Na cena em que ele se salva de um ataque dos inimigos ele aparece nu, cuidando carinhosamente de suas plantinhas. Faz todo o sentido que seu psicotrópico fosse de origem natural.

Na verdade nem preciso tergiversar sobre isso. O próprio Kleber Mendonça Filho revelou, em um tuíte, que, de fato, se trataria de uma 'sementinha' e que as pessoas também querem saber o que ela contém (voltarei a este tuíte mais à frente).

Sendo assim, que semente é essa?

A primeira dúvida seria definir qual tipo de substância psicoativa estaria na semente. Estimulante como a cocaína? Sedativa como a morfina? Psicodélica como a mescalina? Empatógena/entactógena como o MDMA? A minha aposta iria para propriedades psicodélicas.

A única dica de como é, subjetivamente, o 'barato' da sementinha é revelado por Teresa. Ela claramente tem uma alteração da percepção visual, vendo água brotar do ataúde da avó. A sementinha, portanto, não parece ser um estimulante, sedativo ou entactógeno.

Embora estimulantes possam causar alucinações visuais, o quadro precisaria estar acompanhado de vários outros sintomas que Teresa não parece ter. Ela está ali, consciente, presente, e estranhando um pouco o que está acontecendo.

Quais plantas, então, têm efeitos psicodélicos? Inúmeras. O jardim das delícias terreno é composto por uma enormidade de espécies, legais ou não, chamadas por Richard Evan Schultes (grande etnobotânico americano) e Albert Hofmann (o criador do LSD) de 'Plantas dos Deuses'.

Elas são conhecidas por conterem LSA, a amida do ácido lisérgico, uma molécula similar à do semi-sintético LSD (dietilamida do ácido lisérgico), que embora tenha propriedades psicoativas semelhantes, tem uma potência 100 vezes menor. Nenhuma destas plantas é proibida no Brasil.

Elas tampouco são nativas do Brasil. A ipoméia e a turbina são do México, e a argireia é indiana. Mas todas podem perfeitamente crescer no Brasil e na caatinga, desde que cuidadas com o esmero e dedicação que Damiano demonstra ter.

Examinemos, então, as sementes destas plantas. As de ipoméia são pretas (de onde vem seu nome mexicano, 'badoh negro'). A de turbina são marrom-amareladas, mas redondas (seu nome náuatle, 'ololiuqui', quer dizer algo como 'em forma de bola'). Não se parecem com as de Damiano.

Mas... e as de argireia? Embora possam ser amarronzadas, elas podem também ter a cor dourada das sementinhas de Bacurau, e são angulosas e com rugosidades. Embora a semente de Damiano não seja exatamente igual às de argireia, ela poderiam sim, ser sua versão cinematográfica!

Entretanto, a menos que Damiano tenha conseguido cultivar espécies com alcaloides mais concentrados, a dose de uma semente de argireia é pouca. Em geral usam-se de cinco a oito para uma 'viagem-padrão', segundo o site Erowid.

erowid.org/plants/hbw/hbw…

Outro ponto que não parece fazer sentido é o uso de psicodélicos para a guerra. As alterações visuais e subjetivas (como a dissolução do ego) causadas por estas substâncias dificilmente seriam úteis para defender um vilarejo de um bando de gringos sanguinários.

Embora haja registro, sim, do uso de psicodélicos para a guerra, em geral essas substâncias são usualmente usadas culturalmente para autoconhecimento, contato com o 'mundo espiritual', cura, adivinhação e, no Ocidente, como recreação. Já foram usados também para psicoterapia.

Por fim, o consumo de LSA na forma de sementes de argireia costuma estar associado a náuseas, especialmente se a semente não for preparada de formar adequada antes. Não me parece ser uma boa trocar tiros com invasores e vomitar ao mesmo tempo.

Levando todos esse fatos em consideração, qual é o meu palpite, enfim? Bem, ele é igual à solução para a questão que assolou recentemente as redes sociais sobre o romance Dom Casmurro. Capitu traiu Bentinho? Qual é a droga usada em Bacurau? A resposta certa é... NÃO HÁ RESPOSTA.

Eu disse que ia trazer de novo o tuíte do @kmendoncafilho, né? Se eu fizesse antes, vocês nem leriam sobre as plantas com LSA, pois ele já respondeu o que tem na semente, e a resposta é perfeita: os poderosos psicotrópicos são CORAGEM, TESÃO E COMPAIXÃO.

@kmendoncafilho Não importa qual a substância química que estaria ou não nesta semente. Não importa se ela está disponível para 'dar barato'. O fundamental aqui é entender que ela precisa ser plantada dentro das pessoas, e deve suscitar a transformação urgente deste mundo em chamas onde vivemos.

Um lembrete final importante: psicodélicos são substâncias realmente poderosas e potencialmente perigosas. Nem todo mundo pode usá-los. Além disso, sementes das plantas descritas, se compradas comercialmente, costumam ser cobertas por substâncias tóxicas.

Instrua-se, proteja-se. Antes de querer ter a coragem de Lunga ou a esperteza de Damiano (porque estamos em tempos de precisar de coragem e esperteza), seja, antes de tudo, estudiosa ou estudioso como a Dr.ª Domingas e o Prof. Plínio (porque também precisamos de sabedoria).

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling