Denunciar a corrupção é fundamental para combatê-la, mas também pode representar perigo a quem denuncia.
No #BarômetroGlobaldaCorrupção (bit.ly/2nX6bKU), mostramos que 69% das pessoas acreditam que sofrerão retaliação se denunciarem um caso de corrupção.
Nós recebemos rotineiramente relatos de pessoas que, ao fazerem isso, sofrem ameaças e todo tipo de represália, como demissões, humilhações e agressões físicas. Nos casos mais extremos, denunciantes pagam com suas próprias vidas.
Quando ativistas e jornalistas são mortos por suas investigações e as pessoas temem se organizar, denunciar e se levantar contra injustiças, os que estão no poder conseguem perpetuar esquemas de corrupção e continuar suas agressões sem maiores consequências.
O Brasil não oferece proteção legal a ativistas, testemunhas e vítimas desse crime. O governo deve engajar a sociedade civil e criar um ambiente seguro que possibilite com que ONGs, a imprensa e a própria população monitorem e noticiem a corrupção.
O fortalecimento dos canais de denúncia e a instituição de mecanismos de proteção aos denunciantes são propostas que estão nas #NovasMedidas contra a Corrupção, defendidas por nós ao lado de uma coalizão de mais de 100 organizações.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
