Fernando Horta Profile picture
Historian (UFRGS), PhD International Relations (UnB), Fulbright fellow, post-doc Josef Korbel School of International Studies (US).

Jan 24, 2020, 11 tweets

"O Brasil está polarizado ..."
"Fulano é responsável pela polarização do Brasil ..."

Estudo polarização, bipolaridade e etc. há mais de 15 anos.
Nunca notaram que a polarização política só acontece quando ela existe de forma material??

Somente quando há uma disputa pelo acesso aos recursos econômicos que a polarização política surge e se instala de forma tal que rompe com as possibilidades de negociação. Em realidade o termo "polarização" é uma ferramenta de luta das classes que têm acesso aos recursos.

O termo polarização faz esconder a realidade material que CRIA E SUSTENTA a polaridade política. Faz parecer que é uma questão de "escolha" ou "comportamento" e não de sobrevivência.

O índice Gini aqui mede a desigualdade. Veja que estamos no ponto mais alto desde muito tempo. Quando mais próximo de 0 menos desigual, quanto mais próximo de 1 mais desigual ...

O fato, que quem usa o termo "polarização" quer esconder de você é que estamos num momento de brutal empobrecimento da população e concentração de renda nas mãos dos ricos. E que existem dois projetos de país em disputa.
oxfam.org.br/noticias/super…

Existem, grosso modo, dois projetos de país em disputa. Um que diz que é "normal" super-ricos ficarem mais ricos e que os pobres são culpados pela sua pobreza, dado que "não trabalham" ou "se esforçam o suficiente". Este é o projeto neoliberal.

Do outro lado, existe um projeto que diz que há que se ter freios na acumulação capitalista e que o bem estar social, o meio ambiente e a vida humana são inegociáveis. Os lucros precisam ter freios e o trabalho deve ser valorizado. Este é o projeto da esquerda.

E quanto mais se aprofunda o vale de diferença entre ricos e pobres, menor é o espaço para negociação entre os projetos.
O que ocorreu há pouco na América Latina (revoltas, violência nas ruas e etc.) está sendo gestado no Brasil. A violência social é resultado do neoliberalismo.

Haverá um momento em que os ricos entenderão que só são ricos por causa do Estado. É só mantendo uma polícia violenta e um exército vendido que se pode convencer a 13,5 milhões de pobres, que não tem o que comer, que meia dúzia de ricos tem "direito" a tudo.

aqui o dado dos pobres veja.abril.com.br/economia/brasi…

aqui o dado sobre a polícia ...
piaui.folha.uol.com.br/policia-que-ma…

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling