Em uma palavra o que as comunidades litorâneas do Nordeste estão vivendo pode ser definido como DESESPERO. O óleo cru atingiu nos últimos dias as praias do litoral leste do Ceará e os relatos que temos recebido evidenciam que o crime ambiental pode ter proporções bem maiores.
Na comunidade do Cumbe, em Aracati, o medo agora é que o material chegue ao manguezal e contamine o ecossistema que é responsável por 70% da produção marinha. No vídeo vemos a contaminação de uma área bem próxima ao estuário do Rio Jaguaribe.
As áreas mais sensíveis são justamente os mangues, estuários, banco de algas, recifes de corais e de arenito. Ao chegar nesses ecossistemas, é muito mais difícil retirar o óleo.
Precisamos de mais do que ações de - heroicos - voluntários recolhendo em condições precárias as mantas de petróleo na areia das praias, precisamos de uma grande intervenção do poder público para conter as manchas ainda no mar.
Por isso é criminosa a demora do governo federal em reagir ao maior crime ambiental da história do Nordeste! #petroleo #nordeste #foraSalles
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
