Luís Fernando Tófoli Profile picture
Psiquiatra. Professor na UNICAMP. Pesquisador sobre políticas de drogas e psicodélicos. Ele. | Drug policy and psychedelics researcher. Posts in Portuguese. He.
Luiz Zahar Profile picture Cris R Profile picture problemática e perfeitinha Profile picture ؘ Profile picture Itamar Assiere Profile picture 6 added to My Authors
Mar 20 23 tweets 14 min read
Ainda sob o impacto de 'This is not America', do rapper porto-riquenho @Residente e da dupla franco-cubana @IbeyiOfficial, resolvi fazer um breve - e certamente incompleto - #cordel de referências nesta obra que deveria tocar profundamente qualquer latino-americano. Segue aí. 👇🏽 ALERTA: esse é um cordel com spoilers.

Se ainda não assistiu o clipe, recomendo dar uma pausa aqui na leitura e ir receber o impacto completo de ver o clipe.

Tá aqui o link.
Dec 31, 2021 11 tweets 5 min read
O ano de 2021 está nos seus estertores (e já vai tarde!) mas eu não posso deixar de compartilhar e comentar essa notícia que foi um furo do xará Luis Fernando Correia (@SaudeEmFoco). Eis que sabemos da Corbevax, uma vacina com características excepcionais.
cbn.globoradio.globo.com/media/audio/36… A vacina foi desenvolvida por uma Universidade (o Baylor College of Medicine, em Houston, Texas; @bcmhouston). Ela utiliza uma tecnologia barata, dominada há décadas em vários países de renda mais baixa. É a mesma usada para fazer as já clássicas vacinas contra a hepatite B.
Dec 29, 2021 8 tweets 4 min read
#GDS2022: SAN PEDRO E PEIOTE, CACTOS DE MESCALINA
Para participar, vá a bit.ly/gds2022, selecione 🇧🇷 e depois Submit/▶️.

Siga o fio para saber o que a versão atual do Levantamento Global de Drogas vai perguntar sobre esses cactos 🌵. Qualquer pessoa pode responder.
🧵👇🏽 Image Embora a mídia tenha seguido o renascimento psicodélico tradicional nos últimos anos, concentrando-se na ayahuasca e na psilocibina, vale a pena lembrar que a mescalina tem uma história que talvez seja ainda mais antiga (pelo menos ~5.700 anos).
Dec 27, 2021 9 tweets 4 min read
#GDS2022: SEXO E SUBSTÂNCIAS PSICODÉLICAS
Para participar, vá a bit.ly/gds2022, selecione 🇧🇷 e clique em “Submit”.

Siga o fio para saber o que a versão atual do Levantamento Global de Drogas quer saber sobre sexo e psicodélicos.

🧵👇🏽 Estamos no centro do que alguns estão chamando de um renascimento psicodélico. A atenção crescente dada à pesquisa sobre o uso terapêutico das drogas psicodélicas indica que muita gente está interessada nas possibilidades terapêuticas dessas substâncias e suas utilidades.
Nov 29, 2021 5 tweets 1 min read
Plot twist da Psiquiatria:
* Ninguém sabe o que é a consciência;
* Não sabemos ao certo como funciona a memória;
* Não se sabe a causa da imensa maioria dos transtornos mentais;
* Não temos certeza da razão de sonharmos;
* Os remédios psiquiátricos são tratmentos sintomáticos. Sobre o último item: é possível, p. ex., fazer tratamento completo de depressão com antidepressivo e não recair após terminar. Mas, em última análise, não sabemos o que configura essa 'cura'. Pode ser apenas devido ao funcionamento regular da vida em um 'estado de não-depressão'.
Sep 27, 2021 20 tweets 7 min read
Nove desconhecidos e uma dúzia de bobagens sobre psicodélicos.

Conforme prometido, aí vai o #cordel sobre a série 'Nine Perfect Strangers', da Hulu, que teve o último episódio recentemente exibido na Prime Video.

ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS.
Só prossiga se tiver assistido. Eu estudo o uso terapêutico de psicodélicos, um tema central dentro da série.

Nela, nove pessoas - na maioria, ricaços - vão a um retiro no spa de uma russa meio zureta (Nicole Kidman).

Como podem imaginar, fui solicitado a me manifestar sobre a trama e o que há de veracidade.
Sep 25, 2021 13 tweets 6 min read
Por que "Duna" e "Sandman" rejeitaram a ideia de ter personagens sem "branco do olho"?

Fiz um #cordel apenas para estimular vocês a pensarem comigo o que fez o filme e a série mudarem um elemento extremamente característicos de alguns de seus personagens mais importantes. Image Sonho tem, segundo as descrições da HQ, olhos que se parecem com o céu estrelado refletido em um lago. Às vezes uma estrela solitária brilha em cada olho, no lugar da pupila. Mas o teaser que acabou de sair mostra Tom Sturridge com olhos bastante... humanos. Image
Sep 25, 2021 14 tweets 7 min read
Computadores psicodélicos: arte com IA e alucinógenos

Todas as imagens que estão neste #cordel foram feitas por dois algoritmos de inteligência artificial (IA).

Siga aí para entender um pouco como algoritmos podem gerar efeitos subjetivos que remetem aos dos psicodélicos. Image “Imagine-se em um barco num rio
Com árvores de tangerina e céus de marmelada”

A mágica é feita com dois algoritmos de inteligência artificial: VQGAN e CLIP. Eles foram criados independentemente e com fins diversos, mas podem ser combinados para gerar resultados notáveis. Image
Sep 11, 2021 16 tweets 7 min read
O plágio de "Mulheres", de Toninho Geraes e cantado por Martinho da Vila, encontrado na música "Million Years Ago", de Adele, me fez lembrar de outro caso internacional que envolveu uma música de Luiz Gonzaga e seu parceiro, Humberto Teixeira. Conto essa história neste #cordel. Em 1951, a já consagrada cantora de jazz estadunidense Peggy Lee lançou um single com a música "Wandering Swallow" (algo como 'andorinha errante' em português). A autoria era atribuída a Harold Stevens e Irving Taylor.
Sep 3, 2021 13 tweets 8 min read
Atenção! Diante da provável falência do bolsonarismo, os rearranjos da extrema direita paulista ameaçam criminalizar ONGs e pessoas que realizam a redução de danos para pessoas que usam drogas. Siga o #cordel para entender e compartilhe para que mais pessoas saibam disso.👇🏽🧶 Para começar, eis aqui uma notícia que circulou apenas em nichos de mídia mais restrita, e que necessita de maior visibilidade: a Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito para investigar as ações de ativistas, em especial do Coletivo @A_CracoResiste.👇🏽 cartacapital.com.br/sociedade/poli…
Jul 2, 2021 14 tweets 9 min read
Perdidos na minissérie de dramas políticos rocambolescos do governo Bolsonaro, adentramos em uma crise hídrica e elétrica sem nos darmos conta de que entre as causas está o desprezo que este governo tem pela floresta e pelas águas. Veja na #aulacordel porque isto é importante.
👇🏽 Para ilustrar o que vou falar, uso material da página de FB Água Sua Linda (facebook.com/aguasualinda), que está no Insta como Árvore💚Água (instagram.com/arvoreagua/).

Sigam-nos, os perfis são muito bons. Minha imagem favorita deles é esse GIF aqui.

Fonte: facebook.com/aguasualinda/p…
Jun 26, 2021 11 tweets 6 min read
Eis que rolou um #GregNews que abordou o potencial terapêutico dos psicodélicos. Bora conversar em um #cordel sobre o episódio 12 da temporada 2021 do programa de jornalismo e humor de @GDuvivier na @HBO_Brasil? Siga aí. Antes de tudo, vá lá e assista ao episódio. Só faz sentido você ler o que eu vou dizer aqui se já tiver assistido ao vídeo, que tem pouco mais de 25 minutos e se chama "PARE DE SOFRER" (sim, é isso mesmo, o bordão da Universal, e isso não é por acaso).
Jun 23, 2021 7 tweets 3 min read
Não é cientificamente correto dizer 'o tratamento precoce não funciona'. Do ponto de vista científico, seria mais adequado afirmar 'não há evidências que apoiem o uso do tratamento precoce'. Sendo mais purista, o ideal seria ainda acrescentar 'em humanos' e 'até agora'. #cordel Não, esse não é um sofisma negacionista. É o reconhecimento de que a Ciência não é absoluta, e que todo seu conhecimento é sujeito a refutação. Por mais que dê desespero ver o que os adeptos do mito da Terra Plana fazem com essa ideia, ainda assim, é preciso ter isso em mente.
May 25, 2021 6 tweets 3 min read
A primeira vez que Mayra Pinheiro ganhou notoriedade nacional foi ao organizar, em ato do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, uma vergonhosa vaia aos médicos cubanos que chegavam em Fortaleza em 2013. A foto de @jarbas_oliveira do ocorrido na @Folha ficou bem conhecida. Mayra aparece logo ao lado do Médico Juan Duvergel, junto com o grupo de médicos que mandava os cubanos 'voltarem para a senzala'. Fiquei muito revoltado, com essa cena, e publiquei um artigo sobre o tema, à época, no Estadão.

estadao.com.br/noticias/geral…
Apr 21, 2021 11 tweets 8 min read
Por que fazer um projeto de pesquisa sobre escalas que medem experiências psicodélicas?

Se você já usou pelo menos um psicodélico na vida, por favor responda 👉🏽 bit.ly/pesquisapsicod…

Se conhece quem usou, compartilhe. Se quiser saber mais sobre o projeto, lá vai #aulacordel. Primeiro, vamos falar da equipe. O projeto está ligado às pesquisas de doutorado da @BheatrixB do MograbiLab da PUC-Rio e da Isabel Wiessner do ICARO da Unicamp, com a colaboração do querido @DimitriDaldegan. Os orientadores dos doutorados somos o Daniel Mograbi e eu.
Apr 19, 2021 5 tweets 2 min read
Dia 19 de abril é o 'Dia da Bicicleta'!

Participe da pesquisa no link bit.ly/pesquisapsicod… e siga o cordel para entender um pouco melhor sobre por que o dia de hoje marca uma data especial na história dos psicodélicos. Neste dia, no ano de 1943, o químico Albert Hofmann foi o primeiro ser humano a experimentar os efeitos da substância que ele mesmo criara, a dietilamida do ácido lisérgico, conhecida como LSD, 'ácido' ou 'doce', pedalando pela cidade suíça de Basileia.

cienciapsicodelica.com.br/post/lsd-e-o-d…
Apr 3, 2021 9 tweets 3 min read
O Brasil é uma espécie de experimento aberto e coletivo sobre a indução de ideias delirantes em pessoas normais. A última é uma celebração do General Heleno, por ter desbaratado um 'golpe' contra o presidente, causando as demissões dos ministros militares. Sem dados, sem artigos de mídia, sem qualquer base sólida, alguém provavelmente lançou deliberadamente - mas não se pode descartar a geração espontânea - a narrativa de redenção de um golpe fictício em grupos de zap bolsonaristas e eles refluem o chorume em outras redes.
Mar 28, 2021 17 tweets 6 min read
Diante da atuação anticientífica de parte dos médicos durante a pandemia no Brasil, @NilMoretto fez uma pergunta cândida e importante: "Pergunta sincera: médico não estuda método científico na faculdade?"

Prometi para ela que faria uma #aulacordel para tentar responder. Aí vai. A resposta curta é 'NA TEORIA, SIM'. O marco legal básico para o ensino médico são as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina, do Ministério da Educação. A última edição é de 2014 e determina que os estudantes devem desenvolver essas competências aí.
Mar 27, 2021 9 tweets 4 min read
Eis uma imagem para explicitar por que a fala de Xuxa sobre realizar experimentos médicos em prisioneiros é fascista, provavelmente sem que ela tenha a menor ideia.

Trata-se de uma caricatura publicada em 1933 na qual animais saúdam o líder nazista Herman Göring. Pouca gente sabe, mas o Nazismo era extremamente preocupado com o bem-estar animal.

Hitler tornou-se vegetariano e seu partido aprovou várias leis que foram da regulação do abate (passou a ser feito com anestésico) à proibição da vivissecção (a dissecação de animais vivos).
Mar 26, 2021 5 tweets 2 min read
Estão chegando relatos de nebulização (inalação) de comprimidos macerados de cloroquina. Se você sabe de algum/a médico/a que esteja prescrevendo este absurdo, DENUNCIE O/A PROFISSIONAL AOS ÓRGÃOS COMPETENTES. Trata-se de um absurdo.

g1.globo.com/sp/sao-paulo/n… Independente da ausência de eficácia do medicamento para covid-19, comprimidos não foram feitos para serem inalados. Além da própria ação irritante da cloroquina nas vias aéreas, o talco usado nos comprimidos pode piorar ainda mais o estado pulmonar.

noticias.r7.com/saude/inalar-c…
Mar 12, 2021 15 tweets 9 min read
A FAMÍLIA BOLSONARO E O SUICÍDIO

Na mais recente live de quinta-feira divulgada pelo Facebook de @JairBolsonaro e nas redes sociais de seu filho @BolsonaroSP cometem-se erros básicos - e graves - sobre prevenção do suicídio. Acompanhe essa breve #aulacordel para entender melhor. Antes de começar, é importante ter alguma delicadeza, este é um tema espinhoso.

Se você tem tido pensamentos sobre desistir de viver, é melhor evitar ler este tipo de conteúdo, ele pode disparar gatilhos.

Pare por aqui, ligue para o @CVVoficial pelo número 188 e busque ajuda.