Márcia Jamille 🦊🔎 Profile picture
Arqueóloga especialista em Egito Antigo; Estou no Arqueologia pelo Mundo, Nerdologia e na HarperCollins. arqueologiapelomundo@gmail.com

Dec 29, 2019, 12 tweets

No início do mês de dezembro (2019) o Ministério das Antiguidades do Egito anunciou a descoberta de um artefato extremamente raro: trata-se de uma Estátua Ka de ninguém mais que o #faraó #Ramsés II (19ª dinastia). Quer saber mais sobre essa descoberta? Segue e o fio:

Ramsés II foi um faraó que reinou durante o Novo Império. Ele é amplamente conhecido na #Egiptologia por conta dos seus feitos (e os feitos dos outros, porque ele pegava o crédito de obras de outras pessoas... Até parece o povo do twitter… Espertinho todo!).

Ramsés II inclusive já ganhou uma thread aqui no Twitter: quando eu falei sobre o #passaporte que ele recebeu para ir para #Paris (antes de tirar conclusões precipitadas por favor assista ao meu vídeo lá no canal: )

Tá mas vamos para descoberta: o que foi encontrado foi o que chamamos atualmente de Estátua Ka, a qual denominamos dessa forma porque ela representava o "Ka" de um indivíduo. É que assim, de acordo com a tradição egípcia antiga, as pessoas eram divididas em várias partes.

Uma dessas partes, por exemplo, é o "ankh", que ficou famoso por conta daquele símbolo que alguns esotéricos gostam de chamar de Cruz Ansata, embora de cruz não tem nada. Outra parte era o "ba", que é basicamente uma ave com cabeça humana que aparecem muito em papiros egípcios.

E o que torna a descoberta dessa estátua única é que na verdade esse tipo de artefato é bem raro. Além dessa, a outra estátua existente é uma pertencente a um rei chamado Hor, que ao contrário da de Ramsés, que é feita em granito, esta é feita em madeira.

Outra coisa que é necessário falar sobre essa descoberta é que ela foi feita em uma propriedade particular em uma vila chamada Mit Rahina, onde o dono estava realizando escavações e ilegais.

Explicando muito por cima, mesmo sendo uma propriedade particular, em países como o Egito (e até mesmo aqui no Brasil) a escavação de sítios arqueológicos sem consentimento do governo é proibida.

Isso ocorre por que eles consideram os patrimônios arqueológicos como bens da humanidade. E escavações feitas por amadores, sem conhecimentos científicos e técnicos, ou para fins de exploração e benefício próprio, são consideradas antiéticas e crime.

Por isso fica a dica para você que caso more em um terreno que tem um sítio arqueológico, ou tenha encontrado um artefato arqueológico: Não mexa em nada, chame o @IphanGovBr e ele dirá o que você precisa fazer.

Não tente vender o que encontrou em sites como Mercado Livre ou assim, por que ao menos aqui no Brasil, você estará correndo um grande risco de pagar uma multa pesada. No caso do Egito, além de preso você pode ser banido do país.

NOSSA! E eu que esqueci que tinha gravado um vídeo sobre esta descoberta??? hahahahaha
Tá aí para quem quiser dar uma sacada:

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling