Na manhã de hoje, mais destruição foi vista nas praias do Ceará. No Cumbe, em Aracati, uma tartaruga foi encontrada morta suja de petróleo. Em todo Nordeste, milhares de voluntários estão atuando em condições precárias para limpar o litoral. #ForaSalles
Segundo a Vigilância Sanitária a exposição da população por curto prazo à presença do óleo cru pode gerar efeitos como dificuldades de respiração, pneumonia química, dor de cabeça, confusão mental, náusea, irritações na pele, queimação, dores abdominais, vômito e diarreia.
Quando expostas por um longo prazo ao petróleo, as pessoas podem apresentar danos nos pulmões, fígado, rins e no sistema nervoso, supressão do sistema imune, desregulações hormonais e infertilidade, desordens do sistema circulatório e câncer.
Devido à gravidade da situação de contaminação por petróleo, a Vigilância Sanitária recomenda à população:
- Não entrar em contato direto com a substância, especialmente crianças e gestantes;
- Evitar contato com a água e solo nas regiões atingidas; (CONT.)
- Seguir as orientações da vigilância sanitária para consumo de peixes e frutos do mar nas regiões afetadas;
- Seguir orientações dos órgãos de meio ambiente sobre atividades recreacionais e de pesca nas regiões afetadas; (CONT.)
- Em caso de exposição e aparecimento de sintomas, contatar o Centro de Informações Toxicológicas (0800 722 6001) e procurar atendimento médico.
- Profissionais de saúde devem ter atenção aos sinais e sintomas característicos de intoxicação e fazer o registro dos casos no Sinan.
Share this Scrolly Tale with your friends.
A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.
